Pedagogia
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Artigo Científico Acesso embargado Os Bebês e os Livros: a organização do tempo e do espaço para leitura literária na creche(2022) Rodrigues, Josiane MurilloEsta pesquisa tem como objetivo analisar o que contam as documentações pedagógicas sobre a organização do espaço para a leitura literária para e com os bebês na creche. Além disso, como objetivos específicos, elencamos: identificar como se dá a organização do espaço para a ampliação da leitura literária com bebês na creche; verificar os momentos de interação dos bebês com os livros literários na creche; compreender quais metodologias são utilizadas pelos professores para o trabalho da leitura literária com as crianças bem pequenas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, por meio da análise documental, investiga duas documentações pedagógicas, elaboradas por uma professora e uma coordenadora pedagógica de uma creche da rede Pública de Ensino do Município de Imbituba. O estudo está pautado no diálogo com os diferentes autores, entre eles: Gonçalves (2019), Rios (2009), Guimarães (2011), Simiano (2010), Faria (2016), Debus (2006), Debus e Furtado (2017) e Abramovich (2004). Por meio da análise das documentações pedagógicas, foi possível constatar que é de extrema importância que sejam pensados e organizados espaços para os momentos de leitura literária com os bebês na creche para potencializar a apropriação da cultura da qual fazem parte. Evidenciamos, ainda, o quanto é importante disponibilizar materiais diversificados de leitura para os bebês para ampliar seu repertório e a importância do professor como organizador do cotidiano com os bebês.Artigo Científico Acesso aberto A importância do afeto entre professores e as crianças das creches: a perspectiva dos professores das creches do município de Sangão/SC.(2021-11) Rocha, Tainá NunesA afetividade aproxima as pessoas e está presente na vida das crianças desde o seu nascimento. Esta pesquisa tem como tema a importância do afeto entre o professor e as crianças das creches. A pesquisa foi realizada com professores de creches do município de Sangão, cujo objetivo foi compreender a importância da afetividade nas interações entre as crianças na educação infantil, a partir do olhar dos professores. O estudo teve o objetivo específicos: identificar vivências que promovam a relação afetiva entre crianças e professor; Investigar o entendimento das professoras sobre a afetividades; Analisar características de uma educação com afetividade. Para ter acesso às respostas, entregamos um questionário nas creches e recolhidos nas mesmas quando concluídos pelas professoras. O método de abordagem caracterizou-se como dialético e a coleta de dados definiu-se como estudo de caso, com análise qualitativa na medida em que os dados foram coletados. A pesquisa foi realizada com onze (11) professoras, e dentre elas, todas consideram a afetividade entre professores e as crianças das creches extremamente importante no desenvolvimento das crianças e como uma forma de passar segurança para as crianças. Qual a importância da afetividade em grupos de crianças na educação infantil a partir do olhar dos professores? A resposta foi obtida através da compreensão da importância da afetividade nas interações entre as crianças das creches, sob o olhar dos professores no município de Sangão. Com a pesquisa é possível concluir que as relações afetivas positivas são de extrema importância. Porém, não há muitos estudos sobre o assunto.Artigo Científico Acesso aberto A inserção do bebê na creche: um estudo de caso de uma instituição de educação infantil da rede pública de Capivari de Baixo - SC(2019) Martins, Ritchelen CamiloEste artigo procura analisar como ocorre a inserção do bebê em uma creche do município de Capivari de Baixo/SC. Por sujeitos de pesquisa, tem-se 12 bebês, 1 professora e 5 auxiliares que habitam uma sala de berçário. Parte-se do seguinte problema de pesquisa: Como acontece a inserção dos bebês na creche? Foi possível observar, como resultado, que os bebês, ao longo do período de inserção, estabelecem com seus pares laços de sensibilidade e empatia. Entre professoras, auxiliares e bebês, identificamos que as relações se davam, na maior parte do tempo, focadas no cuidado do corpo dos bebês. Nos momentos de choro e pedidos de atenção do bebê, observamos que eram acolhidos pelos adultos com afetividade. O relacionamento entre professoras e famílias, de modo geral, acontecem nos momentos de entrada e saída dos bebês. Essas formas rápidas e superficiais dificultam as relações, impedindo que um diálogo seja instaurado. Acreditamos que pensar estratégias que favoreçam o processo de inserção do bebê na creche, passa pela qualidade dos relacionamentos entre todos os envolvidos, bebês, famílias e professores que convivem diariamente neste espaço.Artigo Científico Acesso aberto Por outros olhos: o processo de inserção de crianças bem pequenas na creche(2017) Santos, Stela Cruz dosO presente artigo analisa como ocorre o ingresso do bebê na creche na perspectiva do conceito de inserção. Para tanto, apresentamos elementos de uma pesquisa desenvolvida a partir dos pressupostos da etnografia, realizada em uma creche no município de Jaguaruna/SC. Como sujeitos de pesquisa, 15 bebês de 16 a 27 meses de idade, 2 professoras, 1 auxiliar que habitam uma sala de berçário, bem como as famílias dos bebês. Como problema de pesquisa temos: Como ocorre o ingresso do bebê na creche tendo por base a perspectiva do conceito de inserção? Como resultados, considerando a inserção como um processo que marca o início do estabelecimento de relações e comunicações entre os bebês, famílias e professoras no primeiro ano de frequência do bebê na creche, foi possível observar que, ao longo desse período, os bebês estabelecem relações de sensibilidade e empatia com seus pares. Nas relações entre professoras e bebês, identificamos uma busca do bebê pelo adulto como forma de ampliar a sua comunicação com o outro e para conhecer o espaço. Frequentemente, essas buscas passam despercebidas pelos adultos que estão envolvidos em uma rotina organizada de modo rígido e linear. As relações entre professoras e famílias são marcadas pela ausência de trocas e compartilhamentos, acontecendo, muitas vezes, de forma burocratizada, dificultando que um diálogo seja instaurado. Trata-se de um processo delicado, marcado pelos encontros e desencontros de diferentes olhares.Artigo Científico Acesso aberto Práticas pedagógicas para os bebês de 0 a 3 anos na educação infantil.(2022-07-02) Passos, Gabriely Duarte Pereira dosA prática pedagógica na Educação Infantil, tem como premissa a indissociabilidade entre educar e cuidar a partir de experiências significativas. Com base no exposto, a questão que mobilizou a pesquisa foi: como são estruturadas as práticas pedagógicas para os bebês para que se articulem o educar e o cuidar na Educação Infantil? Para responder às questões, traçamos como objetivo geral: compreender como são estruturadas as práticas pedagógicas para os bebês para que se articulem o educar e o cuidar na Educação Infantil. Especificamente os objetivos propostos foram identificar como ocorrem as interações dos bebês entre eles e adultos, listar práticas pedagógicas que potencializam o desenvolvimento dos bebês, averiguar como se organizam os espaços de convivência dos bebês e outras crianças ou grupos e identificar a disponibilização de materialidades durante as rotinas dos bebês. A pesquisa foi um estudo de caso. A coleta de dados se deu pela observação e registro de um grupo de bebês de 4 meses a 1 ano e 6 meses, da rede privada do Município de Jaguaruna. Utilizou-se também, registro fotográfico e escrito, além de um questionário para a professora. A investigação permitiu perceber que para os bebês, é necessário um planejamento com foco na potencialidade e desenvolvimento dos pequenos, articulando sempre o cuidar e o educar. Também é necessário formação continuada aos professores para continuarem a pensar sobre os conceitos e necessidades dos bebês e para que esses estudos possibilitem o desenvolvimento de novas ações que promovam experiências significativas e bem-estar para as crianças.