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  • Monografia Acesso aberto
    Agência experimental: OUT E-Branding
    (2023-12) Amanda Yukari da Silveira KURAHAYASHI , Amanda Yukari da Silveira Kurahayashi; Cindy Torres NASCIMENTO, Cindy Torres Nascimento; Gabriele Christina Vieira da SILVA, Gabriele Christina Vieira da Silva; Huberto angotti ANDRADE, Huberto Angotti Andrade; Isadora Luíza da SILVA, Isadora Luíza da Silva; Kamila Gomes dos REIS, Kamila Gomes dos Reis; Vittor Gonçalves dos SANTOS, Vittor Gonçalves dos Santos
    Esse TCC é um trabalho de agência experimental para a faculdade UNA, referente a conclusão do curso de Publicidade e Propaganda em dezembro de 2023. O trabalho a seguir visa demonstrar as habilidades dos alunos na criação da agência OUT E-Branding e no desenvolvimento do atendimento a um cliente real. A agência é voltada para o marketing digital, buscando reforçar a marca do cliente JC Decor no território regional em que está situada a loja - Minas Gerais - e o reconhecimento da marca também em âmbito nacional. Dentro do desenvolvimento deste trabalho, foi possível destacar o empenho no campo de estratégias e funções da equipe, criação da marca OUT com todas as suas características, valores da agência, manifesto, entre outros. No atendimento ao cliente, a busca foi por conhecimento da empresa, conhecimento do território de atuação, pesquisa de mercado e concorrência, conflitos encontrados, análise de micro e macro ambiente, análise de swot, diagnóstico e os desafios para conseguir o alcance que o cliente almeja. No planejamento, a busca foi pelas melhores propostas para fixação da marca no território regional e nacional, assim como a produção de todas as peças para as demais ações.
  • Plano de Negócios Acesso aberto
    Omí Customer Success
    (2023-12) CERQUEIRA, Dominique Villela; PERDIGÃO, Ana Carolina Martins; LACERDA, Ana Luisa de Oliveira; BRAGA, Gabriela Maria Capanema; ARENARE, Giuseppe Martins; SOUZA, Karoline Almeida de; REIS, Victória Isis dos; KAYANO, Yasmin Andressa de Magalhães Campos
    O trabalho de conclusão de curso focaliza uma agência de comunicação. Esta agência se chama Omí. Seu nome origina da língua Yorubá e significa "água". Omí foi escolhido para simbolizar fluidez e adaptabilidade, refletindo o compromisso de encontrar soluções perspicazes para impulsionar o sucesso dos clientes, sempre fundamentada em valores como: respeito, ética, acessibilidade da comunicação, aprendizagem, colaboração e responsabilidade. O estudo explora a Nenety Eventos, uma empresa brasileira consolidada na produção de eventos. Como o foco da Omí é Sucesso do Cliente (CS), este conceito foi introduzido no setor de atendimento ao cliente (pós-vendas) da respectiva empresa, onde foi analisado os processos, padrões e níveis de atendimento praticados. O levantamento de dados e as análises proporcionaram uma visão abrangente, integrando dados reais da empresa, com o conceito do CS e insights, que contribuem para a compreensão dos desafios enfrentados pela Omí e pela Nenety. Após os levantamentos e análises, foi identificado a necessidade de aprimoramento e adequações no setor de atendimento ao cliente da Nenety eventos, abordando áreas críticas para elevar a satisfação dos clientes e fortalecer, ainda mais, sua posição no mercado de eventos.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    900º - Ativação de marca para Central dos Benefícios
    (2023-12) SERAFIM, Amanda Daniela De Oliveira; XAVIER, Ana Luiza Guimarães; RABELO, Brenda Isis; ANDRADE, Kelwin Felipe Santos de; SILVA, Luís Felipe Teixeira e; MARQUES, Matheus Ribeiro; LIMA, Rafaela Loureiro de
    O presente trabalho, traz como intuito, compreender qual a importância da ativação de marca. A pesquisa foi realizada por meio da criação de uma agência experimental focada em ativação de marca de propósito e com vistas a gerar identificação do público com a marca do cliente escolhido, a Central dos Benefícios. O estudo do tema foi realizado através do alinhamento e desenvolvimento de todos os elementos que moldam o posicionamento da Central dos Benefícios, e os interesses de seus clientes. O processo foi realizado a partir do briefing proposto, sempre priorizando os objetivos do nosso cliente. A pesquisa e o briefing, tiveram como objetivo facilitar o entendimento da 900º sobre como personalizar e ser referência para a clientela, expondo seu propósito e transformando cada visita em uma experiência. Ficou nítido o impacto positivo gerado por uma ativação bem estabelecida, e como isso se tornou um diferencial do 900º perante os concorrentes. Após a finalização da primeira parte do trabalho, foi possível avaliar que através das ferramentas utilizadas, fomos capazes de fortalecer a marca, entendendo como o cliente pensa, como ele gosta ou não gosta de ser tratado e o que é essencial para eles durante uma estadia.
  • Monografia Acesso aberto
    Groove: aculturação e produção de comunicação em ESG
    (2023-12) PIMENTA, Ana Luiza Marques, PIMENTA, Júlia Bianca; RODRIGUÊS, Cristiano Antônio, SOUZA, Leandro Fernandes De; TISO, Luigi Pietro De Aguiar E , SOUZA, Milena Cibele Dias De; MARQUES, Stella Da Costa, CAMARGOS, Vívian Cristy Gonçalves; PIMENTA, Bianca Júlia; SOUZA, Leandro Fernandes De; CAMARGOS, Vívian Cristy Gonçalves; SOUZA, Milena Cibele Dias De
    Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a importância das práticas sustentáveis no ambiente corporativo, enfatizando a necessidade de transparência e compromisso com os princípios de Ambiental, Social e Governança (ESG). O estudo foca na Groove, uma agência experimental acadêmica, e seu esforço para desenvolver estratégias de comunicação ESG para o Estádio Mineirão, notável por suas iniciativas sustentáveis. Por meio de análise contextual e pesquisa de mercado, a Groove projetou uma campanha para ampliar o engajamento do Mineirão com a sustentabilidade. O projeto destaca a contribuição da comunicação estratégica para o fortalecimento da imagem de marcas comprometidas com práticas responsáveis, demonstrando o impacto positivo que uma agência acadêmica pode ter na transformação das organizações e da sociedade.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O doce sabor das cores: um estudo sobre cores e chocolates que influenciam no consumo das crianças
    (2019-12) FONSECA, Bárbara Pereira; LARA, Bruno Cézar de Souza Castro; COSTA, Gabryela Alves
    O presente estudo visa entender de que maneira as cores influenciam na decisão de escolha das crianças. A partir de uma revisão bibliográfica sobre o comportamento do consumidor e a psicologia das cores, são apresentados como as cores estão relacionadas na decisão de escolha. Em seguida, foi realizada uma pesquisa exploratória, na qual instigamos cada criança a imaginar que era dona de uma “fantástica fábrica de chocolate”, utilizando da metodologia de análise de seus desenhos para tentar entender suas relações com as cores do produto utilizado. Entre outras conclusões, percebeu-se que as crianças de dez anos possuem percepção de marca associado às cores, uma vez que 14 das 18 embalagens imaginadas nos desenhos foram associadas às marcas que existem no mercado. O estudo foi realizado para facilitar o trabalho dos profissionais que atuam no mercado de marketing, publicidade e design, a fim que o resultado obtido pudesse ser utilizado pelos mesmos em estratégias mais assertivas em relação a influência que as cores possuem sobre os consumidores infantis
  • Monografia Acesso aberto
    UNIVERSO DOS GAMES: Aceitação das mulheres e grupos minoritários dentro dos jogos digitais
    (2021-12-07) Mendonça, Fellipe Martins; Lima, Leonardo Henrique da Silveira; Paula, Natália Lina Santos de; Pimenta, Pedro Henrique Costa; Santos, Sabrina Mendes Souza; Pereira, Samyra Zaidan; Brito, Sara Cristina do Nascimento
    O universo dos games foi, durante muito tempo, um local masculino e hoje, com a ascensão das pautas igualitárias, cada vez mais mulheres ocupam o lugar que é delas dentro dos jogos digitais. Para o público feminino, restava a representação de forma errônea com personagens hipersexualizadas e/ou que necessitavam do salvamento de uma figura masculina, gerando pouca ou nenhuma identificação deste público com as personagens. A indústria tem sido pressionada por representatividade em suas produções pelas quais vêm gerando uma maior presença das mulheres e outras minorias como consumidoras do produto. Pensando nisso, foi desenvolvido um trabalho com idealização teórica, que busca analisar os segmentos mercadológicos publicitários e da indústria gamer, finalizando com o desenvolvimento de uma campanha publicitária voltada para uma comunidade com a ideia de inclusão e aceitação das mulheres.
  • Plano de Negócios Acesso aberto
    A importância do rebranding no meio cultural
    (2021-12-14) Dias, Tatiane; Dornas, Yasmin; Junior, Sérgio; Nascimento, Pedro; Costa, Karen; Moreira, Ana; Simões, Aline
    Este Relatório tem como objetivo relacionar o branding, o rebranding e o posicionamento de uma empresa para poder se adaptar à atual situação do mercado de cultura em Belo Horizonte e região metropolitana. Além de estudos sobre os impactos da pandemia da Covid-19 no setor cultural brasileiro (AGUIAR 2021; VEIGA, 2021), foram consultados autores sobre Marketing (FIRJAN, 2019; ROGENSKI, 2020), Branding (BEDENDO,2019; VEIGA, 2020), Semiótica (SANTAELLA, 2010), e sobre a cultura, de uma forma geral (TYLOR, 1871; BOTELHO, 2001; TORQUATO, 2021). A proposta do Projeto foi criar uma agência de forma experimental, para atender às demandas de um cliente real na divulgação de um evento cultural, utilizando os conhecimentos propostos no curso e nos autores estudados. O ponto de vista considerado é a necessidade do rebranding, do posicionamento de identidade da marca da Secretaria de Cultura e Turismo de MG diante dos impactos da pandemia na cultura. Utilizamos na nossa campanha peças voltadas para o Instagram e que levam as pessoas não somente a conhecer o circuito pessoalmente, mas também o site que oferece visitas virtuais, assim como também foi planejado um jogo interativo com as obras dos museus que leva as pessoas a irem visitar as exposições para poder concluir suas fases. Realizamos a construção da persona que irá acompanhar a campanha e o jogo interativo criando interação com ambas as formas de atrair o público. Nossas peças gráficas se basearam em levar a ressignificação da palavra reencontrar incentivando a visitação nos espaços do Circuito Liberdade. Nosso embasamento para a elaboração da campanha foi feito através do relatório do briefing que mostrou a necessidade do cliente e a pesquisa de mercado feita com pessoas de todo o Brasil.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O IMPACTO DOS CINCO SENTIDOS PARA O BRANDING DE ORGANIZAÇÕES DO MERCADO DA CULTURA: Agência Sensor
    (2021-12-14) Pereira, Clara Marri; dos Santos, Lorrane Solano; de Oliveira, Lucas Telles; Silva, Natasha Galafassi; Nascimento Correa, Roney Laurent; de Senna e Souza, Victória Moura
    Com o objetivo de estudar em maior profundidade a relação entre marcas do mercado de cultura, a neurociência da comunicação e seu impacto no campo neurológico dos consumidores, o Marketing e o Branding Sensorial aparecem interligados quando o assunto é justificar como as marcas podem se beneficiar de estudos e pesquisas da neurociência. É importante compreender o que o público está buscando para além do produto e como as marcas poderão adequar suas experiências de maneira mais assertiva. O Marketing de Experiência, termo popularizado e descrito por Schmitt em 1999, é uma vertente advinda do Neuromarketing – estudo que utiliza tecnologias do campo da neurociência aplicadas ao marketing –, que ressignifica a forma como a comunicação é estruturada e contextualizada na jornada do consumidor. As organizações culturais não são pensadas para serem ambientes comerciais, no entanto, este estudo aponta os benefícios de estimular os cinco sentidos humanos na experiência mercadológica das pessoas perante o turismo cultural, e assim incentivar a revisitação e o word-of-mouth, ou “boca a boca”, da marca. O objetivo central do trabalho esteve atrelado também à criação de uma agência experimental, cujo cliente foi a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), em especial o Circuito Liberdade, bem como a formulação de campanha criativa para maior reconhecimento e aumento da frequência de visitação nos ambientes culturais. Como guia para as nossas ações, realizamos uma pesquisa utilizando o Google Forms, com a obtenção de 168 respostas sobre as experiências em museus, de modo a conhecer mais a fundo as opiniões daqueles que frequentam os espaços do Circuito Liberdade. Buscamos relacionar as motivações do público às peças criadas para a campanha, são elas: campanhas para a rede social Instagram, com peças que acentuam a identidade visual do Circuito Liberdade, adicionamos também impressos com curiosidades exclusivas sobre Belo Horizonte. Para além das peças estáticas, foi desenvolvido uma campanha audiovisual para incentivar as pessoas a terem uma experiência vívida com o Circuito Liberdade, sendo o carro chefe da campanha e descrito ao longo do documento.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    De que maneira a comunicação pode contribuir para a segurança de mulheres em eventos?
    (2021-12-07) Novazik, Ruben; Zanola, Marina; Tadim, Breno; Marques, Bárbara; Fernandes, Matheus; De Assis, Richard; Pereira, Julhia
    A Agência Conecta oferece aos clientes suporte, consultoria e planejamento de forma a unir descontração e responsabilidade social do início ao fim em eventos. Com busca direta a uma comunicação incisiva e clara, o intuito deste projeto é a conscientização social pré e pós festividades, estendida a todos os stakeholders da marca.Percebe-se que há grande lacuna no mercado de eventos sobre as temáticas de cunho social e também grande discrepância entre o diálogo de marca e suas ações contra injustiçasocial. Portanto é de grande importância a concepção de campanhas de conscientização esuas ações durante o evento. Idealizamos junto à YVY Destilaria, uma campanha de conscientização de causa social como objetivo de combater o assédio em eventos. Estabelecendo assim a criação de peças publicitárias destinadas ao ambiente do evento, OOH e redes sociais, além de ações concretas a favor da causa, como o disque denúncia e o estabelecimento de um ponto de apoio e recolhimento de denúncias. Visiona-se com esta campanha resultados em mudança de comportamento, segurança social e melhoria da percepção da empresa pela credibilidade e respeito pelo consumidor.