Uso indiscriminado de metilfenidato em estudantes do ensino superior
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Data
2024-06
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
AMARAL, Bianca Gomes
RIBEIRO, Emillyn Marcela Teixeira
RODRIGUES, Erika Carvalho
VIEIRA, Gabriela Franco
Orientador
MORETTI, Adriana Barrinha Fernandes
Coorientador
Resumo
O metilfenidato é um substância psicoestimulante, utilizada no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e narcolepsia. Contudo, o uso tem se tornado cada vez mais comum entre estudantes, principalmente devido à pressão acadêmica e a busca incessante por bons resultados, considerando a melhora cognitiva e o aumento da concentração que tal uso proporciona. Entretanto, essa prática sem o diagnóstico adequado, pode causar problemas à saúde física e mental. Neste estudo, foi realizada uma revisão narrativa da literatura científica, buscando artigos nacionais e internacionais entre 2004 e 2024, que abordam o tema “Uso indiscriminado de metilfenidato em estudantes do ensino superior”, aplicando termos indexados. Foram selecionados 13 estudos para análise e discussão, a fim de esclarecer o impacto do uso indiscriminado do metilfenidato em estudantes do ensino superior, tanto a curto prazo quanto a longo prazo. Todos os artigos científicos trouxeram que o metilfenidato é o medicamento mais prevalente no Brasil para o tratamento de TDAH, visando a otimização do desempenho escolar. No entanto, seu uso indiscriminado tanto a curto e a longo prazo, pode ocasionar uma série de efeitos adversos, incluindo: insônia, perda de apetite, ansiedade, irritabilidade, euforia, complicações cardiovasculares, distúrbios psicológicos e até mesmo dependência química. Por fim, pode-se concluir que é fundamental a conscientização entre os estudantes sobre os riscos decorrentes da medicalização da vida acadêmica, como o uso indiscriminado do metilfenidato, além de enfatizar a importância de um diagnóstico adequado que abordem as causas subjacentes dos problemas e não apenas os sintomas apresentados.
Palavras-chave
metilfenidato, ensino superior, abuso