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Artigo Científico Acesso aberto A influência do Instagram na saúde mental das mulheres: uma revisão narrativa da literatura(2024-06) ALMEIDA, Érico Santos de; RIBEIRO, Jayne Franciely Santana; FONTES, Maria Sidriele Gonçalves; SANTOS, Moniqui Louraine Fraga DosO presente trabalho visa discutir a construção sócio-histórica da imagem corporal feminina e os impactos da rede social Instagram nesse aspecto, analisando as implicações do uso da plataforma na saúde mental. O objetivo deste estudo foi compreender como o uso do Instagram pode afetar a saúde mental das mulheres e, deste modo, abranger quais as suas possíveis reverberações. Este estudo foi desenvolvido a partir de um método de pesquisa qualitativo, descritivo e de procedimento técnico de revisão narrativa da literatura. As bases de dados utilizadas na construção do trabalho foram a Scientific Electronic Library Online (SciELO), Capes, PubMed/Medline, Pepsic. Foi observado que, com o avanço tecnológico, o Instagram assumiu um papel de influência no estigma do corpo ideal, o que pode impactar negativamente na percepção das mulheres acerca de si mesmas e em sua autoestima. O uso excessivo do Instagram pode influenciar a autoestima de mulheres, as quais, a partir dos conteúdos consumidos na plataforma, podem se sentir obrigadas a manter uma aparência socialmente aceitável em suas postagens e retratar uma vida sem falhas. Desse modo, esta revisão demonstrou que o Instagram pode ter graves implicações na saúde mental das mulheres, especialmente quando seu uso está associado ao contato com padrões de beleza irrealistas e comparações excessivas com outras usuárias da mesma rede social, com isso visa a importância do autocuidado, possibilitando com que a mulher tenha um olhar positivo mediante a sua imagem corporal, quebrando a comparabilidade das tendências expostas no Instagram.Artigo Científico Acesso aberto Apercepção masculina frente ao empoderamento feminino(2023-06-22) Nunes, Bianca Costa; Costa, Taise Eveline SouzaEste trabalho teve como objetivo principal entender a percepção masculina frente ao empoderamento feminino e aos papéis de cada gênero na sociedade. Com isso, surgiram os seguintes questionamentos: qual a visão dos homens sobre o empoderamento feminino? De que forma as mudanças no papel da mulher afetam o papel masculino na sociedade? Qual a percepção dos homens sobre a existência de uma desigualdade entre os gêneros e como diminui-la, caso acreditem existir? Como se sentem perante uma parceira que seja melhor remunerada no trabalho e/ou que já teve mais parceiros sexuais durante a vida? Isso atinge sua masculinidade de alguma maneira? A metodologia utilizada foi uma pesquisa de opinião, exploratória, descritiva e com abordagem quali-quantitativa. A pesquisa foi realizada com 50 homens heterossexuais com idade acima de 18 anos na cidade de Simão Dias/SE, e teve como objetivos específicos: Analisar a masculinidade no campo histórico social; Avaliar o papel feminino ao longo da história; Demonstrar como os homens visualizam essa mudança.Monografia Acesso aberto Arquétipos, inconsciente coletivo e mídias audiovisuais: um caminho para a individuação.(2022) Santos, Raul Dantas dosEste trabalho de conclusão de curso consiste em uma pesquisa sobre como os aspectos do mitológico e do sagrado se manifestam em uma das formas contemporâneas de se contar histórias, as mídias audiovisuais, como filmes, séries, desenhos animados, etc. O trabalho tem como objetivo e se dá através da análise conceito de arquétipo de Jung e a forma como esse conceito também se apresenta nessas novas formas de se contar histórias e como a análise dessa relação entre o arquétipo, a mídia audiovisual e o sujeito pode ser benéfica para o processo de individuação, fornecendo ferramentas de autoconhecimento e autorrealização. O trabalho também tem como objetivo analisar e definir os conceitos de Arquétipo, Inconsciente Coletivo, Individuação e Mito Moderno, exemplificando esses conceitos em determinados personagens das mídias audiovisuais. Os principais teóricos abordados neste trabalho são: Jung (2014), Silva (2019) e Neumann (1995), para os assuntos relacionados à psicologia junguiana, e Higuet (2005), Campbell (2015), Knowles (2008) e Cazelli (2020), sobre os assuntos relacionados à mitologia e o conceito de mito moderno. A problemática que dá à luz norteadora deste trabalho é a consideração de que as mídias audiovisuais, como uma forma contemporânea de se contar histórias, também pode carregar de uma forma intrínseca, a habilidade de transmitir um sentido simbólico. transcendental e universal, se comunicando com a subjetividade do ser humano, proporcionando reflexões e novas formas de se observar o mundo ou determinado assunto, algo que era bastante presente na forma como povos antigos se relacionavam com seus mitos e em sua religiosidade. E essa habilidade pode ser acessada através de uma análise arquetípica dos personagens dessas histórias.Artigo Científico Acesso aberto Aspectos da automutilação na adolescência: revisão sistemática de literatura(2023-06-30) Costa, Jucimara de Jesus; Pimentel, Marcelo de SouzaO objetivo geral do presente estudo é analisar as possibilidades de tratamento psicoterápico, aplicando a TCC em situações de automutilação em adolescentes. Para tanto, foi desenvolvida uma revisão sistemática acerca do tema, com leitura de artigos, livros e demais produções acadêmicas e cientificas, de modo que foi utilizado o método qualitativo de pesquisa. Com a finalidade de melhor demonstração dos resultados, o trabalho pode ser dividido em três seções: a adolescência como etapa do desenvolvimento humano; a automutilação e a adolescência; e a abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental para o tratamento de casos de automutilação na adolescência. Dessa forma, por meio da pesquisa, foram selecionados 5 trabalhos para análise e leitura final, os quais realizam uma abordagem acerca da aplicação da Terapia Cognitivo-comportamental para tratamento em casos de automutilação em adolescentes. Majoritariamente, os trabalhos foram provenientes do Google Acadêmico e da Biblioteca Virtual de Saúde (de 292 trabalhos, com 291 no Google Acadêmico, 1 SciELO e 1 na Biblioteca Virtual de Saúde), para análise dos 5 trabalhos finais. Dentre as técnicas mais aplicadas na TCC foram citadas pelos autores: a psicoeducação, a reestruturação cognitiva, o registro de pensamentos disfuncionais, a terapia familiar e a regulação emocional.Monografia Acesso aberto Atuação do psicólogo da saúde no enfrentamento da esclerose lateral amiotrófica(2021-12-17) Neri, Leandro Santos; Artiga, Mismária CardosoO objetivo do presente trabalho foi compreender como o psicólogo pode contribuir no enfrentamento da esclerose lateral amiotrófica. Para isso buscou-se fazer uma revisão sistematizada no intuito de explorar o que já foi escrito sobre a temática. Como resultados tem-se que o profissional da psicologia trabalha com o paciente, família e a equipe, pois o vivenciar da doença impacta não só o paciente, mas a todos que compartilha dos cuidados. Sendo necessário incluir esses personagens, pois a doença mostra a todos o reconhecimento do processo da finitude humana. Como a doença ocasiona sucessivas perdas o psicólogo deve trabalhar de forma precoce o luto acolhendo as queixas, medos e os aspectos subjetivos dos pacientes e familiares. Inserindo também a equipe no trabalho com o luto. A esclerose lateral amiotrófica-ELA é uma doença neura degenerativa que afeta os neurônios motores superiores e inferiores. Causando paralisia muscular com repercussões significativas para o sujeito acometido e a família. O portador da ELA tem uma baixa expectativa de vida, que gira em torno de 3 a 5 anos pós-diagnóstico. Um diagnóstico como esse traz consigo mudanças para o paciente e a família em virtude da debilidade suscitada pela doença que acaba gerando a necessidade de um cuidador, que na maioria dos casos um dos familiares se disponibiliza para exercer tal tarefa. Diante do exposto, a psicologia da saúde entra nesse contexto com o intento de melhor amparar esse sujeito adoecido e seus familiares. Apesar de ser uma área relativamente nova, ela vem conquistando cada vez mais espaços, principalmente em virtude dos aspectos subjetivos que permeia a vivência de um sujeito em sofrimento. O tratamento da ELA envolve vários profissionais numa perspectiva multidisciplinar de saúde, como parte dessa equipe o psicólogo atua desde o momento da comunicação do diagnóstico e torna-se presente no decurso da evolução da doença auxiliando o sujeito em seu sofrimento psíquico, família e a equipe. Trabalhando desde aspectos subjetivos do paciente quanto as consequências do desenvolvimento característico da patologia. Que pelas especificidades da doença necessitará de criatividades para manter a participação do paciente, visto que sua autonomia física é diretamente afetada pelo progresso da doença. Assim, a adoção de estratégias de comunicação é de suma importância para a conquista de tal objetivo, proporcionando ao sujeito o sentimento de respeito pela sua dignidade humana que em nenhum momento pode ser esquecido.Artigo Científico Acesso aberto Condutas autolesivas em adolescentes do ensino médio: uma revisão de escopo.(2023-06-29) Ramos, Jucimara Cabral de SantanaThis scope review sought to gather data from the literature on self-injury in high school adolescents, in order to contribute to the Health Psychology field. The databases used were Scielo, Pubmed and PePSIC. To data selection considering the inclusion and exclusion criteria the study used the PRISMA-ScR protocol and Rayyan software. The Boolean descriptors and operators used to filter and guide the search were “non-suicidal” AND/OR “self-injury” AND/OR “high school”. The final sample included 19 studies after the primary selection process of reading the abstracts and applying the inclusion and exclusion criteria, and secondary selection off reading the entire articles. Results were grouped into three categories: (1) Psychosocial risk factors, (2) Familial and developmental risk factors, and (3) Risk behaviors. We found risk factors that increase the chance of suicidal and self-injurious behavior in adolescents who attend high school. These data indicate that self-injury intervention demands a close look at the determinants of this phenomenon Keywords: non-suicidal; self-injury; adolescents; high school; risk factors.Monografia Acesso aberto As consequências de uma sociedade perfeccionista em um mundo tecnológico(2021-12-06) Silva, Ediene Sousa da; Mendonça, Estefani Correia de Oliveira; Santana, Millena BarrosO presente trabalho tem como intuito discutir a importância de compreender as consequências e particularidades apresentadas pelo sujeito no cenário atual, dando ênfase ao universo midiático, apresentando os padrões de beleza e comportamento pregados por esses veículos de informações. Levando em consideração as problemáticas concebidas por uma sociedade capitalista, fez-se necessário abordar a contribuição das redes sociais para o crescimento de uma idealização de sentimentos e realidades liquidas vivenciadas pelo ser humano, sendo proporcionadas pelo consumo exacerbado de cosméticos, realização de cirurgias plásticas e dietas para o alcance de sucesso e aceitação tanto pessoal quanto social. Para enriquecer a pesquisa em questão, os dados de experiências utilizados para demonstrar as influências dessa ruptura de significados em torno dos novos arquétipos de beleza e bom desempenho corporal, foram apanhados diretamente das fontes midiáticas, em sites confiáveis voltados para conhecimento cotidiano, e transformados em estudos de caso com a finalidade de trazer a tona problemáticas latentes que são ofuscadas pela naturalização do sofrimento em benefício de uma suposta qualidade de vida saudável.Monografia Acesso fechado Considerações psicanalíticas acerca do maternar: atravessamentos e possibilidades.(2022-12-06) Conceição, Carolina Borges; Azevedo, Hannah Raquel Borges Pimenta deÉ de interesse do trabalho dissertar acerca das variabilidades de atravessamentos da maternidade, bem como suas adversidades propiciadoras de trauma e adoecimento. O viés psicanalítico é inserido enquanto alternativa de enfrentamento ao acometimento, a partir da oferta de um olhar humanizado e cuidador com essa mulher-mãe. O problema de pesquisa é centrado nas demandas sociais que cristalizam a identidade materna e a direção de incompatibilidade que se toma com a realidade possível e de adaptação que é vivenciada. Foi evidenciado, através da revisão de literatura, a necessidade imperativa de trabalhar o tema socialmente, de modo que seja possível o estabelecimento de uma compreensão com menor índice vinculativo ao adoecimento, fortalecendo que a construção materna é singular e subjetiva.Monografia Acesso aberto Crenças em Saúde e o processo de vacinação da COVID-19: uma reflexão frente à literatura.(2021-12-17) Oliveira, Alicia Silva; Santos, Idamares Oliveira dosNo começo da pandemia da COVID-19, causada pela contaminação global do novo coronavírus (Sars CoV-2), as organizações e as principais entidades em saúde definiram que as medidas sanitárias não farmacológicas eram as únicas para evitar a proliferação do coronavírus. Posteriormente, com a criação de vacinas, o processo de vacinação tornou-se uma saída possível para lidar com o vírus através da proteção imunológica da população. Entretanto, mesmo com a existência de ações preventivas e vacinas, notou-se que alguns preferiram não se vacinar e evitar as medidas sanitárias. Ademais, entre as décadas de 50 e 60, psicólogos sociais se debruçaram sobre uma questão semelhante, o motivo da população não tomar vacinas já existentes para evitar o adoecimento, desenvolvendo pesquisas que seriam fundamentais para a criação do primeiro Modelo de Crenças em Saúde (MCS). Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo investigar a relação da tomada de decisão e crenças em saúde da COVID-19, bem como sobre o processo de vacinação frente à literatura. Para isso, a presente pesquisa utilizou do método de pesquisa bibliográfica de revisão de literatura. Com isso, os principais resultados demonstraram que o modelo de crenças em saúde passou por 3 fases de adaptação desde de sua criação, com a inclusão de variáveis que abarcam questões socioeconômicas e comunitárias. Notou-se que o modelo de crenças é uma escala importante para investigar as variáveis que influenciam na tomada de decisão dos comportamentos preventivos. Por fim, concluiu-se que a forma que o sujeito percebe sua saúde e a forma que se comporta estão associados. Ainda, tornou-se notório que as crenças em saúde são influenciadas por aspectos socioeconômicos, culturais, políticos e individuais, e, que as fake News (notícias falsas) podem interferir nas crenças e, consequentemente, na tomada de decisão e adesão de comportamentos preventivos.Monografia Acesso aberto O cuidador familiar de pessoas com esquizofrenia e sua saúde mental(2021-12-22) Oliveira, Lais Nascimento de; Silva, Amanda NascimentoO presente trabalho possui o objetivo de entender o funcionamento da dinâmica familiar, para, assim, procurar formas de melhoria da qualidade de vida destas pessoas. O trabalho foi desenvolvido de forma ampla, trazendo definições da esquizofrenia, seu funcionamento e como é feito o diagnóstico, além disso, trabalhou-se, também, com as formas de tratamento para a pessoa diagnosticada. Contudo, nos aprofundamos a pensar nos vínculos da família com o familiar adoecido e como os cuidadores de pessoas com esquizofrenia se sentem com o processo diário de oferta de cuidados e atenção ao outro, percebendo que a rotina é, em diversos casos, sobrecarregada e estressante. Deste modo, percebeu-se que o estresse e a sobrecarga de trabalho causam, em inúmeras vezes, o desenvolvimento de ansiedade e depressão nessas pessoas que precisam dedicar muito do seu tempo para o cuidado com o seu familiar. Portanto, para um melhor envolvimento com o familiar diagnosticado e uma melhor qualidade de vida das pessoas envolvidas, foram sugeridas formas de tratamentos psicoterápicos, tanto para o cuidador informal, como para toda a família próxima à pessoa com esquizofrenia, pois estas estratégias podem melhorar a dinâmica familiar e o entendimento da doença, além de dar voz e espaço de fala para os cuidadores que, por vezes, se sentem sobrecarregados.Monografia Acesso aberto Dificuldades da escola em lidar com alunos com transtornos específicos da aprendizagem(2021-12-17) Santos, Maria Luiza Freire; Barros, Vitor GraçaOs Transtornos da Aprendizagem pertencem à categoria de transtornos do neurodesenvolvimento, cujas especificidades comuns de aprendizado do ser humano são alteradas desde os primeiros estágios do desenvolvimento. Na maior parte dos casos, os primeiros sinais de Transtornos da Aprendizagem são apresentados no ambiente escolar, quando, geralmente, não está preparado para acolher alunos que se afastam do padrão considerado “normal”. À vista disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar a vivência das dificuldades enfrentadas pelos alunos com Transtornos da Aprendizagem diante do despreparo da escola para recebê-los, assim como os possíveis impactos psicológicos sofridos diariamente dentro da instituição escolar. O método utilizado se refere a uma revisão de literatura fundamentada em artigos circunscritos dentro do período de dez anos e de determinados livros. Durante o desdobramento do trabalho, foi possível reconhecer que o despreparo das escolas para o acolhimento de alunos com Transtornos da Aprendizagem é real, de forma que está presente não só nos educadores, como nos demais membros profissionais deste espaço, elemento que tem capacidade de influenciar como preditor para possíveis impactos psicológicos nos educandos. Sendo assim, em virtude desta lacuna, são apresentadas algumas possibilidades de atuação do psicólogo escolar associada à Psicologia Escolar Inclusiva, as quais objetivam colaborar para uma inclusão escolar palpável e efetiva desses alunos. A respeito das limitações do vigente trabalho, tem-se a pandemia da COVID-19 para a concretização de trabalhos práticos, bem como a falta de artigos/trabalhos que discutam sobre a realidade vivenciada por alunos com esse tipo de transtorno.Monografia Acesso aberto As dificuldades do portador de dislexia e o comprometimento com a aprendizagem(2021-12-10) Gama, Mariana Andrade; Santana, Elinalva Jesus deO tema desenvolvido nesse trabalho foi sobre as dificuldades que o portador de dislexia encontra no decorrer do processo de aprendizagem e desenvolvimento da linguagem. O presente trabalho é construído a partir de uma revisão bibliográfica que visa a resolução e discussão do seguinte objetivo geral: compreender sobre a dislexia, levando em conta os principais fatores envolvidos, assim como de que forma ela se apresenta em cada portador desse transtorno. A partir do objetivo geral são construídos três capítulos, que discutem: I – a aproximação entre a psicologia e pedagogia (histórico da psicologia escolar); II – o transtorno específico da dislexia; III – as diferentes abordagens entre a psicologia escolar e a psicologia clínica diante da criança-aluno com dislexia. Como hipótese central para esse trabalho, discute-se a importância do diagnóstico desse transtorno de aprendizagem ainda nas primeiras fases do processo de ensino-aprendizagem, de modo que a criança-aluno possa ter um melhor acompanhamento a fim de amenizar as dificuldades socioeducacionais que essa eventualmente venha a se deparar durante a aquisição e desenvolvimento da linguagem. Assim, este trabalho encontra a sua síntese de discussão na atuação do psicólogo escolar e do psicólogo clínico diante do portador de dislexia.Monografia Acesso aberto A disfunção sexual em mulheres sob o olhar das psicologias clínicas(2021) Jesus, Clarice; Oliveira, PriscilaTendo em vista que a disfunção sexual em mulher é um tema em discussão academicamente e socialmente, além de não ser reconhecido por parte da grande maioria das mulheres, que ainda a vivenciam como um tabu, a presente pesquisa questiona qual seria o papel da intervenção Psicológica Clínica nesse contexto. Buscou-se responder como as Psicologias Clínicas podem contribuir no tratamento psicológico das mulheres diagnosticadas com disfunção sexual. Apresentou- se o conceito de disfunção sexual feminina, identificando os principais fatores que comprometem o equilíbrio e saúde sexual da mulher e evidenciando as discussões atuais das psicologias clínicas sobre disfunção sexual feminina e a sexualidade. Realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico, utilizando artigos, livros e obras de revistas, dos sites: Scielo, Google Acadêmico e Academia Edu. Visando trazer uma relação dos impactos subjetivos da patologia com a intervenção psicológica clínica, a pesquisa se dá a partir de uma revisão narrativa. Para isso, foi utilizado um método comparativo. Diante das leituras realizadas, verificou-se que as disfunções sexuais são de caráter multifatorial, o que implica em uma intervenção psicoterapêutica voltada a abranger os diversos aspectos que são impactados pela disfunção sexual. As diferentes abordagens das Psicologias Clínicas têm papel fundamental no tratamento das disfunções sexuais em mulheres. Cada abordagem possui uma visão de homem, a qual norteia sua prática. As técnicas desenvolvidas em cada abordagem contribuem para contemplar essa visão e possibilitar a ressignificação do sofrimento psicológico.Monografia Acesso aberto Dismorfia e autoestima em jovens adultos: revisão narrativa(2022-12-02) Carvalho, Claudiane; Souza, GabrielO transtorno dismórfico corporal - também conhecido como dismorfofobia - é um tema pouco discutido na sociedade e no meio acadêmico, o propósito deste trabalho acadêmico é analisar o efeito que as redes sociais causam nos indivíduos e como sociedade, o que fazemos em vigência dessa influência. Enquanto seres sociais, os seres humanos são como esponjas que absorvem informação do meio para se formar enquanto um indivíduo ativo da sociedade, inúmeras características são necessárias, entre elas está a autoestima, o valorar a si mesmo, todavia, a mesma está sendo minada pela influência externa, pelos extremismos sobre o corpo enquanto um objeto de apreciação. Esta dissertação tem por objetivo analisar a relação do transtorno dismórfico corporal com a autoestima, em conjunto com a influência das redes sociais na vivência dos seres humanos.Monografia Acesso fechado A família de jovens infratores: Responsabilizações e participação nas medidas socioeducativas(2021) Santana, Ana Aparecida; Andrade, Douglas AraújoA presente pesquisa tem por objetivo discutir a participação das famílias dos adolescentes em conflito com a lei no processo de ressocialização através das medidas socioeducativas. Este trabalho, de alguns pressupostos teóricos e legais: o primeiro diz respeito ao lugar ocupado pelas crianças e adolescentes ao longo do tempo, ao compreender que estes tiveram seus papeis reinventados, apenas muito recentemente tornando-se reconhecidos como sujeitos em desenvolvimento, que, por sua vez, necessitam de proteção integral. O segundo diz respeito a concepção de família, tal qual pode ser lida no trabalho que é e que pode ser feito com os adolescentes em conflito com a lei; parte-se então da ideia de que a família é um agente importante para a proteção dos jovens, fornecendo condições básicas de sobrevivência e afeto. Ao falar desses adolescentes e de suas famílias, precisa-se ainda tratar do Estado, a quem cabe a intervenção junto aos primeiros, de forma a garantir os seus direitos e de toda a sociedade. A despeito disso, falar de Estado implica em debater um modelo punitivo de intervenção que aparece como problemático quando se discute a relação entre eles, os jovens em questão e suas famílias. Assim, desponta o objetivo da presente pesquisa, qual seja o de discutir a participação das famílias dos adolescentes em conflito com a lei no processo ressocialização através das medidas socioeducativas. Para fundamentar tal discussão, apresenta-se a história social das crianças e adolescentes, expõem-se questões jurídicas referentes ao tratamento das medidas socioeducativas e sua perspectiva histórica no Brasil, e por fim, discute-se a atuação do psicólogo na aplicação das medidas socioeducativas. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa, buscando traçar uma análise sobre os conhecimentos já produzidos a respeito do lugar da família no processo de medidas socioeducativas, desta forma foi realizada a seleção de dados bibliográficos, na qual obteve-se um total de 19 (dezenove) artigos após o processo de triagem. Os resultados foram classificados nos eixos de análise “Família nas Medidas Socioeducativas” e “Vulnerabilidade Social”, que permite discutir sobre os fatores de risco relacionados à infração à lei, entendidos sempre diante da observação e da análise do contexto no qual se está inserido e em relação à instituição familiar, a partir dos seus papeis de orientação e de proteção, tornando imprescindível o debate acerca de suas possibilidades de inclusão no acompanhamento de medidas socioeducativas, visando assim o seu sucesso e a consequente redução da reincidência.Artigo Científico Acesso aberto Idealização da maternidade e saúde mental feminina: uma revisão da literatura(2023-06-27) Santana, Daniela Santos de; Souza, Isis da Silva; Santos, Lêsila de Jesus dosO presente estudo buscou compreender os aspectos que permeiam a idealização da maternidade. Ademais, se propôs a trazer entendimentos sobre o processo de invisibilidade da identidade da mulher decorrente da vivência materna, e identificar e sintetizar os possíveis impactos que podem ser causados pela idealização da maternidade na saúde mental de mulheres mães. Desta forma, a partir do método qualitativo, foi realizada uma revisão da literatura de dez obras encontradas em bases de dados, publicadas entre os anos de 2015-2023, acerca das consequências da idealização da maternidade na saúde mental de mulheres mães. Os resultados sugerem que a existência de um modelo materno a ser seguido provoca sentimento de insegurança, desamparo e incapacidade de lidar com os desafios da maternidade real, bem como o surgimento de transtornos, como a depressão pós-parto.Monografia Acesso aberto Os impactos do bullying na infância e as possibilidades de escuta clínica na perspectiva da psicanálise(2021) Lobo, Bruno Gonçalves Ribeiro; Cavalcante, Maria Simone Andrade MoraesEste trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa e está divido em três capítulos fundamentados por teóricos que respaldam o tema proposto, dentre diversos psicanalistas que abordam essa temática, destacam-se aqui quatro, por serem os pioneiros no atendimento clínico infantil, os quais são: Anna Freud, Melanie Klein, Winnicott e Françoise Dolto. O objetivo deste trabalho é compreender os efeitos provocados pelo bullying e as possibilidades de escuta clínica na infância. Busca-se uma possível resposta para a pergunta norteadora: “como pode funcionar a clínica psicanalítica com crianças em situação de bullying”? O bullying se caracteriza por sucessivas agressões intencionais, verbais e/ou físicas, realizadas por um indivíduo ou por um grupo e acontece em qualquer contexto social, principalmente, nas escolas, onde, muitas vezes, as agressões são entendidas como simples brincadeiras; começa com apelidos ofensivos, mas, com o tempo, acarretará graves consequências às vítimas, a exemplo de queda no rendimento escolar e isolamento social. À medida que as ofensas e as humilhações aumentam, as vítimas podem desenvolver doenças psicossomáticas ou sofrem algum tipo de trauma psíquico. Nesse sentido, é importante que as crianças envolvidas nesse tipo de agressão tenham um acompanhamento ou um tratamento psicológico. A psicanálise infantil, por exemplo, promove às crianças um espaço de escuta. Trata-se de um lugar criado para elas se sentirem à vontade e, assim, serem capazes de externar suas dores, sua angústia e seus temores, por meio do brincar. Verifica-se que o lúdico é uma ferramenta indispensável estabelecida no meio psicanalítico na clínica infantil. Conclui-se, portanto, que a clínica psicanalítica com crianças que sofreram bullying se dá de igual modo em qualquer outra demanda, ou seja, o foco da análise é na criança e no seu sofrimento psíquico. Assim, é possível inferir que no atendimento com crianças o brincar é uma das técnicas mais eficazes e mais utilizadas pelos psicanalistas.Artigo Científico Acesso aberto Impactos do uso excessivo de telas em crianças com Transtorno do Espectro Autista: um estudo narrativo(2024-06) RABELO, Carolina Santos; SANTOS, Denise Nascimento dos; FRAGA, Gabriela de Jesus; LOIOLA, Kely Vanessa de SalesEste estudo buscou investigar e discorrer acerca dos impactos do uso excessivo de telas por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para isso, foi realizada uma revisão da literatura do tipo narrativa, através das plataformas Pubmed, Scielo, PePsic, Google Acadêmico e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Foram utilizados os seguintes descritores para a coleta de dados: “autismo”, “tempo de telas”, “crianças”, “autism”, “screen time” e “children”. Observou-se que a utilização demasiada de telas pode desencadear diferentes impactos negativos para crianças autistas, os quais foram agrupados em quatro grandes categorias, a seguir: 1) Prejuízos no desenvolvimento social e de comunicação; 2) Agravamento dos sintomas do autismo; 3) Desregulação emocional e aspectos psicológicos; 4) Impactos na saúde física e bem-estar. Os achados sugerem que a exposição de crianças com TEA às telas de forma desregrada está associada com desfechos negativos vistos nos tópicos citados acima.Monografia Acesso aberto Impactos Psíquicos em Mulheres Vítimas de Violência Doméstica no Contexto do Isolamento Social pela Covid-19(2021-12-17) Silva, Maria; Macedo, TalithaA violência doméstica contra a mulher é um problema estrutural, perpassado por questões culturais, de gênero, dominação e subalternização da figura feminina, o qual se perpetua na sociedade há muito tempo, gerando consequências para a saúde física e psicológica, sendo algumas dessas irreversíveis. Essa situação afeta todas as mulheres, todavia de maneiras diferentes, tendo em vista que determinadas vítimas estão sob condições de maior vulnerabilidade. Percebeu-se que em crises sanitárias, como a pandemia da COVID-19, a qual necessitou de isolamento social para contenção do vírus, as mulheres foram as mais atingidas, crescendo, por exemplo, os casos de violência nesse período. Consequentemente, afetando sua qualidade de vida e saúde mental. Diante disso, buscou-se investigar os possíveis impactos psíquicos decorrentes desse cenário, os quais evidenciaram o despreparo na efetivação das políticas públicas e a necessidade urgente do desenvolvimento de estratégias direcionadas a educação social.Monografia Acesso aberto Implicações do distanciamento social na rotina de crianças com o Transtorno do Espectro Autista e seus familiares mediante cenário de pandemia causada pela COVID-19(2022) Morais, SolangeJ esus deO presente trabalho se propõe a discutir sobre os impactos do distanciamento social provocado pela pandemia da COVID-19 na rotina de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. Desenvolvendo essa discussão, o conteúdo explanou-se primeiramente sobre o conceito e a definição do Transtorno do Espectro Autista, mostrando a importância de conhecer e entender melhor o TEA para então compreender como o isolamento e distanciamento social adotados como medidas de proteção da pandemia impactaram a rotina dessas crianças. Dando sequência à discussão do conteúdo, o trabalho apresenta uma seção destinada a expor concepções errôneas que as pessoas costumam ter a respeito do TEA e elenca os critérios necessários para compor o diagnóstico do TEA. O estudo em questão também aponta as formas de abordagem terapêutica que correspondem ao tratamento do TEA e por fim, por meio de uma revisão literária, busca-se identificar a forma como o distanciamento social interferiu negativamente na rotina das crianças com o TEA. Diante do exposto, o presente estudo se faz importante para o desenvolvimento da Ciência fornecendo conteúdo para um público que enfrenta instabilidade nas mais diversas áreas da sociedade.