Discalculia: superação das dificuldades de ensino e de aprendizagem

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Data
2018
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Silveira, Cristiane dos Passos
Orientador
Carvalho, Dalmo Gomes de
Coorientador
Resumo
Faced with the various learning difficulties found in the classroom, especially in mathematics, the inability to develop calculations began to be studied, mainly to avoid the labeling of children who could present some disorder, both in the questions of calculations and interpretations of mathematical statements. In this way, the present study approaches the learning disorder in mathematics called dyscalculia, presenting concepts, definitions, and the investigation of possible ways of overcoming in discalculic children. The work consists of a bibliographical research based on authors such as: Palácios (1996); Falcão (2003); Cool (1996); Morais (1997); Brito (2001); Boyer (1996); Pozo (1998); Duarte (1987); Dante (2005) and others. Thus, the pretension is to expand the studies about dyscalculia, taking the theme into the school not as a matter of time, but as a permanent discussion, contemplating the various dimensions of the student's life, since the learning difficulties are not only caused by a factor.
Diante das diversas dificuldades de aprendizagem encontradas na sala de aula, sobretudo na disciplina de matemática, a inabilidade de desenvolver cálculos passou a ser estudada, principalmente para evitar a rotulação de crianças que poderiam apresentar algum transtorno, tanto nas questões de cálculos, como de interpretações de enunciados matemáticos. Desta forma, o presente estudo aborda o transtorno de aprendizagem em matemática denominada discalculia, apresentando conceitos, definições, e a investigação de possíveis formas de superação em crianças discalcúlicas. O trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica embasada em autores como: Palácios (1996); Falcão (2003); Cool (1996); Morais (1997); Brito (2001); Boyer (1996); Pozo (1998); Duarte (1987); Dante (2005) entre outros. Assim, a pretensão é de ampliação dos estudos acerca da discalculia, levando o tema para dentro da escola não como assunto pontual, mas como discussão permanente, contemplando as diversas dimensões da vida do aluno, visto que as dificuldades de aprendizagem não têm como causa apenas um fator.

Palavras-chave
Discalculia, Intervenção psicopedagógica, Distúrbio de aprendizagem
Citação
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