A leitura da resenha acadêmica na graduação e no mestrado: um estudo exploratório com estudantes da área de educação
Nenhuma Miniatura disponível
Arquivos
Data
2005-12
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Pozza, Patrícia dos Reis
Orientador
Bonini, Adair
Coorientador
Resumo
Com o objetivo de verificar a consciência retórica relativa à leitura do gênero resenha acadêmica, realizou-se uma pesquisa de campo composta por entrevistas com 20 alunos, sendo 10 acadêmicos de graduação no ensino superior e 10 de mestrado. Como embasamento teórico, optou-se pela perspectiva interacionista social de leitura e pelo tratamento discursivo e sócioretórico da linguagem. Nesse trabalho, duas questões foram levantadas e estudadas: a) Os alunos depreendem o tema e o propósito do gênero? b) Há diferenças marcantes entre as respostas de alunos em início de graduação e final de mestrado? Os resultados da análise mostram que: a) os alunos de graduação nessa amostra revelaram baixa consciência retórica do gênero na leitura e os de mestrado tiveram um êxito relativo, mas abaixo do esperado; e b) os alunos de mestrado são mais convincentes em suas respostas do que os alunos de graduação, pois possuem um maior domínio do conteúdo; são mais críticos em suas respostas em relação aos alunos de graduação; e, embora apresentem respostas inconsistentes, já dão mostras de um contato com o discurso e as práticas sociais discursivas da academia.
Palavras-chave
Consciência, Leitura, Resenha