TCC de Graduação e Especialização
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Estudo de Caso Acesso aberto A brinquedoteca como projeto extensionista em uma escola de educação infantil do campo(2023-11) OLIVEIRA, Lorena De Freitas. RIBEIRO. Mariana De Souza.A brinquedoteca é um espaço especialmente dedicado ao brincar e ao desenvolvimento infantil. É um ambiente projetado para oferecer às crianças uma variedade de brinquedos, jogos e materiais educativos que estimulam a criatividade, a imaginação, a socialização e o aprendizado, podendo ser um projeto extensionista valioso em escolas de educação infantil do campo. Assim, estudantes de Pedagogia do Centro Universitário UNA concretizaram, como resultado de um Projeto Extensionista, a implementação de uma brinquedoteca em uma escola municipal de Educação Infantil do campo. Tendo em vista que o desenvolvimento social e a atuação em comunidade são parte dos objetivos da ação universitária, este Trabalho de Conclusão de Curso dedica-se a compreender a importância da realização de projetos de extensão universitária voltados para esta realidade educacional, bem como a importância de uma brinquedoteca como instrumento pedagógico. A pesquisa envolveu uma revisão teórica abrangente e coleta de dados em campo por meio de observações e entrevistas semiestruturadas. Os resultados destacaram a influência positiva da brinquedoteca na promoção de um ensino e aprendizado abrangente na educação infantil rural.Estudo de Caso Acesso aberto O acompanhamento pedagógico de crianças em tratamentos oncológicos(2022-11-22) Vilela, Letícia Oliveira; Diniz, Rafaela FonsecaConsiderando que crianças diagnosticadas com doenças oncológicas, devido ao longo período de tratamento hospitalar, ficam impossibilitadas de frequentar instituições de ensino, é imprescindível que, ainda que nessas condições, elas tenham acesso tanto à assistência médica adequada quanto a uma educação de qualidade. O afastamento das atividades escolares faz com que essas crianças sofram consequências negativas em âmbitos físico e emocional. Assim sendo, o objetivo geral desta pesquisa é compreender e analisar a importância do acompanhamento pedagógico hospitalar na vida de crianças que estão em tratamento contra o câncer.Estudo de Caso Acesso aberto Epidemiologia de Parasitoses Intestinais em Populações Vulneráveis: Uma Revisão de Literatura(2023-07-27) Júlia Alexandre Goulart Domingos, Laura Alexandre Goulart DomingosA epidemiologia de parasitoses intestinais, prevalente em populações vulneráveis com condições precárias de saneamento, é crucial para a saúde pública. Estas infecções, causadas por parasitas como helmintos e protozoários, são mais comuns em países em desenvolvimento e podem causar sintomas que vão desde leves até graves, com impacto substancial na qualidade de vida e produtividade dos afetados. O conhecimento da epidemiologia dessas doenças é vital para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e controle. O objetivo geral do presente trabalho é analisar a epidemiologia de parasitose intestinais em populações vulneráveis, discutindo os principais fatores que contribuem para a transmissão dessas doenças e apresentando estratégias de prevenção e controle. O presente trabalho teve como metodologia a revisão bibliográfica, tendo como fonte de consulta uma variedade literária relacionada ao tema estudado, tais como o uso de artigos, livros e teses sobre o tema. A análise epidemiológica de parasitoses intestinais em populações vulneráveis ressalta a importância de fatores socioeconômicos, ambientais e comportamentais, e a necessidade de estratégias de prevenção e controle adaptadas ao contexto (por exemplo, favelas e áreas rurais). Saneamento básico, educação em saúde e tratamento medicamentoso são elementos cruciais nessa luta. Ações integradas, envolvendo a participação da comunidade, governos, profissionais de saúde e ONGs, com ênfase na promoção e educação em saúde, são essenciais para o controle e prevenção de parasitoses intestinais.Estudo de Caso Acesso fechado Execução de estruturas do tipo gabião para controle de erosão e estabilização de encostas: um estudo de caso no Córrego dos Machados em Bom Despacho - MG(2024-06) MACHADO, , Valdecir Benevenuto; GOMES,, Thiago César Pereira; FRANÇA,, Lucas de Brito; SILVA,, Daniel Nascimento; SIMA,, Bruno Rodrigues; MASSUCO,, Bianca de Jesus Gomes; BRITO,, Alefe Conrado GomesO aumento na intensidade e no volume das águas, especialmente durante os períodos chuvosos, pode desencadear processos erosivos significativos e o acúmulo de sedimentos, causando danos ambientais e estruturais às edificações vizinhas. Este estudo busca apresentar e analisar a construção de estruturas de gabião como uma solução eficaz para o controle da erosão em áreas vulneráveis, visando mitigar os impactos negativos. A metodologia inclui uma revisão bibliográfica detalhada sobre o uso de gabiões no controle da erosão, utilizando bases de dados acadêmicas, especialmente o Google Acadêmico, além de um estudo de caso no Córrego dos Machados, em Bom Despacho - MG, onde foram construídas estruturas em gabião como medida de proteção contra erosão e estabilização de encostas. Os resultados evidenciaram o papel significativo das estruturas de gabião no controle da erosão e estabilização de encostas próximas a cursos d'água. Elas contribuíram para a preservação do leito do rio, restauração das áreas degradadas e recuperação natural da biodiversidade local, reforçando sua eficácia como solução sustentável para o controle da erosão.Estudo de Caso Acesso aberto A importância da Afetividade na relação professor/aluno nos processos de ensino/aprendizagem na educação infantil(2022-11) Silva, Lidiane Alves daEste estudo busca demonstrar que a afetividade está entrelaçada na relação professor-aluno, influenciando significativamente a aprendizagem na Educação Infantil, tendo em vista que esta é a fase em que a criança começa a entender as mudanças físicas e sociais e a adaptar-se a elas, criando conexões com o meio em que se insere. Nesse sentido, assume-se como objetivo entender a importância da afetividade nas práticas pedagógicas da Educação Infantil e sua influência na aprendizagem de crianças, nessa etapa escolar. Para tanto, são utilizadas como metodologias a revisão de bibliografia e a pesquisa de campo de cunho qualitativo.Estudo de Caso Acesso aberto O atendimento educacional especializado: estudo de caso em uma escola municipal de Divinópolis.(2023-11) VASCONCELOS , Luísa Nogueira; GONÇALVES , Maria Eduarda; COSTA, Thiago Aparecido daO presente trabalho de conclusão de curso é resultado de uma pesquisa destinada a investigar em que medida são realizadas pela rede estadual de ensino ações de atualização e capacitação dos profissionais de educação para atendimento de alunos com necessidades educativas especiais. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com quatro profissionais da educação. Os dados foram analisados à luz da legislação vigente sobre a educação inclusiva e da literatura especializada no tema. Os resultados indicaram que os professores do AEE possuem formação inicial diversificada, mas insuficiente para atender às demandas da educação inclusiva, e que a formação continuada oferecida pela rede municipal é esporádica e descontextualizada.Estudo de Caso Acesso aberto Processos de aprendizagem da educação básica no campo: desafios e possibilidades.(2021-04) Oliveira, Silvia Lopes de; Garcia, Rubia Nunes Reis; Bernades, Reisla Cristina; Nunes, Valdirene dos SantosAs políticas públicas de Educação chegaram ao campo como uma extensão do modelo de escola urbana. Com o processo de redemocratização do país e a aprovação da Constituição de 1988, inúmeros debates foram organizados em torno dos direitos sociais da população rural. Por meio da Carta Magna vigente, foram aprovados direitos educacionais bastante significativos consolidando o compromisso do Estado e da sociedade brasileira com a promoção da educação para todos, respeitando as singularidades culturais e regionais. Como objetivo deste estudo, coloca-se: compreender as dificuldades e as possíveis contextualizações que podem ser implementadas nas práticas pedagógicas em uma escola do Campo.