Engenharia Civil
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Monografia Acesso aberto Monitoramento e controle do processo executivo de paredes diafragma(2021) Nascimento, Eduardo Otavio Souza do; Santos, Felipe Catezani dos; Oliveira, Larice Botelho de; Oliveira, Marcelo Martins; Pellegatti, Nathan; Silva, Rafaela de JesusO presente trabalho abordará o monitoramento e controle do processo executivo em estruturas de tirantes em paredes diafragma em um empreendimento localizado em São Paulo/SP, com o objetivo de identificar possíveis patologias e apresentar soluções para mitigá-las. Dessa forma, este trabalho procurou identificar as técnicas de controle de execução e medidas de mitigação de patologias passando pelos métodos de ensaio mais frequentes no ramo da construção civil, bem como as práticas de reparação e restauração que foram adotadas dos elementos apresentados nas visitas técnicas da obra em estudo, assim propondo métodos de controle de qualidade para controle das patologias, e observando na prática a aplicação dos métodos propostos. Para estudo, a pesquisa utilizada teve como propósito buscar falhas dos processos executivos que desencadeiam patologias realizando uma análise comparativa com o executado em obra. O método adotado para análise dos processos executivos da contenção da obra em estudo foi baseado nas coletas de dados das visitas técnicas realizadas, com as informações obtidas foi possível traçar um mapeamento dos riscos eminentes à execução e, designar os métodos mais eficazes de mitigação. As bases para essas análises foram extraídas das bibliografias estudadas que nortearam o rumo da pesquisa de campo.Monografia Acesso aberto Utilização do Tecido de Fibra de Juta em Compósitos Cimentícios: Comportamento Mecânico e Análise de Imagens(2021) D'Angio, Carlos; Campos, Gabriellen; Azevedo, Giulia; Pierosi, Larissa; Vieira, Rhyan; Silva, WagnerO reforço de matrizes cimentícias pode ser executado utilizando-se fibras de diversas origens: sintéticas ou naturais. O emprego de fibras como reforço faz com que esses compósitos tenham maior resistência a tração quando comparados a matrizes sem qualquer tipo de reforço. Neste contexto, as fibras naturais se tornam atrativas pelo fator econômico e sustentável, este trabalho tem por objetivo caracterizar mecanicamente e por correlação digital de imagem corpos de prova reforçados com fibra de juta, analisando a influência de diferentes tratamentos aplicados ao tecido, saturação em água, saturação em nano-sílica e pré-tensionamento do tecido de juta combinado com saturação em nano-sílica. Para tanto, foram moldados corpos de provas os quais foram posteriormente submetidos a ensaios de tração direta. As imagens capturadas durante os ensaios de tração foram submetidas a análise em software de correlação digital de imagens afim de mapear fissuras e deslocamentos. Os resultados indicaram que os tratamentos no tecido influenciaram no processo de fissuração dos compósitos e foram capazes de melhorar a resistência à tração pós-fissuração e a aderência fio-matriz. A combinação dos tratamentos de saturação em nano-sílica e pré-tensionamento mostrou-se mais eficaz do que o tratamento em água.Monografia Acesso aberto Construção Modular em Estrutura Metálica com Adequação ao BIM 10D(2021-11) Barbosa, Diego; Gomes, Enola; Fermino, Hiago; Morais, Isabella; Simões, Jênnifer; Vieira, VictorA alta demanda que o setor da construção civil enfrenta requer maior velocidade de entrega, dado que a competitividade e a exigência por mais eficiência são crescentes no mercado. Novas tecnologias facilitam o cotidiano e elevam a produtividade dos profissionais da indústria da arquitetura, engenharia e construção (AEC), sendo que, na circunstancia em que novidades surgem a todo instante, a utilização desses recursos abre uma série de perspectivas para se modernizar. Em resposta à necessidade de inovação, a adoção da metodologia BIM associada à modulação potencializam a industrialização da construção por meio da eficaz gestão promovida por estes métodos. Neste contexto, centrado na revisão bibliográfica realizada mediante análise da literatura, o estudo deste trabalho pretende demonstrar os conceitos e funcionalidades da construção modular em estruturas metálicas e do modelo BIM, que em conjunto, otimizam os processos e resultam em assertividade em prazos e alto nível de sustentabilidade ocasionados pela rapidez e racionalização dos materiais que a fabricação e montagem industrial oferece, além de reduzir os custos em virtude do maior controle e gestão da informação em todo o ciclo de vida do projeto gerados pela interoperabilidade do modelo BIM. A experiência adquirida no desenvolvimento do presente trabalho permitiu entender o futuro da engenharia e uma enorme transformação na área da construção civil, que agrega positivamente o setor imobiliário e industrial, o qual atualmente necessita de aperfeiçoamento da qualidade e velocidade na entrega do produto final.Artigo Científico Acesso aberto Fatores que afetam o desempenho acadêmico no ensino on-line de gestão da construção(2021-11) Moratti, Tathyana; Oviedo-Haito, Ricardo Juan JoséDevido à pandemia de COVID-19 as universidades se viram forçadas a migrar as aulas presenciais para o ambiente on-line, impactando o desempenho acadêmico dos estudantes. Nesta pesquisa objetiva-se identificar os fatores que influenciam o desempenho acadêmico dos estudantes no ensino on-line. Desta forma, para os estudantes de três turmas on-line da disciplina de Planejamento e Gestão de Obras, foi elaborado e enviado um questionário de autoavaliação no primeiro semestre de 2020. A partir da análise de 267 respostas recebidas foi verificado que, apesar dos benefícios identificados, 74,91% dos respondentes acreditam que houve algum prejuízo nas atividades realizadas on-line. Entre os estudantes, 29,5% apontaram como principal fator de haver prejuízo, o ambiente de estudo (estar em casa). Entretanto, apenas 6,74% dos estudantes perceberam que o seu desempenho acadêmico foi insuficiente. O principal motivo apontado, por não haver um melhor desempenho acadêmico, foi a falta de dedicação/concentração pessoal (32,58%). Esta pesquisa contribui para a identificação de fatores que influenciam o desempenho acadêmico no ensino on-line provocado pela pandemia; constatando-se que, apesar de os estudantes terem a percepção de haver prejuízo, o desempenho acadêmico não foi significativamente impactado; e que este depende principalmente da dedicação/concentração do próprio estudante.Monografia Acesso aberto Aplicação do Bim no Gerenciamento de Resíduos na Construção Civil(2021-11-16) Araujo, Bianca; Polizei, Choice; Santos, Leticia; Silva, Pablo; Pereira, RenataA construção civil é destacada por ser um dos setores com maior índice de geração de resíduos sólidos, uma vez que o grande aumento populacional, o processo de urbanização, o desenvolvimento e crescimento das cidades e municípios influenciam diretamente nesta questão através das construções e demolições executadas. Para controlar e monitorar este desperdício de materiais algumas construtoras brasileiras elaboram um plano de gerenciamento de resíduos atendendo à Resolução Nº 307 publicada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. Mesmo com este planejamento as obras necessitam de softwares que auxiliem a otimização do gerenciamento, conforme análise do formulário de pesquisa realizado, proporcionando aos profissionais da área formas de garantir a redução deste impacto ambiental gerado por este setor. O presente trabalho tem como propósito demonstrar uma das etapas da gestão de resíduos através da modelagem 3D de um projeto fictício, com a finalidade de obter com maior precisão o volume de resíduos que serão gerados, o percentual de perdas e o custo que será necessário para o descarte. Para tanto, faz-se necessário a utilização de softwares BIM para elaboração do projeto e seleção dos resultados pertinentes a gestão, evitando desta forma a ocorrências dos problemas socioeconômicos relacionados com a ineficiência desse tipo de gestão. Sendo assim, identifica-se a necessidade da implantação de uma gestão de resíduos da construção capaz de planejar as estratégias ainda na fase de projetos, sendo eficaz no processo de separação durante a execução da obra e, finalmente ser assertiva na destinação final desses resíduos.Monografia Acesso fechado Soluções para problemas geotécnicos de instabilidade de maciços de terra no corte na BR-050/MG(2021-11-18) Santos, Gabriel; Barreto, Brenno; Ferraz, Denis; Silva, Emerson; Gentil, GabrielO tratamento de problemas geotécnicos de instabilidade de maciços é importante para Engenharia Civil. É notável tal importância quando há diversas reportagens sobre deslizamentos de terra em rodovias, zonas periféricas com construções irregulares, barragens e obras geotécnicas no geral. Caso seja realizado o tratamento prévio das condições de instabilidade para as situações supracitadas, pode-se prevenir a ocorrência destas situações, garantindo a segurança e comodidade da população. Pensando desta forma, neste trabalho foi analisada a situação de instabilidade em um trecho da BR-050/MG, do qual foi definido uma solução técnica e financeiramente viável. Para desenvolver este estudo, houve a consulta de dados existentes, os quais apresentaram a situação do talude, características e aspectos do local, a aplicação de métodos empíricos para estimativa dos parâmetros do solo, a reunião destas informações em softwares como AutoCAD e Slide para chegar a uma solução, avaliá-la e, finalmente, conceber um projeto. A proposta de solução consiste no abatimento do talude aliado à instalação de drenos horizontais profundos, proteção com revestimento vegetal e drenagem superficial, sendo essa a opção de intervenção mais rápida, de menor custo e interferência na rodovia, uma vez que engloba só o corte e movimento de terra como medidas, em detrimento à aplicação de componentes cimentícios. O desenvolvimento da solução escolhida possibilitou alcançar os resultados esperados, onde o maciço saiu de uma situação instável para uma situação estável, apresentando fatores de segurança superiores a 1,50 de modo a ser aceitável por norma.Monografia Acesso aberto Viabilidade de projetos em containers para habitações de interesse Social(2021-11-29) Souza, Andressa Carrucci de; Mateos, Julia de Souza; Oliveira, Leonardo Bessa de; Santos, Lucas GarciaDesde a década de 30, se discute e se busca soluções para a questão do déficit habitacional no Brasil. Pode-se constatar que ainda há uma enorme necessidade de amenizar a carência de habitações, com condições dignas e melhoria na qualidade de vida da população. Para suprir essa grande necessidade, o presente estudo baseia-se na reutilização de containers para habitação popular, este, diretamente ligado à sustentabilidade social e ambiental. A finalidade da pesquisa é comparar o modelo convencional de construção com a alternativa em container, e através dos resultados obtidos, analisar a viabilidade deste método construtivo para utilização em programas habitacionais, a fim de aperfeiçoar o tempo de obra, preço e produção de resíduos.Monografia Acesso aberto Previsão da vida útil em inspeções de obras de arte especiais: Estudo de caso das pontes sobre a Marginal Tietê(2021-11-30) João, Gabriela Santiago; Novais, Leticia Lorena Soares; Sampaio, Julia SaraivaCom obras cada vez mais antigas, as manifestações patológicas nas estruturas de concreto são um tema de crescente interesse dentro da engenharia. Em decorrência do colapso ocorrido em um viaduto sobre a Marginal Pinheiros em 2018, foram realizadas pela Prefeitura de São Paulo inspeções emergenciais em algumas das obras de arte especiais da cidade. Com objetivo de demonstrar a importância e aplicabilidade da previsão de vida útil para programação de manutenções preventivas dentro das inspeções especiais determinadas pela NBR 9452:2019, o presente trabalho de pesquisa apresenta uma análise das OAEs sobre a Marginal Tietê através dos dados de suas inspeções, realizando também uma previsão da vida útil destas estruturas através dos métodos propostos por Tuutti (1982) e Possan (2010). Neste sentido, a vida útil estimada (VUE) mínima das obras estudadas variou entre 0,36 e 90,72 anos para o modelo de Tuutti e entre 3,25 e 76,91 anos para o modelo de Possan. Identificou-se que o modelo de Possan resulta em valores mais altos para obras mais novas, considerando seu alto fck e cobrimento dentro das normas atuais, não levando em conta a possível baixa qualidade do concreto devido a sua execução. O método de Tuutti obtém resultados relativamente maiores para obras antigas, possivelmente por avaliar a difusividade de carbonatação já atuante, considerando para o cálculo períodos nos quais as taxas de CO2 no ambiente eram muito inferiores às atuais. Este estudo considera também em suas conclusões o fato de certas obras possuírem valores ruins para ensaios de ultrassom e de presença de agentes químicos agressivos ao concreto e às armaduras. Os resultados obtidos evidenciam alto grau de necessidade de manutenção nas referidas obras, além de demonstrar a possibilidade de aplicação dos métodos de previsão de vida útil aos trabalhos de inspeção, contribuindo para a programação de serviços de manutenção preventiva.Monografia Acesso aberto O efeito do índice de vazios e do coeficiente de permeabilidade nas propriedades mecânicas de concretos permeáveis(2021-12-03) Dutra, Carinne; Moreira, Damião; Santos, Daniel; Aguiar, EduardoA falta de drenagem urbana atinge muitas cidades brasileiras, causando problemas à população como o de alagamentos. Analisando as possíveis causas para tais transtornos, verificou-se o uso de concreto permeável sendo uma possibilidade para minimizar os efeitos de alagamentos causados pela chuva. Este material - formado por pasta de cimento, agregados graúdos e miúdos - possui poros em sua estrutura, o que facilita na percolação de água para o solo e, consequentemente, diminuindo o risco de alagamentos. Este trabalho tem como objetivo correlacionar as propriedades físicas e mecânicas de concretos permeáveis com base em resultados obtidos por meio de uma revisão sistemático da literatura. Foram avaliadas e correlacionadas propriedades como o coeficiente de permeabilidade, coeficiente de porosidade, resistência à compressão e resistência à flexão. Os resultados demonstraram que quanto maior o índice de vazios do concreto permeável menor será a sua resistência à tração, à compressão e a tração à flexão. Além disso, com o aumento do índice de vazios gera uma maior interconectividade entre os poros, o que resulta em concretos com maior permeabilidade.Estudo de Caso Acesso aberto Avaliação de um imóvel residencial pelo método evolutivo: um estudo de caso no município de São Paulo - SP(2022) Garcêz, Alex Fernandes; Oliveira, Hudson Levi Bastos; Santos, Jéssica Reguengo; Ruano, Julienne Raquel Pereira; Napolitano, Mariana FaildeEste trabalho consisitiu na determinação do valor de venda de um imóvel localizado no bairro Jardim Malia I – São Paulo/SP. Para fins de avaliação, inicialmente, foi feita a classificação do bem. Utilizou-se então a NBR 14653:14653-2 (2011), que regulamenta as avaliações de imóveis urbanos. Para a escolha da metodologia, foi estudado, junto a corretores locais, qual a disponibilidade de amostras à venda na região do imóvel. Como não foi encontrado um número significativo de residências semelhantes em oferta nas proximidades, houve a impossibilidade do uso do Método Comparativo Direto de Dados de Mercado – sendo este o mais utilizado no cenário brasileiro de avaliações imobiliárias. Por esse motivo, escolheu-se o Método Evolutivo para a execução da avaliação. Este, por sua vez, consiste na determinação do valor do imóvel pelo produto da soma do valor do terreno e da edificação construída por um Fator de Comercialização (FC), que podem ser determinados através da amostragem de alguns terrenos e casas em oferta o mais próximo possível da região geoeconômica do bem avaliando. Com o tratamento desses dados amostrais, tem-se os valores unitários (R$/m²) dos terrenos e das construções. Assim, a soma do produto desses valores pela área do terreno e da construção do imóvel avaliado, resultam no valor final do mesmo. Cabe ao profissional manter um olhar crítico e bom-senso sobre a avaliação, principalmente na arbitragem de fatores que não são intrínsecos ao bem.Dissertação Acesso aberto Caracterização mecânica de compósitos cimentícios modificados com borracha de pneu tratada com diferentes tipos de látex(2022) Lima Junior, José GonçalvesHá uma grande problemática no que tange ao descarte irregular de pneus inservíveis na natureza, essa problemática gera a degradação do meio ambiente e é um vetor de proliferação de doenças virais. Caso a borracha de pneu for submetida a um tratamento físico-químico antes da inserção no compósito, além de gerar soluções para as problemáticas oriundas do descarte irregular deste material, o compósito poderá ter um bom desempenho através da potencialização de suas propriedades mecânicas e térmicas viabilizando uma vida útil considerável. Este trabalho, tem como principal objetivo desenvolver uma argamassa emborrachada com teor de até 15% com pó de borracha tratada por SBR e Acrílico, separadamente. Para a caracterização das propriedades mecânicas dos corpos de prova, foram utilizados ensaios clássicos e instrumentais. Baseado na comparação entre varios teores água/cimento para este trabalho, a mistura “0.52 com” foi considerada a mais destacada no comportamento mecânio e a relação a/c = 0,52 foi adotada para os demais preparos de argamassa. A adição de aditivos e/ou borracha, separadamente, afeta a trabalhabilidade das misturas. Ao adicionar a borracha já em emulsão de látex SBR ou Acrílico, há uma mudança que acontece na superfície de borracha e uma melhor trabalhabilidade foi atingida. Na presença da borracha hidrofóbica, a água não se migra com facilidade dentro da mistura tendo como obstáculo as partículas da borracha repulsando-a e não deixando-a com movimento livre em todos os sítios da mistura. Os aditivos aumentam a queda na resistência à compressão e à flexão mais que adicionar a borracha separadamente na mistura. O acréscimo da borracha no compósito faz com que o mesmo ganhe maior potencialidade de deformação, sua deformabilidade se destaca se comparado a mistura de referência, característica essa que pode ser interessante em situações que exigem baixa carga e alta deformabilidade.Estudo de Caso Acesso aberto Investigação de trincas e fissuras em edifícios produzidos em alvenaria estrutural(2022-06-20) REIS, ANA C.V; SOUSA, FERNANDO M.A; SHIROMA, LETÍCIA O.; FONTES, LETICIA G.; OCTAVINI, LEONARDOIntroduzido no Brasil em meados da década de 60, a alvenaria é um dos sistemas construtivos mais utilizados dentro da construção civil, consequência de vantagens técnicas e econômicas que proporcionam a construção de alto desempenho, menor prazo de execução e custo-benefício alto quando comparado a outros sistemas construtivos. A alvenaria estrutural é composta por blocos vazados de concreto ou cerâmicos, unidos por juntas de argamassa e preenchidos por graute, possuindo função estrutural e de vedação, sendo dimensionado para suportar cargas além do seu peso, resistindo aos esforços solicitantes do edifício. Apesar dos benefícios que a alvenaria estrutural proporciona à construção civil, as construções vêm apresentando manifestações patológicas após um determinado período de vida útil da edificação, inviabilizando a estrutura de desempenhar a função pela qual ela foi projetada. Estas patologias causam danos à estrutura e até mesmo aos ocupantes do edifício. Estes fatores que ocasionam estas manifestações patológicas podem ser originados desde as fases iniciais, como as fases de projeto, até as fases finais da construção. Dentre as manifestações patológicas apresentadas na alvenaria, as trincas e fissuras são as patologias mais comuns, uma vez que os materiais utilizados em sua fabricação, tais como cerâmicas, concretos e argamassas são frágeis, possuindo baixa resistência à tração (RAMALHO, 2003). Mediante a isso, o trabalho tem como finalidade estudar as principais causas das manifestações patológicas de trincas e fissuras ocasionadas em edifícios construídos em alvenaria estrutural, trazendo possíveis soluções e prevenções. Avaliaram-se também propostas para medidas preventivas e corretivas para as tais patologias.Estudo de Caso Acesso aberto Influência das fibras de aço na resistência mecânica de concretos produzidos a partir de RCC(2022-06-21) Medeiros, Anna; Santos, Eduardo; França, Elder; Gomes, Elton; Yoshida, Leonardo; Silva, RenanEm elementos da construção que trabalham flexionados, como por exemplo lajes, a importância da resistência à compressão é diminuída, uma vez que eles tendem a resistir esforços de tração na flexão. Com base nisso, a presente pesquisa tem por finalidade a caracterização mecânica de concretos produzidos a partir de Resíduos da Construção Civil (RCC) incorporando reforço da fibra de aço, visando trazer soluções estratégicas para melhor aproveitamento de resíduos. Nesse contexto, foram produzidas duas matrizes de concreto (resistências à compressão ~30 MPa e ~40MPa) com e sem substituição de agregados por RCC. Nos traços incorporando RCC, fibras de aço foram empregadas como reforço. Foram moldados corpos de prova (CP’s) cilíndricos e prismáticos, sendo os cilíndricos submetidos aos ensaios de compressão e determinação da velocidade de propagação de onda ultrassônica e os prismáticos à tração na flexão. Os resultados obtidos indicaram que a inclusão do RCC não apresentou influência significativa na performance mecânica dos compósitos dados para ambas as resistências, sendo interessante quando pensando na aplicação destes materiais em elementos flexionados como, por exemplo, as lajes.Monografia Acesso aberto Dimensionamento e detalhamento de um projeto de estruturas em concreto pré-moldado por meio de softwares(2022-06-22) Gava Jacon, Guilherme; Pereira de Oliveira, Leandro; Aoki Silva, RafaelEste trabalho apresenta a execução de um projeto estrutural em concreto pré-moldado de um galpão para armazenamento de alimentos. Por ser térreo e não possuir mezaninos, o galpão não possui lajes em sua estrutura, a qual é composta apenas por vigas e pilares. Dessa forma, são mostrados os processos de modelagem, dimensionamento e detalhamento dos elementos estruturais citados. Além disso o trabalho também traz uma breve explicação do método construtivo, os tipos de ligação entre pilares e vigas, alguns conceitos envolvidos no dimensionamento dos elementos de concreto pré-moldado, e um breve histórico a respeito de BIM (Building Information Modeling) e dos softwares REVIT e TQS, utilizados na elaboração do modelo estrutural, no dimensionamento e detalhamento das peças. O resultado desse estudo é um projeto estrutural completo do galpão, obtido por meio da modelagem da estrutura, avaliação dos resultados de esforços solicitantes e dimensionamento dos elementos estruturais no software TQS, seguidos da exportação dos resultados de dimensionamento para o software REVIT e finalização do projeto através do detalhamento das formas e armações em 2D e 3D.Monografia Acesso aberto LICITAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS - Fluxograma para elaboração de proposta de preço para participação em licitação, com a validação de profissional do mercado(2022-06-27) Fernando Colombo Talavera, Lucas Paulo ReisA licitação é a ferramenta utilizada pela Administração pública para contratação de obras de interesse do poder público. Simplificadamente, a licitação é a ferramenta pela qual os administradores públicos podem realizar transações, sua premissa principal é garantir a igualdade de condições para disputa de preço entre possíveis interessados nos certames. Suas normatizações são baseadas, fundamentalmente, na Lei nº 8.666/1993, responsável pela regulamentação das Licitações e Contratos formalizados pela Administração pública. A participação das empresas em obras públicas está condicionada ao atendimento das exigências contidas em cada edital de licitação. Nele também se encontram todas as informações necessárias para formulação da proposta de preço. Diante disso, o presente estudo propõe-se a elaborar uma revisão literária com o objetivo de apresentar as licitações de obras públicas em suas fases, modalidades, critérios de julgamento, execução indireta, qualificação técnica das empresas e o planejamento para execução de obras. Como resultado dessa revisão bibliográfica, apresentou-se um fluxograma para elaboração de proposta de preço, concebido através da criação de um fluxograma das etapas orçamentárias composto pela análise inicial, levantamento e quantificação, composição de custos e a análise conclusiva para geração da proposta comercial. A validação do fluxograma proposto, foi realizada através de uma entrevista realizada em uma empresa, que atua no setor de obras públicas há mais de 30 anos.Monografia Acesso aberto Análise de viabilidade do asfalto borracha para pavimentos flexíveis(2022-06-28) RIBEIRO, WALLACEPara atender as suas necessidades básicas, o homem deu início à construção de estradas. Devido à grande demanda de veículos é necessário buscar formas sustentáveis de construção que resistam aos esforços do tráfego com menos paralizações para manutenções. O Brasil está enfrentando hoje dois grandes problemas, primeiro as más condições de grande parte das rodovias e em segundo, a enorme quantidade de pneus inservíveis que são descartados e ficam inutilizados. No Brasil, após a aprovação das Resoluções CONAMA do Conselho Nacional do Meio Ambiente) n° 258/99 e n° 416/09, ocorreu um avanço no desenvolvimento das tecnologias para a reciclagem de pneus usados e inservíveis. Enquanto no asfalto convencional aparecem patologias, estas deformações dificilmente aparecem no asfalto-borracha. O objetivo do presente trabalho é analisar o reaproveitamento da borracha dos pneus inservíveis como insumo da pavimentação rodoviária, o custo-benefício de sua aplicação e a redução do descarte inapropriado. O método utilizado pelo trabalho foi um estudo descritivo onde foi fundamento com base na bibliografia e a partir do levantamento documental em campo das patologias levantou-se o método necessário para realizar a manutenção com base na regulamentação do DNIT. A abordagem desta tecnologia, na pavimentação de vias urbanas, possibilitará menores intervenções de manutenção, retornando maior conforto, segurança e economia para os usuários com a minimização dos recursos públicos. Palavras-Estudo de Caso Acesso fechado Lean Construction: aplicações da metodologia Lean Construction em obras destinadas às famílias de baixa renda.(2022-10-27) Gonçalves Jr., André; Souza, Brenno; Araujo, Gabriela; Silva, Kethelen; Batista, LaísO Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil registrou crescimento de 9,7% em 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com este dado é notória a importância que este setor tem para impulsionar a economia brasileira. Neste cenário, os profissionais deste segmento são desafiados diariamente a entregar um produto de maior qualidade, gastando menos dinheiro e recursos no menor lead time possível. Visando esta problemática, Lauri Koskela, desenvolveu em 1992 um estudo aplicando a metodologia do Lean Manufacturing à construção civil. No Japão pré-guerra, os colaboradores da fábrica automotiva da Toyota foram desafiados a desenvolverem métodos de produtividade, pois o país encontrava-se em uma situação alarmante economicamente e com recursos extremamente escassos disponíveis, dando início ao chamado Sistema Toyota de Produção. Anos mais tarde, os métodos desenvolvidos viraram referência em todo o mundo. A aplicação da metodologia desenvolvida pela Toyota e aperfeiçoada por Koskela, vinculada ao poder econômico que a construção civil vem alcançando nos últimos anos, será capaz de possibilitar o alcance de resultados nunca vistos em território brasileiro. O trabalho a seguir, demonstra um estudo voltado a eliminação de atividades rotineiras que não agregam valor para a construção civil, como desperdícios, mal gerenciamento e controle das atividades, produtividade da equipe operacional e planejamentos falhos. O objetivo desse estudo foi demonstrar através da comparação entre duas obras semelhantes, as melhorias alcançadas com a aplicação do Lean Construction (construção enxuta). A execução da obra A deu-se sem a aplicação da metodologia, ao contrário da obra B, que foi executada aplicando a metodologia e alcançou o atendimento ao cronograma, com ganhos expressivos de produtividade e qualidade. Esta metodologia focada em eliminação de desperdícios, utiliza um novo conceito de gestão e fluxo produtivo.Estudo de Caso Acesso aberto Análise dos onze princípios da Lean Construction no canteiro de obras e propostas de melhorias(2022-11) Santana, Caroline; Rocha, Guilherme; Silva, Michelle; Souza, PatrickO desenvolvimento de um ambiente produtivo onde a eliminação dos desperdícios e a consideração da necessidade em agregar valor ao produto final de maneira mais rápida e eficiente, fizeram com que a aplicação da filosofia Lean em obras de Construção Civil quebrasse antigos paradigmas neste setor. Também conhecida como Lean Construction, a aplicação de seus princípios já apresenta resultados no que tange à redução de custos de produção, menores efetivos de mão de obra e redução de prazos, aliados a um produto de maior qualidade. O presente artigo tem como objetivo mensurar o nível de aplicação da filosofia Lean em um empreendimento residencial de múltiplas torres localizado na cidade de São Paulo/SP e propor sugestões de melhorias aos aspectos negativos percebidos. A partir desta pesquisa de natureza qualitativa, com abordagem avaliativa e analítica, realizou-se observações diretas no canteiro de obras, além da aplicação de um questionário com o intuito de constatar o nível de aplicabilidade da filosofia Lean. Como resultado foram preparadas estratégias que pudessem aperfeiçoar a produção através da aplicação das ferramentas Relatório A3 e Cronoanálise, focadas em reduzir atividades que não agregam valor, reduzir o tempo de ciclo e focar no controle do processo global. Conclui-se então que a filosofia Lean auxiliou no reconhecimento dos princípios negligenciados e na definição de estratégias pontuais e integradas.Artigo Científico Acesso fechado Gestão e logística no canteiro de obra: aumento de produtividade e redução de desperdício(2022-11) Santos, Beatriz Oliveira; Paula, Camila Matos; Mendes, Emanuelly; Anderson, Isabella da Silva; Fernandes, Stephanie Aparecida da SilvaHoje vivemos em um mundo globalizado e em constante modernização, onde as instituições privadas precisam se destacar em meio a concorrência. Na construção civil não é diferente, visto que na hora de escolher a empresa para um determinado empreendimento é levado em consideração a sua produtividade, entregas nos prazos acordados e orçamentos, além de outros fatores que não cabem na discussão deste artigo. O canteiro de obras está introduzido desde o início de uma obra e é um importante elemento para que as construtoras possam gerir todo o andamento da ISSN 1678-0817 Revista Cientí{ca de Alto Impacto.construção. Um canteiro bem organizado pode impactar diretamente a produtividade e andamento de todas as etapas construtivas. O intuito deste artigo é mostrar através de uma revisão bibliográ{ca a importância da implementação da logística dentro de um canteiro de obras e que com aplicações e{cientes podemos trazer maior desempenho operacional, menor desperdício, entregas dentro de prazos e orçamentos pré-estabelecidos. Também queremos mostrar que com as práticas instaladas em momentos de situações adversas, como por exemplo, a pandemia do COVID 19, ainda é possível manter e seguir o planejamento inicial.Artigo Científico Acesso fechado Laboratório Flutuante(2022-11-21) Lima Junior, Ediney Gomes de; Batista, João Victor Araújo Lima; Rodrigues, Matheus Lopes; Sousa, Willian da SilvaEste artigo tem como finalidade apresentar e detalhar o projeto laboratório flutuante, visando sempre a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, iremos apresentar todo seu funcionamento, métodos e processos construtivos, desde sua tecnologia para as instalações hidráulicas e elétricas, buscando soluções sofisticadas fundação até seus acabamentos superficiais. Focando em inovações e processos para conservação do ecossistema. Na realização do projeto, utilizamos o sistema estrutural Steel Frame, isso por conta de sua rápida montagem, por se tratar de uma embarcação, utilizamos uma chapa de aço 3/16 com capacidade para até 40 toneladas como fundação. Para atingir nosso objetivo, que era executar e planejar um laboratório ecológico e eficiente, tivemos alguns obstáculos que foram desafiadores, como, manter uma linha de pensamento que inclui materiais e métodos com o mínimo de poluição e descarte de resíduos e dejetos que possam ser prejudiciais a fauna e flora local. Adotou-se placas fotovoltaicas para desfrutar de uma energia limpa, biodegradator para devolver água tratada aos rios locais e sistema de tratamento de água UV para reutilizar água pluvial. Utilizou-se também mobílias de bambu, por se tratar de um material com abundância local de baixo custo e esquadrias feitas de PVC que podem e ser reutilizadas, tudo isso para que essa edificação faça parte da natureza.