Programa de Pós-Graduação em Administração
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Tese Acesso fechado Racionalidade substantiva nas ações de inovação social em organizações da sociedade civil(0023-12) BERNARDES, Leandro dos SantosAs inovações sociais tornaram-se um campo de estudo recorrente nas pesquisas científicas. Um campo de estudo abrangente, que integra fundamentos de diversas disciplinas e sem uma unanimidade conceitual entre os pesquisadores, a inovação social tem uma característica comum entre todas as tentativas de conceituá-la, a qual reside na construção coletiva para gerar soluções para problemas sociais. Nesse sentido, a operacionalização de iniciativas de inovação social, dado o caráter da construção coletiva, tem sido afeto para as organizações da sociedade civil, uma vez que estas organizações não possuem em sua essência a perseguição do lucro como resultado e sim a mitigação de problemas sociais. Estas organizações geralmente operam em um espaço em que o mercado não tem interesse e o Estado não possui expertise ou políticas públicas suficientes, gerando oportunidades para que a sociedade civil se organize com ações neste sentido. Por outro lado, devido às diferentes possibilidades de estruturação das atividades de uma organização da sociedade civil, especialmente no que tange à formalização e adoção de um modelo mais flexível de trabalho, as teorias organizações apresentam-se insuficientes para promover contribuições na análise das ações destas organizações, ao que se oferece a perspectiva do construto da racionalidade substantiva, segundo o pensamento de Guerreiro Ramos, para processar essas análises e gerar contribuições. Isto porque a racionalidade substantiva leva em consideração a tomada de decisão ou a ação praticada pelo sujeito, como algo não vinculado somente ao ganho econômico ou ao benefício individual, mas a possibilidade de interações do sujeito em suas relações sociais no sentido de promover a autorrealização e a emancipação dos mesmos e dos grupos, gerando um desenvolvimento do ser humano e do território. Pelo exposto, a presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso múltiplo, no qual buscou-se validar a tese de que o construto da racionalidade substantiva contribui para a compreensão das ações de inovação social desenvolvidas em organizações da sociedade civil. O objetivo geral do estudo foi compreender as iniciativas de inovação social em organizações da sociedade civil sob a perspectiva da racionalidade substantiva. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com membros, parceiros/investidores e beneficiários das organizações objeto de estudo, bem como pela aplicação de pesquisa documental. Já a análise dos dados capturados foi processada com abordagem qualitativa, utilizando-se da técnica de análise de conteúdo. Os principais resultados apontam para validação da tese, revelando as conexões entre os campos de conhecimento, destacando que a contribuição da racionalidade substantiva para as inovações sociais em organizações da sociedade civil está no afastamento da lógica instrumental, permitindo que as escolhas dos sujeitos sejam feitas por meios que os levem a uma condição emancipatória, impedindo que sejam conduzidos a um processo de sujeição.Dissertação Acesso aberto Proposta de uma matriz curricular para o curso de ciências contábeis na grande Florianópolis(2003) Dutra, Onei TadeuDissertação Acesso aberto Relação entre o desempenho das organizações e o tempo de mandato (TENURE) do presidente (CEO): um estudo em empresas brasileiras de capital aberto entre 1999 e 2008(2009) Medeiros Junior, Roberto deEste trabalhou buscou avaliar o relacionamento entre o tempo de mandato do Chief Executive Officer (CEO) – normalmente adaptado para a língua portuguesa como presidente – e o desempenho de sua organização, para tanto foram constituídos três grupos de hipóteses: (H1a) existe uma relação entre tempo de mandato e o retorno sobre o ativo (ROA), (H1b) Existe uma relação entre o tempo de mandato e o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE), (H2a) CEOs com longo período no cargo fazem com que suas empresas tenham maior ROA do que as empresas que possuem CEOs ocupando estes cargos por curtos períodos de tempo, (H2b), CEOs com longo período no cargo fazem com que suas empresas tenham maior ROE do que as empresas que possuem CEOs ocupando estes cargos por curtos períodos de tempo, (H3a) a relação entre tempo de mandato e ROA é mais forte em empresas privadas não familiares e (H3b) a relação entre tempo de mandato e retorno sobre o patrimônio (ROE) é mais forte em empresas privadas não familiares. Para verificar a validade das hipóteses foi realizado um estudo empírico com uma amostra de 118 organizações de grande porte que possuíam ações negociadas no mercado de bolsa da Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) entre 1999 à 2008 (período da análise). Os dados foram tratados, normalizados e submetidos a uma análise 3HDUVRQ, que refutou os três grupos de hipóteses. Para tentar entender o comportamento do desempenho, independente das hipóteses, foi realizada uma análise horizontal em um subgrupo da amostra, composto por organizações que tiveram apenas um CEO no tempo analisado (41 organizações). Esta última análise permitiu concluir que (1) o tempo de mandato de um CEO não está relacionado linearmente ao crescimento ou declínio do desempenho da organização, pois há outras variáveis que influenciam o mesmo (2) a persistência estratégica, conformidade estratégica, conformidade de resultados e uma TMT mais homogênea, não se reflete em melhores ou piores resultados das organizações, tornando estas características questionáveis em relação ao seu valor para alcance da vantagem competitiva, (3) o comportamento do desempenho das organizações brasileiras perante o tempo de seus CEOs tendem a uma curva em U-invertido e (4) mesmo em organizações familiares, o comportamento do desempenho assume este formato de curva indicando que seria mais prudente que a sucessão do CEO fosse realizada no momento que a organização inicia seu declínio de resultado, e não na aposentadoria do CEODissertação Acesso aberto Finanças comportamentais(2011) Haubert, Fabricio Luis CologneseFinanças Comportamentais representa uma nova área de estudo que busca analisar os aspectos psicológicos dos indivíduos no processo de tomada de decisões financeiras. Estudos nessa área buscam verificar premissas assumidas pelas teorias mais tradicionais, em particular a da racionalidade dos agentes econômicos. O estudo de Finanças Comportamentais tem como objetivo aperfeiçoar o modelo econômico-financeiro por meio da incorporação de evidências sobre a irracionalidade do investidor. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é compreender o comportamento dos estudantes de pós-graduação stricto sensu brasileiros e portugueses quanto à sua atuação em investimentos com base nas finanças comportamentais. A fim de obter maiores informações sobre o perfil comportamental de investidores e futuros investidores, foi realizada uma pesquisa quantitativa para coleta de dados com uso de um questionário composto de 15 questões aplicadas a 224 estudantes de stricto sensu da Grande Florianópolis-Brasil e da cidade de Lisboa-Portugal. Foi possível identificar que o perfil conservador predominou nos dois países. Também verificou-se que os estudantes apresentaram aversão ao risco no campo dos ganhos e propensão ao risco no campo das perdas. Assim é possível afirmar que ocorreu o efeito reflexo na presente pesquisa.Dissertação Acesso aberto Fatores determinantes da mortalidade de micro e pequenas empresas da região metropolitana de Florianópolis sob a ótica do contador(2011) Nascimento, MarceloAs mudanças que ocorrem na economia e a crescente de países emergentes como o Brasil levam a sociedade a buscar novos desafios em suas vidas. O sonho de ter o próprio negócio faz com que as pessoas se tornem empreendedoras. Muito desses novos projetos acabam se transformando em micro e pequenas empresas (MPEs), onde segundo o Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa (SEBRAE, 2008), no Brasil as MPE representavam 97,5% do total de empresas constituídas no país, contribuindo diretamente para a economia gerando postos de trabalho e renda. Porém 22% destas empresas decretam falência antes de completar os dois primeiros anos de existência. Embora essas MPE¿s tenham grande participação na economia nacional, é possível verificar altos índices de mortalidade precoce de micro e pequenas empresas gerados por vários fatores. Neste contexto, o objetivo deste projeto é analisar sob a ótica do contador os fatores determinantes para a mortalidade precoce das micro e pequenas empresas na cidade de Florianópolis. A fim de obter maiores informações sobre os aspectos que levam as empresas a sucumbirem foi realizada uma pesquisa quantitativa. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário junto a 141 contadores de escritórios da região metropolitana de Florianópolis. Foi possível identificar que a maioria dos fatores citados pelas literaturas especializadas são os mesmos citados sob a ótica do contador. Porém dois fatores citados nas literaturas não foram cruciais sob a ótica do contador para a falência das MPE¿s, entre os que não estão relacionados diretamente com a falência: o nível de escolaridade do empreendedor e a carga tributária.Dissertação Acesso aberto As redes sociais digitais em estratégias de marketing(2011) Silva, Fabio RibeireteAs redes sociais digitais ¿ RSD - representam um fator determinante para a compreensão e expansão das novas formas de agrupamentos sociais. Em razão da importância crescente que elas vêm desempenhando na sociedade contemporânea, este trabalho tem como objetivo analisar a sua utilização nas estratégias de marketing em uma indústria de alimentos, e busca apontar tendências para as organizações que procuram criar uma nova forma de relacionamento e comunicação com seus públicos de interesse. A fundamentação teórica concentrou-se em analisar o impacto das redes sociais digitais dentro do âmbito organizacional, fato evidenciado a partir das transformações que as tecnologias de informação e comunicação provocaram na sociedade e nos processos de trabalho, além de apresentar os principais conceitos referentes às estratégias de marketing a partir das RSD. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, por meio de pesquisa descritiva, com método de coleta de dados qualitativo e com entrevista semiestruturada; e a análise de dados caracteriza-se como empírica à medida que os dados coletados foram interpretados de forma a responder aos objetivos do estudo. As principais conclusões demonstram que para a empresa estudada, as RSD representam uma oportunidade de acesso direto sem intermediários aos consumidores de seus produtos, o que é um fator importante, para uma empresa que comercializa os seus produtos através de grandes redes e nem sempre tem a oportunidade de interagir com os consumidores de seus produtos. Nesse sentido, a empresa estudada mostra ser uma empresa inovadora no setor da indústria de alimentos, buscando através das redes sociais digitais aproximar-se e se relacionar com os clientes consumidores e extrair informações estratégicas para empresa por meio das RSD.Dissertação Acesso aberto O strategizing na visão da média gerência(2011) Brito, José Vladimir da SilvaEsta pesquisa está inserida no campo de estudos sobre gestão pública, em especial aquele relativo ao desenvolvimento de estratégias governamentais. No campo teórico, o trabalho pretendeu contribuir para uma melhor compreensão da Estratégia Como Prática, entendendo-a como abordagem relevante ao desenvolvimento e consecução dos objetivos estratégicos. Já no campo empírico, o trabalho buscou desenvolver um estudo de caso múltiplo - concernente às três Superintendências do Patrimônio da União na região Sul do Brasil - pretendendo interpretar, face a teoria abordada, os resultados obtidos quanto ao indicador do Plano Plurianual 2008-2011: "Taxa de Crescimento da Arrecadação Patrimonial", na visão da Média Gerência dessas Superintendências. Desta forma, associando as pretensões teórica e empírica, essa pesquisa teve por objetivo geral identificar e analisar como se desenvolve o processo de Strategizing nas Superintendências, na visão dos Superintendentes e dos Chefes das Divisões de Receitas Patrimoniais, quanto aos resultados obtidos no indicador do Plano Plurianual 2008-2011: "Taxa de Crescimento da Arrecadação Patrimonial". Para atingir o objetivo elencado e entendendo a dinamicidade característica das ciências sociais aplicadas, foram associadas as seguintes táticas de investigação apropriadas ao caso proposto: (i) a coleta de dados mediante a realização de entrevistas semi-estruturadas e a pesquisa em documentos; (ii) a análise dos dados coletados por meio da Codificação Temática e Análise de Conteúdo; e (iii) a validação da pesquisa face os critérios de validade do construto, de validade interna e externa, e de confiabilidade da pesquisa empreendida. A utilização das diversas fontes de dados e de métodos, visaram obter a necessária triangulação e assim reduzir os vieses decorrentes de uma única fonte. Metodologicamente, a pesquisa se classifica nos seguintes termos: fenomenológica; qualitativa; exploratória; transversal; estudo de caso múltiplo quanto à estratégia de pesquisa; e concernente à coleta de dados, mediante a realização de entrevistas semi-estruturadas e pesquisa documental. O pressuposto adotado na pesquisa admite que o desenvolvimento de estratégias como prática social, é o resultado da intersecção entre os Praticantes, as Práticas e a Práxis, chamada Strategizing, conforme defendido nos trabalhos de Richard Whittington e Paula Jarzabkowski. A partir desse pressuposto, pretendeu-se compreender - considerada a abordagem da Estratégia Como Prática, bem como o caso empírico investigado nas Superintendências - como se desenvolveu o Strategizing na visão da Média Gerência das três Superintendências na região Sul do Brasil. Alcançados os objetivos do presente estudo, foi possível supor que um modelo de gestão pública, que comporte a adoção da abordagem da Estratégia Como Prática, auxilie o processo de desenvolvimento de estratégias governamentais pretendidas no planejamento plurianual das políticas públicas.Dissertação Acesso aberto Avaliação de desempenho da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio de Tubarão / SC(2011) Dal Molin, Luis Henrique MagalhãesNas últimas décadas, vem crescendo nas sociedades democráticas de economias avançadas e emergentes a demanda pelo melhor uso possível dos recursos arrecadados pelas Administrações Públicas. Surgiu assim a postura do governo empreendedor, voltado para o cidadão como cliente, buscando padrões otimizados de eficiência e eficácia numa gestão pública por resultados, orientada por processos de avaliação contínua e de legitimação pela sociedade. Neste contexto, o processo de avaliação de desempenho tem, cada vez mais, merecido atenção dos administradores. O objetivo da presente pesquisa consiste em desenvolver um processo de avaliação de desempenho da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio do Município de Tubarão/SC, fundamentado na Metodologia MCDA-C. Os objetivos específicos são: (i) identificar as percepções e as variáveis que os gestores da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio consideram importantes para avaliar o desempenho desta pasta municipal; (ii) construir um modelo que permita, aos decisores, melhorar o entendimento do contexto decisório e alinhá-lo com os objetivos da Administração Municipal; (iii) testar o modelo proposto a fim de verificar a sua aplicabilidade e aderência à realidade Municipal. Para tanto, a pesquisa exploratório-explicativa consiste de um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa dos dados e de dimensão transversal. A coleta de dados foi realizada através de fontes primárias e secundárias. Os resultados obtidos evidenciam um efetivo apoio ao processo decisório, e evidenciado pela explicitação de 54 critérios identificados pelo decisor. Este conjunto de mensurações permitiu mostrar o perfil de desempenho da Secretaria Municipal naquele momento, ao mesmo tempo em que permitiu ter um processo para construir ações para melhorar o desempenho atual. Com isto, foi possível passar a performance atual de 54,72 pontos para 97,12 pontos para a escala construída pela simulação.Dissertação Acesso aberto Liderança e motivação(2012) Silva, Alexandre Coelho daNo mundo administrativo moderno novos paradigmas estão surgindo constantemente trazendo enormes transformações nas organizações. As mudanças repentinas do cenário econômico, as novas tecnologias, a globalização. Diante deste cenário globalizado e muito competitivo, as corporações precisam empreender esforços, principalmente por intermédio das lideranças, para que consigam manter seus funcionários motivados e comprometidos com os objetivos das empresas. Este trabalho teve o propósito de analisar se o líder e seu estilo de liderança podem influenciar na motivação de seus liderados. A fim de esclarecer esta dúvida, foi realizada uma pesquisa em uma organização pública estadual, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina, onde foi aplicado um questionário na sede de 13 Batalhões do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina que estão distribuídos por todo território catarinense. Cada Batalhão possui um comandante que por sua formação militar é designado formalmente como o líder do grupo que comanda um certo número de Bombeiros Militares. Após a análise dos resultados da pesquisa foi possível concluir que o estilo de liderança pode interferir no estado motivacional do subordinado. Na maioria dos batalhões analisados o estilo de liderança mais autocrático foi relacionado à desmotivação, enquanto que o estilo de liderança mais democrático se relacionou à motivação. Entretanto, em alguns batalhões essa relação não se confirmou, indicando que o estilo de liderança, não obstante sua importância, encontra-se entre outros fatores envolvidos no processo de motivação, que se configura de forma ampla e complexa no universo das organizações e do trabalho. Destaca-se, todavia, que apesar do estilo de liderança não ser o único e, possivelmente, nem mesmo o principal determinante do estado motivacional dos liderados em alguns casos, o comportamento e as decisões dos comandantes investigados (líderes), para além especificamente de seus estilos de liderança frente aos subordinados, possuem influência direta e indireta sobre outros fatores que se relacionam com o processo de motivação humana no trabalho.Dissertação Acesso aberto Diagnóstico de gestão ambiental(2012) Martinazzo Júnior, José CarlosEsse trabalho buscou analisar a situação da gestão ambiental no setor de cerâmica vermelha de Rio do Sul/SC, com base nas estratégias e ações ambientais aplicadas nos últimos 3 anos. Os objetivos específicos definidos foi: a) identificar as estratégias, ações, principais fatores/variáveis do desempenho e resultados alcançados; b) verificar demandas, expectativas e percepções dos principais stakeholders sobre a prática de gestão ambiental da organização; c) identificar os pontos fortes e fracos da organização, oportunidades e ameaças de mercado no âmbito das variáveis relacionadas à gestão ambiental. Para isso, o estudo realizado é de natureza exploratório, qualitativo e que envolveu a coleta de dados junto a organismos de regulação, controle e fiscalização ambiental, clientes-alvo e dirigentes da organização objeto de estudo. Na coleta de dados foram empregados: entrevista pessoal em profundidade e análise de documentos. Os resultados revelaram que as atividades de gestão ambientais na organização são gerenciada pelo setor Desenvolvimento Tecnológico, executadas pelas diferentes áreas funcionais, e que a empresa dispõe de diversas estratégias ambientais, sendo o posicionamento estratégico competitivo recomendado as eco estratégias pró ativas.Dissertação Acesso aberto Avaliação do desempenho do serviço de atendimento emergencial realizado pelo corpo de bombeiros militar, fundamentado na metodologia multicritério de apoio à decisão construtivista - MCDA-C(2012) Gamba Júnior, JoséA avaliação de desempenho organizacional tem se tornado uma ferramenta indispensável aos gestores no processo de tomada de decisão. Especificamente no que se refere a prestação de serviços emergenciais, a aplicação de uma ferramenta adequada para fins de avaliação de desempenho torna-se ainda mais delicada, em face das múltiplas especificidades dessa modalidade de serviços, aliado aos reflexos advindos de sua performance. Nesse contexto, este trabalho de pesquisa busca responder à seguinte pergunta de pesquisa: Quais as variáveis que caracterizam o desempenho do serviço de atendimento emergencial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina (CMBSC), levando-se em consideração as percepções, os valores e as experiências dos gestores de Organizações de Bombeiros Militar? Para responder aos objetivos da pesquisa foi estabelecido o seguinte objetivo geral: Construir um modelo de avaliação de desempenho do serviço de atendimento emergencial prestado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina, fundamentado na metodologia Multicritério de Apoio a Decisão Construtivista ¿ MCDA-C, que possibilite, de forma transparente e estruturada, a implementação de ações contínuas de melhoria. Também nesse sentifo foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: (i) identificar as variáveis de desempenho que possibilitem estruturar um modelo de avaliação de desempenho a partir das experiências, valores e percepções dos gestores de Organizações de Bombeiros Militar ¿ OBMs; (ii) aplicar o modelo estruturado para uma amostra de quatro OBMs, localizadas nas regiões da grande Florianópolis, norte, sul e oeste do estado, visando analisar a sua consistência e aderência frente a realidade operacional do CBMSC; e, (iii) propor um processo estruturado para a identificação de ações que proporcionem o aperfeiçoamento do desempenho dos serviços de caráter emergencial realizados pelas Organizações de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina. A construção do referencial teórico que norteou o presente trabalho foi realizado mediante uma pesquisa sistematizada, com enfoque nas publicações nacionais e internacionais, bem como teses realizadas sobre o tema pesquisado. A metodologia utilizada caracteriza-se como construtivista, indutiva, quali-quantitativa e exploratória. Como estratégia da pesquisa foi adotado o estudo de caso e quanto ao horizonte de tempo a pesquisa foi transversal. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas. A metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista ¿ MCDA-C foi o instrumento de intervenção escolhido para desenvolver o modelo. Os resultados encontrados indicam que foi possível construir um modelo de avaliação de desempenho dos serviços emergenciais prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, levando em consideração as percepções e espectativas do decisor, bem como as particularidades da Instituiçãor. A partir do modelo construído, foi possível: (i) identificar duas grandes dimensões que serão avaliadas: Gestão de Recursos e Gestão de Serviços; (ii) sete Pontos de Vista Fundamentais; e, (iii) noventa Descritores. A aplicação do modelo construído proporcionou a avaliação global de quatro Organizações de Bombeiros Militar, previamente selecionadas, bem como apresentando as ações a serem desenvolvidas para fins de melhorar o resultado da performance atual.Dissertação Acesso aberto Desenvolvimento de carreira de administradores(2012) Marafon, RubensEsta pesquisa teve como objetivo estudar a relação da trajetória profissional de administradores egressos de uma instituição de ensino superior, com suas expectativas de carreira. Caracterizou-se como dedutiva com abordagem do problema quantitativo, com objetivo descritivo e estratégia do tipo levantamento survey e no horizonte de tempo transversal. O procedimento utilizado para a coleta de dados foi um questionário estruturado, contemplando perguntas abertas e fechadas. Foram investigados duzentos e vinte e quatro (224) egressos dos anos de 2001 a 2008 do curso de Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina ¿ Unoesc - Campus de Xanxerê, que concluíram o curso em nível de graduação. Com base na pesquisa aplicada, foi possível efetuar uma comparação da literatura fundamentada com o desenvolvimento da carreira dos egressos por meio da observação e análise da trajetória profissional dos administradores participantes do estudo. A maioria dos investigados afirma ter planejamento de carreira sabendo aonde pretende chegar. Admitem que para alcançar seus objetivos e metas depende muito mais de seu esforço e dedicação do que de suas empresas. Neste contexto, surge o reconhecimento da importância da experiência adquirida no decorrer da atuação profissional, somado à formação acadêmica de administração, uma vez declarado que acertaram na escolha do curso e estão satisfeitos com o desenvolvimento de suas carreiras. Quanto ao planejamento de carreira, a grande maioria afirma ter, porem, observamos que o entendimento de planejamento de carreira para muitos acontece informalmente e não fazem uso de técnicas ou ferramentas para auxiliá-los, mas reconhecem a importância de planejar, entretanto sabem que é de sua responsabilidade planejar seu futuro. Acreditam ser o planejamento juntamente com a qualificação contínua a melhor maneira de buscar reconhecimento na carreira, bem como a forma de se manter no mercado de trabalho.Dissertação Acesso aberto O papel das incubadoras de empresas do polo tecnológico de Florianópolis no desenvolvimento do processo de empreendedorismo inovador(2013) Martins, CristianaFrente aos novos paradigmas da economia mundial, os países são levados a um esforço crescente pela busca de mecanismos que os auxiliem no desenvolvimento de suas economias. Neste sentido, as incubadoras de base tecnológica se destacam, pois além de consideradas lócus natural para o surgimento da inovação, fornecem suporte e incentivo à criação e desenvolvimento de empresas, exercendo assim, papel diferenciado na promoção do empreendedorismo inovador. Diante do exposto, a presente dissertação visa analisar como as incubadoras de empresas do Polo Tecnológico de Florianópolis contribuem para o desenvolvimento do processo de empreendedorismo inovador nas empresas incubadas. Com natureza exploratória e descritiva, utilizou-se na pesquisa a abordagem qualitativa e quantitativa. Compreendeu-se ainda, as estratégias: bibliométrica e de estudo multicaso. Para a exploração dos dados de origem primária e secundária, fez-se uso das análises de conteúdo e documental. Já para avaliação de desempenho das incubadoras aplicou-se como instrumento de intervenção a metodologia Multicritério de Apoio a Decisão Construtivista (MCDA-C). Esta pesquisa se justifica tanto do ponto de vista teórico, já que a bibliometria realizada não encontrou estudos com esta finalidade; e do ponto de vista prático por demonstrar a atuação das incubadoras na consolidação da inovação. Os resultados gerados pelos procedimentos realizados apontaram que: (i) as incubadoras apresentaram métodos diferenciados em seus sistemas de incubação (ii) o tempo médio de permanência das empresas nas incubadoras varia de três a quatro anos; (iii) há forte relação de confiança entre as incubadoras e suas redes, especialmente com o SEBRAE/SC; (iv) as principais atividades entre incubadoras e suas redes estão vinculadas a P&D, fomento e capacitação; (v) as principais redes dos empreendedores englobam seus fornecedores e clientes; (vi) a capacidade de promoção de redes pelas incubadoras acontece pela soma de fatores internos e externos; (vii) as incubadoras apresentaram resultados considerados de competitividade na avaliação global de desempenho, tendo Beta atingido 58,24 pontos e Alfa 95,34 pontos; (viii) a MCDA-C possui consistência e aderência enquanto instrumento de avaliação do empreendedorismo inovador.Dissertação Acesso aberto Comprometimento organizacional(2013) Venâncio, Daniella MacedoO comprometimento dos trabalhadores com a organização e com o trabalho caracteriza uma importante variável no funcionamento das organizações, afetando desde grandes corporações até empresas de pequeno porte. As organizações utilizam-se de variados tipos de contratos de trabalho, cuja relação com o comprometimento profissional configura um relevante campo para estudo. Dessa forma, analisar comparativamente o grau de comprometimento organizacional de profissionais autônomos e efetivos de salões de beleza de médio porte da cidade de Florianópolis foi o objetivo desta pesquisa. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza quantitativa e com um corte transversal, envolvendo cinco salões de beleza, com uma amostra de 192 trabalhadores. O comprometimento organizacional foi investigado a partir dos componentes afetivo e instrumental, tomando por base o questionário de Meyer e Allen (1997). Para o comprometimento com o trabalho, utilizou-se o questionário de Fink (1992), ambos os instrumentos de pesquisa foram organizados conforme escala Likert, com sete pontos. A pesquisa mensurou as variáveis do estudo a partir de uma análise quantitativa dos dados obtidos nos questionários. Procedeu-se a análise dos dados com o auxílio do software IBM SPSS Statistics (versão 2.0). Além disso, foram realizadas análises estatísticas descritivas, e análises de variância (ANOVA) e test T. A partir dos resultados obtidos, constatou-se: (i) a amostra predominante é do sexo feminino e de profissionais autônomos; (ii) as análises apontam que não existem diferenças estatísticas significativas no grau de comprometimento organizacional afetivo e instrumental entre trabalhadores autônomos e efetivos; (iii) com relação ao comprometimento com o trabalho, constataram-se diferenças significativas, sendo os autônomos mais comprometidos do que os efetivos.Dissertação Acesso aberto Cultura e comprometimento organizacional: um estudo de caso no segmento de condutores elétricos(2013) Sant’anna, Dalmir Antonio deThis study is predicated on two criteria: organizational culture and organizational commitment. The aim was to analyze how the culture of an organization in the electrical cable and conductor industry could be related to the organizational commitment of the professional staff working in the commercial area. In terms of the methodology, the study is based on both quantitative and qualitative approaches. The data were collected through the application of questionnaires, semi-structured interviews and an analysis of documentation. In order to evaluate organizational culture, the Brazilian Instrument for Evaluating Organizational Culture (IBACO) was used, validated by Ferreira & Assmar (2008). To evaluate the commitment of an organization, the Organizational Commitment Scale (EBACO) was used, validated by Bastos et al. (2008). Data treatment and analysis were performed by means of descriptive statistics and content analysis techniques. By using different sources of evidence (interviews, questionnaires and document analysis), it was possible to carry out a triangulation of the data, contributing to an understanding of the relationship between culture and commitment in the context in question, as well as to identify consistency between the values declared by the organization and perceived values, which, according to the literature, contributes to the involvement and commitment of the employee and behavior based on these values. We identified the influence of the values and practices of organizational culture on the commitment of sales professionals. The values of cooperative professionalism and the practices of fostering interpersonal relationships stood out in the organizational culture construct and the bases of attachment, obligation for performance and associative obligation were prominent in the organizational commitment construct. The results indicated that a sales force, even when independent, can demonstrate commitment through the values of cooperative professionalism, employee satisfaction and wellbeing as well as practices to foster interpersonal relationships, external integration, rewards and training.Dissertação Acesso aberto O processo de formação da estratégia na ótica dos estrategistas(2013) Scheffel, Fábio RoqueO planejamento estratégico é uma ferramenta importante para a gestão das organizações, sejam elas públicas ou privadas, pois possibilita a alocação dos recursos de forma a contribuir para o alcance de objetivos pré-determinados. Ocorre que muitas empresas não sistematizam esse processo, fazendo com que ocorram estratégias informais para a atuação no seu ambiente. Henry Mintzberg, grande referência na área de planejamento estratégico, chama as estratégias formais de deliberadas e as informais de emergentes. Associados a esses dois tipos de estratégias estão os processos de formulação de estratégias (formal) e de formação de estratégias (informal). O objetivo do presente trabalho foi identificar como ocorre o processo de formação da estratégia em uma empresa de economia mista do setor elétrico na ótica dos estrategistas desta organização. Essa pesquisa contribui para um setor relevante e estratégico da sociedade brasileira, que é o setor elétrico, pois aborda o seu panorama histórico e atual e a inserção da Eletrosul nesse ambiente cada vez mais competitivo e que requer gestão, organização e estratégias de superação dos desafios. Para alcançar o objetivo proposto, o levantamento dos dados foi feito por meio de entrevistas aos principais executivos da empresa. Procurou-se saber como ocorre o referido processo na ótica dos estrategistas, um dos pilares da ¿estratégia enquanto prática¿, que são os responsáveis por fazer a estratégia acontecer na organização e por tomar as decisões mais importantes. Os resultados das entrevistas permitiram identificar que as estratégias emergentes são mais presentes, embora se utilizem também das deliberadas. A presença dos dois tipos de estratégias se apresenta como positivo, porém, os entrevistados apontam a necessidade de melhorar o processo formal, uma vez que ele registra, mede e avalia as decisões e os caminhos por onde a empresa está seguindo.Dissertação Acesso aberto Avaliação das estratégias de formação de competências do empreendedorismo inovador(2013) Giarola, Pollyanna GerolaCom o advento da economia baseada no conhecimento, o conhecimento e o aprendizado passaram a desempenhar papel impulsionador no desenvolvimento econômico. O conhecimento é tido como insumo fundamental no processo empreendedor e inovativo, que se encarrega de enfrentar a alta competitividade do mercado atual. Além disso, o desenvolvimento do empreendedorismo tem ganhado cada vez mais espaço dentre aqueles que possuem bons níveis de conhecimento e que aceitam correr riscos. Neste contexto, o papel das universidades vem adquirindo maior relevância, uma vez que ainda se apresentam como locus principal de geração de novos conhecimentos e formação de competências nos futuros profissionais. Nesta perspectiva, por meio de pesquisa descritiva, explicativa, com metodologia qualitativa e quantitativa e do tipo essencialmente documental, buscou-se analisar a performace do desenvolvimento de competências requeridas ao empreendedorismo inovador a partir das universidades de Santa Catarina com base nos resultados da segunda etapa do Programa Sinapse da Inovação do ano de 2012. A partir disso foi possilitado identificar as estratégias para fomentar o empreendedorismo inovador, mapeando as competências promovidas pela formação empreendedora propostas nas estratégias identificas, e ainda avaliando os resultados das estratégias desenvolvidas a partir dos projetos do Programa Sinapse da Inovação promovido pela FAPESC. Dessa forma pode-se entender que as universidades apresentam diversas estratégias para o desenvolvimento de competências empreendedoras. Elas encontram-se nos três pilares acadêmicos e certamente agregam muito a sociedade. Porém é coerente dizer que talvez nem todas as iniciativas sejam frutíferas, pois as vezes não é vontade do aluno, empreender. A universidade com maior representação de iniciativas tem sido a UFSC, e a área de conhecimento mais presente é a de ciências sociais aplicadas. No que tange aos dados estatísticos, estes não confirmaram relação entre as variáveis: universidades e o número de projetos aprovados. Entretanto, não se descarta uma associação, pois a mesma pode ser encontrada a partir de outros dados, como sugerido para trabalhos futuro. O tema justifica-se por relacionar o papel desafiante das Universidades com o desenvolvimento da sociedade, no que tange principalmente ao emprego correto do conhecimentonum cenário empreendedor.Dissertação Acesso aberto Avaliação de desempenho do processo de comunicação da vigilância sanitária por meio da metodologia multicritério de apoio à decisão construtivista - MCDA-C(2013) Steinbach, AdenirA avaliação de desempenho constitui um processo de gestão de fundamental importância para as organizações, pela sua capacidade de construir, fixar e disseminar conhecimentos, além de medir os resultados. Atua como uma ferramenta de controle, de análise da organização, de suporte para o planejamento, de apoio à decisão e impulsionadora da melhoria continua. Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um modelo de avaliação de desempenho do processo de comunicação da vigilância sanitária para a Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina, fundamentado na metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista - MCDA-C. Utilizar a MCDA-C possibilitou desenvolver e explicitar um conjunto de condições e meios para permitir a construção do modelo, abordando diversos tipos de informações da comunicação da vigilância sanitária, avaliando as ações segundo um conjunto de critérios, orientando e facilitando a decisão. A presente pesquisa assenta-se no paradigma construtivista, na lógica indutiva, com estratégia de estudo de caso, e tem natureza exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. Para coleta de dados foram utilizadas as técnicas de entrevista, observação direta e analise documental. O instrumento de intervenção empregado é a MCDA-C. Como resultados o modelo possibilitou: (i) identificar 72 critérios para avaliar o processo de comunicação da vigilância sanitária; (ii) identificar três áreas de preocupação: "Estrutura", "Instrumentos" e "Educação Sanitária"; (iii) ilustrar o perfil de desempenho da situação atual que resultou em 45 pontos; (iv) apresentar recomendação de melhoria que possibilite passar de um desempenho global de 45 para 53 pontos. A pesquisa também mostrou a importância da avaliação de desempenho nas organizações, abordando a situação da administração publica e da vigilância sanitária. Também possibilitou produzir conhecimento a respeito do processo de trabalho da vigilância sanitária e de sua ação comunicativa, podendo servir de base para a condução administrativa.Dissertação Acesso aberto Processo de empreendedorismo inovador no polo tecnológico de Florianópolis no período de 1987 a 2012(2013) Cavalcanti, Fernando RossoniO empreendedorismo inovador compreende a criação de negócios cuja oferta ao mercado contem bens e serviços com inovação tecnológica. O Polo Tecnológico de Florianópolis e um projeto bem sucedido que envolveu governo, universidade e diferentes instituições de apoio com proposito de fomentar o empreendedorismo inovador na região. Assim, o estudo buscou analisar as características do processo de empreendedorismo inovador no Polo Tecnológico de Florianópolis no período de 1987 a 2012. O enquadramento metodológico compreendeu a aplicação de pesquisa exploratória qualitativa, através de entrevistas em profundidade, com representantes de universidade, governo e das principais instituições de apoio localizadas no Polo de Florianópolis. Em seguida, foi realizada também pesquisa descritiva, quantitativa, não conclusiva e na forma de levantamento de campo (survey), com questionários autoadministrados, com 141 empresas de base tecnológica da região. Os resultados indicam que: i) a universidade, instituições de apoio e governo tiveram papel relevante no processo de desenvolvimento do Polo Tecnologico; ii) as empresas de base tecnológicas predominantemente se originaram no ambiente da universidade, dispõem de tecnologia de base elevada, oferecem produtos customizados e atuam em mercados segmentados; iii) alguns fatores facilitadores do empreendedorismo inovador foram a existência de prêmios de incentivo, iniciativas pioneiras das empresas de base tecnológica e atuação de pessoas empreendedoras inspiradoras; iv) fatores dificultadores foram a carência de mão de obra qualificada, falta de recursos financeiros e existência de rivalidade entre as empresas do polo.Dissertação Acesso aberto Negócios de apoio em supermercados(2013) Elias, Leandro MedeirosA sociedade demandante de necessidades que se renovam constantemente, busca, na fase contemporânea, encontrar nos Supermercados a oportunidade de satisfazer muitos dos seus desejos e anseios. Nota-se que esses autosserviços estão em constante atualização da sua estrutura física e administrativa. Nesse contínuo, é comum encontrar comércios e serviços de terceiros anexados aos supermercados. Na direção de tratar da melhor forma os clientes e de proporcionar uma gestão administrativa que atenda aos anseios dos supermercadistas e dos proprietários desses negócios, este trabalho possui como objetivo analisar como é realizada, por parte de uma rede supermercadista catarinense, a gestão administrativa dos comércios e serviços instalados na área física dos seus Supermercados. Esses comércios e serviços de terceiros instalados na área física dos autosserviços são chamados por esta empresa de Negócios de Apoio. A pesquisa contou com a participação dessa rede supermercadista, a qual possui 12 estabelecimentos espalhados no território do estado de Santa Catarina. Essa rede atende em média 57.000 clientes por dia e possui mais de 170 Negócios de Apoio como parceiros. Esses estão distribuídos pelos seus diversos Supermercados. Para coleta das informações, foram aplicados 3 questionários, os quais contemplaram 130 proprietários de negócios, 1 funcionário como representante da rede supermercadista e 1.101 clientes. Os questionários foram aplicados em vários sábados, em período diurno, nas seguintes cidades catarinenses: Florianópolis, São José, Criciúma, Blumenau e Joinville. Após a análise e a interpretação dos dados coletados, foi evidenciado que os três públicos não estão conectados, de forma que emerge uma lacuna de opiniões, a qual deve ser preenchida com ações que contemplem as necessidades e os desejos de empreendedores, supermercadista e clientes. Dessa forma, existe a necessidade de que seja alinhada uma gestão administrativa estratégica para o funcionamento dos negócios instalados na estrutura dos autosserviços. Assim, com a construção das informações obtidas com base na pesquisa bibliográfica e na aplicação dos questionários, sugere-se uma proposta de gestão administrativa a fim de contemplar o anseio dos 3 públicos envolvidos