Programa de Pós-Graduação em Administração
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Administração por Assunto "Administração de pessoal"
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Dissertação Acesso aberto Avaliação de desempenho da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio de Tubarão / SC(2011) Dal Molin, Luis Henrique MagalhãesNas últimas décadas, vem crescendo nas sociedades democráticas de economias avançadas e emergentes a demanda pelo melhor uso possível dos recursos arrecadados pelas Administrações Públicas. Surgiu assim a postura do governo empreendedor, voltado para o cidadão como cliente, buscando padrões otimizados de eficiência e eficácia numa gestão pública por resultados, orientada por processos de avaliação contínua e de legitimação pela sociedade. Neste contexto, o processo de avaliação de desempenho tem, cada vez mais, merecido atenção dos administradores. O objetivo da presente pesquisa consiste em desenvolver um processo de avaliação de desempenho da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio do Município de Tubarão/SC, fundamentado na Metodologia MCDA-C. Os objetivos específicos são: (i) identificar as percepções e as variáveis que os gestores da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio consideram importantes para avaliar o desempenho desta pasta municipal; (ii) construir um modelo que permita, aos decisores, melhorar o entendimento do contexto decisório e alinhá-lo com os objetivos da Administração Municipal; (iii) testar o modelo proposto a fim de verificar a sua aplicabilidade e aderência à realidade Municipal. Para tanto, a pesquisa exploratório-explicativa consiste de um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa dos dados e de dimensão transversal. A coleta de dados foi realizada através de fontes primárias e secundárias. Os resultados obtidos evidenciam um efetivo apoio ao processo decisório, e evidenciado pela explicitação de 54 critérios identificados pelo decisor. Este conjunto de mensurações permitiu mostrar o perfil de desempenho da Secretaria Municipal naquele momento, ao mesmo tempo em que permitiu ter um processo para construir ações para melhorar o desempenho atual. Com isto, foi possível passar a performance atual de 54,72 pontos para 97,12 pontos para a escala construída pela simulação.Dissertação Acesso aberto Avaliação de desempenho do processo de comunicação da vigilância sanitária por meio da metodologia multicritério de apoio à decisão construtivista - MCDA-C(2013) Steinbach, AdenirA avaliação de desempenho constitui um processo de gestão de fundamental importância para as organizações, pela sua capacidade de construir, fixar e disseminar conhecimentos, além de medir os resultados. Atua como uma ferramenta de controle, de análise da organização, de suporte para o planejamento, de apoio à decisão e impulsionadora da melhoria continua. Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um modelo de avaliação de desempenho do processo de comunicação da vigilância sanitária para a Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina, fundamentado na metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista - MCDA-C. Utilizar a MCDA-C possibilitou desenvolver e explicitar um conjunto de condições e meios para permitir a construção do modelo, abordando diversos tipos de informações da comunicação da vigilância sanitária, avaliando as ações segundo um conjunto de critérios, orientando e facilitando a decisão. A presente pesquisa assenta-se no paradigma construtivista, na lógica indutiva, com estratégia de estudo de caso, e tem natureza exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. Para coleta de dados foram utilizadas as técnicas de entrevista, observação direta e analise documental. O instrumento de intervenção empregado é a MCDA-C. Como resultados o modelo possibilitou: (i) identificar 72 critérios para avaliar o processo de comunicação da vigilância sanitária; (ii) identificar três áreas de preocupação: "Estrutura", "Instrumentos" e "Educação Sanitária"; (iii) ilustrar o perfil de desempenho da situação atual que resultou em 45 pontos; (iv) apresentar recomendação de melhoria que possibilite passar de um desempenho global de 45 para 53 pontos. A pesquisa também mostrou a importância da avaliação de desempenho nas organizações, abordando a situação da administração publica e da vigilância sanitária. Também possibilitou produzir conhecimento a respeito do processo de trabalho da vigilância sanitária e de sua ação comunicativa, podendo servir de base para a condução administrativa.Dissertação Acesso aberto Avaliação do desempenho de oficiais militares, fundamentada na metodologia multicritério de apoio à decisão construtivista - MCDA-C(2013) Gonçalves, Marco AurélioA avaliação de desempenho funcional é uma ferramenta fundamental para a descoberta e potencialização dos talentos humanos dentro de uma organização. É um mecanismo que permite mensurar as contribuições individuais dos recursos humanos para o alcance dos resultados globais dentro da organização. A avaliação de desempenho funcional também é uma ferramenta importante para que os colaboradores percebam individualmente qual é o seu papel para o alcance dos objetivos organizacionais. A constante exigência de novos conhecimentos, habilidades e atitudes que permitam ao Oficial do Corpo de Bombeiros Militar ser o exemplo para os seus subordinados, transformam a avaliação de desempenho funcional em uma ferramenta indispensável para a potencialização e alcance dos objetivos organizacionais. A estrutura metodológicos aplicada à presente pesquisa foi a proposta por Saunders; Lewis; Thornhill (2003), caracterizando-se a pesquisa como construtivista, indutiva, qualitativa e quantitativa, exploratória, bibliográfica e estudo de caso, transversal e analise de dados. O presente trabalho objetivou o desenvolvimento de um modelo de avaliação de desempenho funcional dos Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina que possibilite identificar os objetivos e expectativas da corporação e do Oficial militar, permitindo uma avaliação global dos mesmos. Como instrumento de intervenção foi utilizado a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão ¿ Construtivista (MCDA-C), por permitir a avaliação de aspectos objetivos e subjetivos, integrar as diferentes áreas de avaliação e gerar conhecimento sobre a situação avaliada. O modelo resultou na construção de trinta e nove critérios de avaliação (descritores) com as respectivas escalas de mensuração, distribuídos em três grandes áreas (Pontos de Vista Fundamentais): competências técnicas, competências pessoais e competências profissionais, subdivididos em dezessete Pontos de Vista Elementares. A aplicação do modelo construído proporcionou a avaliação global de três Oficiais ocupantes do posto de Capitão, Major e Tenente Coronel, que alcançaram, respectivamente 64, 82 e 78 pontos. Esta informação evidenciou o que os decisores julgam como necessário e suficiente para avaliar o desempenho dos Oficiais, proporcionando a identificação de inúmeras oportunidades de aperfeiçoamento.Dissertação Acesso aberto Avaliação do desempenho do serviço de atendimento emergencial realizado pelo corpo de bombeiros militar, fundamentado na metodologia multicritério de apoio à decisão construtivista - MCDA-C(2012) Gamba Júnior, JoséA avaliação de desempenho organizacional tem se tornado uma ferramenta indispensável aos gestores no processo de tomada de decisão. Especificamente no que se refere a prestação de serviços emergenciais, a aplicação de uma ferramenta adequada para fins de avaliação de desempenho torna-se ainda mais delicada, em face das múltiplas especificidades dessa modalidade de serviços, aliado aos reflexos advindos de sua performance. Nesse contexto, este trabalho de pesquisa busca responder à seguinte pergunta de pesquisa: Quais as variáveis que caracterizam o desempenho do serviço de atendimento emergencial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina (CMBSC), levando-se em consideração as percepções, os valores e as experiências dos gestores de Organizações de Bombeiros Militar? Para responder aos objetivos da pesquisa foi estabelecido o seguinte objetivo geral: Construir um modelo de avaliação de desempenho do serviço de atendimento emergencial prestado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina, fundamentado na metodologia Multicritério de Apoio a Decisão Construtivista ¿ MCDA-C, que possibilite, de forma transparente e estruturada, a implementação de ações contínuas de melhoria. Também nesse sentifo foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: (i) identificar as variáveis de desempenho que possibilitem estruturar um modelo de avaliação de desempenho a partir das experiências, valores e percepções dos gestores de Organizações de Bombeiros Militar ¿ OBMs; (ii) aplicar o modelo estruturado para uma amostra de quatro OBMs, localizadas nas regiões da grande Florianópolis, norte, sul e oeste do estado, visando analisar a sua consistência e aderência frente a realidade operacional do CBMSC; e, (iii) propor um processo estruturado para a identificação de ações que proporcionem o aperfeiçoamento do desempenho dos serviços de caráter emergencial realizados pelas Organizações de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina. A construção do referencial teórico que norteou o presente trabalho foi realizado mediante uma pesquisa sistematizada, com enfoque nas publicações nacionais e internacionais, bem como teses realizadas sobre o tema pesquisado. A metodologia utilizada caracteriza-se como construtivista, indutiva, quali-quantitativa e exploratória. Como estratégia da pesquisa foi adotado o estudo de caso e quanto ao horizonte de tempo a pesquisa foi transversal. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas. A metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista ¿ MCDA-C foi o instrumento de intervenção escolhido para desenvolver o modelo. Os resultados encontrados indicam que foi possível construir um modelo de avaliação de desempenho dos serviços emergenciais prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, levando em consideração as percepções e espectativas do decisor, bem como as particularidades da Instituiçãor. A partir do modelo construído, foi possível: (i) identificar duas grandes dimensões que serão avaliadas: Gestão de Recursos e Gestão de Serviços; (ii) sete Pontos de Vista Fundamentais; e, (iii) noventa Descritores. A aplicação do modelo construído proporcionou a avaliação global de quatro Organizações de Bombeiros Militar, previamente selecionadas, bem como apresentando as ações a serem desenvolvidas para fins de melhorar o resultado da performance atual.Dissertação Acesso aberto O modelo de excelência em gestão - MEG(2014) Velasquez, Jorge LuizEsta pesquisa, de natureza descritiva que assume também caráter qualitativo/quantitativo, buscou avaliar as práticas de gestão de pessoas nas Micro e Pequenas Empresas numa amostra de 257 Micro e Pequena Empresas nos três ramos de atividades sendo: Comércio ¿ Indústria e Serviços da cidade de Caçador, Estado de Santa Catarina, especificamente do critério pessoas, de acordo com os Critérios de Excelência da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Para fundamentar teoricamente a pesquisa se fez necessário um resgate histórico na interpretação e contextualização da gestão pessoas na visão de alguns autores, aliados aos fundamentos da FNQ ¿ Modelos de Excelência de Gestão (MEG). Com os dados em mãos, cujos resultados apontam que as práticas de gestão das empresas pesquisadas apresentam lacunas significativas na aplicação de práticas e rotinas nas principais funções dos processos. A gestão de pessoas se dá de forma não sistemática e fragmentada em relação aos requisitos do critério pessoas, isto dentro das dimensões: Sistema de Trabalho ¿ Capacitação e Desenvolvimento e Qualidade de Vida não atendendo plenamente os marcadores de avaliação do MEG da FNQ. Para que as empresas estudadas apresentem resultados efetivos na área de gestão de pessoas, basta que as mesmas adotem alguns requisitos que surgem como proposta de melhorias na gestão de pessoas diante dos resultados apresentados pela pesquisa e isto remete a uma reflexão pelas empresas estudadas sobre a importância das pessoas no processo como um todo. Por isso, o processo de gestão de pessoas constitui fator determinante para efetivo crescimento das Micro e Pequenas EmpresasDissertação Acesso aberto O processo de definição de estratégias para capacitação de recursos humanos sob a ótica dos estrategistas(2014) Padilha, Sabrina dos SantosAtualmente o setor de saneamento no Brasil está recebendo cada vez mais investimentos para melhorias e ampliação do fornecimento de água e oferta de serviços de esgotamento sanitário. Em razão disto, a regulação e fiscalização deste setor também vem sendo intensificada. Além deste fato, as empresas de saneamento atuam através de convênios firmados com os Municípios, pois são estes os detentores da concessão dos serviços de água e esgoto em seu território. Assim, para permanecer com a concessão dos Municípios e cumprir todas as exigências das agências reguladoras, as companhias de saneamento precisam adotar uma postura visionária. Ao buscar atingir este objetivo, essas empresas passam a buscar estratégias para aumentar sua competitividade, obter novas formas de gestão empresarial e utilizar tecnologias mais avançadas. Neste sentido as empresas vêm percebendo que alcançar o sucesso não depende unicamente de seus ativos fixos, mas também de suas capacitações intelectuais, ou seja, do desenvolvimento estratégico de seus recursos humanos. Surge assim a utilização da educação corporativa como uma das estratégias para o alcance dos objetivos da organização. Com a presença da educação corporativa nas organizações surgem as universidades corporativas, onde estas possuem o objetivo de promover o desenvolvimento das competências organizacionais e humanas consideradas críticas para viabilizar as estratégias de negócios. Para isso a mesma deve abranger toda cadeia de valor composta por colaboradores, fornecedores, clientes e sociedade. Diante deste cenário, este estudo objetivou identificar como ocorre o processo de definição e implementação das estratégias de capacitação em uma Universidade Corporativa sob a ótica de seus estrategistas e propor diretrizes para um plano de capacitação alinhado ás estratégias da organização. O objeto deste estudo foi a Universidade Corporativa CASAN ¿ UniCASAN, pertencente à Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN. Ao realizar a análise e interpretação dos dados, constatou-se que a definição das estratégias de capacitação em uma universidade corporativa possui grande importância para a empresa, entretanto se identificou a existência da falta de alinhamento entre as estratégias da UniCASAN e as estratégias da empresa. Ao final deste estudo surgiu a seguinte indagação: na prática as universidades corporativas estão cumprindo com seu desígnio, ou são implantadas apenas como uma estratégia de marketing ou, até mesmo, mero modismo? Indicou-se então este questionamento para pesquisas futuras