Administração
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 63
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Marketing de relacionamento e satisfação do cliente: percepção e desafios para uma franquia de restaurante em Nova Lima, Minas Gerais(2022) Marques, Maria Augusta MaiaO presente estudo elementos básicos de Marketing de Relacionamento com foco na satisfação e a ampliação da participação de mercado. Buscou-se responder de que forma o relacionamento que a franquia da Grelhado123, situada em Nova Lima, tem com seus clientes resulta em satisfação. O objetivo do estudo foi analisar de que forma o relacionamento que a franquia da Grelhado123, situada em Nova Lima, tem com seus clientes resulta em satisfação. Foi realizada uma pesquisa de campo na empresa Grelhado123, e contou com aplicação de questionários estruturados aplicados aos clientes da franquia de Nova Lima, MG, para que então possa ser feita a conclusão da pesquisa. A amostra contou com a participação de 100 clientes da Grelhado123 com uma margem de erro de 10% e 95,5% de coeficiente de confiança. Verificou-se que a rede Grelhado123, negócio do ramo alimentício, busca oferecer pratos saudáveis e prontos ao mesmo tempo. Na região de Nova Lima, existem concorrentes com uma filosofia próxima à da rede Grelhado123. Por isso é que se reforça a necessidade de explorar as ferramentas do Marketing de Relacionamento da franquia da rede Grelhado123 e a satisfação dos seus clientes, na percepção dos entrevistados desse estudo. Destacase que os clientes não tem preferência por nenhum dia da semana para frequentar um restaurante fast food; a alimentação é feita no restaurante e, na maioria das vezes, no fim do dia, sendo associado um comportamento de estilo de vida moderno, com pouco tempo destinado a alimentação, no fim do expediente ou no caminho do trabalho para o local de estudo. Conclui-se que a pesquisa de relacionamento permitiu compreender a realidade da franquia Grelhado123 em que foram identificados que subsidiam o investimento no com base no comportamento do consumidor, em suas preferencias, na concorrência, produtos e condições de pagamento para eles. Tais informações podem indicar o sucesso e diminuir os riscos existentes face às informações sobre o mercado consumidor, fornecedor e concorrente, que podem vir a interferir no andamento das atividades da franquia.Artigo Científico Acesso aberto A importância do contador para MEI(2022) Barroso, Johnathan Henrique da SilveiraEste trabalho tem como objetivo descrever a importância de, por partes das empresas, obterem uma visão correta da função do Contador no seu campo de trabalho, em especial para os Microempreendedores Individuais. Ao demonstrar a importância dessas funções contábeis, principalmente da contabilidade gerencial para estes menores, pois esta ajudaria o empresário na tomada de decisões com maior segurança. Visa também mostrar a importância que o contador tem atuando junto ao empresário, podendo ser uma ferramenta importante para a continuidade da empresa e ao acompanhar o crescimento do mesmo. Espera-se concluir este trabalho demonstrando que a importância da contabilidade para micro e pequenas empresas está além do que a visão que se tem hoje por grande parte dos empresários. Com as informações desenvolvidas no trabalho, pretende-se demonstrar os pontos que o empresário deverá se atentar quanto ao seu negócio.Artigo Científico Acesso aberto Gerenciamento de riscos e a importância dos controles internos para a tomada de decisão(2022) Santos, Pâmela Carolina Coelho dosO presente artigo abordou o Gerenciamento de Riscos (GR) e o Controle Interno (CI) no âmbito das dificuldades enfrentadas pelas organizações e pelos profissionais no cenário da Covid-19. O objetivo foi analisar os meios como o GR e o CI podem minimizar ou eliminar os principais riscos que possam vir a afetar negativamente os negócios de uma organização no cenário da pandemia da Covid-19. Considerou a revisão bibliográfica e, uma pesquisa de campo foi realizada, a fim de entender a importância do GR e CI dentro de uma organização no contexto da pandemia da Covid-19. Verificou-se que a depender da forma como a organização planeja um futuro após o COVID-19 e determina o que a empresa pretende alcançar e como se posicionará, o GR e o CI devem avaliar o que isso significará para a exposição ao risco. Concluiu-se que a COVID-19 provou que os riscos estão interligados e podem impactar toda a cadeia de valor. Portanto, o GR e o CI precisam quebrar em 'silos' e integrar informações de toda a organização, bem como de partes interessadas externas nesta avaliação. Há uma necessidade cada vez maior de o GR e CI fazer uso do planejamento de cenário para avaliar esse futuro incerto. O tempo é essencial durante uma crise e, portanto, é necessária uma resposta rápida.Artigo Científico Acesso aberto Os tipos de influência exercidas no consumidor na decisão de compra pela internet: estudo de caso de consumidores de nova lima(2022-06-20) Anselmo, Leandro PaivaO presente artigo tem o objetivo de analisar o comportamento e os hábitos do consumidor de Nova Lima no que tange às compras efetuadas pela internet. Devido à popularização da internet e, em especial, à difusão das redes sociais e a venda de todas as espécies de produtos e serviços neste canal digital, buscou-se nesta pesquisa, compreender, através de pesquisa quantitativa responder à seguinte pergunta norteadora desta pesquisa: o consumidor recebe algum tipo de influência na sua decisão de compra de produtos e serviços pela internet? Foi feito um levantamento teórico junto a livros e renomados autores de marketing para explicar as vertentes atuais do comportamento do consumidor e vendas efetuadas pela internet. Depois disto foi feita análise do resultado da pesquisa aplicada junto a moradores de Nova Lima para entender se estes consumidores recebem influência quando compram pela internet e qual é esta influência, visando responder à questão principal deste artigo científico. Assim, busca-se com esta pesquisa elucidar os principais influenciadores da compra deste novo canal de vendas, definindo assim um novo estilo de vida conectado.Artigo Científico Acesso aberto A análise de custos como ferramenta gerencial: um estudo de caso(2022-06-22) Dias, Joyce FerreiraO presente estudo tem a análise de custos como ferramenta gerencial com uma proposta de um estudo de caso em uma distribuidora de sorvetes. Aborda-se a contabilidade e as informações geradas pela mesma que amparam a tomada de decisão pelo usuário. Foi pesquisado como a análise de custos como ferramenta gerencial pode auxiliar uma distribuidora de sorvetes na gestão e tomada de decisão. O objetivo geral foi demonstrar a importância da análise de custos como ferramenta gerencial na gestão de custos e auxílio na tomada de decisão do negócio. Por meio de uma metodologia que envolve a revisão bibliográfica e o estudo de caso, foi feito o levantamento de custos e despesas da empresa e a comparação da distribuição de custos com métodos de custeio distintos, demonstrando a importância da utilização da análise de custos como ferramenta gerencial. Verificou-se a adequada análise de gerenciamento contábil por meio de indicadores econômicos e financeiros, de maneira que o empreendedor consiga gerir o seu negócio de modo eficiente e ter o total controle dos seus gastos, das suas operações de curto e longo prazo. Concluiu-se que a contabilidade de custos é plenamente aplicável às empresas de menor porte, sendo um segmento que revela uma demanda cada vez maior de aplicação dos métodos de custeio mais simples, que forneça uma visão de gestão interna e orientando as estratégias futuras.Artigo Científico Acesso fechado Analise da estratégia comercial proposta pelo banco bs2 para uma empresa de importação e exportação se proteger das flutuações do mercado cambial: um estudo de caso.(2022-06-22) Cotta, Suianny Stefanny de SouzaO presente trabalho busca compreender o mercado de câmbio com foco em uma empresa importadora e exportadora em momentos de constante oscilação, assim como a estratégia proposta para a empresa se proteger das flutuações através das operações de hedge. Por meio de um estudo de caso buscou-se apresentar na prática como a empresa, seja ela importadora ou exportadora, poderá se proteger de flutuações indesejáveis da taxa de câmbio utilizando-se dos produtos financeiros disponíveis no mercado.Artigo Científico Acesso aberto Importância da gestão de processos: estudo de caso em um petshop(2022-06-22) Barbosa, Ana Carolinao presente estudo considera a avaliação da Gestão de Processos e melhoria em um Pet Shop implicando no sucesso dos negócios. Será considerado uma análise em um Pet Shop e a maneira como ele realiza sua gestão de processos e os resultados que produz. Foi questionado se a gestão de processos no Petshop Y agrega valor aos clientes. O objetivo consistiu em analisar a importância da gestão de processos no Pet Shop Y. A metodologia adotada contou com a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo junto aos clientes do Pet Shop Y sobre o tema e a realização do estudo de caso para identificar os benefícios da padronização de processos e demonstrar que as melhorias efetuadas nos processos agregam valor ao cliente. Foi percebido que a execução de um plano de GP é amplo, envolve várias etapas, e esta pesquisa apresentou dados iniciais, de análise, apontando onde a GP pode ser mais atuante, que é na oferta de planos e pacotes aos clientes; otimizar as formas de pagamentos, ampliar a oferta de produtos e adotar estratégias promocionais e de fidelização para enfrentar a concorrência. Concluiu-se com esse trabalho que para conduzir um empreendimento é fundamental a adoção da GP buscando a melhoria das operações em nível de aceitação e receptividade do mercado.Artigo Científico Acesso aberto Discriminação em processos de recrutamento e seleção: uma análise acerca da percepção de candidatos não aprovados(2022-06-22) Dias, Renata NovyO presente estudo compreende o processo de recrutamento e seleção das organizações sob a perspectiva de proporcionar o acesso igualitário de oportunidades às vagas de emprego disponibilizadas nas empresas, de modo que se identifique os critérios entendidos como excludentes de acesso ao emprego frente a percepção dos próprios candidatos. Buscou-se responder qual é a percepção de candidatos não aprovados em processos de recrutamento e seleção em relação à possível ocorrência de prática discriminatória. O objetivo foi apresentar a percepção que candidatos que não foram aprovados em processos de recrutamento e seleção sobre a possibilidade de eles terem sido discriminados. Por meio de uma metodologia de revisão bibliográfica e de pesquisa de campo foi apresentada as fases do recrutamento e seleção que ocorrem na atualidade e correlacionar exemplos de práticas discriminatórias nos processos de recrutamento e seleção. Foi verificado que as empresas ainda possuem uma postura preconceituosa e discriminatória nos seus processos de recrutamento e seleção; além disso, a maioria ainda tem preferência por contratar homens e os mais jovens. Ademais, também são discriminados candidatos em razão da sua vestimenta ou da sua forma de falar; pelo conteúdo que postam nas redes sociais e por trazerem marcas como tatuagens e piercings. Aspectos relacionados a religião foram menos observados no escopo da prática discriminatória por parte das empresas em relação à seleção dos candidatos. Concluiu-se que, como seres humanos, todos têm preferências pessoais e isso também pode influenciar a objetividade em relação aos candidatos a emprego. E que a discriminação nos processos de recrutamento e seleção ainda é uma realidade.Artigo Científico Acesso fechado Desafios a implantação do scrum na gestão de projetos: uma revisão de literatura(2022-06-22) Almeida, Pollyanna Cristina de AraújoO presente estudo aborda a Gestão de Projetos e o modelo Scrum para implantação de estruturas ágeis que considera a entrega rápida no desenvolvimento. Busca-se saber se uma organização deve ser capaz de implementar o Scrum ou considerar diferentes abordagens ágeis em seu empreendimento. O objetivo foi analisar a literatura recente acerca dos desafios para viabilizar o projeto Ágil Scrum. Foi uma Revisão de Literatura, concentrando nas publicações dos últimos 5 anos. Verificou-se que o Scrum responde a uma demanda das organizações de pequeno, médio e grande porte, que buscam por um modelo de pequenas equipes que trabalham em ciclos curtos e aprendem continuamente. Concluiu-se que modelo Scrum, quando adequadamente implementado, fará com que essas equipes busquem pelo resultado, coletando evidências e tomando decisões de priorização em tempo real para determinar seus próximos passos em vez de seguir religiosamente um plano predefinido.Artigo Científico Acesso aberto Definindo a melhor estratégia para gestão de compras: um estudo de caso.(2022-06-22) Cavalcante, Beatriz dos SantosO presente artigo envolve a estruturação do processo de compras em uma empresa produtora de bens de capital do setor eletromecânico. Sabe-se que o processo de compras deve estar alinhado ao planejamento definido pela organização, que, por sua vez, deve ser elaborado em conformidade com a produtividade e a sua estrutura administrativa. Busca-se saber, se, considerando a realidade de uma empresa XY, produtora de bens de capital do setor eletromecânico para o setor de mineração, é mais viável, em de nível de custo, produzir as peças internamente ou adquirir de um fornecedor externo. O objetivo foi mostrar, através de um estudo de caso, se é mais viável produzir as peças internamente ou adquirir de um fornecedor externo. Por meio da revisão bibliográfica e do estudo de caso foram estudados os custos fixos, variáveis para comprar ou fabricar as peças na empresa XY e a contextualização do processo de compras e suas interfaces internas; considerando o processo de aquisição de recursos materiais com ênfase para as peças produzidas pela empresa objeto de estudo. Conclui-se que, em relação ao estudo de caso proposto, a gestão de compras se mostra dependente de estratégias adotadas que oscilam de acordo com a estrutura e política da empresa, que é a de verticalização. Entretanto, analisando os custos de produção interna e o custo externo da aquisição das peças mecânicas, para alguns deles, é mais viável a horizontalização.Artigo Científico Acesso aberto A importância da Reforma Tributária para o crescimento econômico do país(2022-06-23) Mendes, Lorena SoaresO Brasil possui um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, acompanhado da alta carga tributária e baixo retorno dos valores arrecadados em serviços de qualidade que geram bem-estar à população. Outra forte característica da tributação no país é a regressividade, uma vez que há maior incidência de tributos sobre o consumo, o que acaba onerando de forma desproporcional aqueles indivíduos com menor capacidade contributiva e favorecendo os ricos. Depois de passar por amplas modificações ao longo dos anos o sistema tributário brasileiro deixa de ser norteado por princípios básicos como a equidade e a eficiência, o que influência diretamente no desenvolvimento econômico do país resultando, mais uma vez, na necessidade de reformas da legislação vigente. Partindo de um breve estudo e compreensão da evolução histórica da tributação no Brasil, a presente pesquisa teve como objetivo compreender como a Reforma Tributária contribui para o crescimento econômico do país. Para isso, pretendeu-se analisar as duas atuais Propostas de Emenda Constitucional, a PEC 45/2019 de autoria da Câmara dos Deputados e PEC 110/2019 elaborada pelo Senado Federal, que em suma tratam da unificação dos tributos sobre o consumo e a criação de uma espécie de imposto sobre o valor agregado. A metodologia utilizada no desenvolvimento do trabalho inicialmente foi a investigação bibliográfica com caráter exploratório e explicativo abordando os tópicos referentes ao tema e posteriormente a análise do conteúdo por meio de técnicas da pesquisa qualitativa e quantitativa.Artigo Científico Acesso fechado Gestão da cadeia de suprimentos :um estudo de caso em uma empresa de reforma e manutenção de motores elétricos.(2022-06-23) Sousa, Brenda Kelly deO presente estudo se voltou ao setor de suprimentos de processo de compras em uma empresa pertencente a indústria componente eletromecânicas. O foco do estudo está nas informações que possam fornecer aos gerentes informações relacionadas ao seu desempenho. Considerou como metodologia adotada na pesquisa, a revisão bibliográfica e o estudo de caso a empresa BETA, relacionado aos serviços de manutenção em Motores Elétricos e Transformadores. A questão norteadora deste estudo foi: pode o planejamento do setor de suprimentos se basearem na sistematização de atividades para melhor organização do departamento de manutenção da empresa objeto do estudo de caso? O objetivo geral do estudo foi descrever, por meio de um estudo de caso, as ações relacionadas ao planejamento do setor de suprimentos e as atividades fins da empresa sob análise primando pela organização em compras, no estoque, na logística e o processo produtivo. Concluiu-se que o sucesso da empresa está diretamente relacionado a estruturação do setor de suprimentos de maneira a evitar as perdas de produtividade, resultando altas taxas de desperdícios e prejuízos para a empresa como um todo.Artigo Científico Acesso fechado Os reflexos sentidos pelos micro e pequenos empresários em seus negócios no contexto da pandemia do COVID-19(2022-06-23) Barbosa, Tamires StéfanieO tema abordado nessa pesquisa envolve a pandemia do Covid 19 e os desafios enfrentados pelas Micro e Pequenas Empresas, MPEs. Buscou-se responder quais são os efeitos da pandemia nas MPEs. O objetivo foi analisar os principais impactos do contexto pandêmico para as MPEs participantes deste estudo. O método utilizado foi a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo por meio da aplicação de um questionário estruturado, direcionado à amostra aleatória de micro e pequenos empresários tratados por meio de abordagem quantitativa as questões pertinentes a investigação dos reflexos do COVID-19. Foi verificado que na percepção dos entrevistados é importante garantir que as medidas de apoio sejam inclusivas e alcancem segmentos vulneráveis das MPEs; tem dificuldades em evitar o superendividamento e uma crise de solvência explorando o capital e outros apoios não relacionados à dívida. O planejamento financeiro, embora seja realizado pela maioria, ainda é inexistente em algumas MPEs significando o comprometimento de estratégias e medidas emergenciais de suporte de liquidezArtigo Científico Acesso fechado Um estudo do comportamento da cotação da criptomoeda bitcoin no contexto de dois anos da pandemia do covid 19(2022-06-29) Fernandes, Karina JuniaApesar de todos os aspectos negativos da propagação do corona vírus em todas as indústrias, é seguro dizer que muitos mercados serão capazes de sobreviver a este momento difícil e até lucrar com isso. Não há dúvida de que a sombra de uma recessão global assoma nestes tempos incertos. Os governos de todo o mundo, por outro lado, devem favorecer o capitalismo autoritário como forma de resolver esses problemas. No longo prazo, o mercado de criptomoedas pode não ser afetado repentinamente por essas turbulências, sem ser totalmente poupado, principalmente em um futuro próximo. No entanto, o confinamento imposto em muitos países do mundo pode, paradoxalmente, gerar um efeito altista no mercado de criptomoedas, ao contrário do resto do mercado de ações.Artigo Científico Acesso fechado Aplicação do metódo OKR na empresa familiar: Bel Lube distribuidor(2022-06-29) Moreira, Daniel Wild Grossi JannuzziEsse artigo aborda a implementação da Metodologia OKR (Objectives and Key Results) que é um método de definição de metas criado pela Intel e adotado por diversas empresas do Vale do Silício, como, por exemplo, o Google, LinkedIn, Twitter e GoPro, na empresa Bel Lube Distribuidora Ltda, com o objetivo de verificar quais os impactos do uso dela para a empresa, através da validação de dados volumétricos de vendas, de valor de faturamento, valor de devoluções e percentual que essas devoluções representaram em relação ao volume total de vendas nos meses analisados nesse artigo. Também, buscou avaliar se através da utilização do método haverá uma melhoria na comunicação entre setores e no engajamento da equipe para alcançar o objetivo. O método consiste na definição de metas mensuráveis a fim de se criar alinhamento e engajamento na empresa. Sua grande diferença para os métodos tradicionais é que os OKRs é frequentemente definido, medido e reavaliado, com o objetivo de garantir que todos na organização andem alinhados, com prioridades definidas e em um ritmo constante. Para implementá-lo foi organizado um plano de ação dividido em seis etapas: Obtenção do apoio da diretoria da empresa, análise do cenário atual, planejamento, implementação, monitoramento parcial da ferramenta e análise dos resultados.Artigo Científico Acesso fechado Aplicação do sistema ERP em um micro negócio: estudo de campo da hamburgueria beta.(2022-06-29) Santos, Alessandro Henrique BatistaO presente estudo aborda a importância da integração dos departamentos e do controle da gestão de uma empresa e o sistema ERP. Buscou-se saber que resultados e impactos positivos são possíveis de se obterem após a automatização de informação em processos de gestão de um micro negócio como uma hamburgueria tomada como exemplo pela adoção e implantação de sistemas integrados ERP. O objetivo foi identificar impactos positivos e resultados alcançados na gestão de vendas de uma hamburgueria pela adoção e implantação do sistema ERP. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica e o estudo de caso para relacionar os conceitos e as teorias relacionadas ao tema objeto de estudo do trabalho contextualizando o processo de compras e suas interfaces internas e descrever as vantagens e desvantagens da implantação do sistema ERP na organização. O ERP é o software que mantém o seu negócio funcionando. Pedido de matérias-primas, processamento de pedidos, gerenciamento e otimização de receitas, faturamento, planejamento de produção e mais. Vale destacar que, de acordo com a proposta feita para a Hamburgueria Beta, bons sistemas ERP não precisam de software de terceiros em áreas-chave e são capazes de fornecer dados consistentes a todos os departamentos e players de uma empresa de alimentos. Concluiu-se que a combinação de comércio, gerenciamento de produtos e inteligência de tecnologia de produção torna o sistema ERP um alicerce central para a adequada gestão de estabelecimentos que vendem alimentos para pronto consumo, como as hamburguerias. A tendência da digitalização implica uma mudança na importância do ERP: o que costumava ser uma ferramenta de suporte operacional aos negócios agora se tornou um importante alicerce estratégico.Monografia Acesso aberto A importância da gestão de compras e do controle interno de estoque: estudo de caso da empresa cyma 02(2022-06-30) Fróes, Débora FerreiraO presente trabalho apresenta um levantamento acerca da gestão de compras e do controle de estoque, a fim de analisar a importância desses processos para o sucesso de uma microempresa. Considerados assuntos estratégicos, ambos os processos se complementam, reforçando a importância da gestão de compras para o bom funcionamento do estoque, e vice-versa, principalmente no que se refere à redução de custos com armazenamento de mercadorias, da logística de transporte de produtos e da demanda por profissional responsável por esse controle e avaliação. Para complementar a pesquisa, foi feito um estudo de caso e entrevista com a microempresa Cyma 02, sendo analisados seu controle de estoque bem como sua gestão de compras. Mesmo sendo uma empresa de pequeno porte, a presença de processos de gestão para controle de compras e estoque mostrou-se fundamental não apenas para manutenção da empresa, mas para seu crescimento, a partir do levantamento de seus produtos, a demanda dos clientes e a redução de custos em relação a fatores como espaço físico e antecipação da compra de mercadorias que estão em falta. Com o estudo feito, a gestão da empresa realizou uma reorganização do estoque, a fim de levantar todos os itens disponíveis ou em falta no estoque. Além disso, foi analisada a necessidade do uso de um software de gestão de compras e de estoque, que se mostrou positiva, especialmente devido ao fato de que a empresa em questão possui um mix de produtos variados e poderia atuar de forma mais eficiente e assertiva com o uso de uma ferramenta.Artigo Científico Acesso fechado A influência da mídia social como forma de marketing na pandemia(2022-11-28) Maia, Bruna Cristina FonsecaCom a nova realidade muitas empresas tiveram que mudar suas estratégias para manter o seu público alvo, e a internet com certeza foi uma delas. Organizações que já utilizavam do marketing tiveram que redobrar suas estratégias para conseguir manter o ritmo de seus negócios. A pandemia contribuiu para mudar o comportamento dos consumidores, e obviamente as empresas não poderiam ficar para trás e se deixarem ser atingidas negativamente por essas mudanças, a solução foi acompanhar o novo ritmo de seus consumidores. É incontestável que a internet se tornou o carro chefe de muitas organizações após esse período pandêmico, e o investimento em um bom marketing colabora para continuar ou até mesmo aumentar a lucratividade em tempos como este que estamos vivenciando. Portanto, o marketing digital é uma ferramenta muito importante para contribuir com o sucesso de qualquer empresa mesmo em uma época de crise. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho será verificar a eficácia do marketing digital para as empresas nesse momento de pandemia. Já os objetivos específicos são: Abordar a evolução do marketing no ambiente empresarial; mostrar quais os meios de comunicação estão sendo usados pelas empresas nessa nova realidade e como as empresas estão usando o marketing digital para sobressaírem da crise. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, visto que é pretendido responder as perguntas do tema marketing digital consultando artigos publicados no Google Acadêmico, também será utilizado o método de pesquisa descritiva com a aplicação de questionários.Artigo Científico Acesso fechado Análise para implantação de melhoria no processo logístico em farmácia magistral(2022-12-07) Silva, Julia Helena SoaresO setor logístico atualmente está presente na maioria das organizações, está presente em todo processo, desde a produção até o produto final entregue ao consumidor, e com isso se fez necessário estabelecer e traçar objetivos a modo que orientasse e facilitesse o processo e adquirasse vantagem competitiva e maior rentabilidade, permitindo uma visão geral do sistema operacional. A farmácia magistral possui necessidades especiais para desempenho das funções logísticas, devido a este fator a abertura para erros é maior e ocasiona na redução do processo de qualidade, maximizando reclamações e problemas posteriores. Doravante de uma análise sistêmica foi traçado objetivos, processos e melhorando funções acerca da mitigação dos causadores. A cadeia de suprimentos alcançou e conectou os setores, tornando a cadeia mais produtiva e funcional. Para responder ao problema e chegar aos objetivos, aplicou-se um questionário com base em análise de resultados quantitativos e descritiva, de modo exploratório, bibliográfica. Diante este contexto, esse estudo visou, analisar e demonstrar problemas ocasionados pela falta de uma gestão eficiente em logísitica e de um modelo de gerenciamento eficaz.Artigo Científico Acesso fechado A nova lei de licitação, suas alterações e como a administração pública no âmbito legislativo da cidade de Nova Lima- mg está se adequando(2022-12-09) Oliveira Alves Ventura, JulianaCom a aquisição de bens e serviços por órgãos públicos deve ser balizada por normas e procedimentos legais. A Lei nº 14.133/2021, conhecida como Lei de Licitações e Contrato, trouxe novas exigências e inovações e constitui-se, atualmente, como o instrumento normativo norteador das decisões da Administração Pública no que se refere aos seus processos licitatórios. O objetivo deste artigo é analisar como a Câmara Municipal de Nova Lima está se adequando à Nova Lei de Licitações e Contratos, quais os benefícios e as alterações necessárias para o cumprimento deste novo marco legislativo. Mais especificamente, pretende-se avaliar como será a implementação do Portal Nacional de Contrações Públicas e entender como se dará a adequação e treinamento para operacionalização completa da Nova Lei de Licitações e Contratos.