Biomedicina

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 14 de 14
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Efeitos do uso de esteroides anabolizantes no sistema reprodutor masculino
    (2023-12) MIRANDA, Taís de Souza; ARAUJO, Yasmim Silva; PEREIRA, Ana Beatriz Costa Cunha
    Os anabolizantes ou esteróides androgênicos anabólicos, são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de alguns tecidos do corpo a partir do crescimento da célula e sua divisão. Essas substâncias são comumente utilizadas no ambiente da musculação, visando melhorar o desempenho físico e alcançar um corpo mais musculoso. Porém, quando se faz o uso indiscriminado, nos homens, podem causar a infertilidade pois, ocorre o desequilíbrio de alguns hormônios e a supressão de outros que são fundamentais para a produção de espermatozoides. Este estudo objetiva a investigação das consequências que esses esteróides anabolizantes androgênicos (EAA´s) podem causar no sistema reprodutor masculino, por meio de uma revisão bibliográfica nos quais foram selecionados artigos em língua portuguesa, publicados no período de 2000 a 2023 da base de dados do Google acadêmico e Scielo e utilizando os descritores, fertilidade, anabolizantes, esteróides e homem. Entre os estudos analisados, observou-se que os EAA´s podem causar, nos homens, principalmente, a infertilidade, como também, a atrofia testicular, a disfunção erétil e a redução da libido. Além de poder afetar o sistema cardiovascular e o sistema endócrino. O uso incorreto de esteroides anabolizantes aponta maior risco e morbidades associadas a reprodução destes usuários, deixando claro que acompanhamento médico deve ser priorizado, tanto para fins estéticos quanto para a saúde.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Principais Erros Na Fase Pré - Analítica De Exames Laboratoriais
    (2023-12) FRANÇA , Ana Flávia Barbosa; GARIBALDI, Eduarda de Assis; FONTES, Iohana Águida Fonseca; OLIVEIRA, Isabella Horta; FERREIRA, Marcela Eduarda dos Santos Ferreira
    O laboratório clínico desempenha um papel fundamental na promoção da saúde pública. Os testes laboratoriais são constituídos por fases analíticas, sendo elas pré-analítica, analítica e pós-analítica. O presente estudo tem como objetivo descrever os principais erros na fase pré-analítica de exames laboratoriais. Para a busca dessas informações, foram consultadas as bases de dados eletrônicos: Google Acadêmico, Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Lilacs. Foram utilizados como critérios de exclusão e inclusão artigos que continham as palavras chaves, Fase pré-analítica, Erros laboratoriais, Análises clínicas, Qualidade laboratorial e período de pesquisa (2019 a 2022). Os resultados apontaram que os principais erros pré-analíticos estão associados a vários fatores: solicitação do exame, anamnese e orientação do paciente, identificação, coleta, transporte e armazenamento do material. Por isso é essencial que haja um acompanhamento de todos os processos da fase pré-analítica, com profissionais capacitados para exercer suas funções com qualidade. Além disso, torna-se importante a realização de treinamentos periódicos aos profissionais e implantação de Procedimento operacional padrão (Pop’s) para padronização dos processos e acompanhamento desses.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Aplicação da Toxina Botulínica no tratamento das sequelas do AVC
    (2023-06-28) Alves, Amanda Cristina; Vieira, Letícia Martins
    A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, conhecida pela sua aplicação na estética, tem seu uso expandindo no tratamento e reabilitação de pacientes acometidos com sequelas causadas pelo acidente vascular cerebral (AVC). A espasticidade, uma das principais sequelas do AVC, é uma disfunção motora decorrente a lesão no nervo motor e está associada a hipertonia muscular e aumento no reflexo de estiramento. A toxina botulínica age através de um bloqueio da liberação de acetilcolina na junção neuromuscular e nas sinapses colinérgicas periféricas, causando paralisia muscular e apresenta diferentes vantagens na reabilitação do paciente quando associada aos tratamentos medicamentosos e fisioterápicos, além de apresentar a vantagem de um tratamento não invasivo e com poucos efeitos colaterais. O objetivo desse trabalho foi estudar a aplicação da toxina botulínica no tratamento das sequelas de acidente vascular cerebral (AVC). Realizou-se uma revisão bibliográfica integrativa com pesquisas nas bases de dados BVS (Biblioteca Virtual em saúde), SciELO, (Scientific Electronic Library Online) e Google Acadêmico utilizando os descritores: Toxina botulínica, Espasticidade, AVC, sequelas. Foram selecionadas 17 produções científicas com base nos critérios de inclusão artigos que abordassem o tema uso da toxina botulínica no tratamento de sequelas do AVC. Observou-se neste trabalho que o uso e eficiência da aplicação da toxina botulínica no tratamento das sequelas do acidente vascular cerebral, como na espasticidade, depende de fatores como idade, ajuste correto da dose, o grau da espasticidade e o músculo afetado. Conclui-se que o uso da toxina botulínica associados a outras terapias, apresentou um resultado benéfico no tônus muscular, força do membro superior, facilidade de realizar atividades funcionais básicas e específicas do dia a dia.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise Molecular da Duplicação de 24pb no Gene da Quitotriosidase em Portadores de Asma Alérgica
    (2022-12-14) Souza, Alana Silveira Almeida; Martins, Ana Clara Vieira Braga; Fraga, Gabriele Fernanda; Heringer, Lavínia Silva
    Resumo: A asma é caracterizada por uma inflamação crônica das vias aéreas inferiores e afeta milhões de pessoas no mundo. Apresenta uma heterogeneidade clínica e pode ser classificada em asma alérgica, asma não-alérgica, asma de início tardio, asma com limitação do fluxo de ar e asma por obesidade. Os principais fatores que podem desencadear a resposta inflamatória são infecções, alérgenos, obesidade, fumaça de cigarro, ar frio, mutações genéticas e eosinofilia sistêmica. Nas doenças inflamatórias pulmonares muitas células e moléculas inflamatórias estão envolvidas, algumas relacionadas à início, evolução, gravidade e prognóstico da doença. Neste contexto a enzima quitotriosidase (QT) tem desempenhado um papel importante na regulação da resposta inflamatória em diversas doenças inflamatórias pulmonares, incluindo a asma. A QT é uma quitinase secretada por macrófagos ativados, com capacidade para degradar a quitina. A função atribuída a QT está ligada à defesa contra patógenos contendo quitina e no envolvimento de patologias com ativação de macrófagos. Estudos com pacientes asmáticos encontraram níveis elevados de QT no plasma, sugerindo um papel importante na resposta imune Th2 desenvolvida na asma. Embora níveis de QT no plasma estejam relacionados a várias patologias, existem alguns polimorfismos no gene desta enzima (gene CHIT1) que causam sua deficiência. A duplicação de 24 pb no éxon 10 é o mais comum ocasionando a deficiência da atividade da QT. Dessa forma o objetivo é estimar a frequência alélica e genotípica do polimorfismo duplicação 24pb no gene CHIT1 em portadores de asma alérgica e correlacionar com as características clínicas dos asmáticos. Participaram 40 indivíduos, sendo 21 pacientes com asma e 19 controle. A frequência do genótipo homozigoto mutante foi de 70% nos asmáticos e 26% no controle. Observou-se que a frequência do alelo mutante foi de 77% para o grupo de indivíduos asmáticos e de 32% para indivíduos do grupo controle, respectivamente. Embora o número amostral do presente estudo seja inferior ao desejado estatisticamente, a elevada presença do genótipo homozigoto mutante nos pacientes asmáticos destaca a importância desse estudo e uma possível suscetibilidade do polimorfismo como desenvolvimento de asma alérgica.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Exame Preliminar de Drogas de Abuso Apreendidas em uma Delegacia no Estado de Minas Gerais no Período de Agosto a Novembro de 2022
    (2022-12-13) Vaz, Victor Pedro Madeira
    A química forense é uma área que faz parte do processo de investigação criminal no Brasil, onde através de métodos aplicados, como por exemplo testes colorimétricos e técnicas cromatográficas, podem auxiliar na resolução de inúmeros crimes muitas vezes considerados sem resolução. A delegacia de Polícia Civil de Minas Gerais possui um setor onde os Peritos Criminais realizam exames preliminares nas amostras apreendidas com a finalidade de identificar as substancias apreendidas são ou não drogas de abuso, seguindo os procedimentos conforme portaria publicada pela Superintendência de Polícia Técnica Científica (SPTC). O exame preliminar consiste de ensaios com objetivo de triagem e identificação aplicada em materiais apreendidos sob suspeita de serem drogas e de evitar possíveis abusos, sendo útil até que se proceda ao exame definitivo. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi descrever os exames preliminares realizados para identificação de drogas de abuso em uma delegacia de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais apreendidas no período de agosto a novembro de 2022. A coleta dos dados e testes preliminares foram realizados em drogas apreendidas no período já explanado, para identificação de cannabis, cocaína e crack, através ensaios químicos e exame macroscópico. Os resultados obtidos neste trabalho apontam que os exames preliminares utilizados para identificação de cannabis, cocaína e crack são mais simples e céleres, que não demandam recursos avançados e podem apresentar, em poucos casos, resultado falso–positivo ou falso–negativo. Conclui-se que análise preliminar sobre as drogas de abuso garantem resultados seguros e a celeridade do processo judiciais, uma vez que o exame definitivo é realizado obrigatoriamente nas amostras apreendidas são realizados por técnicas que demandam mais tempo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Erros na Fase Pré-Analítica e o Impacto no Laboratório Clínico
    (2022-12) Anício, Ana Clara Santos Souza; Nascimento, Ingrid Santos
    Os laboratórios de análises clínicas tem como função a realização de exames para diagnóstico laboratorial assegurando a liberação de laudos precisos e de confiabilidade, por uma vez que esses resultados são de extrema importância na tomada de decisões e condutas médicas. Os exames laboratoriais passam pelas fases pré-analítica, analítica e pós-analítica, e em cada uma existem as particularidades e processos específicos a serem realizados. A fase pré-analítica engloba todas as fases iniciais que antecedem a análise propriamente dita do material biológico e tem como importância a excelência no processo, para reduzir resultados contestáveis. O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão de literatura integrativa sobre os erros na fase pré-analítica e o impacto no laboratório clínico. Foram utilizados como metodologia artigos publicados, através das plataformas de pesquisa: Google acadêmico, Scientific Electronic Library Online (Scielo), Público/editora MEDLINE - PubMed. Os descritores utilizados foram: Fase pré-analítica, erros em laboratórios clínicos, medicina Laboratorial. Foram utilizados 32 artigos, com publicações entre 2005 e 2022. Conclui-se que os principais erros ocorridos nos laboratórios clínicos são originados na fase pré-analítica e geram grandes transtornos nas demais fases. Visando a redução do impacto negativo, a principal medida é o laboratório adotar um programa de qualidade eficiente que identifique e corrija os erros, e que irá trabalhar juntamente com os funcionários, os treinamentos regulares contribuirão para uma correta atuação durante os procedimentos da fase pré-analítica.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Enteroparasitoses intestinais na infância e seu impacto no desenvolvimento infantil
    (2022-12-12) Mota, Daiane; Fernandes, Flávia; Avelino, Patrícia
    As enteroparasitoses são doenças prevalentes em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Diversos estudos realizados em diferentes regiões do país atestam a ocorrência dessa patologia que afeta principalmente as crianças, acarretando atraso no seu desenvolvimento físico e intelectual. O objetivo deste trabalho foi descrever através de uma revisão de literatura as principais enteroparasitoses intestinais presentes na infância e seu impacto no desenvolvimento infantil. A metodologia baseou-se em uma revisão de literatura integrativa com pesquisa em periódicos nos bancos de dados do Scielo e Pubmed, os critérios de inclusão foram artigos que abordassem a temática das enteroparasitoses intestinais na infância e seu impacto no desenvolvimento infantil, juntamente relacionado com as condições de saneamento básico e higiene individual, foram utilizadas as seguintes palavras-chaves: enteroparasitoses intestinais;parasitologia; helmintos; desenvolvimento infantil, foram utilizados 20 periódicos com publicações entre 2017 e 2022. Concluiu-se que as principais enteroparasitoses são: Ascaris lumbricoides, Ancylostoma duodenale/Necator americanus, Endolimax nana, Entamoeba coli, Entamoeba histolytica, Enterobius vermiculares, Giardia lamblia, Strongyloides stercoralis, já em relação ao seu impacto observou-se que indivíduos doentes poderiam apresentar casos de anemia, desnutrição, baixo rendimento escolar, diarreia e baixo crescimento pondero estatural.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Antibioticoterapia na Pandemia por Covid-19 e o Aumento na Resistência Bacteriana
    (2022-09-15) Fernanda Mara Couto Souza, Ana Luiza Lima Vieira
    A COVID-19, causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente o sistema respiratório inferior, e foi responsável por um grande número de mortes em todo mundo. Por se tratar de uma doença nova e de caráter pandêmico, houve um aumento no uso indiscriminado de diferentes classes de medicamentos na busca de profilaxia e tratamento da infecção viral, incluindo a classe de antibióticos. A resistência bacteriana representa um grande problema de saúde pública e é induzida pelo uso indevido de antibióticos, assim como ocorrido durante a pandemia por COVID-19. O objetivo desse trabalho foi analisar o impacto da antibioticoterapia durante a pandemia por Covid-19 no aumento da resistência bacteriana. Realizou-se uma revisão de literatura integrativa a partir da análise de 47 artigos de periódicos provenientes das bases de dados Pubmed, Scielo, Bireme e Lilacs, no período de 2020 a 2022 utilizando na pesquisa as palavras-chaves resistência bacteriana, covid-19, antibióticos e pandemia. Os resultados obtidos neste trabalho demostram que o uso indiscriminado de antibióticos durante a pandemia por COVID-19 para profilaxia e tratamento de pacientes sem coinfecção bacteriana tem impactado no aumento da resistência bacteriana em todo o mundo. No Brasil, em 2021 houve um aumento de 3 vezes na resistência bacteriana, comparado a 2019, o que pode estar relacionado ao aumento de 152% da procura por azitromicina nesse período. Já na China o aumento da resistência antimicrobiana atingiu 71%. Conclusão: o uso de antibióticos de forma indiscriminada para profilaxia e tratamento da infecção viral durante a pandemia por COVID-19 tem apresentado em todo o mundo impacto no aumento de novas bactérias resistentes à antibióticos, sendo necessária uma maior padronização clínica e controle do uso desses medicamentos somente em pacientes com coinfecção bacteriana comprovada, no intuito de evitar e controlar o aumento da resistência bacteriana.
  • Monografia Acesso aberto
    Aplicação de anticorpos monoclonais no tratamento do câncer
    (2021-12-15) Rezende, Alexia Santos; Amorim, Ana Laura Ferreira de; Morais, Júnia Aparecida Procópio
    O câncer é uma doença que se inicia através do crescimento desorganizado das células que ocupam os tecidos e órgãos. Atualmente existem três tipos primordiais de tratamento para essa patologia: a quimioterapia, a radioterapia e a cirurgia que, com o avanço da medicina, novos tratamentos foram surgindo e o uso de anticorpos monoclonais destacou-se devido à sua alta especificidade à célula cancerosa, e baixa toxicidade. Os anticorpos monoclonais no tratamento do câncer agem induzindo o sistema imune para que gere uma resposta contra as células tumorais, impedindo a expansão e crescimento das mesmas, sendo indicados como tratamento inovador devido à melhor sobrevida dos pacientes, em comparação aos que não utilizaram esse produto biotecnológico em seu tratamento. Objetivando evidenciar a importância dos anticorpos monoclonais como forma de tratamento farmacológico na terapia ao câncer, foi realizado neste trabalho uma revisão de literatura sobre a aplicação dos anticorpos monoclonais no tratamento do câncer no período de setembro a novembro de 2021, utilizando as bases de dados PubMed (MEDLINE), SCIELO e LILACS, baseando-se nos seguintes descritores: Anticorpos, Anticorpos Monoclonais Combinados com Terapia, Câncer e Tumor. Foram usados critérios de inclusão como os estudos que descrevem o uso de anticorpos monoclonais na terapêutica contra o câncer, com publicações na língua portuguesa e inglesa, cujo período foi entre 2005 e 2021, para os critérios de exclusão foram os artigos que não tratavam do tema da pesquisa. Os anticorpos monoclonais se enquadram em um tratamento com imensa seletividade e pode proporcionar inúmeras melhorias na vida da população. As produções dos mesmos nesses últimos anos obtiveram um crescimento gigantesco e com isso podemos presumir que no futuro, poderá existir variadas terapias que utilizarão como base o uso dos mAbs.
  • Monografia Acesso aberto
    Ecmo - oxigenação por membrana extracorpórea como suporte no tratamento de pacientes críticos por covid-19: uma revisão bibliográfica
    (2021-11) Barros, Marques; Silva, Rainara; Silva, Wanessa
    A Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO) é uma técnica de suporte de vida extracorporal que pode ser aplicada em pacientes com falência cardiovascular ou pulmonar e isso a torna uma alternativa terapêutica destinada a reduzir os casos de mortalidade de pacientes infectados com a COVID-19, que é uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2, capaz de acarretar graves consequências para a saúde física e psicológica, podendo levar o paciente a óbito. Diante de tais considerações, o objetivo desse estudo foi identificar os benefícios e riscos da aplicação da ECMO no tratamento de pacientes com COVID-19, que se encontram em estado crítico e que, em função do agravamento da doença, desenvolveram um quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Para melhor exploração do assunto, a metodologia aplicada na construção desse estudo foi a revisão bibliográfica e documental com abordagem qualitativa e caráter exploratório, onde foram pesquisadas fontes bibliográficas publicadas entre os anos de 2016 a 2021 e acessadas através dos bancos de dados Scielo, PubMed, Portal de Periódicos da Capes e MEDLINE. As palavras-chave que nortearam a pesquisa foram coronavírus, ECMO, insuficiência respiratória e tratamento. Os resultados apurados através desse estudo demonstraram que os benefícios da ECMO são reais, mas que, para serem efetivos, os profissionais da saúde necessitam avaliar criteriosamente o paciente, a fim de evitar que ele seja exposto a uma situação que em nada contribuirá para a sua recuperação (pelo alto risco de morte) ou que criará consequências que poderiam ser evitadas se nele fossem aplicados tratamentos menos invasivos e contínuos.
  • Monografia Acesso aberto
    Aplicação da ozonioterapia como coadjuvante no tratamento de feridas de pé diabético
    (2021-12) Ana Clara Andrade, Esloane Shisley Sales Pereira Costa; Lília Souza Silva, Thyffany Mayra Assunção
    Ozonioterapia é uma técnica terapêutica que utiliza o ozônio como principal componente, sendo uma molécula formada por três átomos de oxigênio (O3). O gás ozônio é amplamente encontrado na natureza, sendo responsável por agir como filtro dos raios ultravioleta que são emitidos pelas radiações solares. Apesar disso, o ozônio é capaz de ser gerado por dispositivos médicos para várias finalidades. Sua utilização na prática clinica foi estendida a um grande número de doenças e disfunções estéticas, sendo estabelecida como uma terapia oxidativa, no qual o estresse oxidativo gerado, resulta na produção de efeito antioxidante pelo organismo. O objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre a aplicabilidade da ozonioterapia no processo do reparo tecidual de feridas em pacientes com os pés diabéticos, e assim, estudar sua eficácia e segurança. Para elaboração desse estudo foram realizadas buscas nos bancos de dados da PubMed, Europe PMC, Scielo e Lilacs com artigos publicados em português, inglês e espanhol durante o período de 2011 a 2021 que estão relacionados ao tema abordado e aos objetivos pretendidos. De acordo com a proposta dessa pesquisa foi observado que a aplicação de ozônio como tratamento coadjuvante se mostrou de fundamental importância no manejo à qualidade de vida de pacientes com pé diabético, trazendo muitos benefícios à saúde com desfecho predominante de aumento do tecido de granulação e avanço no processo de reparo tecidual, desde que seja utilizado nas concentrações adequadas de acordo com cada situação clínica.
  • Monografia Acesso aberto
    Importância da leishmaniose visceral humana na saúde pública: aspectos epidemiológicos, diagnóstico e tratamento
    (2022) CAETANO, Ana Laura Oliveira; SOARES M., Jonia Niagra; REIS D. G, Patrícia
    A leishmaniose visceral é uma antropozoonose, de curso grave, cuja transmissão ocorre por meio de flebotomíneos, sendo a espécie Lutzomyia longipalpis principal vetor no Brasil. O vetor necessita estar contaminado pelo protozoário da espécie Leishmania chagasi, que acomete seres humanos e animais. Essa doença não é contagiosa, a transmissão só ocorre através da picada do inseto fêmea infectado (vetor), sendo o principal reservatório o cão. A importância associada à Leishmaniose Visceral Humana (LVH) deve-se, em grande parte, à saúde pública devido às características do país (tropical), emergente e pelas altas taxas de letalidade e morbidade. Evidenciaram-se como fatores que concorrem para o aumento da mortalidade o diagnóstico tardio, a associação de comorbidades e a presença de complicações. O objetivo deste trabalho é descrever através de uma revisão de literatura os aspectos epidemiológicos, diagnóstico e tratamento atuais para leishmaniose visceral, assim como seu impacto na saúde pública. A metodologia utilizada foi observacional através de pesquisa bibliográfica, no período de agosto de 2021 a novembro de 2021, construída com base na análise de artigos oriundos das plataformas eletrônicas SCIELO (Scientific Library Electronic) e PUBMED, além de livros texto da área, publicações realizadas nos anos de 2000 a 2021. A partir da revisão bibliográfica realizada neste trabalho concluiu-se que a leishmaniose visceral pode ser considerada um grave problema de saúde pública, e há ainda, uma imensa lacuna referente ao seu conhecimento. Muitos desafios necessitam ser superados no combate a essa patologia, mas a ênfase deve ser dada em desenvolvimento científico, tecnológico e em inovação em medidas de prevenção, controle e tratamento.
  • Monografia Acesso aberto
    Óbitos por covid-19 em Itabira-MG associados à comorbidades cardiovasculares crônicas
    (2021-12-17) Alvarenga, Carolini; Ventura, Claudilene; Cruz, Erika; Lopes, Vera
    Esse trabalho teve por objetivo realizar um levantamento de dados sobre o índice de mortalidade por COVID-19 decorrida de doenças cardiovasculares na cidade de Itabira-MG. Foi realizada uma pesquisa explorativa e quantitativa através da coleta e análise de dados de mortalidade por Covid-19 associadas a comorbidade, disponibilizados pela Secretaria Municipal da Saúde da cidade de Itabira-MG nos anos de 2019 a 2021. A COVID-19, doença causada pelo novo coranavírus SARS-CoV-2 que se manifesta pela síndrome respiratória aguda grave, se instalou como uma pandemia global em rápida expansão, resultando em morbidade e mortalidade significativas. Uma minoria substancial de pacientes hospitalizados desenvolve uma síndrome cardiovascular aguda por COVID-19, que pode se manifestar com uma variedade de apresentações clínicas, mas frequentemente se apresenta como uma lesão cardíaca aguda com cardiomiopatia, arritmias ventriculares e instabilidade hemodinâmica na ausência de doença arterial coronariana obstrutiva. Dentre os fatores de riscos conhecidos para apresentação grave, encontram-se comorbidades cardiovasculares, onde prevalecem a Hipertensão Arterial Severa (HAS); Doenças Respiratórias prevalece a Insuficiência Respiratória Aguda; Idade Avançada, sendo superior a 60 anos. Na cidade de Itabira as doenças cardiovasculares foram a maior causa de mortalidade associada a COVID-19, representando 181 óbitos, corroborando com os dados do estado de Minas Gerais. Palavras-chave: COVID-19; Cardiovascular; Pandemia; Síndrome Respiratória.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Oncofertilidade: Importância da Fertilização In Vitro na preservação da fertilidade de mulheres em tratamento oncológico
    (2022-06-28) Souza, Nikolly E.G.; Zacarias, Raquel C.
    Introdução: O câncer engloba um conjunto de mais de 100 doenças malignas que apresentam crescimento e a multiplicação desordenada e anormal das células. Atualmente o câncer constitui uma das principais causas de morte no mundo, sendo uma a cada seis mortes relacionadas à doença. No Brasil, segundo projeções do Instituto Nacional de Câncer, serão diagnosticados 625 mil novos casos a cada ano. Diante disso, todas as mulheres devem ser informadas sobre os riscos da infertilidade gerados pelos tratamentos oncológicos, uma vez que a maioria desses tratamentos podem causar insuficiência ovariana prematura, devido à toxicidade ovariana dos agentes quimioterápicos no qual são submetidas. Diversas técnicas podem ser empregadas na preservação da fertilidade feminina, destacando a técnica de fertilização in vitro (FIV). Objetivo: Analisar a importância da técnica de fertilização in vitro como uma metodologia da oncofertilidade na preservação da fertilidade em mulheres em tratamento oncológico. Metodologia: revisão bibliográfica do tipo narrativa onde foram selecionados artigos científicos disponíveis nas bases de dados virtuais em saúde: PubMed, MEDLINE, NCBI, LILACS, SciElo, BVS, e Elsevier, e sites como INCA e OPAS. Os descritores utilizados foram: Fertilização in vitro, preservação da fertilidade, oncofertilidade, neoplasia maligna e fertilidade feminina. Resultados: Existem várias opções para a preservação da fertilidade em mulheres com câncer. Para uma mulher com 53% de chance de gerar um bebê nascido vivo usando FIV padrão, a chance de sucesso ao realizar a técnica de FIV de ciclo natural varia de 34% a 53%. Conclusão: Atualmente não há na literatura uma técnica descrita como padrão-ouro para a preservação da fertilidade, entretanto, a FIV se apresenta como uma técnica promissora para fornecer uma oportunidade futura para superar a esterilidade induzida pelo tratamento oncológico.