O uso do hipertexto e da hipermídia no desenvolvimento das inteligências múltiplas para uma aprendizagem mais eficaz e prazerosa

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2003-12

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Moreira, Enzo de Oliveira

Orientador

Schuelter, Wilson

Coorientador

Resumo

Este estudo focaliza os efeitos da tecnologia na educação, especialmente a contribuição do hipertexto e hipermídia para uma aprendizagem mais eficaz e prazerosa. A revisão de literatura faz uma retomada histórica das principais teorias da aprendizagem humana, dando ênfase aos estudos de Howard Gardner sobre a teoria das Inteligências Múltiplas. Nesta pesquisa, são apresentados estudos sobre como desenvolver projetos na escola para atender os diferentes tipos de inteligência dos alunos. Outro foco teórico desta dissertação é sobre o ambiente virtual, com base em Pierre Lévy, e sobre a montagem de hipertextos e hipermídia no ambiente computacional. Com a apresentação da base teórica, esta dissertação traça os rumos norteadores para se desenvolver projetos de montagem de hipertextos e hipermídia com alunos do ensino médio, utilizando suas diferentes inteligências, objetivando desenvolver temas ligados ao ensino da Geografia. Após a montagem e a apresentação dos trabalhos, foi feito um levantamento das opiniões dos alunos e do professor envolvidos, para avaliar a contribuição que o uso do hipertexto e da hipermídia pode dar ao desenvolvimento das Inteligências Múltiplas, para uma aprendizagem mais eficaz e prazerosa.

Palavras-chave

Inteligências Múltiplas, Linguagem virtual, Aprendizagem

Citação