A transição escola universidade: os desafios psicológicos dos alunos
Carregando...
Arquivos
Data
2024-06
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
ALMEIDA, Maria Eduarda Rodrigues de Paula
BRITO, Rosilene de Souza
FREIRE, Ludmilla Batista
Orientador
PEREIRA, Railma Valéria Dantas
Coorientador
Resumo
A transição escola-universidade marca uma fase crucial na vida dos adolescentes. Esse artigo teve como objetivo analisar qual o impacto dos desafios enfrentados pelos alunos na sua vida acadêmica e pessoal na transição escola-universidade. Para isso, a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, que teve como critérios de inclusão artigos com validação científica e como critérios de exclusão documentos não acadêmicos e estudos exclusivamente em grupos etários diferentes, os quais não abrangem a proposta deste trabalho. No decorrer dessa pesquisa, foram explanadas estratégias de apoio eficazes para enfrentar esses desafios em
conjunto com o acompanhamento psicoterápico, como com técnicas de autocuidado frisando a sua importância atrelada à manutenção da saúde mental, podendo servir tanto como estratégia de prevenção, quanto como estratégia para redução de danos e/ou manutenção.
Palavras-chave
Transição, Universidade, Saúde mental