Escola Lumina: escola inclusiva com atendimento psicossocial ensino fundamental e médio
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2024-06
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
MARCOLINO, Amanda de Brito
Orientador
VICENTE, Erick Rodrigo da Silva
Coorientador
COSTA, Lucas Matheus Alves da
Resumo
Este trabalho tem como objetivo a criação de um modelo de espaço de ensino, para o público alvo de nível fundamental II e ensino médio, que possibilite a inclusão de alunos com necessidades especiais no sistema regular de ensino, assim como a detecção, direcionamento e tratamento de transtornos relacionados a de saúde mental em alunos neurotípicos. Possibilitando não somente o atendimento pedagógico, convencional, como uma equipe multidisciplinar que integre o atendimento psicopedagógica e psicossocial. Consiste em gerar espaços de projeto que busquem atender essa demanda, e implementar componentes da psicologia ambiental como proposta terapêutica para aumento do qualidade do espaço, gerando reflexos positivos sobre os usuários.
Palavras-chave
autismo, TDAH, déficit de atenção, inclusão, políticas públicas, neurodivergência, saúde mental, violência escolar, psicossocial, inclusão, transtornos, Programa saúde na escola (PSE)