Programa de Pós-Graduação em Administração

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  • Tese Acesso aberto
    Cidades Saudáveis, Inteligentes e Sustentáveis: proposição de um framework de gestão para o financiamento da sustentabilidade
    (2024-02) BOCA SANTA, Stephane Louise
    A evolução urbana, impulsionada por mudanças na organização produtiva, demanda reestruturação do planejamento das cidades. Modelos de cidades sustentáveis surgem, mas há necessidade de financiá-las para que a transformação possa acontecer. Por isso, envolver os stakeholders no processo de financiamento poderá contribuir com iniciativas que promovam desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, formulou-se a seguinte questão-problema: Como realizar o financiamento de ações estratégicas de cidades saudáveis, inteligentes e sustentáveis, considerando o engajamento dos stakeholders? Visando responder esta questão-problema, tem-se como objetivo geral: analisar o financiamento de ações estratégicas de cidades saudáveis, inteligentes e sustentáveis, considerando o engajamento dos stakeholders. Ainda, buscando atender este objetivo geral, formulou-se os seguintes objetivos específicos: (a) Identificar os indicadores e subindicadores de cidades saudáveis, inteligentes e sustentáveis mais citados na literatura; (b) Descrever as melhores práticas de cidades saudáveis, inteligentes e sustentáveis; (c) Mapear os interesses e a forma de engajamento dos stakeholders; (d) Relacionar as fontes e alternativas de fomento para a implementação de ações estratégicas de cidades saudáveis, inteligentes e sustentáveis; (e) Propor um framework de financiamento de cidades saudáveis, inteligentes e sustentáveis. Metodologicamente, esta pesquisa é considerada pós-positivista, focada nas ciências sociais, utiliza abordagens indutivas e dedutivas para analisar a gestão e tomada de decisão em cidades, coletando dados qualitativos e explorando temas emergentes como o financiamento urbano. Utiliza estudos de caso para entender perspectivas de stakeholders, especialistas e a população. Como resultados, foram identificados os indicadores e subindicadores mais citados na literatura, desenvolvendo um modelo com 10 indicadores e 75 subindicadores. As melhores práticas foram descritas e validadas por especialistas e a população de Florianópolis. O engajamento dos stakeholders mostrou-se relevante para a sustentabilidade urbana por meio de contribuição financeira e trabalho voluntário. Por fim, um framework de financiamento da sustentabilidade em cidades foi proposto, o qual poderá auxiliar gestores municipais a definir uma forma de financiar projetos e ações. Esta pesquisa, também tem limitações, como o método utilizado, gerando assim, a oportunidade de trabalhos futuros, como novas abordagens metodológicas para discutir esta temática.
  • Dissertação Acesso aberto
    Características do atributo de valor da atratividade em instituições de ensino superior privada, sob a ótica dos estudantes
    (2024-06) MARQUES, Fernanda
    A história das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil começou com a chegada da família real em 1808. As primeiras IES nacionais surgiram por volta dos anos 1910, 1920, mas só foi na década de 90 que as IES passaram a ser consideradas um negócio. A privatização do ensino superior promove uma oferta maior da educação superior e uma acirrada competição entre as IES privadas, que precisam trabalhar com os fatores de atratividade para captar estudantes. Portanto, essa competição faz com que a IES busque estar alinhada à satisfação do aluno que de certa forma é um de seus objetivos principais. De acordo com dados do Censo de Educação Superior - INEP (2023) o ensino privado detém a maioria das IES, representando um percentual de 88% das instituições de educação superior privadas no Brasil. Esse dado nos mostra como a demanda das IES privadas está alta e o quanto os fatores de atratividade se tornam importantes em um mercado repleto de opções. Visto isso, este trabalho se propôs a pesquisar quais os atributos de valor que caracterizam a atratividade institucional das IES privadas, na visão dos estudantes. Para alcançar esse propósito, utilizou-se métodos classificados como quantitativa, descritiva e survey. A população do presente estudo foi composta por estudantes pertencentes a instituições privadas, sediadas no Brasil, devidamente ativas e cadastradas na plataforma do ministério da educação. Classificadas na categoria administrativa como sendo “privadas com fins lucrativos” e com tipo de organização acadêmica categorizada em faculdade, centro universitário e universidade. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário feito no Google Forms que foi distribuído por meio de sistema eletrônico de mensagem (whatsapp, e-mail) para vários alunos de diversos estados do Brasil. Esta pesquisa fez uso da modelagem de equações estruturais e como método de estimação, mínimos quadrados parciais (SEM-PLS). A análise dos dados foi feita por meio do software smart PLS. Os resultados indicaram uma população jovem, sendo a maioria pertencente à graduação, à Universidades, estando no início do curso. Boa parte dos indicadores foi validado, os atributos intangíveis e os de rapport tiveram todos seus indicadores validados, mostrando que os respondentes classificaram mais questões subjetivas como atrativas (marca, imagem, percepção relativa) do que tangíveis. Por meio dos resultados encontrados é possível observar que os índices de contribuição de cada indicador nos construtos possibilitam sugerir rotas estratégias de gestão para a geração da atratividade nas IES privadas brasileiras. Nesse sentido, considerando-se a avaliação dos indicadores que foram validados em cada construto do modelo, uma das rotas estratégicas e sugestão do presente estudo para que as IES concentrem suas ações de atratividade focadas nos aspectos relacionados ao constructo validados.
  • Dissertação Acesso fechado
    Compras Públicas Eletrônicas: Avaliação Multicritério de Desempenho do Pregão Eletrônico em uma Secretaria do Estado de Santa Catarina
    (2024-02) VENDRUSCOLO, Mariana Tagliari
    A Administração Pública, inspirada na iniciativa privada, tem se dedicado a mensurar seu desempenho. O processo de compras públicas eletrônicas envolve grandes recursos públicos, e um número significativo de partes interessadas, o que torna a avaliação de desempenho um desafio. Como órgão do Poder Executivo catarinense a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina desempenha a atribuição das compras públicas eletrônicas pela modalidade licitatória do Pregão Eletrônico. O processo de contratação é complexo, pois envolve atribuições da Secretaria de garantir a execução das penas e medidas socioeducativas, diversidade de objetos licitados, responsabilidade com o bom uso do erário, obediência aos preceitos e normas legais além da burocracia e diversos setores, servidores e interesses. Assim, este trabalho tem como objetivo construir um modelo de avaliação de desempenho do Pregão Eletrônico para apoiar a gestão da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina. Metodologicamente, a pesquisa adotou a abordagem construtivista, os fundamentos da Design Science Research e o protocolo Multicriteria Decision Aid – Constructivist (MCDA-C). Desta forma, este trabalho permitiu conhecer e mensurar os aspectos julgados pelo Secretaria como essenciais à gestão do Pregão Eletrônico evidenciando os pontos fortes e fracos deste processo e traçando ações para identificar oportunidades de melhorias. Com a utilização de uma abordagem construtivista para apoiar a gestão, foram incorporadas no modelo as singularidades do contexto e os valores do decisor, assim, favorecendo a legitimidade. Os principais resultados encontrados com a construção do modelo foram: (i) construção de um modelo multicritério operacionalizado por um conjunto de escalas ordinais e cardiais, composto por 48 descritores, agrupados em quatro áreas estratégicas de preocupação: Planejamento, Recursos, Resultado e Controle, que evidenciaram e mensuraram o Status Quo do perfil de desempenho; (ii) evidenciação, em forma gráfica e numérica, das atividades em nível de desempenho comprometedor, normal e de excelência; e (iii) ilustração do processo para gerar ações de aperfeiçoamento de maneira a melhorar o desempenho das atividades críticas e assim criar as condições para potencializar os resultados da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa. A avaliação de desempenho global do Pregão Eletrônico foi de 73,4 pontos. Os resultados indicam que o Pregão Eletrônico está satisfatório, mas há áreas de melhoria, especialmente nos PVFs de Recursos e Controle. O modelo permite monitorar o processo e tomar decisões proativas para garantir a eficiência das compras públicas eletrônicas. A pesquisa contribui para a gestão pública ao oferecer um modelo inovador para avaliar o Pregão Eletrônico em sua totalidade. As implicações práticas incluem o aprimoramento do conhecimento dos gestores sobre o processo decisório do Pregão Eletrônico e a identificação de áreas de melhoria pela Secretaria. Teoricamente, o estudo contribui para a literatura sobre Avaliação de Desempenho em compras públicas eletrônicas, ao oferecer um modelo abrangente que avalia todas as etapas do processo de forma integrada.
  • Dissertação Acesso aberto
    CAPITAL INTELECTUAL E CAPACIDADE DE INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE NA POLÍCIA PENAL DE SANTA CATARINA
    (2024-05) SIMONIN,, Juliana Cancelier
    À medida que as organizações, independentemente de serem públicas ou privadas, evoluem, torna-se essencial a incorporação de conhecimento para enriquecer sua base de capital humano. Nesse contexto, a gestão do capital intelectual desempenha um papel crucial ao interagir com a capacidade de inovação visando monitorar a vantagem competitiva no ambiente contemporâneo que está inserido. O proposito deste estudo foi o de compreender por meio de uma análise da intersecção entre o capital intelectual, e a relação dos constructos, capital humano, estrutural e o relacional com a capacidade de inovação organizacional da Polícia Penal de Santa Catarina pela percepção das policiais penais. Para alcançar esse objetivo, foi utilizado a abordagem de pesquisa quantitativa, como estratégia de coleta de dados a estratégia para coleta de dados, o levantamento (survey) foi adequado ao objetivo do estudo. Como técnica de coleta de dados, a aplicação de um questionário auto administrado com 32 questões objetivas e estruturadas a partir da escala Likert com cinco variáveis, aplicado aos policiais penais da instituição, resultando em uma amostra de 220 participantes. No processo de análise dos dados, foi empregado a modelagem de equações estruturais para investigar as hipóteses da pesquisa, sendo validadas pela avaliação do modelo de mensuração estrutural. A análise quantitativa final abordou 26 variáveis, agrupadas nos construtos delineados na pesquisa. Os resultados apontaram há uma relação positiva entre o capital humano e a capacidade de inovação de processos e organizacional. Demostrou relação positiva entre o capital relacional e a capacidade de inovação de processos e organizacional, relação positiva entre o capital estrutural e a capacidade de inovação de processos e organizacional e respondeu à questão norteadora do estudo suportando positivamente que o capital intelectual impulsiona a capacidade de inovação do departamento de Polícia Penal. Conclui-se que que os investimentos em capital humano, estrutural e relacional, como elementos fundamentais do capital intelectual, são importantes para aumentar a eficiência e a capacidade de inovação na organização. Portanto, a investigação pode auxiliar os gestores do departamento de polícia penal de SC na definição de políticas e estratégias voltadas a melhorias na dimensão do capital intelectual e sua capacidade de inovação, uma vez que identifica recursos e capacidades que contribuem com a geração de inovações neste contexto, bem como a intensidade desta contribuição.
  • Tese Acesso aberto
    Environmental, Social and Governance (ESG): uma teoria substantiva relativa ao processo de implementação em cooperativas de crédito no Brasil
    (0024-04) souza, Claudemir José de
    A presente pesquisa apresenta uma teoria substantiva relativa ao processo de implementação do ESG em cooperativas de crédito do Brasil. O estudo foi realizado entre os anos de 2022 à 2024, ao longo de 17 meses de imersão nos dados. A presente pesquisa utilizou como framework conceitual a Teoria dos Stakeholders e como abordagem metodológica a Grounded Theory, tendo como base o modelo paradigmático de Corbin e Strauss (2015) alinhado com o construtivismo de Charmaz (2009) e os modelos Marchi (2014), Uhlman (2017), Werlang (2018) e Medeiros (2021). Neste contexto, para responder a questão de como ocorre o processo de implementação do ESG nestas instituições e quais são as condicionantes externas e internas, as ações e interações e as consequências e resultados deste fenômeno, buscou-se atender aos objetivos desenvolvendo um modelo teórico explicativo acerca do fenômeno e para isso, atendeu-se aos objetivos específicos através da fundamentação metodológica da Grounded Theory que subsidiou o processo utilizado para a geração da teoria substantiva relativa ao fenômeno, identificando os drivers (condicionantes externos e internos) e as barreiras para o processo de implementação e revelando as relações entre os condicionantes, estratégias (ações/interações) e as consequências/resultados emergentes e, na sequência da pesquisa retornou-se a literatura científica para descrever os paralelos entre a teoria substantiva gerada e a literatura. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com 19 gestores de cooperativas de crédito e cruzados com os demais materiais disponibilizados ao longo do processo de imersão no locus de pesquisa. Um conjunto de categorias emergiu dos dados juntamente com 18 proposições relativas ao processo de implementação do ESG nas cooperativas de crédito que dialogam com a literatura científica. A teoria substantiva gerada possui como condicionantes externas e internas: “Princípios do Cooperativismo”, “Desenvolvimento Sustentável”, “Mudanças Regulatórias/Normativas e de Políticas Públicas”, “Ecossistema Cooperativista e Financeiro”, “Cultura e Pessoas”, “Alta Direção (executivos e gestores)”, “Riscos e Oportunidades”, “Ações ESG pré-existentes no sistema” e “Disponibilidade de Recursos Financeiros, Humanos e Tecnológicos”; enquanto que as ações e interações são: “Integrando o ESG na Estratégia”, “Realizando Benchmarking e realizando parcerias estratégicas”, “Trabalhando a educação, formação e a informação sobre o ESG (gestores e colaboradores)”, “Construindo a Matriz de Materialidade”, “Monitorando ESG: definindo objetivos, metas, estratégias e métricas” e “Formalizando, registrando e divulgando as práticas ESG” e as consequências/resultados do fenômeno analisado conforme destacados: a) alinhamento estratégico sustentável sistêmico; b) aperfeiçoamento da gestão de stakeholders; c) gestão de riscos ESG e fortalecimento da resiliência organizacional; d) fortalecimento da cultura organizacional; e) aprendizado contínuo e conscientização sobre ESG; f) aprimoramento da transparência e comunicação; g) avaliação e monitoramento da Jornada ESG; e h) inovação em processos, produtos e serviços financeiros sustentáveis. Após a validação da teoria substantiva e o retorno à literatura, concluiu-se que a tese ampliou o entendimento quanto ao processo de implementação do ESG nas cooperativas de crédito quando sistematizou os condicionantes, as ações/interações e as consequências/resultados e apresentou, de forma estruturada, conjunta e detalhada, um modelo empírico conceitual.
  • Tese Acesso fechado
    AVALIAÇÃO DA MATURIDADE DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS BRASILEIROS EM ADERIR A UM PLANO DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE INTEGRIDADE, ALINHADO AS ESTRUTURAS REGULATÓRIAS
    (2024-03) SILVA, Alexsandro da
    A administração pública brasileira tem demonstrado crescente interesse pela gestão da integridade nos últimos anos. No entanto, faz-se necessário ponderar, que apenas as medidas punitivas tradicionais por si só não são eficazes, e que estas devem ser combinadas com mecanismos preventivos de fortalecimento ao cumprimento de princípios éticos, boas práticas de gestão e normas legais. Na busca desta combinação e mecanismos, surge os programas de integridade, estabelecidos como conjuntos estruturados de ações, realizadas em organizações públicas, sociais ou privadas, direcionadas a prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e corrupção. Percebe-se, a presença da teoria institucional a através do isomorfismo coercitivo na implantação e implementação dos programas ou planos de integridade na administração pública, uma vez que há normas que regulamentam o tema, com capacidade e competência a fim de realizar exigências quanto a sua execução. Construído o plano ou programa de integridade, quando da sua implementação, é possível perceber a existência do isomorfismo mimético e normativo. Neste sentido, a presente tese tem o objetivo geral de desenvolver um modelo para avaliação do nível de maturidade de gestão de risco de integridade na Administração Pública Brasileira, sob a ótica da Teoria Institucional por meio do desenvolvimento de uma proposta de um framework de maturidade. A análise utilizada resultou na avaliação da maturidade de integridade e a gestão de riscos de integridade, na integração de componentes a fim de avaliar o nível e grau de maturidade, a descrição dos riscos, dos controles e a definição das respostas aos riscos. Assim, para o desenvolvimento do modelo de maturidade foi estabelecido, descritivo, com foco nos planos de integridade dos órgãos públicos brasileiros, e da avaliação de maturidade de gestão de riscos de integridade. Foi estabelecido o modelo orientado a 5 dimensões (áreas de foco) com base no Decreto 9.203/2017 e a IN MP CGU n° 01/2016, 5 níveis de maturidade e com 50 perguntas. Com isso, o modelo desenvolvido permite avaliar o nível de maturidade da gestão de risco de integridade, a partir de um questionário estabelecido para cada dimensão e das capacidades deste. Para validar o modelo, a ferramenta desenvolvida em Excel, contendo as perguntas e a estruturação da avaliação desenvolvida no modelo, foi encaminhado a especialistas, com o intuito de coletar percepções e sugestões acerca da estrutura dos elementos que o compõem. Após a avaliação deste instrumento, foi realizado a aplicação do modelo de maturidade de gestão de integridade em 4 (quatro) órgãos públicos catarinense, sendo 1 (uma) secretaria executiva, 1 (um) autarquia especial, 1 (uma) empresa pública e um órgão vinculado à uma secretaria executiva, ou seja, órgãos distintos da administração pública direta e indireta. Os responsáveis pela Diretoria, coordenadoria ou gerência, de cada órgão público, objeto da pesquisa puderam apresentar sua avaliação quando a maturidade, a partir de sua visão, possibilitando avaliar o seu nível.
  • Tese Acesso aberto
    CERTIFICAÇÃO ECOINOVADORA PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA: UM MODELO DE CERTIFICAÇÃO DE ECOINOVAÇÃO PARA AS INDÚSTRIAS CERÂMICAS BRASILEIRAS ADAPATADO DA ISO 56002 Florianópolis 2024
    (2014-02) Jonas Schneider
    Desenvolver e avaliar a aplicabilidade de um framework de certificação em inovação ambiental, específico para a indústria cerâmica brasileira, fundamentado na norma ISO 56002. Com o objetivo de abordar a lacuna existente na literatura sobre práticas de ecoinovação e gestão sustentável neste setor, o estudo investiga teorias, normativas e práticas que podem ser consideradas na implementação de um modelo de certificação que promova a sustentabilidade ambiental e a inovação verde. Através da análise de casos e da validação prática em indústrias cerâmicas, busca-se contribuir para o avanço do conhecimento na área de inovação ambiental, oferecendo insights teóricos e aplicáveis para o desenvolvimento sustentável da indústria cerâmica brasileira, alinhando-se assim aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
  • Dissertação Acesso aberto
    Processos de normalização dos internos de uma instituição de segurança socioeducativa: um estudo do Centro de Atendimento Socioeducativo de São José
    (2024-02) MENEZES, Samira Birck de
    Este estudo aborda os desafios e as estratégias relacionadas aos processos de normalização dos internos em uma unidade socioeducativa específica, o Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de São José. A importância desses processos reside na necessidade de estudos críticos para realizar uma melhor construção do sistema socioeducativo. Esta dissertação tem como objetivo geral analisar os processos de normalização dos jovens catarinenses internados no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de São José. Trata-se este, metodologicamente, de um estudo de caso único, de paradigma interpretativista, método indutivo, de abordagem qualitativa, com um corte transversal. A coleta de dados combina a utilização de base teórica, documentos disponíveis, entrevistas semiestruturadas realizadas com doze profissionais da instituição, dentre servidores do corpo técnico, agentes de segurança socioeducativos e pessoas em cargos de chefia, além de observação direta das atividades diárias dos internos, coletados entre os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024. A triangulação é utilizada na análise dos dados coletados. O objeto da pesquisa é o CASE de São José, que está localizado no estado de Santa Catarina, no município de São José, e abriga jovens que cumprem medidas de internação entre 12 e 21 anos, em decorrência de atos infracionais que cometeram até os 18 anos de idade. A capacidade da instituição é de 70 internos em medida de internação definitiva, e a equipe multidisciplinar possui contato direto com esses jovens. No decorrer do estudo, foram utilizados, tendo como base teórica principal os escritos de Michel Foucault sobre a genealogia do poder, as categorias: microfísica do poder, relações de poder-saber, positividade do poder, poder-resistência e normalização. Ainda, foram identificados como elementos-chave nos processos de normalização dos internos desta instituição, os seguintes: o poder disciplinar, as práticas de sujeição, a vigilância constante, o controle do espaço e do tempo, a sanção normalizadora, o exame, a ação pedagógica, a estigmatização, os agentes de segurança socioeducativos e, por fim, as contracondutas. Os resultados indicam que efetivamente foram constatados processos de normalização dentro do CASE de São José, todavia, há ainda alguns elementos que diferem, como o cuidado de alguns profissionais com a individualização dos internos. Entretanto, desafios persistem, como a necessidade de adaptar os programas institucionais às diferentes necessidades dos internos. Este estudo contribui para a compreensão dos desafios associados aos processos de normalização no CASE de São José, fornecendo elementos críticos para fins de problematizar as práticas perpetuadas, com o intuito de repensar o sistema perpetuado, sugerindo-se novas pesquisas em outras unidades socioeducativas. Conclui-se, assim, pela presença de elementos referentes aos processos de normalização dos internos do CASE de São José, que acontecem devido a várias práticas perpetuadas dentro da unidade. Todavia, em face da ausência de estudos diretamente com os internos, não foi possível aprofundar como acontece a internalização desses processos, sugerindo-se novos estudos abordando esse tema.
  • Dissertação Acesso aberto
    ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE A PERCEPÇÃO DO DESEMPENHO DO SERVIÇO E CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS E DEMOGRÁFICAS DOS ESTUDANTES: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA PRIVADA DE ENSINO TÉCNICO
    (2023-12) CENSI, Rodrigo
    O objetivo da presente pesquisa foi analisar a relação entre a performance do serviço e as características socioeconômicas e demográficas dos estudantes de uma escola privada de ensino técnico em Florianópolis. A pesquisa desenvolvida foi quantitativa, descritiva, tipo levantamento, com questionário HEdPERF adaptado com 35 itens, utilizando a escala de diferencial semântico de Osgood, amostra final de 197 respondentes, confiabilidade e índices de ajuste em linha com a literatura, e análise por meio de estatística descritiva, ANOVA, e teste Post-Hoc de Tukey. Foi possível concluir que há diferença de percepção de qualidade dos cursos de acordo com as variáveis Período (turno), Sexo, Escolaridade, Número de filhos, Semestre e Faixa de Renda dos estudantes. Estes achados estão parcialmente de acordo com a literatura anterior. Por outro lado, foi possível concluir que não há diferença de percepção de qualidade dos cursos de acordo com as variáveis Curso, Cor ou Raça, Estado civil, Faixa etária, Número de Dependentes e Natureza da Escola do Ensino Médio. Estes achados estão parcialmente de acordo com a literatura revisada.
  • Dissertação Acesso aberto
    Reeducando com Sustentabilidade: O Papel dos 10R’s suportados pela Inovação na Promoção da Economia Circular em Ambientes Penitenciários de SC
    (2024-02) SEHNEN, Simone; VEIGA, Patricia Mayer
    Este estudo visa preencher a lacuna de conhecimento sobre a aplicação dos princípios da economia circular, especificamente os 10R’s (Recusar, Reduzir, Reutilizar, Renovar, Reparar, Recuperar, Reciclar, Reintegrar, Responsabilizar e Respeitar), em contextos penitenciários, com foco nas penitenciárias estaduais catarinenses. O gap identificado reside na escassez de pesquisas que explorem como a inovação apoiada pelos 10R’s pode contribuir para a transição para a economia circular em ambientes prisionais, um contexto até então pouco explorado pela literatura de gestão ambiental e sustentabilidade. O objetivo principal deste estudo é analisar como os 10R’s, como uma alternativa suportada pela inovação, podem servir de base para a transição para a economia circular em penitenciárias estaduais catarinenses, identificando oportunidades e desafios nesta implementação. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com o uso de estudos de caso múltiplos em diferentes penitenciárias do estado de Santa Catarina. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com gestores prisionais, funcionários, e presos, além de análise documental de relatórios de sustentabilidade e políticas públicas relacionadas. Os resultados revelaram que a implementação dos 10R’s em penitenciárias traz benefícios significativos, incluindo a redução de custos operacionais, a promoção da reabilitação e do empoderamento dos presos, e a contribuição para a sustentabilidade ambiental. No entanto, desafios como a falta de conhecimento técnico, resistência cultural à mudança, e limitações financeiras foram identificados como barreiras à implementação completa. O estudo conclui que, apesar dos desafios existentes, a adoção dos 10R’s em penitenciárias estaduais catarinenses é viável e benéfica, servindo como um modelo inovador para a promoção da economia circular em contextos prisionais. Esta pesquisa contribui para a literatura sobre economia circular e gestão de resíduos em ambientes específicos, oferecendo insights práticos para gestores prisionais, formuladores de políticas públicas, e a comunidade acadêmica. Além disso, destaca o papel das penitenciárias como agentes de transformação social e ambiental.
  • Dissertação Acesso aberto
    AS PREMISSAS DO SISTEMA B E AS EMPRESAS PRIVADAS QUE ATUAM NO SISTEMA PRISIONAL: o caso do Complexo Penitenciário do Estado - COPE
    (2023-09) SILVEIRA, Gabriel Airton da
    Este estudo buscou analisar as características de uma empresa do setor segurança eletrônica, redes, comunicação e energia que atua no sistema prisional e seu alinhamento com as premissas de empresas B. A pesquisa foi realizada na Penitenciária de São Pedro de Alcântara (COPE) e no parque fabril da Empresa Delta no município de São José/SC. Entre os sujeitos pesquisados estão cinco colaboradores da Empresa Delta. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados: roteiro de entrevistas e acesso a dados secundários via website, relatórios técnicos e de sustentabilidade, documentos legais e flyers de divulgação. Os resultados da pesquisa evidenciam que: a Empresa Delta juntamente com sua oficina de trabalho no COPE, atingem os cinco pilares de avaliação do Sistema B que são Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidades e Meio ambiente. Estes pilares estão inseridos e muito bem definidos nas atividades da empresa estuda, e da mesma forma na oficina de trabalho dos presos na Penitenciária de São Pedro de Alcântara. Diante dos achados principalmente nos dados secundários que a Empresa Delta possui plenas condições para ser habilitada com a certificação de Empresa B. A principal conclusão do estudo: é que empresas que possuem responsabilidade social como a Empresa Delta, presam muito pela imagem que é transmitida aos seus clientes ante a saúde física e mental de seus trabalhadores; preocupação na emprega de produtos de qualidades a seus clientes; consciência que suas práticas ambientais trarão reflexos positivos para um mundo melhor; preocupação com a comunidade local, implementando práticas de diversidade, equidade, inclusão, engajamento cívico, impacto econômico, doações e caridade; e por último as práticas de governança que são relacionadas com a missão geral da empresa, englobando o engajamento em torno de impacto socioambiental, ética e transparência. Por fim, seria necessário por parte do Sistema B Brasil uma maior divulgação do seu sistema e a forma de certificação, visto que nas entrevistas dos colaboradores da empresa, nenhum conhecia o que era uma Empresa B.
  • Tese Acesso fechado
    Racionalidade substantiva nas ações de inovação social em organizações da sociedade civil
    (0023-12) BERNARDES, Leandro dos Santos
    As inovações sociais tornaram-se um campo de estudo recorrente nas pesquisas científicas. Um campo de estudo abrangente, que integra fundamentos de diversas disciplinas e sem uma unanimidade conceitual entre os pesquisadores, a inovação social tem uma característica comum entre todas as tentativas de conceituá-la, a qual reside na construção coletiva para gerar soluções para problemas sociais. Nesse sentido, a operacionalização de iniciativas de inovação social, dado o caráter da construção coletiva, tem sido afeto para as organizações da sociedade civil, uma vez que estas organizações não possuem em sua essência a perseguição do lucro como resultado e sim a mitigação de problemas sociais. Estas organizações geralmente operam em um espaço em que o mercado não tem interesse e o Estado não possui expertise ou políticas públicas suficientes, gerando oportunidades para que a sociedade civil se organize com ações neste sentido. Por outro lado, devido às diferentes possibilidades de estruturação das atividades de uma organização da sociedade civil, especialmente no que tange à formalização e adoção de um modelo mais flexível de trabalho, as teorias organizações apresentam-se insuficientes para promover contribuições na análise das ações destas organizações, ao que se oferece a perspectiva do construto da racionalidade substantiva, segundo o pensamento de Guerreiro Ramos, para processar essas análises e gerar contribuições. Isto porque a racionalidade substantiva leva em consideração a tomada de decisão ou a ação praticada pelo sujeito, como algo não vinculado somente ao ganho econômico ou ao benefício individual, mas a possibilidade de interações do sujeito em suas relações sociais no sentido de promover a autorrealização e a emancipação dos mesmos e dos grupos, gerando um desenvolvimento do ser humano e do território. Pelo exposto, a presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso múltiplo, no qual buscou-se validar a tese de que o construto da racionalidade substantiva contribui para a compreensão das ações de inovação social desenvolvidas em organizações da sociedade civil. O objetivo geral do estudo foi compreender as iniciativas de inovação social em organizações da sociedade civil sob a perspectiva da racionalidade substantiva. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com membros, parceiros/investidores e beneficiários das organizações objeto de estudo, bem como pela aplicação de pesquisa documental. Já a análise dos dados capturados foi processada com abordagem qualitativa, utilizando-se da técnica de análise de conteúdo. Os principais resultados apontam para validação da tese, revelando as conexões entre os campos de conhecimento, destacando que a contribuição da racionalidade substantiva para as inovações sociais em organizações da sociedade civil está no afastamento da lógica instrumental, permitindo que as escolhas dos sujeitos sejam feitas por meios que os levem a uma condição emancipatória, impedindo que sejam conduzidos a um processo de sujeição.
  • Dissertação Acesso fechado
    Avaliação multicritério de desempenho de farmácias comunitárias públicas: o caso da gestão das farmácias de atenção primária à saúde de Florianópolis/Santa Catarina
    (2023-09) SILVA, Ana Paula da
    O uso cada vez maior da atmosfera terrestre pelo ser humano para atender suas exigências econômicas, tem trazido como consequência a necessidade da sociedade de conviver em ambientes agressivos a sua fisiologia. Por outro lado, as demandas de esforços concentrados no trabalho, aliados às pressões sociais geradas pela construção de uma sociedade de consumo assentada em bens materiais e a crescente porção da sociedade desnutrida, aceleram, em todos os segmentos da população, o processo de vulnerabilidade e debilitamento da saúde, tornando as pessoas cada vez mais dependentes de medicamentos. Com o propósito de poder conviver com esta situação, os governos, dentre eles o do Brasil, promove, via sistemas públicos de saúde, a distribuição de medicamentos gratuitamente à população, por meio de farmácias comunitárias públicas. Apesar do acesso aos medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ser universal, igualitário e gratuito, e, em Florianópolis/Santa Catarina, estes insumos estarem disponíveis, se faz necessário garantir aos usuários que eles sejam entregues da forma correta, considerando dose prescrita, validade adequada e devidas orientações para seu uso. Este cenário faz-nos refletir sobre alternativas inovadoras para a melhoria da gestão das farmácias comunitárias públicas. Assim, este trabalho tem como objetivo construir um modelo para apoiar a gestão das farmácias comunitárias públicas da Atenção Primária à Saúde (APS) no município de Florianópolis. Metodologicamente, para a construção do modelo, foi utilizado o protocolo Multicriteria Decision Aid – Constructivist (MCDA-C). Desta forma, este trabalho permitiu conhecer e mensurar os aspectos julgados pelo Departamento de Atenção Primária como essenciais à gestão das farmácias comunitárias públicas da APS, evidenciando os pontos fortes e fracos deste processo e traçando ações para identificar oportunidades de melhorias. Com a utilização de uma abordagem construtivista para apoiar a gestão das farmácias, foram incorporadas no modelo as singularidades do contexto e os valores da sua gestora e, assim, favorecendo a legitimidade. Os principais resultados encontrados com a construção do modelo foram: (i) identificação e organização dos objetivos e preocupações da decisora que resultaram em seis áreas estratégicas de preocupação: Capacitação Profissional; Infraestrutura; Gestão de Estoque; Qualidade do Serviço; Segurança do Paciente; Processos; (ii) construção de um modelo multicritério operacionalizado por um conjunto de escalas, que evidenciaram e mensuraram o status quo do perfil de desempenho; (iii) evidenciação, em forma gráfica e numérica, das atividades em nível de desempenho comprometedor, normal e de excelência; e (iv) ilustração do processo para gerar ações de aperfeiçoamento de maneira a melhorar o desempenho das atividades críticas e assim criar as condições para potencializar os resultados da instituição Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. Fundamentada no modelo, a decisora passou a dispor de conhecimento acerca dos aspectos essenciais para apoiar a gestão das farmácias públicas, possibilitando monitorar a situação atual e conceber ações proativamente de modo a assegurar que os serviços sejam prestados de maneira eficiente à população. O modelo ainda pode apoiar ações de benchmarking entre as farmácias, uma vez que permite a evidenciação do desempenho de cada uma delas.
  • Dissertação Acesso fechado
    Semelhanças e diferenças de universitários e bacharéis da área de negócios sobre finanças pessoais
    (2023-12) SANTOS, André Fabiano dos
    A presente pesquisa buscou analisar semelhanças e diferenças de universitários e bacharéis da área de negócios sobre finanças pessoais. Quanto à forma de abordagem, esta pesquisa classifica-se como quantitativa. Como instrumento para coleta de dados foi utilizado questionários on line, por meio da ferramenta Google Forms. A amostra final foi composta por 400 respondentes, sendo universitários e egressos da UDESC, UFSC e UNISUL, bem como, profissionais vinculados ao Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC-SC) e Conselho Regional de Economia (CORECON–SC). Para a análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva e o teste Z de diferença de proporção. O estudo revelou que a poupança foi o investimento que obteve o maior percentual na pesquisa, sendo o mais conhecido, com 96,8%, o mais investido, com 91,3%, o mais investimento nos últimos 12 meses, com 48,0%. Por outro lado 38,5% dos respondentes afirmaram que já investiram na poupança e que não pretendem tornar a investir nela. O estudo revelou ainda, que 53,8% dos respondentes afirmaram ter um conhecimento limitado / pouca experiência com investimentos. Já o perfil de investidor identificado foi predominantemente o moderado. As estratégias utilizadas para pelos respondentes para aprender a investir, foi predominantemente por meios eletrônicos como: Internet, Youtube e Redes Sociais. Desta forma, pode-se afirmar a tecnologia vem contribuindo para disseminação de informações entre investidores. As maiores dificuldades enfrentadas no aprendizado foram a falta de conhecimento (33,4%), insegurança/medo (10,6%) e conteúdo duvidoso na internet (9,1%). Quanto ao tempo pretendido para manter os investimentos, 58,3% dos respondentes investem a longo prazo. Os dados apontam que, de modo geral, o conhecimento é similar entre os universitários e bacharéis, no entanto uma proporção maior de bacharéis conhecem a existência do título de capitalização, enquanto que uma proporção maior de universitários conhece mais Cripto Moedas, Dólas e ETFs - Exchange Traded Funds. Os bacharéis possuem mais experiência e praticam mais investimentos do que os universitários.
  • Dissertação Acesso embargado
    Efeitos da liderança orientada ao conhecimento no compartilhamento do conhecimento e no comportamento inovador no trabalho em uma instituição federal de ensino
    (2023-08) MARIA, Andressa Fontoura Maria
    Esta pesquisa teve como objetivo verificar a relação entre LOC, CC (doação e coleta) e CIT em uma instituição federal de ensino. Os dados foram coletados por meio de questionário, e a validade (constructo e modelo teórico) foi confirmada com o uso de MEE. Participaram do estudo 292 técnicos administrativos e docentes de uma instituição federal de ensino de Santa Catarina – Brasil. Os resultados evidenciaram que a LOC se relaciona de forma positiva e direta com a coleta do conhecimento e o CIT, e de forma positiva e indireta com a doação do conhecimento. Constatou-se efeito positivo da coleta na doação do conhecimento. Não foi verificada relação significativa entre CC e CIT. Doação e coleta não apresentam efeito mediador entre LOC e CIT. Esta pesquisa contribui para a compreensão da relação desses constructos em uma OIC. Além disso, pode auxiliar gestores, uma vez que identifica que um líder que favorece o conhecimento pode impactar tanto no CIT, quanto na coleta do conhecimento.
  • Dissertação Acesso embargado
    Gestão do repositório institucional do Instituto Federal de Santa Catarina: estruturação de um modelo de avaliação de desemepnho
    (2023-08-30) Andreatto, Maria Regina
    No cenário contemporâneo da produção acadêmica, os repositórios institucionais emergiram como elementos cruciais, atendendo à crescente necessidade de armazenar, organizar, disseminar e preservar o conhecimento gerado por instituições de ensino. Diante da necessidade de realizar a gestão de repositórios institucionais de modo a cumprirem os seus objetivos primários, modelos de avaliação de desempenho têm sido desenvolvidos. Desta forma, a pesquisa teve como objetivo geral estruturar um modelo de avaliação de desempenho para apoiar a gestão do Repositório Institucionaldo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Com lógica indutiva, abordagem qualitativa, a pesquisa teve como método o estudo de caso e como objeto de estudo o Repositório Institucional do IFSC. Para a construção do modelo foi utilizada a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão – Construtivista (MCDA-C), que permitiu identificar e organizar os objetivos e preocupações do decisor e construir um conjunto de descritores para evidenciar o perfil de desempenho do repositório. O modelo foi constituído por 55 descritores vinculados aos objetivos estratégicos emergentes da pesquisa: Política, Suporte dos Dirigentes, Gestão, Equipe, Tecnologias e Comunicação. Com base no status quo do Repositório Institucional do IFSC, constatou-se que em 9 aspectos o respositório apresenta desempenho de excelência; em 36 apresenta desempenho de mercado; e, em 10 aspectos o repositório apresenta desempenho comprometedor. Após delinear o perfil de desempenho do repositório do IFSC, foram propostas ações de melhorias que possibilitarão a gestão do repositório aprimorar o desempenho dos descritores com resultados aquém ao desejado. A abordagem construtivista adotada nesta pesquisa, em consonância com a MCDA-C, subsidiou uma base sólida para avaliar o desempenho do Repositório Institucional com vistas à melhoria contínua e ao aprimoramento dessa importante ferramenta de gestão e compartilhamento de conhecimento acadêmico.
  • Tese Acesso embargado
    Comportamento do consumidor online: a influência do boca a boca eletrônico no processo de tomada de decisão do consumidor em plataformas de aluguel por temporada
    (2023-11-14) SOUTO, Álvaro
    A disseminação das tecnologias de informação tem provocado uma transformação significativa no processo de tomada de decisão do consumidor em diferentes setores, entre eles o do turismo, um dos setores mais importantes da economia global, que gera milhares de empregos diretos e indiretos. Este estudo de doutorado tem como objetivo central compreender de que maneira o fenômeno conhecido como "boca a boca eletrônico", caracterizado pelo compartilhamento de recomendações e experiências, sobre produtos e serviços através de meios eletrônicos, influencia no processo de tomada de decisão do consumidor em plataformas de aluguel por temporada. A pesquisa foi estruturada sob uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Vinte e oito entrevistas semiestruturadas foram conduzidas com usuários de plataformas de aluguel por temporada, sendo posteriormente categorizadas e analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo, com o auxílio do software NVivo 12 Plus. Entre os achados, contatou-se que a influência dos formatos, canais e estímulos, ocorrem em formas distintas na etapa reconhecimento da necessidade e na etapa avaliação das alternativas, no processo de tomada de decisão do consumidor em plataformas de aluguel por temporada. A presente pesquisa permitiu também evidenciar que os estímulos de ordem interna e externa, também em formas distintas, influenciam nas etapas exposição, avaliação e criação de boca a boca eletrônico e que os consumidores ao terem incerteza relacionada a confiança nos formatos e canais de boca a boca eletrônico, no processo de tomada de decisão do consumidor em plataformas de aluguel por temporada, buscam validar as informações utilizando estratégias como: cruzamento de fontes de informação e formatos; análise da frequência e da recorrência dos conteúdos publicados pelos clientes anteriores; análise do número e da qualidade das fotos publicadas pelo estabelecimento; análise da linguagem e do formato da escrita dos comentários publicados; análise do engajamento de clientes anteriores, em publicações relacionadas ao estabelecimento, nas redes sociais. O presente estudo apresenta diferentes achados que contribuem para a compreensão da influência do boca a boca eletrônico no processo de tomada de decisão do consumidor em plataformas de aluguel por temporada.
  • Dissertação Acesso embargado
    Tecnologias de Produção Inovadoras e Disruptivas Adotadas pelas Startups do Agronegócio na Cadeia de Valor na Transição para a Economia Circular.
    (2023-11-08) MANGANDA, ALEXANDRE
    O setor agrícola enfrenta desafios crescentes, como mudanças climáticas, escassez de recursos naturais e demanda crescente por alimentos. Neste contexto, a transição para uma economia circular tornou-se um imperativo para a sustentabilidade do setor. No entanto, existe uma lacuna na compreensão do papel das tecnologias inovadoras e disruptivas adotadas pelas startups do agronegócio (agtechs) nesta transição. O presente estudo busca preencher essa lacuna, investigando o impacto dessas tecnologias na cadeia de valor do agronegócio e na economia circular. Este estudo teve como objetivo analisar o impacto das tecnologias de produção inovadoras e disruptivas adotadas por startups do agronegócio na cadeia de valor, contribuindo para a transição para a economia circular. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual foram realizadas 10 entrevistas semiestruturadas com CEOs de startups do segmento do agronegócio, também denominadas de agtechs. Os resultados evidenciam que a adoção de tecnologias inovadoras, em especial aquelas que têm potencial disruptivo tem contribuído para a transição para uma economia circular. Há uma variedade de tecnologias inovadoras disruptivas em uso, como agricultura de precisão, inteligência artificial, biotecnologia. Especialmente, são inovações que contribuem com a eficiência, a produtividade, a redução de desperdício de recursos, a redução de emissões de gases de efeito estufa, o monitoramento e o controle. Ao mesmo tempo, possuem potencial de contribuírem para a geração de segurança alimentar, a minimização de impactos ambientais e o fomento da sustentabilidade no agronegócio, tornando-o mais resiliente. Conclui-se que as tecnologias disruptivas, especialmente aquelas oriundas da indústria 4.0 possuem potencial de transformação da indústria do agronegócio. São suportadoras de práticas sustentáveis e eficientes e tem potencial de substituir a carência de mão-de-obra humana no campo. As principais contribuições do estudo estão associadas a insights valiosos para gestores e tomadores de decisão no setor, bem como para pesquisadores do tema. Incluem a identificação das tendências e inovações tecnológicas no setor do agronegócio e a avaliação de seu impacto na transição para a economia circular. Além disso, o estudo expande a compreensão teórica do papel das agtechs na economia circular e fornece insights práticos para a formulação de políticas públicas, investimentos e estratégias empresariais para promover a sustentabilidade no setor agrícola.
  • Dissertação Acesso aberto
    Práticas de emancipação das mulheres na gestão familiar: experiências do Bolsa Família em comunidades vulneráveis da cidade de Florianópolis
    (2023-11-07) Gonçalves, Gabriélli do Livramento
    Esta pesquisa buscou analisar os efeitos do Programa Bolsa Família nas relações de poder dentro da gestão familiar, e assim, nas práticas de emancipação das mulheres beneficiárias de comunidades vulneráveis da cidade de Florianópolis. Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa e com enfoque descritivo. Foi constituída a partir de revisão da literatura, pesquisa documental e entrevistas realizadas com mulheres beneficiárias e ex-beneficiárias de comunidades do Maciço do Morro da Cruz. Verificou-se que a titularidade feminina do benefício do Bolsa Família contribui para o aumento da autonomia das mulheres em situação de pobreza, refletindo-se na possibilidade de novas reações e comportamentos nas relações de poder no âmbito familiar e social.
  • Dissertação Acesso fechado
    Práticas organizacionais inovadoras das cooperativas de crédito no contexto pandêmico : estudo de caso de dois sistemas cooperativos na Região da Amurel
    (2023-08-30) Silva, Gisele
    A pandemia da COVID-19 desencadeou uma crise não somente sanitária, mas também econômica e social. Neste cenário, as Cooperativas de Créditos tiveram que se adaptar e criar práticas para manter-se no mercado. As práticas desenvolvidas estiveram ligadas diretamente à inovação, onde tecnologias e processos foram aprimorados, resultando em instituições financeiras mais próxima das comunidades, eficientes em seus processos, produtos e serviços ofertados aos seus associados. Neste sentido, o estudo apresenta como objetivo compreender como as práticas organizacionais inovadoras influenciaram a gestão das cooperativas de crédito da região Amurel no período pandêmico. A pesquisa foi realizada em dois sistemas cooperativos da região da Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna), que possuem o maior número de agências, sendo entrevistados dez gestores e ou diretores de cooperativas de crédito. Para as entrevistas, o critério adotado para a análise de dados obtidos foi o método análise de conteúdo, com abordagem qualitativa e por categorias temáticas, como descrito por Bardin (2016). A análise de conteúdo procurou evidências nas falas dos gestores para verificar a inovação das práticas adotadas no período pandêmico e suas influências na gestão. A partir das entrevistas, chegou-se a alguns códigos como: Inovação; Cooperativismo; COVID-19 e Práticas Organizacionais. Houve uma mudança de cultura tanto por parte dos funcionários e gestores quanto dos associados, onde os atendimentos passaram a ser de forma virtual (WhatsApp institucionais, videochamadas, atendimento telefônico, aplicativos). As práticas de gestão também tiveram que ser adaptadas como reuniões online, direcionadores, objetivos e recursos humanos. Estas mudanças estratégicas e de gestão, bem como comportamentais culminaram em modificações de hábitos que na sua maioria permanecem até hoje. Vale ressaltar que, mesmo com o distanciamento, as cooperativas de crédito não perderam a proximidade com seus associados. Foram criadas linhas de crédito emergenciais para atender aos sócios neste período de incertezas, atendimentos personalizados e humanizados, estando de acordo com o princípio cooperativista, o que resultou nos dias de hoje no crescimento, expansão e consolidação do setor no mercado financeiro, sendo de suma importância, principalmente para os pequenos e médios empresários. Onde os grandes bancos não atendem, as cooperativas estão lá para fazer a inclusão financeira e social das comunidades.