Lendo filmes e o poeminha do contra: o fechamento do cinematográfico na simultaneidade do fílmico
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Data
2010-12
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
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Área do conhecimento
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Salla,, Mara Lúcia
Orientador
Gallo,, Solange Leda
Coorientador
Resumo
A proposta de pesquisa Lendo Filmes e o poeminha do contra – O fechamento do cinematográfico na simultaneidade do fílmico se inscreve no campo teórico da Análise do Discurso e analisa um filme produzido por alunos do Ensino Fundamental. Através da produção do filme, dos processos pelos quais passam os sujeitos e do descamar da singularidade dos elementos cinematográficos, entende-se o papel da memória, as determinações ideológicas e históricas que determinam os sujeitos ao assumir novas posições e as mudanças discursivas que permitem o efeito-autor. Objetiva a possibilidade de se entender um filme enquanto discurso. O discurso cinematográfico na relação com o discurso fílmico. Esses elementos são mobilizados na constituição de sujeitos e sentidos inscritos no Discurso Pedagógico.
Palavras-chave
Cinematográfico, Fílmico, Discurso, Memória, Ensino, Autoria