Especialização Governança de Tecnologia da Informação
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Artigo Científico Acesso aberto Gestão de serviços de TI num provedor de acesso(2017) Leão, Jerônimo AlencarThis article aims to analyze the repercussion of ITIL best practices in the company Infortread Telecom, headquartered in Manaus / Amazonas, in 2016. The methodology used to elaborate this work was established as follows: first, applied research aimed at contributing with the efficiency of the activities carried out in the company; second, in obtaining data, empirical research was used because of the ease of access to documents; third, as far as data collection instruments were concerned, bibliographical consultations were carried out, supporting the research activities and the application of interviews, involving senior management, service personnel and all IT staff (network and systems administrators); fourth, the data collected were analyzed in order to reach the general objective and fifth, a conclusion was obtained from the information obtained from Infortread Telecom.Artigo Científico Acesso embargado Proposta de implantação de uma nova política de segurança da informação em uma empresa de segurança nacional(2017) Hummes, Alex ArturA segurança da informação visa proteger a informação adequadamente das diversas ameaças a qual corre riscos. A política de segurança da informação (PSI) é quem a rege. A PSI foi o tema base deste artigo, em que a proposta de aplicação aqui abordada visa identificar de que forma ela reflete na área de tecnologia da informação, dentro do contexto estudado. A metodologia aplicada para atingir o objetivo, contou com estudo de caso que forneceu os dados necessários. Através do levantamento diretamente ligado aos fatos, a pesquisa aplicada levantou as consequências do tema. Além de pesquisa empírica e descritiva, que através de entrevistas estruturadas usaram de relatos e documentos, auxiliando no entendimento dos reflexos que ocorriam nas atividades da TI.Artigo Científico Acesso aberto Governança de TI: comparativo entre COBIT e ITIL(2017) Luz, Caroline Helena Miranda daThis article aims to suggest the implementation of Information Technology Governance (GTI) in the Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) with the help of management mechanisms that contribute to the achievement of strategic objectives in order to improve and streamline services offered to society. The main frameworks, ITIL and COBIT, will be analyzed and compared among each other in order to subsequently obtain a basis to evaluate which is the most appropriate for the case in question. The GTI helps an Organ such as the TJSC to plan its activities and align IT objectives to the end activity.Artigo Científico Acesso fechado Bitcoin: tecnologia versus legislação(2017) Savi, Peterson JoãoO BitCoin é uma criptomoeda desenvolvida para mudar a forma de negociações na internet, cujas características mais importantes são a descentralização e a inexistência de regulação por órgão ou entidade financeira mundial existente. O objetivo do estudo foi analisar o BitCoin em relação as leis brasileiras, verificando a existência de possíveis descumprimentos. Foi realizado uma pesquisa explorátoria, na qual constatou-se que no Brasil, o volume de transações é considerado irrelevante, e não existe regulamentação específica, contudo, sua movimentação pode e deve ser declarada no imposto de renda, trazendo, por ora, legalidade ao processo. Desde a sua criação o BitCoin está em alta e com perspectiva de crescimento. Diante do panorama econômico favorável e legislativo ruim, depende do investidor a decisão de arriscar nessa categoria de moeda.Artigo Científico Acesso aberto Terceirização de serviços de TI: aspectos de segurança(2017) Cherobini, Tatiana MinuzziO processo de terceirização de serviços no Brasil já vem de longa data. Na área da Tecnologia da Informação (TI), a década de 1990 foi a grande propulsora, principalmente no segmento da Administração Pública. Atualmente, a terceirização dos serviços de TI, para alguns segmentos operacionais, já ocupa em 100% os postos de trabalho. O problema, como um todo, decorre de que áreas sensíveis da TI, tais como a administração e controle de banco de dados, mecanismos de controle de acesso, entre outros, têm sido objeto de terceirização. Essa ação pode trazer sérios riscos ao negócio da instituição no que tange à garantia dos pilares da Segurança da Informação, isto é, confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação. Este artigo tem como propósito apresentar algumas referências relativas á Segurança da Informação visando à mitigação de riscos associados a processos de terceirização em áreas sensíveis da TI, tendo como foco dar visibilidade ao gestor dos riscos envolvidos para o negócio. Um conjunto de boas práticas com base em normas, padrões e controle, é apresentado como forma de mitigação.Artigo Científico Acesso fechado Blockchain, de livro contábil virtual a uma infinidade de possibilidades(2017) Santos, Aline SalibaThe present work seeks to study the operation of Blockchain and its benefits demon-strating how the technology can be used to increase the level of reliability and trans-parency in governmental actions. Because it is a recent technology, there is little work in this direction and there is a great need for familiarization with technology in aca-demic and legislative circles. The methodology will follow the precepts of the explora-tory study, through a bibliographical research and will be developed through material already elaborated, consisting of books and scientific articles. In the end it is shown why Blockchain is a suitable technology for the provision of transparency and reliabil-ity in the public sphere and how this can be achieved.Artigo Científico Acesso aberto Utilização da gestão de mudanças na alteração de um ERP para minimizar riscos(2017) Ginklings, Gislaine MoraesO mercado atual está em constante evolução e as empresas que visam acompanhar ou se destacar precisam cada vez mais de dados para gerar informações que auxiliam diretamente na tomada de decisões sobre seu negócio. Nesse sentido as empresas utilizam sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) para ter a confiabilidade e disponibilidade dos dados esperada e de acordo com as necessidades do negócio. Caso o sistema esteja defasado tecnologicamente ou sem as funções necessárias para os processos da empresa faz-se necessário uma mudança do sistema. Toda mudança tecnológica precisa ter seus riscos mitigados antes da realização, evitando assim a indisponibilidade do serviço, violação de segurança, perda confiabilidade e também o risco de não aceitação no que se refere a mudança cultural e organizacional. O presente trabalho apresenta um estudo de caso da empresa AltoQi que decidiu por adquirir um novo ERP para substituir o atual. Foi realizada uma análise da mudança necessária e apresentadas, com base nos conceitos e aplicações relacionadas a Gestão de Mudanças e Gestão de riscos, recomendações de quais técnicas da gestão de mudanças deverão ser utilizadas na alteração do ERP da empresa AltoQi para minimizar os riscos envolvidos nesse processo.Artigo Científico Acesso aberto A biblioteca ITIL e sua influência sobre as estratégias e resultados da área de Tecnologia da Informação nas organizações(2017) Fell, LeonardoA Tecnologia da Informação (TI) é uma área que cresceu muito nos últimos anos. Diante disso, as organizações contam cada vez mais com o apoio deste setor na busca de vantagens competitivas e melhores resultados, principalmente por meio de gestão e estratégias. Dessa forma, a biblioteca ITIL surge como um importante framework no processo de alinhamento entre as estratégias de TI e as estratégias de negócio das organizações. Neste sentido, realizou-se uma pesquisa bibliográfica qualitativa, por meio de consulta a bibliografias sobre este assunto, buscando-se analisar de que forma as melhores práticas descritas pela biblioteca ITIL podem contribuir com a estratégia e os resultados da área de TI nas empresas, agregando valor ao negócio. Ao final, foi possível perceber que a biblioteca ITIL pode influenciar a TI positivamente de diversas maneiras, direcionando a TI para o negócio, melhorando sua performance a aumentando o nível de satisfação dos clientes e usuários.Artigo Científico Acesso embargado As boas práticas de gerenciamento de serviços de TI do modelo ITIL: aplicação do gerenciamento de mudanças na sustentação do sistema ERP de uma empresa de gestão e terceirização de frotas(2017) Hoff, Marcos AugustoWith a process of support of an ERP in operation that allowed to request and implement changes without much criteria, a company of fleet management of Curitiba, PR, Brazil, was facing some problems of inefficiency and rework with the implemented changes. For this reason, it was decided to apply the concepts advocated by the change management process of the ITIL library. And in this work we will analyze if the application of the techniques of the ITIL model, with regard to change management, has some positive impact on the process of sustaining this ERP system in this organization.Artigo Científico Acesso aberto Implantação da gestão de incidentes do ITIL(2017) Shibata, Sylvia SayuriEste artigo tratará da implantação do gerenciamento de Incidentes apresentada pela biblioteca ITIL em uma empresa seguradora, em que os produtos (ou áreas de negócio) são divididas em 04 (quatro) empresas. Baseado em pesquisas da implantação do gerenciamento de incidentes em algumas organizações e também na bibliografia base, foi realizado um estudo de caso com os atores do processo do tratamento de incidentes implantado e, após a consolidação das pesquisas, foi observado que a grande maioria dos profissionais tem conhecimento das boas práticas da metodologia, porém, não sabem ao certo quais são as suas reais melhorias após a sua implantação tanto nas áreas de negócio quanto na área de tecnologia.Artigo Científico Acesso embargado Aplicação das melhores práticas em favor da Governança de TI com foco nas metodologias ITIL E SCRUM(2017) Tabajeski, Zuleica da SilvaEste artigo trata da aplicação das melhores práticas em favor da Governança de TI. Tornou-se atualmente indispensável o uso de ferramentas como o ITIL e SCRUM, como forma de aumentar a competitividade no mercado. Este artigo trás o relacionamento das boas práticas ITIL e Scrum nos processos de TI. A aplicação destas metodologias tem uma importância relevante na melhoria dos processos da organização, assegurando sua eficácia e eficiência, trazendo uma melhoria e inovação na gestão e um maior controle e garantia de qualidade na oferta de seus produtos e serviços. A combinação destas ferramentas de tecnologia cria um novo sistema para auxiliar na gestão das organizações trazendo flexibilidade, autonomia e simplicidade nos processos que tratam a TI. A junção de boas práticas passa a ser uma oportunidade para as organizações que buscam um diferencial competitivo no mercado, conhecendo o que cada método tem de mais ou menos favorável usando este conhecimento a favor de uma governança de TI mais eficiente.Artigo Científico Acesso aberto Melhores práticas para a gestão dos serviços de TI utilizando o Framework ITIL V3(2017) Tristão, Reginaldo MartinsEm um mercado cada vez mais globalizado onde a eficiência e a agilidade são fundamentais, a tecnologia da informação tem papel importante ao oferecer recursos tecnológicos para as mudanças nos processos, estrutura e estratégia de negócios. A TI passou a ser um dos principais ativos das empresas e precisa estar em sintonia com o negócio. As decisões em termos de investimentos não são tomadas apenas pelos gestores de TI, mas envolvem os da área de negócio com foco em se certificar que os investimentos na área de TI agreguem valor ao negócio. O objetivo deste artigo e verificar, através de pesquisa bibliográfica, em periódicos, artigos científicos, monografias, dissertações, teses e livros, como o gerenciamento de serviços de TI pode agregar valor ao negócio utilizando o conjunto de recomendações de melhores práticas abordadas no ITIL V3.Artigo Científico Acesso aberto Oportunidades e ameaças na rede(2017) Oliveira, Paulo Ramos deO crescimento da internet proporcionou um aumento significativo no leque de serviços ofertados, e expansão dos negócios empresariais. Por outro lado, tem crescido de forma significativa os ataques na rede. Mas, como prover segurança nesse ambiente de constantes ameaças e ataques? Nesse contexto, a tecnologia da informação passou a ter papel estratégico nos negócios das organizações. Através de testes de invasão, é possível se prevenir de vulnerabilidades e ameaças, uma vez que prover segurança é um processo iterativo. Esse tema ganhou notoriedade nos últimos anos, de forma que tem crescido a preocupação das empresas com a questão da segurança na rede. O presente estudo aborda o tema teste de invasão na prevenção de vulnerabilidades e ameaças. Foi feito uma simulação em ambiente virtual, com demonstração sucinta de algumas formas de ataques, e ao final, são apresentadas algumas recomendações com base na literatura.Artigo Científico Acesso aberto As dificuldades da implantação da ITIL(2017) Hemann, Juliano DominguesO referido artigo tem como objetivo demonstrar algumas das principais dificuldades que podem ocorrer durante a implantação da ITIL em empresas de pequeno e médio porte, estas dificuldades foram constatadas através de pesquisas bibliográficas realizadas para o desenvolvimento deste trabalho acadêmico. Foi possível identificar alguns dos principais fatores que podem aumentar as dificuldades no processo de implantação das práticas da ITIL, ou até mesmo podem ser determinantes para o insucesso da implantação. Desta forma, para cada uma das dificuldades relatadas neste trabalho é demonstrado o motivo pelo qual se torna uma dificuldade no momento da implantação. Também se demonstra os principais benefícios que o tratamento destas dificuldades podem proporcionar para o bom desenvolvimento dos trabalhos executados, alcançando o resultado almejado tanto pela empresa quanto pelos clientes, que buscam a qualidade dos serviços prestados.Artigo Científico Acesso aberto Gestão estratégica da TI utilizando o balanced scorecard(2017) Rhoden, Guilherme EliseuEste trabalho buscou aplicar a metodologia proposta pelo balanced scorecard como uma ferramenta para monitorar se os objetivos estratégicos alinhados ao negócio da empresa estão sendo cumpridos por uma filial da RNP com foco no setor de conectividade para instituições acadêmicas em Santa Catarina. Realizou-se uma revisão teórica sobre a metodologia e trabalhos correlatos que comprovam sua aplicabilidade em áreas de tecnologia da informação. No desenvolver do trabalho, com base nos critérios de governança da RNP, foram alinhados a missão, visão e valores do PoP-SC baseado nas atividades e competências locais. Com isso, montou-se um mapa estratégico e com ele foram derivados indicadores, metas e planos de ação de acordo com a metodologia do BSC. Após foram criados dashboards, trazendo como resultado um fácil acompanhamento do andamento dos indicadores estratégicos. Sua aplicação mostrou-se eficaz, de fácil construção e acompanhamento.Artigo Científico Acesso aberto Gerenciamento de riscos na segurança da informação: uma análise de frameworks baseados em COBIT® 5(2017) Corrêa, Felipe DiasThis article aims to focous on aspects of management of risks that guide the logical security of organizations. The study aims to present solutions and tools for minimizing failures in IT environments, using risk management frameworks as a guide. In order for these goals to be successful, the author will use as references, articles and authors that contributed significantly to the topic, as well as using risk management frameworks and the powerful COBIT® governance library 5. Throughout the study, it will also be cited some cases of success in implementing risk management in real environments. Finally, the study will show the importance of risk management for organizations, as well as the relevance that the research may have, contributing satisfactorily to IT companies, organizations and managers, as a means of raising awareness or a method for applying these practices.Artigo Científico Acesso aberto Business intelligence(2017) Silva, Andréia Silva daEvery day how organizations deal with a huge amount of information, and at many times do not know how to deal with it. They use systems that store millions of data, and often are nothing, for unknown reasons, perhaps for not using tools, there is no methodology, but they know the importance of information / data. As companies of all components demand our times of globalization, they remain attractive, productive and up to date, as they live a moment where they are small details of the difference, and presenting strategies quickly and safely can be the difference between success and failure. This is why it is important for organizations to use most of the images in the landscape, how they control operations, how they maximize results, and transform data into business intelligence. This is BI's goal. The magic of Business Intelligence lies in doing as the norms for the past, to know what is needed, to change the now, and to impact the future, but first it is necessary to truly understand it. Understand its functionalities and applications, analyze use cases and finalize its success, as a tool to support strategic decision making, find out what BI is capable of causing in an organization. This article has an objective of methodological methodology, its characteristics, tools and benefits, through concepts researched in several articles and books.Artigo Científico Acesso aberto A governança de TI e as melhores práticas ITIL na entrega de serviços(2017) Felisberto, Fábio LúcioA Governança de TI envolvendo a administração de serviços de tecnologia da informação é um fator crítico, principalmente para empresas de pequeno porte. Este trabalho teve como ob-jetivo geral propor, com a utilização de boas práticas da ITIL e melhoria contínua, uma apre-sentação de como a ITIL e sua central de serviços é fundamental para o contexto de empresas de pequeno porte. As técnicas de pesquisa selecionadas para o desenvolvimento deste trabalho foram: pesquisa bibliográfica baseada em livros, artigos e trabalhos científicos. E também em estudos bibliográficos baseados na observação do cenário de pequenas empresas que estão iniciando a adoção destas boas práticas. Os resultados demonstram que a utilização de mode-los como a ITIL constituem em uma alternativa cada vez mais utilizada pela Gerência de ser-viços de TI, pois a metodologia ITIL bem implementada contribui significativamente para a melhoria da qualidade dos serviços de TI e para um melhor desempenho da empresa.Monografia Acesso aberto Sistema de buscas do Google: análise de processos de search engine optimization(2017) Vasconcelos, João Luiz de AraujoDue to the exponential growth of Internet in recent years, search engines have taken on the complex task of classifying billions of pages and displaying only the most relevant results for the query. Of all existing search engines, we can say without any doubt that Google is the most important. It has become an essential link between people and information. For this reason, any developer or search engine system should be actively learning techniques that take visitors to your site. This work describes the application of Search Engine Optimization (SEO) techniques for a website created. From the beginning to the development, and finally launching and optimization of the site. Several SEO experiments had been defined and evaluated by collecting and analyzing the current traffic and visitor data, using the Google Analytics feature. This survey also looks at the ranking factors of the search engine and its effectiveness in Google's search ranking, analyzing the number of users who visit the site and the rankings. Search results confirmed a notable increase in the number of users who visited the site. The implementation of SEO demonstrated a positive effect on Google's search rankings and increased traffic.Artigo Científico Acesso aberto Gestão de service desk baseado no modelo ITIL: proposta de implementação em empresa de tecnologia da Grande Florianópolis(2017) Torquato, Alfredo JoãoThis article aims to present a study on the operational processes of the Help Desk and Consulting areas of a technology company in Florianópolis, Brazil, aiming to improve processes based on ITIL best practices. The purpose of this article is to optimize the time of service of the Help Desk and consulting areas, to record all the services rendered by the areas, to document the processes and the services provided by the same. In order to achieve the objective presented, a study on the ITIL recommendations in the Incident Management, Problem Management and Service Catalog Management studies is carried out, as well as a case study on the services performed by the areas, in order to validate the proposed solution on real cases.