Administração
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração por Autor "Castro, Patrícia Maciel de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Discriminação em processos de recrutamento e seleção: uma análise acerca da percepção de candidatos não aprovados(2022-06-22) Dias, Renata NovyO presente estudo compreende o processo de recrutamento e seleção das organizações sob a perspectiva de proporcionar o acesso igualitário de oportunidades às vagas de emprego disponibilizadas nas empresas, de modo que se identifique os critérios entendidos como excludentes de acesso ao emprego frente a percepção dos próprios candidatos. Buscou-se responder qual é a percepção de candidatos não aprovados em processos de recrutamento e seleção em relação à possível ocorrência de prática discriminatória. O objetivo foi apresentar a percepção que candidatos que não foram aprovados em processos de recrutamento e seleção sobre a possibilidade de eles terem sido discriminados. Por meio de uma metodologia de revisão bibliográfica e de pesquisa de campo foi apresentada as fases do recrutamento e seleção que ocorrem na atualidade e correlacionar exemplos de práticas discriminatórias nos processos de recrutamento e seleção. Foi verificado que as empresas ainda possuem uma postura preconceituosa e discriminatória nos seus processos de recrutamento e seleção; além disso, a maioria ainda tem preferência por contratar homens e os mais jovens. Ademais, também são discriminados candidatos em razão da sua vestimenta ou da sua forma de falar; pelo conteúdo que postam nas redes sociais e por trazerem marcas como tatuagens e piercings. Aspectos relacionados a religião foram menos observados no escopo da prática discriminatória por parte das empresas em relação à seleção dos candidatos. Concluiu-se que, como seres humanos, todos têm preferências pessoais e isso também pode influenciar a objetividade em relação aos candidatos a emprego. E que a discriminação nos processos de recrutamento e seleção ainda é uma realidade.Artigo Científico Acesso aberto Os tipos de influência exercidas no consumidor na decisão de compra pela internet: estudo de caso de consumidores de nova lima(2022-06-20) Anselmo, Leandro PaivaO presente artigo tem o objetivo de analisar o comportamento e os hábitos do consumidor de Nova Lima no que tange às compras efetuadas pela internet. Devido à popularização da internet e, em especial, à difusão das redes sociais e a venda de todas as espécies de produtos e serviços neste canal digital, buscou-se nesta pesquisa, compreender, através de pesquisa quantitativa responder à seguinte pergunta norteadora desta pesquisa: o consumidor recebe algum tipo de influência na sua decisão de compra de produtos e serviços pela internet? Foi feito um levantamento teórico junto a livros e renomados autores de marketing para explicar as vertentes atuais do comportamento do consumidor e vendas efetuadas pela internet. Depois disto foi feita análise do resultado da pesquisa aplicada junto a moradores de Nova Lima para entender se estes consumidores recebem influência quando compram pela internet e qual é esta influência, visando responder à questão principal deste artigo científico. Assim, busca-se com esta pesquisa elucidar os principais influenciadores da compra deste novo canal de vendas, definindo assim um novo estilo de vida conectado.