Administração

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 63
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Headhunter: desafios no processo de seleção de posições estratégicas
    (2023-05-18) Santos, Luana Nonato dos
    O objetivo deste estudo é demonstrar quais são os desafios enfrentados pelos headhunters e gestores no processo de seleção de posições estratégicas e quais ferramentas são necessárias para se realizar um recrutamento assertivo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, que se deu por meio de uma entrevista. As análises permitiram concluir que os desafios existem e que é possível superá-los, investindo em fontes motivadas de informação, analisando cuidadosamente as possibilidades e consequências, e tomando decisões mais acertadas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância da reciclagem de materiais usados nos processos produtivos das empresas
    (2023-06-01) Farrer, Thiago Rotsen
    Este estudo tem como tema a importância da reciclagem e da sustentabilidade dos materiais utilizados nos processos produtivos das empresas. Buscou-se investigar qual a importância da implementação da reciclagem no processo produtivo da Natura & Co, evidenciando quais as estratégias utilizadas pela Natura & Co para o reaproveitamento de materiais.Foi realizada uma pesquisa qualitativa , do tipo descritiva e após uma ampla revisão documental, confirmou-se o impacto positivo das estratégias sustentáveis utilizadas pela Natura & co, dentre elas, o marketing verde, cuja implementação impactou positivamente nos resultados da Holding, sinalizando que a marca refletia a imagem positiva de uma empresa em constante renovação, sinalizando modernidade, leveza, e simplicidade.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise do comportamento do consumidor virtual
    (2023-06-16) Rocha, Thais Souza
    O trabalho é um estudo descritivo com objetivo de entender melhor o comportamento do consumidor online e o impacto que ele traz para as empresas. Para isso foi feita uma pesquisa quantitativa com consumidores online, usando um questionário Survey como instrumento de coleta. Assim mostrando que o consumo online está presente na vida das pessoas e cada vez mais é uma forma comum de se consumir. Também foi possível observar que empresas cada vez mais tem investido em promoções online como cupons de desconto, cashback dentre outras estratégias para conseguirem atenção e fechar vendas pela internet. Assim demonstrando que é importante para as empresas entender e usar estratégias para conquistar e fidelizar o cliente, além de focar na segmentação do mercado desse público.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância do Marketing para as micros e pequenas empresas
    (2023-05-26) Santos, Thais Caroline Correa dos
    Este trabalho aborda as Micro e Pequenas Empresas e como elas vêm crescendo no Brasil. As micro e pequenas empresas continuam representando uma parcela significativa da geração e manutenção de empregos no Brasil, mas a taxa de mortalidade dessas organizações é uma das mais altas do mundo. Um dos propósitos deste trabalho é mostrar que um dos fatores que faz esse índice aumentar é analisar como um processo de planejamento desde sua concepção, orçamento, promoção e distribuição de ideias de produtos e serviços pode ajudar essas empresas. Um dos objetivos deste trabalho é mostrar como um profissional da área pode ajudar a estabelecer estratégias de segmentação, posicionamento e diferenciação no mercado, realizando atividades de médio e longo prazo com o único objetivo de fidelizar e atrair novos clientes.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Impacto da publicidade na escolha de compra: especificamente da criança e do adolescente
    (2023-05-26) Silva, Talita Gabriela
    O artigo elege a relação entre a publicidade e o público adolescente, elucidando quais são os efeitos da publicidade sobre crianças e adolescentes e como empresas ou profissionais de marketing podem lidar com essa questão de forma ética, além de analisar as influências que levam às escolhas de compra dos adolescentes, demonstrando os prós e contras do marketing para o público mais jovem e questionando os aspectos éticos e morais da publicidade dirigida ao público mais jovem.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    A importância da mecanização para o desenvolvimento do Setor Agrário: um estudo na percepção dos empregados de uma empresa do setor de máquinas e equipamentos agrícolas
    (2023-05-25) Paschoalim, Rafaela Chamone Pancotti do Amaral
    O estudo se trata de uma pesquisa descritiva com foco em identificar os impactos na economia que o uso de máquinas agrícolas pode trazer. Por meio de uma pesquisa qualitativa com um gerente e um coordenador de uma das maiores empresas de venda de máquinas agrícolas do Brasil foi possível extrair os dados para o trabalho. O instrumento de coleta foi um roteiro de entrevista composto por dez perguntas abertas. Dessa forma foi possível observar que o maquinário aumenta a produção e consequentemente colabora para o setor agrícola ser um dos pilares econômicos do Brasil.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Qual a importância da Contabilidade para os micro e pequenos empreendedores?
    (2023-06-15) Ferreira, Rafael de Jesus
    No Brasil, é notório que as micro e pequenas empresas desempenham um importante papel para impulsionar a economia do país, além de serem responsáveis pela geração de inúmeros empregos. Contudo, elas ainda enfrentam grandes dificuldades para alcançar a perenidade. Tendo em vista a situação apresentada, a presente pesquisa se dedicou a estudar como o uso Contabilidade é essencial para a gestão das micros e pequenas empresas. Para se alcançar o objetivo foi aplicado um formulário, em um estudo descritivo, para coletar dados que foram analisados de forma qualitativa. Os dados foram tabulados, analisados e apresentados através de formas gráficas que facilitam a compreensão do que foi apurado. Através do estudo foi possível constatar que os micros e pequenos empresários da região de Nova Lima fazem o uso superficial da contabilidade, ignorando seu aspecto gerencial, o que abre precedentes para pesquisas complementares.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Comportamento de compra do consumidor sob a perspectiva do neuromarketing: uma análise baseada na experiência profissional
    (2023-06-16) Farias Junior, Orlando Souza
    O tema desse estudo envolve o papel do Marketing, o Neuromarketing explicado pela neurociência e o comportamento de compra do consumidor. A pergunta norteadora para essa pesquisa foi: O marketing, através do neuromarketing, consegue interferir no comportamento de compra do consumidor? O objetivo é a analisar a importância do neuromarketing para o comportamento de compra do consumidor. Para o alcance do objetivo proposto utilizou-se como metodologia de pesquisa uma revisão bibliográfica com caráter exploratório utilizando uma coleta de dados secundários com o objetivo de fundamentar teoricamente o marketing, o neuromarketing e o comportamento de compra do consumidor. O levantamento de dados secundários foi baseado nas obras de autores especializados no tema em pauta. Os resultados apresentados não podem ser considerados conclusivos, dadas as limitações com relação às técnicas e interpretação dos dados. Pôde-se inferir que o neuromarketing não influencia diretamente o comportamento de compra do consumidor, mas proporciona observações e mensurações objetivas, que acabam por resultar em qual a melhor resposta dos consumidores aos estímulos provocados pelo marketing e pelo mercado.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Processo de desembaraço aduaneiro: empresa CNH Industrial
    (2023-05-26) Silva, Marcela Moreira
    Este artigo trata sobre o setor de desembaraço aduaneiro da empresa CNH Industrial e tem como objetivo geral descrever como é realizado esse processo de liberação dos materiais. O desembaraço aduaneiro é uma das últimas etapas do processo de importação, pois mostra que a transação foi concluída para o governo federal. O procedimento inclui o exame de documentos e dados fornecidos pelo exportador. O objetivo dos controles é garantir que as importações cumpram as disposições da legislação brasileira. Se todas as etapas forem realizadas de forma correta a verificação do registro aduaneiro é concluída e a mercadoria é liberada para carregamento para as fábricas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O exercício da liderança no teletrabalho resultante da Pandemia COVID-19
    (2023-06-27) Anacleto, Jenniffer Cristine Monteiro
    A pandemia Covid-19, vivenciada nos últimos anos, impôs aos líderes corporativos diversos desafios na gestão da liderança. Uma crise como a da pandemia, não poderia ser considerada simplesmente do ponto de vista financeiro, pois trouxe realidades ao nível da gestão da liderança. Dessa forma, o objetivo deste estudo será conhecer algumas realidades gestoras no exercício das lideranças pelo teletrabalho. Sendo assim, a partir de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e descritivo será realizada uma pesquisa qualitativa para conhecer algumas das realidades gestoras relativas ao período em questão.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A pandemia do novo Coronavírus: impacto nas empresas Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A e Gol Linhas Aéreas Inteligentes
    (2023-06-30) Siciliano, Daniel Melo
    O presente trabalho tem como objetivo geral compreender quais foram os impactos causados pela pandemia do novo Coronavírus, Sars-cov2, em duas, das principais companhias aéreas brasileiras, evidenciando os aspectos negativos da operação aérea antes e durante a pandemia. A pesquisa é considerada descritiva e exploratória, bibliográfica e documental, tendo como base as informações gerais da aviação civil, documentos disponibilizados pelas companhias aéreas, leis e regulamentos da aviação civil e artigos relacionados ao tema. O estudo foi direcionado à duas principais companhias aéreas brasileiras, Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A e Gol Linhas Aéreas Inteligentes, tendo em vista a expressiva participação dessas duas empresas no mercado aéreo brasileiro e a importância econômica dessa atividade econômica para o País.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Planejamento financeiro pessoal: uma análise do comportamento em relação às finanças pessoais
    (2023-05-25) Domingos, Cristhian Gonçalves Silva
    Influenciados cada dia mais pela mídia e demais meios de comunicação, a população acaba entrando em um ciclo infindável de consumo e em meio a isso, acaba adquirindo dívidas muitas vezes maiores que sua renda mensal. A falta de planejamento financeiro é um ponto evidente em nosso meio e seu desuso acarreta um total descontrole das finanças pessoais, levando muitas pessoas a recorrerem a empréstimos e outras formas de suprirem suas dívidas. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar o planejamento e práticas financeiras da população brasileira, visando dar um direcionamento às pessoas, evitando que caiam em situações desfavoráveis e que consigam a autossatisfação e controle de seus gastos, a fim de conquistar uma estabilidade financeira. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória e quantitativa por meio de um formulário disponibilizado em link direto à plataforma Google Forms com 20 questões de múltipla escolha, contando com 140 respondentes. Os dados foram analisados criteriosamente para então chegar em uma conclusão satisfatória para o problema.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Os desafios na gestão de empresas com operações descentralizadas: o caso do Grupo Armholding
    (2023-05-25) Camilo, Artur Andrade
    Esse é um estudo de caso do grupo Armholding, situado em Nova Lima, Minas Gerais (Brasil), esse estudo busca identificar quais as principais dificuldades encontradas e quais são as principais virtudes seguidas na gestão deste grupo empresarial. O grupo optou por administrar suas empresas por meio de um modelo de gestão descentralizada, o que lhes possibilitou espalhar o seu contingente de colaboradores em escritórios pelo Brasil e em pontos de apoio estratégicos no exterior, com o objetivo de oferecer mais e melhores serviços aos seus clientes.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Sustentabilidade empresarial: a influência das estratégias sustentáveis no sucesso da empresa Natura
    (2023-06-02) Rocha, Anne Cecília Santos
    Nesse trabalho o enfoque é totalmente direcionado à empresa Natura, que utiliza a sustentabilidade como algo imprescindível e uma vantagem competitiva. Várias perguntas serão sanadas do ponto de vista sustentável e em como essas práticas se tornaram indissociáveis de sua imagem perante o mercado. O objetivo geral é mostrar como e por que a sua postura sustentável pôde fazer tamanha diferença em seus respectivos modelos de negócios fazendo com que ela se tornasse referência nacional nesse ramo, servindo de influência para empresas do setor de perfumaria e cosmética e para várias outras.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Aplicação da Metodologia PDCA: etapa “P” no processo de vendas em uma loja de seminovos em Minas Gerais
    (2023-06-01) Alves, Serena Simões Coutrim
    O presente artigo aborda a crise provocada pela pandemia, que além de ter gerado declínio no segmento de carros, também acelerou tendências que já eram fortes no setor e se tornarão fundamentais nos próximos anos. A indústria automotiva precisou modificar suas dinâmicas e mudar a maneira tradicional de conduzir os negócios para voltar a crescer. No cenário de incertezas exige-se ainda mais preparação dos vendedores. Neste estudo buscou-se pesquisar em que medida a ferramenta PDCA, como foco no P, pode contribuir com a melhoria na etapa treinamento do processo de venda, na empresa Barão Seminovos, buscando agregar valor ao consumidor final. Como objetivo deste estudo busca-se propor melhorias na etapa de treinamento do processo de vendas da empresa Barão Seminovos, abordando a ferramenta PDCA, com foco na etapa do planejamento. Por meio da revisão bibliográfica e do estudo de caso foi estudada a importância de melhorar processos agregando valor para o consumidor final. Para tanto, foram realizadas entrevistas com três consultores de vendas da empresa. Após a análise da pesquisa, percebeu-se que os processos de mudança são inevitáveis para as empresas que pretendem continuar existindo. Concluindo, pode-se dizer que identificado e priorizado o problema, a equipe pode definir um plano de ação para a solução deste e assim iniciar a aplicação do PDCA buscando a melhoria do processo e o resultado satisfatório para a empresa.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    As estratégias aplicadas pela gestão financeira nas micro e pequenas empresas de Nova Lima durante a pandemia do COVID-19
    (2023-06-02) Maia, Vitória Mara Souza
    Pesquisa sobre as estratégias aplicadas durante a pandemia do Covid-19 nas micro e pequenas empresas da cidade de Nova Lima – MG em relação a gestão financeira em seus negócios, que tem como objetivo demonstrar as características de um gestor financeiro, o uso das ferramentas de gestão financeira e seus conhecimentos quanto a suas utilizações nas organizações para o desenvolvimento de estratégias relacionadas ao setor na execução de planejamentos para crises presentes ou futuras.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Reestruturação do processo de compras: um estudo de caso na prefeitura de Nova Lima, MG
    (2023-06-23) Silva, Thaís Santiago
    Nas organizações públicas, a gestão e o desempenho dos servidores podem sofrer impactos das percepções de burocracia e do que considerado motivação. O presente artigo trata a gestão de pessoas no setor público, baseando-se no setor de logística e transporte da Prefeitura de Nova Lima. O objetivo é identificar os dificultadores de uma adequada gestão de servidores públicos e demais prestadores de serviços do dito setor. Adota-se a metodologia da revisão bibliográfica e estudo de caso, contando com entrevistas aplicadas a três supervisores escolhidos por acessibilidade e por conveniência. Conclui-se que a reestruturação do processo de comoras evidenciam a inter-relação entre as fases da gestão administrativa, os prazos não foram cumpridos, as diretrizes ou manuais estão desatualizados, como se dá o acompanhamento de seus processos e fiscalização, a fim de atingir as metas estabelecidas pela entidade em uma forma oportuna.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Asset Management: a importância da delegação para profissionais realizarem a gestão de ativos financeiros
    (2023-06-02) Ferreira, Mateus Felipe
    Asset management ou gestão de ativos, trata-se aqui de instituições financeiras que oferecem gestão de ativos para pessoas físicas e jurídicas. O objetivo geral deste estudo é analisar a viabilidade e o desempenho da gestão de recursos de terceiros, chegando a uma pontuação com base no histórico e no desempenho dos gestores de investimentos.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    As estratégias de marketing digital utilizadas por microempresários do ramo de vestuário do interior de Minas Gerais
    (2023-06-15) Guieiro, Leandro da Silva
    O presente estudo empírico-teórico buscou a compreensão quais estratégias estão sendo adotadas por cinco microempresários do interior de Minas Gerais, no diz respeito ao Marketing Digital. Além disso, o entendimento maior das mudanças do comércio varejista do ramo do vestuário no momento pós-pandêmico e, por fim, as expectativas para o futuro. Para a realização da pesquisa utilizou-se do método das entrevistas semiestruturadas e da técnica da análise de conteúdo. Constatou-se mudanças de pensamento na necessidade de ter uma presença maior em plataformas online e medidas para o estreitamento do relacionamento com o cliente mesmo que de forma virtual, com a utilização de plataformas digitais como o Instagram, WhatsApp, TikTok. Também foi visto que apesar dessa presença digital, a confiança e o entendimento do cliente e suas necessidades são totalmente necessárias para esse ramo. A partir disso, obteve-se então, respostas para os questionamentos da pesquisa, resultando em contribuições a serem acrescidas nos estudos sobre o tema. Novas pesquisas poderão ser realizadas com outros grupos de indivíduos como empresários de outros segmentos, com empresas com um faturamento anual maior ou de outras regiões do país. Com isso, terá a possibilidade de realizar futuras comparações para a compreensão maior do contexto.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Gestor ambiental dentro das organizações: um estudo baseado na percepção de uma gestora ambiental
    (2023-06-30) Rufino, Gabrielle Ester
    Com o aumento dos agentes poluentes causando constantes problemas que afetam o meio ambiente e a população em geral, ocorreu uma grande manifestação da população em relação a preservação do meio ambiente. Tais manifestações afetaram a forma como os consumidores veem as organizações das quais usufruem, fazendo com que as empresas virassem seu olhar para as questões ambientais e sociais. Assim o cargo de gestor ambiental dentro de uma organização cresceu e passou a ser um trabalho mais presente, atuando na economia de recursos naturais e formas de desenvolvimento sustentável para a empresa, fazendo parte do marketing, da logística, do desenvolvimento econômico, pois a boa gestão ambiental pode trazer grandes benefícios não só para a comunidade como um todo, mas para a organização como forma de economia e atrativos para o público.