Lendo filmes e o poeminha do contra: o fechamento do cinematográfico na simultaneidade do fílmico

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2010-12

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Salla,, Mara Lúcia

Orientador

Gallo,, Solange Leda

Coorientador

Resumo

A proposta de pesquisa Lendo Filmes e o poeminha do contra – O fechamento do cinematográfico na simultaneidade do fílmico se inscreve no campo teórico da Análise do Discurso e analisa um filme produzido por alunos do Ensino Fundamental. Através da produção do filme, dos processos pelos quais passam os sujeitos e do descamar da singularidade dos elementos cinematográficos, entende-se o papel da memória, as determinações ideológicas e históricas que determinam os sujeitos ao assumir novas posições e as mudanças discursivas que permitem o efeito-autor. Objetiva a possibilidade de se entender um filme enquanto discurso. O discurso cinematográfico na relação com o discurso fílmico. Esses elementos são mobilizados na constituição de sujeitos e sentidos inscritos no Discurso Pedagógico.

Palavras-chave

Cinematográfico, Fílmico, Discurso, Memória, Ensino, Autoria

Citação