Os impactos na aprendizagem que o uso precoce e frequente de telas pode causar em crianças e adolescentes.
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Data
2023-12
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
DIAS, Heider Silvestre Soares
FIGUEIREDO , Michelle Aparecida Virgulino
LANA , Nayara Rodrigues de
Orientador
SILVA, Jeferson Batista
Coorientador
NÃO HOUVE
Resumo
O presente artigo tem como objetivo investigar como o uso de telas por crianças e adolescentes de
forma precoce e frequente tem alterado os comportamentos e afetado o processo de aprendizagem. A geração Z
ou Centennials nasceu em uma era em que as telas fazem parte do seu cotidiano. Hoje é possível conversar com
pessoas em diversas partes do mundo, fazer compras, estudar, assistir filmes, aprender um novo idioma e tantas
outras coisas no conforto de casa, sentado, com uma tela em mãos. Como isso têm afetado o processo de
aprendizagem de crianças e adolescentes que estão imersos em tanta tecnologia na palma da mão? Como os
educadores que viveram uma outra era, na qual o quadro negro, o giz e uma infinidade de livros físicos eram
seus instrumentos de trabalho estão conseguindo possibilitar um processo de aprendizagem que acompanhe a
tecnologia? O objetivo da investigação é entender os impactos e as possíveis dificuldades de aprendizagem que
crianças e adolescentes estão sendo submetidos através do uso ilimitado de telas. A metodologia se deu através
de uma revisão bibliográfica de literatura de artigos científicos, dissertações e teses localizados em repositórios
eletrônicos, nas plataformas Google Acadêmico e Scielo. Também foram utilizados conteúdos extraídos da
Organização Mundial de Saúde (ONU), da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Academia Americana de
Pediatria (APA) e Academia de Ciências da França (ACF). Contudo, apesar do conhecimento prévio de
possíveis desvantagens do uso precoce de telas por crianças e adolescentes, é fato que o tema ainda requer a
continuidade das pesquisas, visto que o uso de tela pode trazer benefícios no processo de aprendizagem.
Palavras-chave
telas digitais, uso excessivo, precoce, aprendizagem, comportamento