Proposta curricular de Santa Catarina: língua portuguesa - estudo de caso
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Data
2003-12
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Bonetti, Luana Medeiros
Orientador
Voese, Ingo
Coorientador
Resumo
Nesta pesquisa, verifica-se o nível de conhecimento, compreensão, aceitação e aplicabilidade da Proposta Curricular de Santa Catarina, entre os professores, bem como de que modo a proposta contribui para uma reorientação no ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental.
Para a obtenção dos dados foi realizada uma pesquisa do tipo estudo de caso com doze professoras de Língua Portuguesa de ensino fundamental de uma Escola Pública Estadual , localizada na cidade de Tubarão. O instrumento utilizado para a pesquisa foi um questionário,
composto por quatorze questões. A pesquisa teve sua base teórica firmada no próprio documento da Proposta Curricular de Santa Catarina e em autores como Possenti, Bakhtin, Orlandi, Vygotsky, Geraldi, Perini e outros. Autores esses, que tratam do ensino de língua materna.
Os dados coletados confirmaram a hipótese lançada de que a maioria das professoras de Língua Portuguesa, da escola pesquisada não tem a o necessário conhecimento da Proposta Curricular de Santa Catarina, texto que se refere à área de Língua Portuguesa, para empreender as
mudanças sugeridas pelo documento. Concluiu-se que, em face dos resultados apresentados nesse estudo de caso, as oportunidades de estudo e esclarecimento do documento precisam ser revistas, de modo a garantir uma formação continuada e permanente de professores, proposta pelo próprio documento, para então serem ampliadas.
Palavras-chave
Linguagem, Ensino, Interação