TCC de Graduação e Especialização
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Artigo Científico Acesso aberto Alimentação por conveniência: impacto no ganho de peso em adultos.(2021) Pereira, Flávia; Duarte, Luana; Freitas, JúliaDurante o passar dos tempos, ocorreram mudanças significativas no comportamento alimentar dos indivíduos devido à evolução da sociedade. Pessoas que antes se alimentavam em casa, com alimentos saudáveis e produzidos sem tanto agrotóxicos, passaram a se alimentar de uma forma conveniente pelos compromissos e afazeres do dia a dia. A frequência dessa alimentação por conveniência ficou cada vez maior e essa situação tem sido associada com o ganho de peso da população. As escolhas alimentares ao comer por conveniência, geralmente são escolhas com um alto teor de calorias, o que contribui para a ingestão excessiva de energia. É importante analisar a associação entre alimentação por conveniência e o aumento do peso corporal em adultos maiores de 18 anos, pois as consequências são graves, como por exemplo a obesidade.Este trabalho analisou a evolução da alimentação ao longo do tempo, bem como, os possíveis mecanismos da relação entre consumo de alimentos convenientes e o ganho de peso da população. Constatou-se que os padrões alimentares foram mudando ao longo dos tempos. O consumo invariável e excessivo de alimentos industrializados, trouxeram como consequencia o aumento de forma alarmante do número de pessoas com sobrepeso e obesas.Monografia Acesso aberto Recomendação nutricional associada a homeopatia no tratamento de diabetes mellitus tipo 2(2021) Medeiros, Flávia; Ferreira, Jakelâine; Silva, Karoline; Silva, PaulaDiabetes mellitus tipo 2 é uma doença crônica cuja mais efetiva forma de controle é a correta alimentação para manter os níveis glicêmicos dentro das recomendações. Como aliada no tratamento, a homeopatia pode servir como método potencial de tratamento e controle do Diabetes mellitus tipo 2. O presente trabalho tem como objetivo geral pesquisar a efetividade da recomendação nutricional e da prescrição homeopática e diante das evidências encontradas na bibliografia, analisar a possível associação da recomendação nutricional e homeopatia no tratamento para o Diabetes Mellitus tipo 2. A realização do presente trabalho justifica-se a fim de apresentar estudos da efetividade da orientação nutricional e da homeopatia e estudar a possível associação das duas terapias no tratamento de Diabetes mellitus tipo 2. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo através de revisão bibliográfica. Após análise das evidências encontradas em diferentes estudos, pode-se concluir que a associação da recomendação nutricional e o uso de medicamentos homeopáticos adequados, pode ser uma excelente alternativa para o tratamento do Diabetes mellitus tipo 2.Artigo Científico Acesso aberto Impacto da Intervenção Nutricional e o do Exercício Físico em Pacientes com Diabetes Mellitus Tipo 2: Uma Revisão Narrativa(2021) Corrêa, Naiara; Andrade, Sérgio; Souza, Taiane; Faria, VâniaDiabetes Mellitus é uma doença crônica não transmissível, no qual o pâncreas não produz insulina ou a insulina não é utilizada de uma forma eficaz no organismo. É um problema de saúde que vem crescendo cada vez mais no mundo. Dentre as classificações de Diabetes Mellitus, a DM2 é de maior incidência e prevalência, sendo mais comum em pessoas de meia idade ou idade avançada e está associada ao sedentarismo e a obesidade. A literatura nos mostra a importância da adesão e o quanto uma alimentação saudável e estilo de vida são relevantes no tratamento, tendo-os como os principais pilares. A mudança de hábitos alimentares são fatores que influenciam diretamente no tratamento e prevenção da DM2. A prática de Exercícios Físicos está incluída no consenso médico devido o benefício que os mesmos causam nos quadros em que os indivíduos apresentam hiperglicemia aumentando a glicose no músculo e diminuindo os níveis de glicose no sangue. O objetivo central do trabalho é conhecer o que a ciência apresenta sobre a Intervenção Nutricional e a Atividade Física em indivíduos com Diabetes Mellitus tipo 2. Os autores pesquisados são unânimes nas suas comprovações em que o exercício físico e a terapia nutricional baseada no equilíbrio dos macronutrientes são fundamentais na melhora do índice glicêmico no paciente com DM2. São poucos os artigos que correlacionam intervenção nutricional e exercício físico para o tratamento do DM2, mas durante a realização desta revisão foi possível verificar como uma nutrição adequada aliada à atividade física, colaboram na melhora do DM2.Artigo Científico Acesso aberto A qualidade de vida da população vegetariana no domínio da saúde física: riscos e benefícios nutricionais(2021) Leão, Eduarda; Fonseca, Annete; Rodrigues, Bianca; Silva, DanielA quantidade de vegetarianos no Brasil e no mundo está aumentando cada vez mais. Vários motivos estão associados à adesão desse estilo de vida: a ética animal, o meio ambiente, a religião, a sustentabilidade e a saúde. A dieta vegetariana corretamente planejada e balanceada é saudável e oferece vários benefícios para o organismo humano. Isso impacta positivamente em outros hábitos de vida, pois o adepto tende a se exercitar mais, a evitar o uso de substâncias tóxicas, a dormir melhor, a fazer boas escolhas alimentares e, consequentemente, tudo isso reflete em sua saúde mental. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão narrativa para analisar a qualidade nutricional de dietas vegetarianas e o estado nutricional dessa população. A revisão narrativa foi realizada por meio de um levantamento bibliográfico, mediante consulta às bases de dados eletrônicos de confiabilidade científica. Foram selecionadas publicações com as seguintes características: 1) artigos em português e inglês; 2) Artigos que avaliam a alimentação vegetariana de pessoas adultas. Critérios de exclusão: 1) cartas ao editor; 2) dissertações e teses; 3) artigos que os participantes são crianças ou adolescentes. Após a seleção dos artigos foram extraídas as seguintes variáveis: autores, ano de publicação, tamanho amostral, tipo de estudo, estado nutricional dos participantes, tipos de alimentação praticada (Ovolactovegetariano, Vegano e Vegetariano estrito), média de idade dos participantes, parâmetros bioquímicos e deficiência nutricional apontada pelos autores. Foram utilizados as Bases de Dados Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e PubMed. Para estratégia de busca foram utilizados os operadores booleanos AND e OR. Os resultados mostraram que os vegetarianos possuem uma qualidade de vida satisfatória no ponto de vista de bem estar e saúde, e consomem mais frutas e vegetais quando comparados à população brasileira em geral, porém ainda não atingem as recomendações adequadas desses alimentos conforme as diretrizes brasileiras. Durante o desenvolvimento do presente estudo foi observado que a dieta vegetariana apropriadamente planejada pode ser benéfica na prevenção e tratamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), sobretudo na Qualidade de Vida (QV). O risco de ingestão marginal de alguns nutrientes não faz com que as dietas vegetarianas não sejam recomendáveis, pois o peso de algumas evidências científicas demonstra que os seus benefícios para a saúde superam os potenciais riscos. Porém, mais estudos são necessários para retirar conclusões significativas sobre os grupos dietéticos e as deficiências nutricionais da população vegetariana. Observa-se a importância de um bom planejamento alimentar para indivíduos vegetarianos e veganos a fim de evitar as possíveis deficiências nutricionais causadas pela restrição alimentar dessa população, sendo recomendado o profissional de nutrição para este acompanhamento.Artigo Científico Acesso fechado Consequências nutricionais da privação de sono em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática(2021) Oliveira, Juliana Paiva de; Ramos, Robson Vieira; Sousa, Angela Maria de; Oliveira, Fabiana Carla Teixeira deIntrodução: O sono é um processo do corpo para regulação metabólica e fisiológica em todos os seres humanos, se tornando necessário tanto em sua quantidade e qualidade. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática para analisar as consequências alimentares e nutricionais em crianças e adolescentes que sofrem de privação de sono. Método: Efetuou-se uma busca sistematizada de artigos indexados nas bases de dados: PubMed, Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e Web of Science publicado até a data 03/12/2020. Foram incluídas publicações em todos os idiomas. Dois revisores independentes selecionaram os artigos elegíveis e extraíram os dados dos artigos selecionados. Resultado: Com base nos 405 artigos encontrados, após aplicação dos critérios de inclusão, 28 artigos foram incluídos. Tendo em vista as consequências da privação de sono, foram encontrados fator de risco para sobrepeso e obesidade, maiores resultados de medidas antropométricas (circunferência da cintura, circunferência do quadril e percentual de gordura corporal), aumento de Índice Massa Corporal, maior consumo calórico, maior ingestão de alimentos industrializados e menor ingestão de frutas. Conclusão: Conclui-se que a privação de sono traz consequências negativas para crianças e adolescentes, tendo como um dos resultados principais o risco para sobrepeso e obesidade, maior ingestão de alimentos industrializados e mais calóricos, menor ingestão de frutas. Diante desses achados, educação em saúde sobre este tema deve ser mais discutida entre os pais e/ou responsáveis de crianças e adolescentes.Artigo Científico Acesso aberto A importância do acompanhamento nutricional no controle da obesidade infantil(2021) Almeida, Débora Neves; Pereira, Gabriela Bueno da Costa; Oliveira, Gustavo Henrique; Oliveira, Rodrigo SilvaA obesidade infantil é reconhecida como uma pandemia mundial silenciosa e configura-se como um dos principais problemas de saúde pública. Atinge meninos e meninas, com faixa etária de dois a 12 anos e de classes sociais distintas, acometendo 3,1 milhões de crianças, e 6,4 milhões de crianças estão com sobrepeso. É caraterizada como uma doença crônica, devido ao acumulo de gordura corporal, onde a criança encontra-se com o peso acima de 30% em relação ao peso ideal para a sua idade, gerando como consequência, complicações que se estenderam para a vida adulta se não controladas ainda na infância, como diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, problemas cardiovasculares, doenças nas articulações e ossos, e outros. É um acumulo de tecido adiposo decorrente da ingestão excessiva de calorias, alimentação inadequada, sedentarismo e outros, que supera o gasto energético do organismo. A alimentação inadequada é um dos problemas mais incidentes na evolução da obesidade infantil, visto que, maior parte destas crianças consomem alimentos industrializados, contendo alto teor de gorduras trans., sódio e açúcares. Para controlar a obesidade infantil o papel do nutricionista é de extrema importância visando desenvolver estratégias de intervenção nutricional, as quais contribuem positivamente no tratamento de crianças obesas. O intuito de promover um plano alimentar, é priorizar o fornecimento de todos os nutrientes adequados para uma vida saudável, e reduzir as chances de tornarem futuros adultos obesos e com pré-disposição ao desenvolvimento de doenças graves. O objetivo geral deste trabalho é dispor sobre a necessidade da intervenção nutricional em crianças acometidas com a obesidade infantil. Realizou-se uma revisão de literatura, onde foram usados títulos publicados nos últimos cinco anos em livros didáticos, sites, artigos, monografias, revistas cientificas, teses e cartilhas sobre o tema, disponíveis nas plataformas eletrônicas de dados Scielo, Google Scholar, Pubmed, Lilacs e Portal Periódicos. Para fundamentar a pesquisa, quatro estudos foram avaliados, os quais apontaram que através do acompanhamento nutricional, associado a uma alimentação saudável balanceada é possível obter a redução do percentual de gordura corporal, promovendo ao infante uma melhoria da qualidade de vida e controle do quadro de obesidade. Em suma, após as pesquisas realizadas, constatou-se que o planejamento alimentar elaborado pelo nutricionista é eficaz no controle da obesidade, proporcionando as crianças obesas, qualidade de vida para viver em sociedade, realizar atividades físicas e as suas tarefas cotidianas com saúde e maior disposição.Monografia Acesso aberto A Contribuição da Terapia Nutricional ao Tratamento de Câncer no Brasil: Uma Revisão da Literatura(2021) Xavier, Eleusa Barbosa; Cruz, Ana Caroline da Silva; Silva, Maria José Ramos da; Maia, Patrícia Silva eO câncer tem sido considerado por muitos estudiosos da área da saúde como uma doença cuja causa é abrangente, não se restringindo apenas a fatores genéticos, e com uma cronicidade característica. Uma doença debilitante e com tratamento, por vezes, causador de desconforto generalizado, o que pode levar a uma desnutrição agravando o quadro geral do paciente. De modo a conhecer quais as terapias nutricionais que estão sendo mais utilizadas nos últimos cinco anos para a complementação do tratamento de pacientes oncológicos no Brasil, foi realizada uma investigação exploratória/descritiva baseada nos princípios da revisão narrativa da literatura. Utilizou-se uma seleção de descritores referentes ao tema da pesquisa na base eletrônica de dados Biblioteca virtual de Saúde (BVS), obtendo nove artigos publicados. Nos artigos pesquisados, constatou-se que a Terapia Nutricional Enteral é a forma mais administrada em pacientes oncológicos e o tipo de câncer localizado na região da cabeça, pescoço e esôfago é o de maior incidência. Contudo, apenas dois dos artigos relatou uma melhora significativa no estado nutricional do paciente. A escolha é feita, principalmente, pela localização do tumor, o tratamento realizado pelo paciente, idade e condições financeiras, estado nutricional e comportamento imunológico. Em todos os casos analisados, a nutrição enteral foi um tratamento escolhido aos pacientes que não conseguiam adquirir as calorias necessárias através da ingestão oral, mas que ainda possuíam a função normal do trato gastrointestinal. Desta forma, a baixa porcentagem de melhoras significativas nos casos analisados por esse estudo se deve, possivelmente, aos fatores de diagnóstico tardio e particularidades do câncer em questão, podendo ser considerados cânceres invasivos com a necessidade de tratamentos mais debilitantes.Artigo Científico Acesso aberto Dificuldades na educação de nipo-brasileiros: do início da imigração aos dias atuais(2021-05) Pereira, Julia Mayumi UbagaiO fluxo migratório de brasileiros para o Japão iniciou-se no século XX e continua até os dias de hoje. O objetivo deste artigo é compreender a história da imigração nipo-brasileira, apresentar as dificuldades enfrentadas por essa comunidade no que diz respeito à educação de seus filhos em contexto de dificuldades culturais e identitárias e conhecer as estratégias adotadas por ambos os governos, para proporcionarem melhores condições educacionais para essas crianças. Para alcançar tais objetivos, realizamos uma pesquisa qualitativa, analisando documentos governamentais e depoimentos de quatro professores para entender o problema e, assim, tentar diminuir os impactos negativos que afetam o processo educativo das crianças e apresentar propostas para que crianças descendentes tenham o apoio de profissionais capacitados. Nesse sentido, a pesquisa terá o apoio de pesquisa bibliográfica pertinente. Através dessa pesquisa, concluímos que a educação sempre foi um assunto importante para a comunidade nipo-brasileira e os familiares precisam estar envolvidos em todo o processo educacional do filho, priorizando a educação e tomando decisões que possibilitem um bom desempenho escolar dos filhos. Este estudo baseia-se em interesse pessoal sobre a questão, já que a autora, de ascendência japonesa, experienciou essa vivência.Artigo Científico Acesso aberto O olhar que ensina: importância da afetividade na aprendizagem das crianças com Transtorno do Espectro Autista na pré-escola(2021-05-26) Cruz, Reysla; Santos, Mikaella; Faria, MayaraO artigo surgiu da necessidade de investigar como a relação de afetividade entre professor e aluno, influencia no processo de aprendizagem especificando na criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na pré-escola. O objetivo é evidenciar por meio de estudos teóricos, a importância do vínculo afetivo entre o professor e a criança com TEA, realizando pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo utilizando autores renomados como Lev Vygotsky, Henri Wallon, Jean Piaget, Eugênio Cunha e a Declaração de Salamanca da UNESCO, entre outros grandes pesquisadores que se aprofundaram sobre o tema. Algo de grande relevância que possui no artigo está relacionado ao professor voltar o olhar perante a crianças com TEA, pois quando o professor conhece melhor seu aluno consegue-se fortalecer as habilidades de aprendizado. A interação é o que proporciona na criança a vontade de aprender. A criança se interessa pelas descobertas e pela exploração dos meios, indo de encontro aos objetivos de aprendizagem. O professor acende a fagulha do ensino e se motiva através de sua criança. A cada passo juntos, uma nova conquista é alcançada. Diante disso, essa pesquisa pretende ampliar os conhecimentos acerca do TEA. Com ela, será possível conhecer o autismo e compreender a importância das relações afetivas na aprendizagem na pré-escola. O conhecimento é o primeiro passo para vencer o preconceito.Artigo Científico Acesso aberto Pedagogia empresarial: a importância da leitura no cenário de uma grande empresa(2021-06-15) Ferreira, Lavínia; Marques, MarianaNo presente artigo será apresentado um novo campo de atuação para pedagogos e vem crescendo cada vez mais que é a pedagogia empresarial. Faz-se necessário então abordar tal assunto, com o objetivo de ampliar as discussões acerca desta temática nos cursos de graduação e também nas empresas. Abordaremos também qual a importância da leitura no cotidiano dos funcionários, pois a partir dela pode-se abranger o autoconhecimento, a empatia, o espírito colaborativo, a resiliência e a capacidade de adaptação as mudanças e situações adversas. Utilizamos a forma de pesquisa descritiva, com as fontes referenciais primárias e secundárias e tratamos os resultados de forma qualitativa. Como metodologia o artigo tem por objetivo melhorar o “Projeto de Qualificação Profissional-Incentivo à Leitura” de uma empresa localizada na cidade de Claudio-MG. A empresa que possui 3 unidades e contém mais de 700 funcionários. Para melhor compreensão de como está a biblioteca entrevistamos a responsável pela mesma que nos proporcionou alguns dados, foi realizada também um questionário com quatro perguntas, foi selecionado oito funcionários para reponde-lo. Após a aplicação e análise percebemos que alguns deles já tinham conhecimento do projeto “Incentivo à Leitura” e alguns já usufruíram dele, mas eles gostariam de ter um espaço próprio para a leitura dos livros e que tenham livros de mais fácil compreensão para aqueles que estão iniciando com a leitura.Artigo Científico Acesso fechado O manejo clínico da transferência na erotomania em sujeitos psicóticos usuários de Centro de Atenção Psicossocial(2021-07) Duarte, Gabriel Henrique; Pio, Elisabete Alvarenga; Souza, Rafael Augusto AlvarengaEste artigo consiste em abordar o conceito de erotomania, um delírio de transferência na estrutura psicótica. Em primeira análise, estabelecemos uma linha do tempo acerca deste postulado: analisando seu surgimento na psiquiatria, destacando nomes importantes da psicanálise e apresentando uma releitura contemporânea. Além disso, percebendo a precariedade de conteúdo voltado a esta síndrome, enfatizamos o trabalho do analista no manejo deste fenômeno, principalmente no dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial). Apontamos também a necessidade de que os profissionais dessas instituições saibam identificar e manobrar a transferência erotômana para um tratamento efetivo de seus usuários. Ou seja, salientamos a posição do analista perante o sujeito psicótico, apontando a importância de manejar a transferência em favor do trabalho analítico, mesmo frente aos impasses gerados pela presença de tonalidades eróticas dirigidas a ele. Ressaltamos, por fim, que essa posição de recuo perante o amor erotômano possibilita incontáveis intervenções para que o sujeito psicótico não chegue à passagem ao ato, além de criar possibilidades de desenvolver um tratamento.Artigo Científico Acesso aberto A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E ALFABETIZAÇÃO(2021-07-11) Catôco, Fernanda; Souza, Karina; Xavier, LilianO processo de aprendizagem por meio das brincadeiras é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Neste sentido, este artigo tem como objetivo analisar a importância do brincar na Educação Infantil no processo de alfabetização e se justifica pelo interesse das acadêmicas pelo tema em averiguar a importância do desenvolvimento da criança por meio de brincadeiras. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam que a brincadeira é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e a exploração de significados e sentidos pelas crianças, interferindo positivamente no processo de alfabetização. Além disso, tornou-se evidente que, utilizando o ato de brincar na escola, o professor consegue desenvolver e estimular as crianças em diversas situações educacionais, construindo seu processo de ensino-aprendizagem com diferentes meios e estratégias onde a criança é estimulada de forma lúdica e significativa. Dessa forma, espera-se que este artigo contribua para ampliar e aprofundar as discussões e a compreensão acerca da importância do brincar na educação infantil para o processo de alfabetização.Artigo Científico Acesso fechado A importância da educação continuada e as tecnologias educacionais pós pandemia(2021-07-12) Miranda, Sara Suélen Braga Silva; Oliveira, Gabrielle Bárbara SilvaEste artigo tem como objetivo compreender a importância da formação continuada na vida do educador por meio do uso das tecnologias digitais que ficaram em evidencia durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. As informações foram extraídas por meio de pesquisas bibliográficas e pesquisa qualitativa. Nesse sentido, coletamos estudos através do questionário aplicado pelas pesquisadoras respondido por sete profissionais que atuam na área da educação sobre a formação continuada por meio de questionário no Google Forms, contendo nove perguntas sobre dificuldades e benefícios que essas tecnologias trouxeram. De forma mais abrangente professores da educação infantil, ensino médio, ensino técnico e ensino superior responderam ao questionário para que pudéssemos dimensionar quais profissionais atuantes na educação tem se preocupado com a atualização de seus saberes. A tecnologia e principalmente com a formação continuada para o avanço do novo milênio, da resiliência, da organização e da autonomia do aluno. Como resultado, entendemos que o embasamento teórico foi uma busca das competências profissionais, as quais se fazem necessárias ao professor/educador do século XXI. A educação foi impulsionada pela necessidade de formular meios para driblar o isolamento social, e nesse desafio a tecnologia tem papel fundamental provocando grandes mudanças na comunidade escolar. No mundo pós-pandemia, viveremos o primórdio das mudanças globais, que revelam um quadro desafiador, múltiplo não apenas em riscos, mas também em possibilidades.Monografia Acesso aberto Elaboração de cartilha com orientações para alimentação saudável destinada às escolas públicas do município de Divinópolis-MG(2021-07-22) Lima, Erika; Tavares, Isabella; Pedroso, LarissaO termo nutrição caracteriza uma sequência de processos do organismo, que englobam a ingestão do alimento, sua digestão, a absorção dos nutrientes, o metabolismo e a excreção, esses processos têm por objetivo produzir energia e manter as funções vitais do corpo humano. Cientificamente o profissional da nutrição se preocupa com a qualidade e diversidade do consumo de alimentos, no intuito de promover a qualidade de vida e impedir o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como a obesidade, complicações cardiovasculares e desnutrição (estado patológico que implica na absorção insuficiente de nutrientes). A desnutrição e a obesidade na infância e adolescência podem causar complicações no desenvolvimento, tanto nos aspectos cognitivos quanto psicomotores, demonstrando a relevância deste estudo. A Segurança Alimentar e Nutricional destaca a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. Desta forma, o objetivo geral deste trabalho foi o desenvolvimento de uma cartilha que visa destacar o papel da alimentação escolar para crianças e adolescentes, na promoção da saúde, contendo orientações e focada em estimular e apoiar ações de educação alimentar e nutricional. Para embasamento da elaboração desta cartilha, realizou-se uma revisão bibliográfica balizadora do conteúdo orientativo. A partir da revisão desenvolveu-se o conteúdo a ser divulgado. A validação do material se deu através de uma avaliação e sugestões, com formato de escala tipo Likert de 5 pontos, onde cinco nutricionistas atuantes em Divinópolis deram seu parecer, alcançando 91,2% de aprovação.Monografia Acesso aberto Aplicações da terapia do esquema para uma velhice adaptativa(2021-12-01) Melo, Fabiana; Pardini, Rafael; Faria, Maria AparecidaNeste artigo, explora-se através da Terapia do Esquema (TE) possibilidades de aplicações desta teoria para tratamento de pacientes idosos. A TE é uma abordagem integrativa que segue as bases da Terapia Cognitivo-comportamental (TCC), englobando elementos da Gestalt, Psicanálise e Teoria do Apego. A TE propicia um modelo psicoterápico adequado especialmente para pacientes com transtornos psicológicos arraigados, considerados difíceis de tratar. O método utilizado para realização do presente trabalho foi a revisão de narrativa de cunho qualitativo, com intuito de identificar publicações que utilizaram a TE em estudos de casos que envolvessem tratamento de idosos. Os benefícios oriundos da psicoterapia com idosos têm sido reconhecidos, e embora a literatura de TE com idosos seja escassa, estudos indicaram que as mudanças físicas, na autonomia e no contexto social podem ativar esquemas disfuncionais específicos a essa população, visto que estes são modificados e/ou reforçados pelas experiências de vida dos indivíduos. Em contrapartida, os estudos revelam que a TE tem sido indicada como possibilidade de tratamento para idosos aprimorando seu senso de significado e qualidade de vida, tanto em quadros caracterológicos graves, quanto em quadros com estratégias mais adaptativas de funcionamento. Estudos mais aprofundados na literatura brasileira se fazem necessários, com ênfase para estudos com maior rigor metodológico.Artigo Científico Acesso aberto Transtorno Dismórfico Corporal e a hiperconectividade durante a pandemia da covid-19: Um olhar cognitivo comportamental(2021-12-01) Ferreira, Cássia; Rodrigues, Indianara; Cunha, LetíciaO presente trabalho objetivou averiguar a influência da hiperconectividade reforçada durante o isolamento social adotado na pandemia da Covid-19, sobre o Transtorno Dismórfico Corporal (TDC), bem como conhecer o tratamento pela Terapia Cognitivo Comportamental, visto que tal abordagem é apontada como padrão ouro para diversos tratamentos. Através de revisão integrativa qualitativa, foram apresentados dados que correlacionam o fenômeno da hiperconectividade durante a pandemia, com aumento do interesse de pacientes por cirurgias plásticas. Entretanto, não foram encontradas publicações referentes à meta-análises e Estudos Clínicos Controlados e Randomizados (ECCR) que pudessem constatar o acometimento por TDC em pacientes candidatos a procedimentos estéticos na especialidade da Cirurgia Plástica, influenciados pela hiperconectividade advinda do isolamento social. Concluiu-se, que o correto diagnóstico e tratamento do TDC podem melhorar a autoestima e qualidade de vida dos pacientes e que novos estudos devem ser desenvolvidos para averiguar os impactos da hiperconectividade.Artigo Científico Acesso fechado O papel das crenças no tratamento de pacientes com dor crônica: Uma revisão dos protocolos de intervenção pela Terapia Cognitivo-Comportamental(2021-12-01) Ramos, Ângela; Rodrigues, Larissa; Couto, MarinaA dor crônica é um fator que traz consequências negativas à vida humana, influenciando seus aspectos físicos e psicológicos, além da vida social do indivíduo. Para as pessoas acometidas por esse tipo de dor, as crenças disfuncionais, como não acreditar na medicação ou no tratamento proposto pelo profissional de saúde, contribuem negativamente para a qualidade de vida e prejudicam as estratégias de tratamento. Como proposta de intervenção, a terapia cognitivo-comportamental busca produzir mudanças cognitivas (pensamentos e crenças), emocionais e de comportamento que podem influenciar no nível de dor do paciente, de modo que ele possa lidar com seus pensamentos e crenças de forma equilibrada. Nesse contexto, este trabalho apresenta uma revisão narrativa da literatura com foco no papel que as crenças exercem no tratamento de pacientes com dor crônica, destacando-se as estratégias de intervenção pela terapia cognitivo-comportamental para alívio da dor.Artigo Científico Acesso fechado Os impactos da pandemia de covid-19 para a educação infantil pública, à luz da teoria de aprendizagem de Jean Piaget: uma revisão bibliográfica(2021-12-02) Silva, Denise de Fátima; Payão, Flávia BresciaA educação é considerada um direito fundamental previsto na Constituição da República Federativa do Brasil e deve ser garantida a todos. Entretanto, sabe-se que, no contexto educacional, a educação pública é mais defasada quando comparada com a privada, em face de inúmeros fatores, podendo destacar a falta de investimentos, entre outros. Com a pandemia da Covid-19, a situação da educação pública, principalmente a infantil, foi diretamente afetada, tendo destaque os efeitos das medidas de distanciamento e isolamento social, que culminou no fechamento de diversas instituições de ensino (creches, pré-escolas e universidades) e, com isso, o ensino remoto foi introduzido de forma a tentar manter as aulas. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi realizar um estudo de revisão bibliográfica a respeito dos impactos causados pela pandemia da Covid-19 na educação infantil pública no Brasil e, assim, analisar, a partir das teorias do Jean Piaget, suas consequências nos processos de aprendizagem das crianças. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, em que foi realizada uma busca de artigos, livros e teses nas principais bases de dados, como ScieLo e PubMed. Por meio da análise dos artigos, foi possível observar que a educação infantil pública é de grande importância para a formação do cidadão, sendo a porta de entrada para o ensino e aprendizagem, e com isso, por meio dela, as crianças têm um desenvolvimento cognitivo e motor diferenciado. Tal fato consolida-se pelo fato das interações sociais que as atividades desenvolvidas na educação infantil proporcionam às crianças, conforme descreve a teoria da aprendizagem de Piaget. Nesse sentido, conclui se que os efeitos da pandemia cessaram com essas relações, o que corrobora a prática pedagógica proposta por Piaget, podendo gerar uma defasagem no ensino e na aprendizagem das crianças ao longo do tempo e, para tanto, é fundamental que haja maior atenção e desenvolvimento de trabalhos nessa linha temática para minimizar os efeitos nocivos que a pandemia da Covid-19 está deixando na sociedade como um todo.Artigo Científico Acesso fechado Burnout e os professores da rede pública de ensino em meio a Covid-19(2021-12-02) Oliveira, Bianca; Sousa, CamilaA pandemia da Covid-19 foi e está sendo um dos maiores contratempos a nível mundial enfrentados atualmente, ela demarca um período de grande nocividade ao ser humano. Doenças crônicas, instabilidade financeira, grande número de óbitos, adequação de novos modelos de trabalho, entre outros. No período da pandemia, houve uma modificação de diversos setores na qual se esbarrou em todo coletivo social, concebendo novas formas de se viver. Os professores da rede pública de ensino são exemplos para tal reorganização. Suas condutas de trabalho foram reformuladas para o home office e juntamente à inserção da tecnologia como ponto focal para a transmissão do conhecimento, atribuiu uma preocupação maior, relacionada à saúde desses trabalhadores. Não obstante, esse método de trabalho, que até então, seria um facilitador para a prática do magistério, agora lançou olhares para as condições de esgotamento físico e mental que os professores suportam diariamente no ambiente laboral, associado ao desamparo governamental que esses profissionais enfrentam. Logo, o intuito desse trabalho é discorrer como a psicologia do trabalho atua diante da Síndrome de Burnout, relacionado aos professores da rede pública, no período da Covid-19 e tratar sobre a qualidade de vida no espaço trabalhista, assim como os desafios enfrentados pelos docentes na execução do seu ofício, trazendo a discussões sobre a divisão de gênero no ambiente escolar.Artigo Científico Acesso fechado Psico-oncologia: a espiritualidade como recurso no tratamento do câncer(2021-12-03) Sabino, Anna Gabriela Simão; Barbosa, Izabela VelosoA espiritualidade, entendida como uma dimensão essencial do ser humano, encontra no campo da saúde um lugar indiscutível. Estudos antropológicos têm mostrado que a visão religiosa dos processos de adoecimento continua presente em todos os contextos sociais como parte integrante da compreensão do processo de saúde-doença e no enfrentamento das crises pessoais que acompanham as doenças graves. Neste trabalho buscamos por meio da a revisão bibliográfica narrativa de caráter qualitativo, fazer uma articulação entre a Psico-oncologia e espiritualidade em sua relação com o paciente oncológico e evidenciar como a espiritualidade coopera no enfrentamento do câncer; discutiremos o conceito histórico da Psico-oncologia, descrevendo os aspectos psicológicos do paciente oncológico, e as contribuições da espiritualidade no enfrentamento do câncer. Esta pesquisa se justifica por sua relevância para comunidade acadêmica, especialmente para os cursos relacionados aos cuidados em saúde, com destaque para a Psicologia. Pode-se afirmar que, a espiritualidade propicia o enfrentamento de doenças graves, sobretudo do câncer e a aceitação da finitude da vida. Na assistência à saúde, a espiritualidade pode ser empregada como prática integrativa e promoção de apoio, esperança, conforto e incentivo para o enfrentamento de doenças e demais dificuldades advindas do processo do adoecer.