Programa de Pós-Graduação em Administração
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Administração por Assunto "Administração de empresas"
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Dissertação Acesso aberto Avaliação de desempenho da etapa de implantação do Sapiens Parque(2014) Silva, Maria Zenilda daA avaliação de desempenho é mais que uma ferramenta gerencial, é uma medida estratégica de sobrevivência das organizações. Melhorar o desempenho faz parte dos desafios diários dos gestores que necessitam constantemente encontrar novos níveis de competitividade principalmente pelo mercado globalizado e pela dinâmica das inovações. Este estudo tem como objetivo desenvolver um modelo de avaliação de desempenho da etapa de implantação do Sapiens Parque, fundamentado na metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista - MCDA-C. O Sapiens Parque é um parque de inovação, localizado na ilha de Santa Catarina, que consiste em um ambiente dotado de infraestrutura capaz de abrigar empreendimentos, projetos e outras iniciativas estratégicas, como o turismo, a tecnologia, meio-ambiente e serviços especializados. A pesquisa esta ancorada no paradigma construtivista, na lógica indutiva, com estratégia de estudo de caso, e tem natureza exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. Para a coleta de dados foram utilizadas as técnicas de entrevistas, observações e análise documental. Utilizou-se a Metodologia Multicritério em Apoio à Decisão ¿ Construtivista - MCDA-C para a construção do modelo de avaliação de desempenho da etapa de implantação do Sapiens Parque. Como resultados o modelo possibilitou identificar: (i) 71 critérios para avaliar a etapa de implantação do Sapiens Parque; (ii) quatro áreas de preocupação: "Estrutura", "Ativos", "Clusters¿ e ¿Atores¿; (iii) 62 pontos no perfil de desempenho da situação atual do Sapiens Parque na aplicação do modelo. Após os cálculos efetuados em conformidade com a MCDAC foi possível apresentar recomendações de melhoria que possibilitariam melhorar a performance de um desempenho global de 62 para 78 pontos. O estudo também permitiu ampliar o conhecimento do processo de avaliação de desempenho organizacional e de parques tecnológicosDissertação Acesso aberto Balanced Scorecard em uma empresa de saneamento básico(2015) Soares, Micheli AmaralO saneamento básico vive um cenário de grandes desafios, seja devido à recente regularização do setor, exigências maiores dos consumidores, maior evidência das questões ambientais ou a necessidade de grandes investimentos frente aos déficits históricos existentes. Esse panorama exige a busca de uma gestão que gere melhores resultados, que utilize com eficiência recursos escassos e relevantes como a água e o meio ambiente. A avaliação de desempenho, realizada por meio do Balanced Scorecard é apresentada nesta pesquisa como um meio para embasar uma gestão mais competente. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo elaborar uma proposta de avaliação de desempenho alicerçado no Balanced Scorecard para a gestão estratégica de uma empresa de saneamento básico. Para tanto, foi necessário identificar, validar e elaborar uma proposta estruturada de planejamento estratégico, realizar o desdobramento do planejamento estratégico por meio do Balanced Scorecard, e fazer a proposição de um roteiro para institucionalização do referido modelo. A pesquisa teve a abordagem qualitativa, envolve a aplicação de pesquisa exploratória e descritiva, na forma de estudo de caso e é baseado em entrevistas, questionários, documentos e observação. A partir das análises realizadas, constatou-se que na instituição não existia planejamento estratégico, resultando informações fragmentadas. Realizou-se então o desdobramento dos objetivos estratégicos, indicadores e iniciativas estratégicas baseados em três temas que emergiram na pesquisa: o crescimento com sustentabilidade econômica e financeira, rumo à universalização e a qualidade dos serviços com sustentabilidade socioambiental. Por último, propôs-se o roteiro para institucionalização do modelo de avaliação de desempenho proposto como forma de operacionalizar, na prática, a implantação da avaliação de desempenho por meio do BSC com vistas a alinhar a organização na conquista de suas estratégiasDissertação Acesso aberto Contribuições do Balanced Scorecard para o alinhamento entre as estratégias organizacionais e os processos da gestão da qualidade em uma empresa catarinense de embalagens plásticas(2014) Santos, Genéia Lucas dosEste estudo teve como tema central a "proatividade" - comportamento presente na construção de estratégias e associado à performance organizacional. Até onde foi possível pesquisar, as publicações sobre esse tema concentram-se, em grande parte, em nível individual. No âmbito organizacional, as publicações ainda apontam para lacuna de estudo. Nesse caso, todavia, observou-se que parte dos estudos ocorre sem um enfoque nas especificidades de determinado setor. Diante dessa e da primeira lacuna, o objetivo da pesquisa aqui relatada foi analisar o setor de papel e celulose brasileiro sob a ótica da Proatividade de Mercado. Para alcançar o objetivo proposto, elaborou-se uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa de caráter descritivo, envolvendo dez empresas de capital aberto do referido setor com cadastro ativo na Comissão de Valores Mobiliários. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca do tema para a construção do corpo teórico. O instrumento de coleta de dados foi um questionário adaptado de Gava (2009), composto por três blocos e totalizando 86 questões: 64 referentes aos antecedentes e 22 relacionadas às dimensões da proatividade de mercado. A amostra de respondentes incluía 40 gestores de áreas diversas dessas empresas, sendo que o retorno compreendeu 21 questionários respondidos (52,5% da amostra). Sobre os resultados obtidos dos antecedentes da proatividade de mercado, destaca-se que os quesitos liderança proativa, visão de futuro e gestão de longo prazo são responsáveis por justificar uma tendência para as práticas proativas no setor estudado. No tocante aos resultados referentes às dimensões da proatividade de mercado - oferta, cliente e indústria -, a pesquisa apontou para uma fraca iniciativa nesse sentido. Esses resultados, de forma geral, sugerem uma tímida iniciativa das organizações do setor às práticas proativas ou tendência a adotar tal comportamentoDissertação Acesso aberto Proatividade de mercado(2014) Bento, AmiltonEste estudo teve como tema central a - proatividade - comportamento presente na construção de estratégias e associado à performance organizacional. Até onde foi possível pesquisar, as publicações sobre esse tema concentram-se, em grande parte, em nível individual. No âmbito organizacional, as publicações ainda apontam para lacuna de estudo. Nesse caso, todavia, observou-se que parte dos estudos ocorre sem um enfoque nas especificidades de determinado setor. Diante dessa e da primeira lacuna, o objetivo da pesquisa aqui relatada foi analisar o setor de papel e celulose brasileiro sob a ótica da Proatividade de Mercado. Para alcançar o objetivo proposto, elaborou-se uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa de caráter descritivo, envolvendo dez empresas de capital aberto do referido setor com cadastro ativo na Comissão de Valores Mobiliários. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca do tema para a construção do corpo teórico. O instrumento de coleta de dados foi um questionário adaptado de Gava (2009), composto por três blocos e totalizando 86 questões: 64 referentes aos antecedentes e 22 relacionadas às dimensões da proatividade de mercado. A amostra de respondentes incluía 40 gestores de áreas diversas dessas empresas, sendo que o retorno compreendeu 21 questionários respondidos (52,5% da amostra). Sobre os resultados obtidos dos antecedentes da proatividade de mercado, destaca-se que os quesitos liderança proativa, visão de futuro e gestão de longo prazo são responsáveis por justificar uma tendência para as práticas proativas no setor estudado. No tocante aos resultados referentes às dimensões da proatividade de mercado ¿ oferta, cliente e indústria -, a pesquisa apontou para uma fraca iniciativa nesse sentido. Esses resultados, de forma geral, sugerem uma tímida iniciativa das organizações do setor às práticas proativas ou tendência a adotar tal comportamentoDissertação Acesso aberto O processo de formação da estratégia na ótica dos estrategistas(2013) Scheffel, Fábio RoqueO planejamento estratégico é uma ferramenta importante para a gestão das organizações, sejam elas públicas ou privadas, pois possibilita a alocação dos recursos de forma a contribuir para o alcance de objetivos pré-determinados. Ocorre que muitas empresas não sistematizam esse processo, fazendo com que ocorram estratégias informais para a atuação no seu ambiente. Henry Mintzberg, grande referência na área de planejamento estratégico, chama as estratégias formais de deliberadas e as informais de emergentes. Associados a esses dois tipos de estratégias estão os processos de formulação de estratégias (formal) e de formação de estratégias (informal). O objetivo do presente trabalho foi identificar como ocorre o processo de formação da estratégia em uma empresa de economia mista do setor elétrico na ótica dos estrategistas desta organização. Essa pesquisa contribui para um setor relevante e estratégico da sociedade brasileira, que é o setor elétrico, pois aborda o seu panorama histórico e atual e a inserção da Eletrosul nesse ambiente cada vez mais competitivo e que requer gestão, organização e estratégias de superação dos desafios. Para alcançar o objetivo proposto, o levantamento dos dados foi feito por meio de entrevistas aos principais executivos da empresa. Procurou-se saber como ocorre o referido processo na ótica dos estrategistas, um dos pilares da ¿estratégia enquanto prática¿, que são os responsáveis por fazer a estratégia acontecer na organização e por tomar as decisões mais importantes. Os resultados das entrevistas permitiram identificar que as estratégias emergentes são mais presentes, embora se utilizem também das deliberadas. A presença dos dois tipos de estratégias se apresenta como positivo, porém, os entrevistados apontam a necessidade de melhorar o processo formal, uma vez que ele registra, mede e avalia as decisões e os caminhos por onde a empresa está seguindo.Dissertação Acesso aberto Uso da tecnologia da informação e desempenho do serviço de transporte de cargas(2014) Santa, Edson Donizetti DallaO objetivo deste estudo foi analisar a influência do uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) no desempenho do serviço de transporte de cargas, sob a ótica dos prestadores de serviço de transporte. Metodologicamente, o estudo fundamentase na abordagem qualitativa, com a estratégia de estudo de casos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista e pesquisa documental. Participaram da pesquisa 8 gestores de duas transportadoras rodoviárias do oeste do estado de Santa Catarina. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, mais especificamente do procedimento de categorização com grade de análise mista. Entre os resultados obtidos está a constatação de que a falta de TIC nas empresas de transporte estudadas impossibilitaria a sua operação. A TIC em uso afeta variáveis de desempenho do serviço de transporte, em especial: custos, velocidade, precisão, comunicação, segurança e coordenação interorganizacional. A natureza das contribuições da TIC é principalmente de caráter operacional e gerencial. A influência da TIC em uso em vantagem competitiva é relativa considerando características peculiares das empresas