Administração
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 63
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso fechado Analise da estratégia comercial proposta pelo banco bs2 para uma empresa de importação e exportação se proteger das flutuações do mercado cambial: um estudo de caso.(2022-06-22) Cotta, Suianny Stefanny de SouzaO presente trabalho busca compreender o mercado de câmbio com foco em uma empresa importadora e exportadora em momentos de constante oscilação, assim como a estratégia proposta para a empresa se proteger das flutuações através das operações de hedge. Por meio de um estudo de caso buscou-se apresentar na prática como a empresa, seja ela importadora ou exportadora, poderá se proteger de flutuações indesejáveis da taxa de câmbio utilizando-se dos produtos financeiros disponíveis no mercado.Artigo Científico Acesso aberto Análise das tendencias no campo da pesquisa e da inteligência de mercado(2022-12-12) Silva, Rafael Rodrigues Batista LinsVisando a tomada de decisões de forma mais assertiva possível, a pesquisa e a inteligência de mercado se fazem necessárias para o desenvolvimento de uma gestão estratégica. Seja na elaboração de um plano de negócios ou na criação de uma estratégia de marketing, basear-se em dados é algo essencial para o sucesso da companhia, de forma a mitigar erros, aproveitar oportunidades e proporcionar o melhor aproveitamento dos seus recursos.Artigo Científico Acesso aberto A análise de custos como ferramenta gerencial: um estudo de caso(2022-06-22) Dias, Joyce FerreiraO presente estudo tem a análise de custos como ferramenta gerencial com uma proposta de um estudo de caso em uma distribuidora de sorvetes. Aborda-se a contabilidade e as informações geradas pela mesma que amparam a tomada de decisão pelo usuário. Foi pesquisado como a análise de custos como ferramenta gerencial pode auxiliar uma distribuidora de sorvetes na gestão e tomada de decisão. O objetivo geral foi demonstrar a importância da análise de custos como ferramenta gerencial na gestão de custos e auxílio na tomada de decisão do negócio. Por meio de uma metodologia que envolve a revisão bibliográfica e o estudo de caso, foi feito o levantamento de custos e despesas da empresa e a comparação da distribuição de custos com métodos de custeio distintos, demonstrando a importância da utilização da análise de custos como ferramenta gerencial. Verificou-se a adequada análise de gerenciamento contábil por meio de indicadores econômicos e financeiros, de maneira que o empreendedor consiga gerir o seu negócio de modo eficiente e ter o total controle dos seus gastos, das suas operações de curto e longo prazo. Concluiu-se que a contabilidade de custos é plenamente aplicável às empresas de menor porte, sendo um segmento que revela uma demanda cada vez maior de aplicação dos métodos de custeio mais simples, que forneça uma visão de gestão interna e orientando as estratégias futuras.Artigo Científico Acesso aberto Análise do comportamento do consumidor virtual(2023-06-16) Rocha, Thais SouzaO trabalho é um estudo descritivo com objetivo de entender melhor o comportamento do consumidor online e o impacto que ele traz para as empresas. Para isso foi feita uma pesquisa quantitativa com consumidores online, usando um questionário Survey como instrumento de coleta. Assim mostrando que o consumo online está presente na vida das pessoas e cada vez mais é uma forma comum de se consumir. Também foi possível observar que empresas cada vez mais tem investido em promoções online como cupons de desconto, cashback dentre outras estratégias para conseguirem atenção e fechar vendas pela internet. Assim demonstrando que é importante para as empresas entender e usar estratégias para conquistar e fidelizar o cliente, além de focar na segmentação do mercado desse público.Artigo Científico Acesso fechado Análise para implantação de melhoria no processo logístico em farmácia magistral(2022-12-07) Silva, Julia Helena SoaresO setor logístico atualmente está presente na maioria das organizações, está presente em todo processo, desde a produção até o produto final entregue ao consumidor, e com isso se fez necessário estabelecer e traçar objetivos a modo que orientasse e facilitesse o processo e adquirasse vantagem competitiva e maior rentabilidade, permitindo uma visão geral do sistema operacional. A farmácia magistral possui necessidades especiais para desempenho das funções logísticas, devido a este fator a abertura para erros é maior e ocasiona na redução do processo de qualidade, maximizando reclamações e problemas posteriores. Doravante de uma análise sistêmica foi traçado objetivos, processos e melhorando funções acerca da mitigação dos causadores. A cadeia de suprimentos alcançou e conectou os setores, tornando a cadeia mais produtiva e funcional. Para responder ao problema e chegar aos objetivos, aplicou-se um questionário com base em análise de resultados quantitativos e descritiva, de modo exploratório, bibliográfica. Diante este contexto, esse estudo visou, analisar e demonstrar problemas ocasionados pela falta de uma gestão eficiente em logísitica e de um modelo de gerenciamento eficaz.Artigo Científico Acesso embargado Aplicação da Metodologia PDCA: etapa “P” no processo de vendas em uma loja de seminovos em Minas Gerais(2023-06-01) Alves, Serena Simões CoutrimO presente artigo aborda a crise provocada pela pandemia, que além de ter gerado declínio no segmento de carros, também acelerou tendências que já eram fortes no setor e se tornarão fundamentais nos próximos anos. A indústria automotiva precisou modificar suas dinâmicas e mudar a maneira tradicional de conduzir os negócios para voltar a crescer. No cenário de incertezas exige-se ainda mais preparação dos vendedores. Neste estudo buscou-se pesquisar em que medida a ferramenta PDCA, como foco no P, pode contribuir com a melhoria na etapa treinamento do processo de venda, na empresa Barão Seminovos, buscando agregar valor ao consumidor final. Como objetivo deste estudo busca-se propor melhorias na etapa de treinamento do processo de vendas da empresa Barão Seminovos, abordando a ferramenta PDCA, com foco na etapa do planejamento. Por meio da revisão bibliográfica e do estudo de caso foi estudada a importância de melhorar processos agregando valor para o consumidor final. Para tanto, foram realizadas entrevistas com três consultores de vendas da empresa. Após a análise da pesquisa, percebeu-se que os processos de mudança são inevitáveis para as empresas que pretendem continuar existindo. Concluindo, pode-se dizer que identificado e priorizado o problema, a equipe pode definir um plano de ação para a solução deste e assim iniciar a aplicação do PDCA buscando a melhoria do processo e o resultado satisfatório para a empresa.Artigo Científico Acesso fechado Aplicação do metódo OKR na empresa familiar: Bel Lube distribuidor(2022-06-29) Moreira, Daniel Wild Grossi JannuzziEsse artigo aborda a implementação da Metodologia OKR (Objectives and Key Results) que é um método de definição de metas criado pela Intel e adotado por diversas empresas do Vale do Silício, como, por exemplo, o Google, LinkedIn, Twitter e GoPro, na empresa Bel Lube Distribuidora Ltda, com o objetivo de verificar quais os impactos do uso dela para a empresa, através da validação de dados volumétricos de vendas, de valor de faturamento, valor de devoluções e percentual que essas devoluções representaram em relação ao volume total de vendas nos meses analisados nesse artigo. Também, buscou avaliar se através da utilização do método haverá uma melhoria na comunicação entre setores e no engajamento da equipe para alcançar o objetivo. O método consiste na definição de metas mensuráveis a fim de se criar alinhamento e engajamento na empresa. Sua grande diferença para os métodos tradicionais é que os OKRs é frequentemente definido, medido e reavaliado, com o objetivo de garantir que todos na organização andem alinhados, com prioridades definidas e em um ritmo constante. Para implementá-lo foi organizado um plano de ação dividido em seis etapas: Obtenção do apoio da diretoria da empresa, análise do cenário atual, planejamento, implementação, monitoramento parcial da ferramenta e análise dos resultados.Artigo Científico Acesso fechado Aplicação do sistema ERP em um micro negócio: estudo de campo da hamburgueria beta.(2022-06-29) Santos, Alessandro Henrique BatistaO presente estudo aborda a importância da integração dos departamentos e do controle da gestão de uma empresa e o sistema ERP. Buscou-se saber que resultados e impactos positivos são possíveis de se obterem após a automatização de informação em processos de gestão de um micro negócio como uma hamburgueria tomada como exemplo pela adoção e implantação de sistemas integrados ERP. O objetivo foi identificar impactos positivos e resultados alcançados na gestão de vendas de uma hamburgueria pela adoção e implantação do sistema ERP. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica e o estudo de caso para relacionar os conceitos e as teorias relacionadas ao tema objeto de estudo do trabalho contextualizando o processo de compras e suas interfaces internas e descrever as vantagens e desvantagens da implantação do sistema ERP na organização. O ERP é o software que mantém o seu negócio funcionando. Pedido de matérias-primas, processamento de pedidos, gerenciamento e otimização de receitas, faturamento, planejamento de produção e mais. Vale destacar que, de acordo com a proposta feita para a Hamburgueria Beta, bons sistemas ERP não precisam de software de terceiros em áreas-chave e são capazes de fornecer dados consistentes a todos os departamentos e players de uma empresa de alimentos. Concluiu-se que a combinação de comércio, gerenciamento de produtos e inteligência de tecnologia de produção torna o sistema ERP um alicerce central para a adequada gestão de estabelecimentos que vendem alimentos para pronto consumo, como as hamburguerias. A tendência da digitalização implica uma mudança na importância do ERP: o que costumava ser uma ferramenta de suporte operacional aos negócios agora se tornou um importante alicerce estratégico.Artigo Científico Acesso fechado Asset Management: a importância da delegação para profissionais realizarem a gestão de ativos financeiros(2023-06-02) Ferreira, Mateus FelipeAsset management ou gestão de ativos, trata-se aqui de instituições financeiras que oferecem gestão de ativos para pessoas físicas e jurídicas. O objetivo geral deste estudo é analisar a viabilidade e o desempenho da gestão de recursos de terceiros, chegando a uma pontuação com base no histórico e no desempenho dos gestores de investimentos.Artigo Científico Acesso fechado Benefícios do processo atual de venda do setor comercial da construtora Patrimar Engenharia(2022-12-19) Varela, Ana LuísaO artigo presente tem como objetivo demonstrar as vantagens e desvantagens do processo atual do setor comercial da Patrimar Engenharia. Assim, os objetivos específicos auxiliam na clareza do entendimento, apresentando o mapeamento de todo o processo comercial, desde a pré- venda até o pós-venda. Aprofundando nas funções e papeis desempenhados em todo o fluxo do processo, juntamente com a importância de um detalhamento de processo bem executado. A presentando respostas para o alinhamento e melhoria dos fluxos no dia a dia do setor, tornado o setor e posteriormente a empresa mais competitiva e lucrativa.Artigo Científico Acesso aberto Como a inteligência artificial tem impactado o recrutamento e seleção nas empresas(2022-12-12) Alves Meira, MileneEste artigo tem o objetivo mostrar o impacto da Inteligência Artificial no método de recrutar e selecionar candidatos. Traz conceitos acerca da inteligência artificial e evidencia as implicações da implementação de tal tecnologia nas empresas e como a sua utilização trará benefícios. A IA tem sido usada para solucionar problemas complexos e desenvolver novas tecnologias que possam ajudar as pessoas na sua vida diária, por ser uma área em franco desenvolvimento, sendo definida como o estudo de como criar computadores e sistemas que simulam o raciocínio humano, no recrutamento e seleção, a IA se destaca com o aumento da oferta de soluções de sistemas inteligentes para a automação de tarefas e análise de dados.Artigo Científico Acesso aberto Como o método de gestão por competências pode ser um auxiliador no impulsionamento da carreira profissional do colaborador(2022-12-16) Sousa, Maria Júlia LopesNos últimos anos a gestão por competência, não era um tema muito discutido e por este motivo determinados avanços não eram alçados com facilidade devido ao conservadorismo das empresas. A partir dos avanços do setor de recursos humanos e investimentos em novas ferramentas, as competências de um colaborador foram desenvolvidas e expandidas na atualidade. O presente estudo irá tratar do tema gestão por competências como um auxiliador no impulsionamento na carreira profissional do colaborador. Através dos mapeamentos, análises, descrições, desenvolvimentos e alcance de resultados será possível atingir metas traçadas pelo colaborador em todos os ambientes de trabalho.Artigo Científico Acesso aberto Comportamento de compra do consumidor sob a perspectiva do neuromarketing: uma análise baseada na experiência profissional(2023-06-16) Farias Junior, Orlando SouzaO tema desse estudo envolve o papel do Marketing, o Neuromarketing explicado pela neurociência e o comportamento de compra do consumidor. A pergunta norteadora para essa pesquisa foi: O marketing, através do neuromarketing, consegue interferir no comportamento de compra do consumidor? O objetivo é a analisar a importância do neuromarketing para o comportamento de compra do consumidor. Para o alcance do objetivo proposto utilizou-se como metodologia de pesquisa uma revisão bibliográfica com caráter exploratório utilizando uma coleta de dados secundários com o objetivo de fundamentar teoricamente o marketing, o neuromarketing e o comportamento de compra do consumidor. O levantamento de dados secundários foi baseado nas obras de autores especializados no tema em pauta. Os resultados apresentados não podem ser considerados conclusivos, dadas as limitações com relação às técnicas e interpretação dos dados. Pôde-se inferir que o neuromarketing não influencia diretamente o comportamento de compra do consumidor, mas proporciona observações e mensurações objetivas, que acabam por resultar em qual a melhor resposta dos consumidores aos estímulos provocados pelo marketing e pelo mercado.Artigo Científico Acesso aberto Definindo a melhor estratégia para gestão de compras: um estudo de caso.(2022-06-22) Cavalcante, Beatriz dos SantosO presente artigo envolve a estruturação do processo de compras em uma empresa produtora de bens de capital do setor eletromecânico. Sabe-se que o processo de compras deve estar alinhado ao planejamento definido pela organização, que, por sua vez, deve ser elaborado em conformidade com a produtividade e a sua estrutura administrativa. Busca-se saber, se, considerando a realidade de uma empresa XY, produtora de bens de capital do setor eletromecânico para o setor de mineração, é mais viável, em de nível de custo, produzir as peças internamente ou adquirir de um fornecedor externo. O objetivo foi mostrar, através de um estudo de caso, se é mais viável produzir as peças internamente ou adquirir de um fornecedor externo. Por meio da revisão bibliográfica e do estudo de caso foram estudados os custos fixos, variáveis para comprar ou fabricar as peças na empresa XY e a contextualização do processo de compras e suas interfaces internas; considerando o processo de aquisição de recursos materiais com ênfase para as peças produzidas pela empresa objeto de estudo. Conclui-se que, em relação ao estudo de caso proposto, a gestão de compras se mostra dependente de estratégias adotadas que oscilam de acordo com a estrutura e política da empresa, que é a de verticalização. Entretanto, analisando os custos de produção interna e o custo externo da aquisição das peças mecânicas, para alguns deles, é mais viável a horizontalização.Artigo Científico Acesso fechado Desafios a implantação do scrum na gestão de projetos: uma revisão de literatura(2022-06-22) Almeida, Pollyanna Cristina de AraújoO presente estudo aborda a Gestão de Projetos e o modelo Scrum para implantação de estruturas ágeis que considera a entrega rápida no desenvolvimento. Busca-se saber se uma organização deve ser capaz de implementar o Scrum ou considerar diferentes abordagens ágeis em seu empreendimento. O objetivo foi analisar a literatura recente acerca dos desafios para viabilizar o projeto Ágil Scrum. Foi uma Revisão de Literatura, concentrando nas publicações dos últimos 5 anos. Verificou-se que o Scrum responde a uma demanda das organizações de pequeno, médio e grande porte, que buscam por um modelo de pequenas equipes que trabalham em ciclos curtos e aprendem continuamente. Concluiu-se que modelo Scrum, quando adequadamente implementado, fará com que essas equipes busquem pelo resultado, coletando evidências e tomando decisões de priorização em tempo real para determinar seus próximos passos em vez de seguir religiosamente um plano predefinido.Artigo Científico Acesso aberto Desafios à sustentabilidade do fast fashion: análise da proposta da rede de lojas C&A.(2022-12-15) Salgado Rosa Silva, Vitoria Natalyao presente estudo aborda a sustentabilidade no fast fashion. Busca-se saber de que maneira uma proposta sustentável pode contribuir com as marcas de fast fashion e com iniciativas para reduzir o impacto ambiental. O objetivo foi analisar as ações sustentáveis para a marca fast fashion C&A tomada como estudo de caso, como uma das diferentes maneiras de enfrentar os desafios da moda ecologicamente correta. A metodologia adotada foi um estudo de caso para conhecer as sustentáveis para o universo da moda planejadas e implantadas para a C&A, marca fast fashion tomada como referência. Verificou-se que a C&A está consciente da sustentabilidade e trabalha em estreita colaboração com os seus fornecedores para melhorar as condições de trabalho nas fábricas dos fornecedores. A marca está expandindo sua gestão de fornecedores significativamente além da auditoria e monitoramento – eles estão investindo em treinamento, com incentivos para os melhores. A colaboração é importante, pois os fornecedores reconhecem que desempenham um papel importante no alcance das metas de sustentabilidade do varejista e das necessidades de seus clientes. Conclui-se que o fast fashion é desafiado por consumidores educados e ambientalistas em todo o mundo, pedindo sua substituição por moda sustentável, eco fashion, slow fashion ou moda ética. Defende-se aqui que não existe uma moda 100% sustentável, exatamente pelos impactos ambientais que a indústria da moda causa. O caso da C&A mostra que é possível minimizar esses efeitos nocivos ao meio ambiente.Artigo Científico Acesso embargado Os desafios na gestão de empresas com operações descentralizadas: o caso do Grupo Armholding(2023-05-25) Camilo, Artur AndradeEsse é um estudo de caso do grupo Armholding, situado em Nova Lima, Minas Gerais (Brasil), esse estudo busca identificar quais as principais dificuldades encontradas e quais são as principais virtudes seguidas na gestão deste grupo empresarial. O grupo optou por administrar suas empresas por meio de um modelo de gestão descentralizada, o que lhes possibilitou espalhar o seu contingente de colaboradores em escritórios pelo Brasil e em pontos de apoio estratégicos no exterior, com o objetivo de oferecer mais e melhores serviços aos seus clientes.Artigo Científico Acesso aberto O dia a dia do controle orçamentário: uma experiência prática(2022-12-13) Oliveira, Josiane de PaulaO presente estudo aborda o cotidiano das tarefas pertinentes ao controle orçamentário como processo que uma empresa usa para rastrear os gastos reais em relação aos orçamentos planejados. Buscou-se responder quais são as tarefas do dia a dia de um controle orçamentário. O objetivo foi demonstrar a rotina do controle orçamentário num ambiente coorporativo. Quanto a metodologia, as abordagens dedutiva, qualitativa e descritiva contribuem para a narrativa do cotidiano gestor. Nas considerações finais está demonstrada a importância do controle destas tarefas para o sucesso de um orçamento. Verificou-se com base no estudo de caso na empresa MX que a rotina do controle orçamentário envolve: centralizar os orçamentos da equipe; tomada de decisões de aprovação com base no saldo disponível; acompanhamento diário do que foi previsto e do que está sendo gasto e corrigir processos de gastos interrompidos e remover tarefas de baixo valor agregado. Conclui-se que cumprir a rotina de tarefas do controle orçamentário pode eliminar a necessidade de tomar decisões baseadas em emoções, levando a uma ação mais equilibrada e ponderada. Ao confiar nos dados, se obtém uma visão geral extremamente precisa das despesas da empresa em nível macro e micro.Artigo Científico Acesso aberto Discriminação em processos de recrutamento e seleção: uma análise acerca da percepção de candidatos não aprovados(2022-06-22) Dias, Renata NovyO presente estudo compreende o processo de recrutamento e seleção das organizações sob a perspectiva de proporcionar o acesso igualitário de oportunidades às vagas de emprego disponibilizadas nas empresas, de modo que se identifique os critérios entendidos como excludentes de acesso ao emprego frente a percepção dos próprios candidatos. Buscou-se responder qual é a percepção de candidatos não aprovados em processos de recrutamento e seleção em relação à possível ocorrência de prática discriminatória. O objetivo foi apresentar a percepção que candidatos que não foram aprovados em processos de recrutamento e seleção sobre a possibilidade de eles terem sido discriminados. Por meio de uma metodologia de revisão bibliográfica e de pesquisa de campo foi apresentada as fases do recrutamento e seleção que ocorrem na atualidade e correlacionar exemplos de práticas discriminatórias nos processos de recrutamento e seleção. Foi verificado que as empresas ainda possuem uma postura preconceituosa e discriminatória nos seus processos de recrutamento e seleção; além disso, a maioria ainda tem preferência por contratar homens e os mais jovens. Ademais, também são discriminados candidatos em razão da sua vestimenta ou da sua forma de falar; pelo conteúdo que postam nas redes sociais e por trazerem marcas como tatuagens e piercings. Aspectos relacionados a religião foram menos observados no escopo da prática discriminatória por parte das empresas em relação à seleção dos candidatos. Concluiu-se que, como seres humanos, todos têm preferências pessoais e isso também pode influenciar a objetividade em relação aos candidatos a emprego. E que a discriminação nos processos de recrutamento e seleção ainda é uma realidade.Artigo Científico Acesso aberto Doenças ocupacionais no setor de Teleatendimento(2022-12-13) Vanessa Cruz de Oliveira, MirnaA evolução dos tecnológicos auxiliou na crescente demanda de serviços com teleatendimento, que se multiplicaram na mesma velocidade que as queixas relacionadas à função. Identificar os riscos ocupacionais nas áreas de atuação é de suma importância para evitar ou minimizar acidentes e doenças relacionadas a rotina de trabalho.