Segurança operacional: CRM fator humano
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Data
2020
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Engenharias
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Bento, Rafael Moura
Orientador
Garcia, Cleo Marcus
Coorientador
Campos,Antônio Carlos Vieira de
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo geral demonstrar como o CRM – Fator Humano pode desenvolver as Habilidades Interpessoais, ou seja, compreender de que forma o indivíduo pode aprimorar as habilidades interpessoais, dentre elas a comunicação tornando-a assertiva, para que seja eficiente nas atividades comportamentais associadas com o time de trabalho. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória com procedimento bibliográfico e documental por meio de livros, artigos, reportagens, regulamentos e leis. A abordagem utilizada foi qualitativa e quantitativa. A análise dos dados foi baseada em livros e documentos que abrangem a área da Comunicação, artigos e manuais de treinamento em CRM feita por meio de gráficos e quadros, analisados de acordo com a fundamentação teórica. Após criteriosa análise e identificação dos principais problemas constatou-se que aprimorar a capacidade de comunicação interpessoal e assertiva pode levar algum tempo, é algo que se desenvolve com a prática.
Palavras-chave
CRM, Fator humano, Habilidades interpessoais, Comunicação assertiva, Desenvolvimento