Programa de Pós-Graduação em Administração
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Administração por Autor "Ana Cristina de Faria"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto O endomarketing como fator motivacional no departamento acadêmico de linguagem, tecnologia, educação e ciência- DALTEC/IFSC(2023-02-24) Ana Cristina de FariaO endomarketing tem como objetivo criar um ambiente positivo e motivador para os funcionários dentro das organizações, fomentando a cultura, valores e objetivos da empresa para melhorar a satisfação e o engajamento dos colaboradores. Pode ser utilizado em organizações de todos os tamanhos e segmentos, sendo uma ferramenta importante para aprimorar a performance das organizações e auxiliar na retenção de talentos. A pesquisa teve como objetivo analisar as práticas de endomarketing e de que modo atuam como fator motivacional no setor de Registro Acadêmico do DALTEC do Instituto Federal de Santa Catarina. Como método de coleta de dados foi utilizado a entrevista e como resultados do estudo, buscou-se apresentar a percepção dos servidores em relação à capacitação, interação com a instituição, correlacionando o Registro acadêmico, o uso das ferramentas de endomarketing e a motivação dos servidores. Chega-se à conclusão de que o Instituto Federal apresenta um relevante potencial para desenvolver um programa de endomarketing, por possuir qualidade na educação e credibilidade na sociedade, o que determina a permanência de seus Câmpus nas regiões em que foram implantados, mas não torna o endomarketing, de fato, um meio de informação, comunicação e desenvolvimento perante seu público interno em especial seus servidores. A pesquisa foi relevante por possibilitar uma compreensão do endomarketing e sua relação com a motivação dos servidores do Registro Acadêmico do DALTEC do IFSC e ajudar esta instituição de ensino e outras a conhecer e implementar o endomarketing como forma de melhoria institucional.