Pedagogia
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Navegando Pedagogia por Assunto "Alfabetização"
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Artigo Científico Acesso fechado Alfabetização e letramento: algumas reflexões acerca desse processo no segundo ano do ciclo alfabetizador(2017) Cardoso, Sthefany Tayane da Silva BarbosaEsta pesquisa tem como foco apresentar o resultado da investigação de metodologias que subsidiam a prática docente no ciclo alfabetizador de uma escola do município de Tubarão (SC). Trata-se de um estudo de caso com o segundo ano do ciclo alfabetizador, com um grupo de 18 alunos. A coleta dos dados empíricos ocorreu a partir de observações, registro em diário de campo, registro fotográfico e questionário com a professora. Ao todo foram vinte horas de contato com a turma. O processo de análise e reflexão sobre os resultados da pesquisa ocorre principalmente por meio dos conceitos de alfabetização e letramento, a partir de recortes de momentos relevantes referentes à prática pedagógica na turma investigada, no que diz respeito ao desenvolvimento da leitura, escrita e alfabetização matemática na classe de alfabetização pesquisada. Os resultados apontam que, para um ensino de qualidade no ciclo alfabetizador, que respeite o conhecimento dos sujeitos da aprendizagem de modo que possam se apropriar dos conhecimentos, é necessário fazer uso de metodologias que facilitem a aprendizagem no processo de alfabetização. Constatou-se a importância do professor como mediador nas situações de aprendizagem, exercendo a função de orientar, instigar e proporcionar experiências significativas para o aprendizado do aluno.Artigo Científico Acesso aberto Alfabetização na perspectiva do letramento: a materialização desse processo em escolas públicas da região de Tubarão-SC(2020) Gonçalves, Julia da SilvaEste artigo tem a intenção de compreender de que maneira a alfabetização, que deve ocorrer nos dois primeiros anos do ensino fundamental, segundo a BNCC, está acontecendo nas escolas públicas do município de Tubarão-SC. Assim, a indagação que fazemos é se o processo de alfabetização está ocorrendo concomitantemente ao letramento. Há diversos métodos de alfabetização e várias maneiras de trabalhar o letramento com as crianças, sendo assim, esta pesquisa busca identificar quais métodos e metodologias as professoras entrevistadas estão utilizando e se há a sua efetivação na perspectiva do letramento. Justificamos essa pesquisa tendo em vista as observações em escolas da rede pública de Tubarão-SC durante os estágios obrigatórios e o Programa Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia, o que nos fez perceber que alfabetizar letrando não é algo tão simples e trouxe a necessidade de conhecer mais sobre como o mesmo se materializa. Para responder as indagações, realizamos uma pesquisa exploratória por meio de investigação bibliográfica e de campo. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professoras da rede pública de Tubarão (SC) e que atuam no processo de alfabetização. O instrumento de pesquisa foi um questionário realizado por meio do Google Drive com todas as professoras pesquisadas. De posse dos dados, os mesmos foram analisados à luz do referencial teórico utilizado, cujos principais autores foram: Soares (2004); Mello (2010); Morais (2012). Em termos de resultado, esses apontam que, de acordo com as professoras alfabetizadoras da rede pública de Tubarão, apesar de alfabetização e letramento constituírem conceitos distintos, eles se complementam no âmbito da prática pedagógica. Ambos são importantes na formação do cidadão que conhece seus direitos e exerce seus deveres, logo, é desejável que os mesmos sigam juntos durante todo o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Dessa forma, o papel do professor é ampliar os conhecimentos da criança, de modo que a aprendizagem tenha significado, que ela consiga usar seus conhecimentos fora da sala de aula para se comunicar, expressar-se e interagir por meio de diferentes práticas discursivas.Artigo Científico Acesso aberto Família e escola, uma parceria no ciclo alfabetizador.(2022) Goulart, Gabriela Dal-Bó EmerickA presente pesquisa tem como tema a importância da parceria família e escola no processo de alfabetização nos anos iniciais. Acredita-se que para que haja um processo mais qualitativo nesse período é necessária a parceria entre essas duas instituições que contribuem significativamente para o desenvolvimento dos indivíduos. O problema que mobilizou a investigação foi: de que forma ocorre a participação e parceira da família no processo de alfabetização das crianças no bloco alfabetizador? Objetivo geral: analisar de que modo as famílias têm participado no processo de alfabetização das crianças do bloco alfabetizador. Configurou-se a pesquisa como exploratória, descritiva e de campo. A amostra da pesquisa foi: 01 diretora, 03 professoras, 16 crianças e as 08 famílias de uma turma do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual do município de Tubarão. A coleta de dados se deu por meio de entrevista e questionário. Para a análise dos dados, buscou-se sustentação teórica em autores como: Soares (2004, 2009), Ferreiro (2001), Vygotsky (2000a, 2000b, 2007), Saviani (2011), Bock, Furtado e Teixeira (1999), entre outros. A partir dos resultados deste estudo fica evidente a importância dessas duas instituições caminharem juntas, tendo em vista uma formação integral de sujeitos críticos, capazes de transformar sua realidade.Artigo Científico Acesso embargado Nas trilhas da inclusão, estudo de caso: o percurso de Otávio no ciclo alfabetizador(2019) Mariano, Ana Carolina GarciaPara consecução deste trabalho monográfico buscamos responder a seguinte questão: É possível alfabetizar uma criança autista em uma escola básica de ensino? A partir dessa questão, traçamos como objetivos: identificar o processo de ensino e de aprendizagem da criança autista e os métodos utilizados pelas professoras e mãe para que a educação de fato se efetive. No que tange à metodologia, a pesquisa é do tipo quali-quantitativa e descritiva. O procedimento de coleta de dados foi realizado uma entrevista com perguntas abertas e fechadas à mãe da criança, além da observação das aulas ministradas à ela. Os principais resultados encontrados foram: a importância da mãe no processo de ensino-aprendizagem e alfabetização e letramento da criança com o reforço diário das atividades realizadas na escola no contra turno; já, com as professoras, ressaltamos a metodologia de atendimento individualizado nas questões com maior dificuldade que a criança apresentava. Com isso, podemos concluir que o trabalho integrado entre escola e família tem resultados significantes no processo de ensino-aprendizagem e alfabetização da criança autista.Artigo Científico Acesso embargado Preparação para produção textual nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas da rede pública de Tubarão - SC(2019) Domingos, Elisangela Fagundes AcostaA escrita é uma das mais importantes formas de comunicação, apesar de grande parte da população apresentar muitas dificuldades ao se expressar através dela. Isso nos faz refletir sobre o quanto a escrita deve ser trabalhada com as crianças desde cedo, fazendo-as apropriar-se por meio das produções textuais. Sargentim (2004) afirma que a criança transita por quatro etapas da escrita: preparação, escrita, revisão e publicação, e que, juntas, fazem a criança ter uma evolução contínua no processo, evitando, assim, problemas com ela futuramente. A presente pesquisa é resultado do trabalho de conclusão de curso de licenciatura em pedagogia, na qual aborda o tema a importância da preparação como base para a produção textual. Teve como público-alvo professores de quarto anos do ensino fundamental de escolas da rede pública na cidade de Tubarão/SC e buscamos compreender como o professor prepara as crianças para o desenvolvimento da produção textual nos anos iniciais do ensino fundamental e, outrossim, saber o motivo pelo qual o professor exige textos bem desenvolvidos delas, procurando identificar se o mesmo oportuniza tempo e espaço suficientes para que elas escrevam com propriedade. No decorrer da pesquisa, percebemos que há uma carência durante a primeira fase da produção textual, ou seja, a preparação, pois o tema, na maioria das vezes, não é explorado em sala de aula. Essa preparação deve ser estimulante e rica em informações para que, assim, desperte a criatividade da criança no momento da escrita.Artigo Científico Acesso embargado O processo de apropriação da linguagem escrita de crianças com deficiência auditiva/surdez em classes regulares do ensino fundamental da rede estadual do município de Tubarão (SC)(2021-07-02) Araújo, Rosinalva Silva deRESUMO: O presente artigo tem como objetivo compreender como se dá o processo de apropriação da linguagem escrita de crianças com deficiência auditiva em classes regulares do ensino fundamental da rede estadual do município de Tubarão/SC. Para tanto, tecemos uma reflexão sobre a história da educação dos deficientes auditivos/surdos no Brasil e no mundo, suas conquistas e percalços ao longo dos séculos. Nosso propósito, aqui, é mostrar como funciona o processo de alfabetização e, a partir desta, como ocorre o de desenvolvimento da escrita de crianças com deficiência auditiva. Para atender ao objetivo proposto, faremos uso da pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, de natureza básica. A análise será realizada por meio de uma abordagem dialética, com base no referencial teórico, do qual fazem parte: Lodi (2005), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), Pereira (2008), Mourão (2011), entre outros. A partir da análise empreendida neste artigo, verificamos que a alfabetização de crianças deficientes auditivas/surdas não se difere das demais, apenas requer um profissional qualificado, bilingue, com um planejamento em língua portuguesa, porém tendo a compreensão de que a crianças deficientes auditivas/surdas têm como sua língua materna a Libras. Com este estudo, buscamos contribuir para a reflexão da aprendizagem da linguagem escrita de uma criança com deficiência auditiva/surdas, que, por mais que pareça complicada, ou muito diferente dos outros, é apenas mais complexa. Não podemos esquecer que estes também aprendem as práticas discursivas de leitura e escrita e sua função social. Deste modo, o professor deve dar condições de aprendizagem, sem criar pré-conceitos antes de conhecer seus educandos.Artigo Científico Acesso fechado O processo de ensino aprendizagem na alfabetização: reflexões sobre algumas possibilidades/estratégias didáticas.(2022-07-12) Anselmo, AnnaO presente trabalho enfatiza o papel do professor alfabetizador na aprendizagem de um sujeito em processo de alfabetização, uma vez que este é o momento em que nos apropriamos do código escrito, onde utilizamos esse código para ler e escrever, no entanto existem etapas a serem cumpridas e um processo a ser respeitado. É necessário ir além da aquisição da decodificação de signos, é preciso saber fazer uso em sua amplitude como função social, e a função do professor alfabetizador é buscar sugestões para que a percepção da escrita e da leitura ocorra no dia a dia com um didática interativa e inovadora. A pesquisa possui como problemática: como é exercido o papel do professor durante a alfabetização, em uma sala de 3º ano do ensino fundamental em uma escola de rede privada? A partir dessa problemática tem-se como objetivo geral: refletir sobre o processo de alfabetização e o seu processo de ensino-aprendizagem. Objetivos específicos: identificar a importância da variação de método para o processo de alfabetização e letramento; e, explorar os desafios do professor no contexto da aplicação de métodos de alfabetização e letramento. Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e exploratória. Como instrumento utilizou-se a entrevista semiestruturada e observação em uma escola privada do município de Tubarão (SC). Considerando a importância da busca por aperfeiçoamento das metodologias de ensino, o professor deve estabelecer uma visão dinâmica no processo de ensino aprendizagem, capacitando alunos para serem indivíduos críticos, conectados por seu aprendizado e suas experiências dentro e fora da sala de aula. Além disso, abordaremos os desafios dessa jornada de ensinar e aprender, analisando os resultados da observação e os principais enfoques da alfabetização na atuação e na prática docente em sala de aula.