Programa de Pós-Graduação em Administração
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Administração por Assunto "Administração"
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Dissertação Acesso aberto Modelo construtivista para apoiar a gestão(2015) Dezem, ViniciusO mercado bancário é caracterizado pelas constantes evoluções na prestação de serviços, que se devem aos avanços tecnológicos, as novas necessidades dos clientes ou a volatilidade político - econômica a que os bancos estão expostos. A partir deste texto foi obtido o tema da presente pesquisa, que propõe a estruturação do processo de atendimento a clientes pessoa física de um banco, utilizando um modelo de apoio à decisão. Para evidenciar a contribuição cientifica deste viés da avaliação de desempenho na gestão bancária, este estudo valeu-se de dois instrumentos ProKnow-C (Knowledge Development Process-Constructivist) e MCDA-C (Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - Construtivista). O primeiro foi utilizado na seleção de um referencial bibliográfico relevante, alinhado ao tema de pesquisa e que apresentou periódicos, artigos, autores, e palavras-chave de destaque, além de promover a realização da análise sistêmica da literatura, que identificou lacunas de conhecimento e oportunidades de contribuição científica em seis lentes de análise: Abordagem, Singularidade, Identificação dos Objetivos, Mensuração, Integração e Gestão. O outro instrumento MCDA-C, foi utilizado no desenvolvimento de um estudo de caso, em uma agência da Caixa Econômica Federal. Os resultados apresentados ressaltam as contribuições dos seis princípios da avaliação de desempenho, como um instrumento de apoio à decisão, no processo de gestão do atendimento a clientes pessoa física de um banco. Destacando a identificação de 28 critérios com perfil de desempenho em nível comprometedor, gerando assim uma pontuação do modelo, em sua avaliação global, de 1,57. Para todos os descritores em nível comprometedor foram sugeridas ações de melhoria, que tem como finalidade atingir a meta traçada, elevando por consequência o desempenho do modelo para 33,98 pontos, destacando assim, o potencial que a abordagem construtivista e processo estruturado de gestão desenvolvido possuem em relação ao contexto apresentadoDissertação Acesso fechado Semelhanças e diferenças de universitários e bacharéis da área de negócios sobre finanças pessoais(2023-12) SANTOS, André Fabiano dosA presente pesquisa buscou analisar semelhanças e diferenças de universitários e bacharéis da área de negócios sobre finanças pessoais. Quanto à forma de abordagem, esta pesquisa classifica-se como quantitativa. Como instrumento para coleta de dados foi utilizado questionários on line, por meio da ferramenta Google Forms. A amostra final foi composta por 400 respondentes, sendo universitários e egressos da UDESC, UFSC e UNISUL, bem como, profissionais vinculados ao Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC-SC) e Conselho Regional de Economia (CORECON–SC). Para a análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva e o teste Z de diferença de proporção. O estudo revelou que a poupança foi o investimento que obteve o maior percentual na pesquisa, sendo o mais conhecido, com 96,8%, o mais investido, com 91,3%, o mais investimento nos últimos 12 meses, com 48,0%. Por outro lado 38,5% dos respondentes afirmaram que já investiram na poupança e que não pretendem tornar a investir nela. O estudo revelou ainda, que 53,8% dos respondentes afirmaram ter um conhecimento limitado / pouca experiência com investimentos. Já o perfil de investidor identificado foi predominantemente o moderado. As estratégias utilizadas para pelos respondentes para aprender a investir, foi predominantemente por meios eletrônicos como: Internet, Youtube e Redes Sociais. Desta forma, pode-se afirmar a tecnologia vem contribuindo para disseminação de informações entre investidores. As maiores dificuldades enfrentadas no aprendizado foram a falta de conhecimento (33,4%), insegurança/medo (10,6%) e conteúdo duvidoso na internet (9,1%). Quanto ao tempo pretendido para manter os investimentos, 58,3% dos respondentes investem a longo prazo. Os dados apontam que, de modo geral, o conhecimento é similar entre os universitários e bacharéis, no entanto uma proporção maior de bacharéis conhecem a existência do título de capitalização, enquanto que uma proporção maior de universitários conhece mais Cripto Moedas, Dólas e ETFs - Exchange Traded Funds. Os bacharéis possuem mais experiência e praticam mais investimentos do que os universitários.