Programa de Pós-Graduação em Educação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Autor "Bollmann, Maria da Graça Nóbrega"
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Dissertação Acesso aberto Da concepção e funções da universidade ao plano de desenvolvimento institucional (PDI): estudo de caso da Universidade do Sul de Santa Catarina(2011) Schmitz Neto, Valter AlvesIn this research, it seeks to understand the concept of university, from a case study of Unisul, in its search to make an important social role in the process of the regional development. To this end, it analyzed the conception and functions of Unisul, while university, in the materiality expressed in the Institutional Development Plan (IDP). To achieve this goal, it identified the university project proposed, strategies, planning, institutional management, the process of institutional development, the regional integration, and especially the functions assumed by the higher education. In the perspective of the document analysis, it was made a comparative study between IDP 2005/2009 and IDP 2010/2014. The theoretical studies allowed the tension between the dimensions of IDP, the alignment in relation to the conception and function of the university, its political organization, teaching, management, and its role with the demands of the society. The identification of the project of university, based on the concepts of education and university, the principles of knowledge production, policies and guidelines for education expressed in the laws of national education to higher education and the university, were necessary to purposes of this study. They also were discussed: the principles of democracy and the university management that characterized IDP and its impacts on the development regional in the attendance of the expectations and demands of society. For this, it was a qualitative study of documentary character, which contributes to studies, especially about the conception, functions, political organization, and management-oriented teaching the principles of strategic planning expressed in the IDP. In summary, our results allowed us to identify elements to understand the linkage among categories analysis, comparing the different planning cycles expressed in IDPs: the university development, knowledge production, planning and management, and regional development, which underlie the Project designed by the UNISUL UniversityDissertação Acesso aberto O desafio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão nos Cursos de Pós-graduação Lato Senso na Unisul(2011) Freccia, Desirée de SouzaA indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão tem sido objeto de discussão constante nas universidade brasileira desde 1988 com a reforma constitucional, que pela primeira vez abordou diretamente a indissociabilidade: ensino, pesquisa e extensão. Porém a UNISUL desde sua origem ainda como Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina (FEESC) contemplava em seu projeto e respeitava esta indissociabilidade, mesmo antes da obrigatoriedade legal de 1988. Na perspectiva de compreender esta trajetória, esta busca de certa forma pioneira, empreendeu-se este estudo. O objetivo desta dissertação de mestrado focou-se em resgatar e analisar os projetos de pós-graduação lato sensu na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), no período entre 1980 e 1990, referente à sua situação quanto à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Iniciou-se contextualizando a pesquisa, contextualizando e conceituando os principais temas envoltos no objetivo acima mencionado: universidade, pós- graduação, Constituições Brasileiras. O percurso metodológico escolhido para operacionalizar a pesquisa foi a exploratória documental, pois acreditou-se que possibilitaria maior familiaridade com o objeto de estudo: através de relatórios institucionais levantados desde a fundação da referida universidade, onde constavam os objetivos da instituição e os cursos de pós-graduação lato sensu que a universidade ofereceu em seus primórdios e sua intenção ao oferecer estes. Assim constatou-se o pioneirismo no interesse em promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensãoDissertação Acesso aberto O direito à educação superior na perspectiva da inclusão social em Santa Catarina(2010) Borges, Renato JustinoResumo: A pesquisa intitulada ¿A Educação Superior no Estado de Santa Catarina, Brasil: Um estudo na perspectiva do direito a educação Superior iniciada em 2007, no Programa de Pós - graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) a qual esta dissertação se vincula, apresenta elementos para a compreensão do quadro educacional brasileiro, particularmente da educação superior. A educação, compreendida como um direito de todos, norteia a política nacional de inclusão educacional que almeja a efetivação da igualdade constitucional, no que se refere à inclusão educacional e, a partir dela à inclusão social. Voltamos o foco da investigação para o período de 2003 a 2008. O objeto de estudo prende-se à análise do contexto histórico da elaboração das políticas para a educação superior expressos em fontes de consulta, como as leis e os projetos de lei da educação superior do Poder Legislativo e do Poder Executivo e em dados coletados em depoimentos. O foco da pesquisa concentra-se na análise da oferta de vagas na educação superior pública e privada em relação à inclusão de jovens, ou seja, no atendimento da demanda no Estado de Santa Catarina naquele período. Buscamos entender o atendimento ao direito à educação superior nesse Estado, por meio da análise das políticas públicas educacionais e de outras iniciativas implantadas e mantidas pelos Governos Federal e Estadual no período e o seu impacto na expansão de vagas nos setores público e privado em relação à população demandante. A concepção de universidade, o quadro das mudanças na educação superior, seu impacto quantitativo, a globalização e sua influência na concepção de universidade também serão enfocados nas instituições de educação superior. A partir da análise da política da educação superior implantada antes e no período em estudo, pretendemos enfim examinar o impacto no atendimento ao direito entendido na perspectiva da inclusão social. Este estudo é de naturezaexploratória qualiquantitativa e utilizou dados disponibilizados em órgãos oficiais, como INEP, IBGE, entre outras fontes de consultas, assim possibilitou a compreensão da inclusão social, tema deste estudo, a partir do conhecimento da relação entre o número de vagas na educação superior e o número de jovens na idade de 18 a 24 anos do Brasil e em Santa Catarina. Portanto, ao elegermos a educação superior como tema do estudo para as reflexões na dissertação de mestrado procuramos contribuir com mais alguns aspectos para a compreensão da problemática em foco.Dissertação Acesso aberto Direito fundamental à educação de qualidade social(2016) Vieira, Franciele de Souza CaetanoO direito à educação apesar de estar amplamente presente na legislação brasileira, ainda carece de ser efetivamente aplicado. O presente trabalho discorre sobre a importância da efetivação deste direito entendendo-o como direito fundamental para cumprimento do princípio constitucional da Dignidade da Pessoa Humana inerente a cada aluno. A proposta desta pesquisa é discutir a efetividade do direito fundamental à educação de qualidade, conforme prevê o artigo 206, inciso VII da Constituição Federal e artigo 4º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Por compreender os diversos sentidos e significados que o termo qualidade pode assumir no campo educacional, priorizou-se a reflexão sobre a qualidade social da educação, baseando-se na perspectiva de qualidade democrática seguida no Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi). Dentre os insumos trazidos pelo CAQi para o cumprimento de um padrão mínimo nacional para efetivação do direito fundamental à educação de qualidade social, elegeu-se como essencial aprofundar a análise sobre a Remuneração Docente, por ser esse o fator de maior impacto no cálculo do Custo Aluno. Entendendo assim que aumentando o salário do professor, possivelmente contribui-se para a qualidade da educação. Em virtude da participação na pesquisa nacional "Remuneração de professores de escolas públicas da educação básica no contexto do Fundeb e do PSPN" e das diversas especificidades do magistério público de Florianópolis escolheu-se este município como locus de análise, por meio da apreciação da legislação e dos dados referente à remuneração docente entre o período de 2006 a 2013. Esta investigação realizou-se através de análises bibliográficas e documentais. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e também quantitativa em uma perspectiva dialética. As análises efetuadas no decorrer da pesquisa permitem supor que a rede municipal de Florianópolis atende a remuneração docente condigna conforme discrimina o CAQi, ao atrelar o aumento salarial à formação e aperfeiçoamento docente, contribuindo, neste aspecto, para a qualidade da educação.Dissertação Acesso aberto Educação e emancipação(2015) Mc Quade Junior, Henry BillO presente trabalho tem a intenção de contribuir com o debate em torno da educação, buscando nesta práxis social uma das chaves para outro caminho de construção para a liberdade e uma nova sociabilidade. Entendemos ser o pensamento marxiano um instrumental importantíssimo para apreender e compreender a realidade pelo pensamento, e se voltar à mesma realidade buscando transformá-la. Cremos que o caminho ontológico indicado por Lukács, na superação e incorporação das ideias de Marx e Engels, assim como o posterior movimento de Mészáros na esteira lukacsiana, nos coloca no embate com uma realidade diversa do momento de nascimento do pensamento marxiano, mas que mantém em linhas gerais a crítica aos condicionantes e as determinações do real, de um modo específico de sociabilidade, o capitalista. E que em seus esforços intelectuais ¿ dos pensadores que compõe a presente pesquisa - encontramos pistas para trilhar uma nova rota na superação de um sistema extremamente desumanizante e brutal, com o ser humano e com a natureza, e que podemos desvelar a educação de seu véu místico e nos reencontrar com esta práxis de potencial transformador, revolucionário e libertário. Retomaremos as contribuições essenciais do pensamento marxiano, da virada ontológica realizada por este pensador, mediado por estudos realizados por outros estudiosos do pensamento deste importante autor, para recompor em seguida as contribuições de Lukács e recolher as pistas que nos levem a compreender a educação em seu potencial revolucionário, transformador e libertador.Dissertação Acesso aberto Educação superior no Brasil(2013) Mello, Estefania TumenasAs discussões sobre o acesso e permanência à Educação Superior e as tentativas de ampliação vêm ganhando intensidade no Brasil. Principalmente através de algumas políticas educativas, houve um crescimento no acesso ao nível superior. Este estudo busca desvelar fatores que interferem no acesso e na permanência de jovens nas Instituições de Ensino Superior (IES), no âmbito das metas do Plano Nacional da Educação (PNE 2001 - 2011), que previa 30% de jovens entre 18 a 24 anos no ensino superior até 2011, mas somente 14,4% acessaram, em 2009. Desta forma, analisamos alguns fatores que dificultam, ou até impedem, o acesso ao nível superior, como o analfabetismo, a situação socioeconômica, a relação idade versus nível escolar e a frequência e qualidade do Ensino Médio. Consideramos também, como forma de aumentar o numero de jovens na Educação Superior, algumas políticas de acesso, e elegemos, dentre outras políticas, o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos à estudantes de baixa renda, e o programa de Cotas universidades, como política afirmativa para a inclusão por etnia. Para a compreensão do atual contexto, discutimos os rebatimentos da globalização na educação e na universidade, e fizemos uma recapitulação da história da criação da universidade brasileira, como uma forma de entender os reflexos do acesso e da permanência nas IES. Para a realização desta pesquisa, optamos por trabalhar no campo do materialismo histórico-dialético, e nos servimos da análise bibliográfica, análise documental e dados quantitativos oficiais.Dissertação Acesso aberto Implantação do piso salarial profissional nacional no magistério público estadual de Santa Catarina: resultados da ação sindical(2018) Souza, Débora deThe present study was developed based on the Education, History and Politics research field of the Post Graduate Program of the Universidade do Sul de Santa Catarina. It aims to investigate the action of the Santa Catarina’s Public Education Labor Union in the implementation of the National Professional Minimum Wage. The Minimum Wage Law n.11.738, from July 16th, 2008 became the main instrument to promote better conditions for the public basic education teaching. The effort to appreciate the professional teaching class has a long history and it is embedded in legal mechanisms designed to enable the payment of a national minimum wage, such as the Federal Constitution of 1988, the Law n.9.394 from December 20th, 1996 (Educational Laws and Guidelines), the Law n.9.424, from December 24th, 1996 (Maintenance and Development of the Elementary Education and Enhancement of Teaching Professionals Fund Law) and Law n. 11.494 from June 20th, 2007 (Maintenance and Development of the Basic Education and Enhancement of Education Professionals Fund Law). In Santa Catarina State the Minimum Wage Law was not applied immediately due to a former Governor decision, together with other four governors, to submit the matter as a Direct Action of Unconstitutionality at the Federal Supreme Court. In 2011, the Federal Supreme Court manifested itself through the constitutionality of the Law of the Minimum Wage and determined its immediate application, however in Santa Catarina State the government did not express an intention to abide by the decision, compelling teachers engage through the union mobilization in one of the longest strikes in the history of category. In order to ratify the importance labor union efforts for the appreciation of the teaching class, a historical survey was carried out to analyze the Brazilian legislation and show the precarious conditions of the teaching salaries. It was also carried out an inquiry to analyze the results achieved by the efforts promoted by the Public Education Labor Union for the improvement of the teachers´ salaries. After presenting the historical background, it highlighted the main conflicts occurred during the 2011 strike, presenting relevant aspects of the legal measures adopted by the legislature for the payment of the minimum wage. When analyzing the data related to the implementation period in the Santa Catarina’s teaching activity, this study aims to contribute to the national research financed by the Improvement of Higher Education Coordination whose title is "Remuneration of Public Schools Basic Education Teachers in the Context of the FUNDEB and PSPN". This research investigates the Elementary Education and Enhancement of Teaching Professionals Fund and National Professional Minimum Wage impacts on the remuneration structure of public elementary school teachers in 12 Brazilian states and their capitals between 2006 and 2013.Dissertação Acesso aberto A práxis pedagógica do profissional da educação infantil: um estudo pautado na formação docente(2004) Miguel, Vera Lúcia Cardoso PereiraTeoricamente, lo ideal de la educación és fundamentado en enseñar, cuidar y brincar. El concepto de esas tres acciones vienen siendo repasado en la formaciones de educadores de las crianzas con edad de cero asta seis años. A pesar de la integración en medio de esas concepciones, la práctica de ases profesionales es generalmente basada en el asistencialismo, acondicionando la situación de los mismos en la defensa, en la protección y en la alimentación de las crianzas. Considerando como ser histórico-social que és, la práctica del educador, cuidar y brincar, debe ser integrada com objetivo de promover una formación volteada al ejercicio de la ciudadanía y a la convivencia social, factores estés esenciales para el desenvolvimiento infantil. Relaciónense a este estudo las implicaciones de la teoría en la actuación de los profesionales de la educación infantil, enfatizando la actuación, el conocimiento profundo y crítico de la realidad de la crianza, desenvolviendo un aprendiz hado orientado en las situaciones de cuidados y entretenimientos en conjunto con los alumnos por medio del proceso de la interacción. Debiese no solamente repensar la práctica, como la formación del profesional de la educación infantil diseccionándola para un trabajo del aprendizajes diversificados y significativos que garantían una formación culturalmente valiosa, y también praderosa y saludable a las crianzas. Una vez repensada la práctica reflexiva, crítica y creativa tornase una consecuencia de montante ventajoso a la crianza, a las instituciones de la educación infantil y al propio educador.