O atendimento educacional especializado: estudo de caso em uma escola municipal de Divinópolis.

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2023-11

Tipo de documento

Estudo de Caso

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

VASCONCELOS , Luísa Nogueira
GONÇALVES , Maria Eduarda
COSTA, Thiago Aparecido da

Orientador

SIMÕES , Nara de Freitas

Coorientador

Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso é resultado de uma pesquisa destinada a investigar em que medida são realizadas pela rede estadual de ensino ações de atualização e capacitação dos profissionais de educação para atendimento de alunos com necessidades educativas especiais. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com quatro profissionais da educação. Os dados foram analisados à luz da legislação vigente sobre a educação inclusiva e da literatura especializada no tema. Os resultados indicaram que os professores do AEE possuem formação inicial diversificada, mas insuficiente para atender às demandas da educação inclusiva, e que a formação continuada oferecida pela rede municipal é esporádica e descontextualizada.

Palavras-chave

educação especial, capacitação, professores, formação continuada

Citação

Coleções