Escola vivida, fragmentos do ethos do Colégio Dehon: uma análise discursiva em depoimentos de alunos, professores e dirigentes
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Data
2012-12
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Popoaski, Erly Perini
Orientador
Furlanetto, Maria Marta
Coorientador
Resumo
O presente estudo é uma análise discursiva a partir dos depoimentos de alunos, professores e dirigentes, recortados do livro: Memória Pedagógica do Colégio Dehon (2008). A partir do referencial teórico da Análise do Discurso (Pêcheux e Orlandi) e da noção de ethos (Maingueneau), procurou-se problematizar os dizeres identificando processos e sentidos que os constituíram e os constituem. Em seu processo constituidor, a linguagem só poderá ser estudada considerando a realidade social, pois seus sentidos são histórico-sociais. O estudo procurou compreender como os sujeitos e os sentidos se mostram [ethos] no espaço discursivo
dos depoimentos. Ao recorrer ao termo ethos, procurou-se evidenciar a noção de corpo enunciante e cenografia (Maingueneau) que se apresentam na enunciação, ampliando para a compreensão da escola como organização cultural (Morgan). Estes cruzamentos permitiram pôr em evidência uma ação conjunta desse Estabelecimento Escolar sobre seus professores, alunos e dirigentes, articulada através de maneiras de conceber, de pensar, organizar e realizar a educação e a prática escolar. A ideia de ethos escolar surge na década de oitenta, nas abordagens simbólicas da escola como organização. Trata-se de entender o ethos como um
processo de construção social das representações da vida interna da escola e das suas relações com a realidade sócio-histórica em que se constitui. Nesta perspectiva, constata-se que a escola tem crenças, valores e significados compartilhados, fragmentados ou integrados, que se manifestam na linguagem e nos sentidos. Observando este movimento nos depoimentos que são objeto deste estudo, percebe-se a presença de um ethos humanista que ultrapassa o tempo
e a história e se faz presença na concepção de educação, na missão, nos objetivos, nas relações interpessoais, nos projetos interdisciplinares, no espaço físico e nos símbolos que fazem a maneira de ser do Colégio Dehon – ou seja, sua identificação histórica.
Palavras-chave
Análise de discurso, Ethos, Colégio Dehon