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Monografia Acesso aberto A morte de Ivan Ilitch, uma ótica fenomenológico-existencial sobre a finitude(2020-12-28) Sodré, Ícaro Ryad Andrade; Silva, Larissa Felix daA finitude humana é objeto de interesse e de estudo através de diversas áreas do conhecimento, abordando diferentes métodos de análise que buscam decifrar ou apenas compreender esses processos biológicos ou sócio-históricos. Entretanto, diferentemente dos modelos científicos tradicionais que compreendem o ser humano através da decomposição de suas partes em fragmentos considerados menos complexos. Tal lógica considera possível que, compreendendo como cada fragmento funciona, tem-se o entendimento do funcionamento do todo complexo, e o estudo sobre a morte partindo deste referencial teórico não é diferente. Os aspectos sócio-históricos na busca da compreensão do fenômeno da finitude, por outro lado, buscam compreender como um contexto cultural em determinado período de tempo compreende ou mesmo lidam com as nuances da morte e do morrer como ato, ou seja, buscam analisar como um grupo social seja em micro ou macro escala compreende a finitude e como está relacionada dentro dessa cultura. Com outra linha de pesquisa, a Fenomenologia-Existencial pretende analisar o fenômeno da finitude através do modo como este é percebido, compreendido, e expressado pelo sujeito individual. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo: analisar o fenômeno da finitude na obra literária “A morte de Ivan Ilitch”, do renomado autor russo, Liev Tolstói. Como base teórica para essa análise literária, buscaremos trazer contribuições de renomados filósofos existencialistas, bem como autores que fortemente contribuíram para o avanço e consolidação do método Fenomenológico-Existencial. Personalidades que contribuíam com a filosofia existencialista como Martin Heidegger, Friedrich Nietzsche, Jean-Paul Sartre, Sören Kierkegaard, dentre outros que tiveram suas principais teorias utilizadas como base para compreender o fenômeno da finitude alavancada na obra analisada, tendo como base necessariamente, os relatos narrados do personagem Ivan Ilitch. Essa noção de tratar a finitude como um fenômeno, e não uma coisa simplesmente dada como o ato de morrer, bem como a utilização dos relatos de quem está de fato vivenciando tal fenômeno, como base para compreender o processo de finitude deste, são embasados também no método Fenomenológico, ou seja, em desvelar o fenômeno pelo próprio apresentar do fenômeno. Portanto, apresentamos o método Fenomenológico como mecanismo de compreensão, ou melhor, como um método de aproximação e apropriação do fenômeno tal qual ele se apresenta, a partir do próprio personagem. A utilização de teóricos e pensadores existencialistas para embasar as falas do personagem Ivan Ilitch, uma vez apoiando-se no método Fenomenológico como ferramenta de busca e desvelamento do fenômeno finitude, tem como objetivo a compreensão única e exclusivamente da finitude deste, ressaltando a premissa existencialista de que, todo ser humano é único e em abertura, abertura essa que o joga para um universo de possibilidades incertas e que necessitam de atribuição de sentidos também próprias para este, entretanto com uma única certeza, qual seja, a finitude. Apesar de ser fenômenos atribuídos a um contexto literário, analisar a presente obra, utilizando-se do modelo Fenomenológico Existencial, permite que possamos compreender as diferentes percepções acerca da finitude.Monografia Acesso aberto Sobre Fins e Recomeços: aplicação do TAT em pessoas pós-término de relacionamento(2021) Da Silva Barros, Leiliane; Lopes, Mislaine da SilvaO término de um relacionamento é um fenômeno vivenciado por quase todos os seres humanos, e cada vez mais presente na contemporaneidade. O fim de uma união afeta em vários âmbitos a vida do sujeito, podendo causar problemas psicológicos e físicos. Sendo papel da Psicologia, como ciência, estudar tais eventos enfrentados pela humanidade, a presente pesquisa objetivou analisar e identificar se existem semelhanças de sentimentos e emoções em sujeitos que terminaram seus relacionamentos recentemente. Para isso, utilizou-se como instrumento de coleta e análise de dados o Teste de Apercepção Temática (TAT), e os participantes foram selecionados a partir de uma amostragem bola de neve. Como se tratou de uma pesquisa qualitativa, foram colhidos e analisados os resultados de cinco participantes de diferentes níveis de escolaridade e regiões do Nordeste. A partir dos dados devidamente coletados e analisados, seguindo todos os padrões éticos exigidos por uma pesquisa científica, chegou-se à conclusão que, de fato, existem semelhanças nos resultados obtidos, todos os participantes apresentaram histórias com enredos e sentimentos parecidos. A pesquisa abre uma ampla possibilidade para novos estudos que busquem se aprofundar e colher mais informações sobre o tema, pois não há uma quantidade considerável de referenciais teóricos sobre o assunto, além de servir como referência para futuras pesquisas e práticas psicológicas.Monografia Acesso aberto O suicídio e a comunidade LGBTQIA+: Um estudo sobre suas possíveis relações(2021) Freire, Valdice Querem Silva; Oliveira, Leila SantosAs taxas de suicídio na comunidade LGBTQIA+ têm aumentado bastante nos últimos tempos, tendo em vista fatores de risco que se mostram mais presentes a cada dia. A partir desta problemática, pensou-se em uma pesquisa por meio de um questionário online para pessoas da comunidade LGBTQIA+ com o intuito de compreender as motivações que justifiquem a recorrência das tentativas de suicídio nesta comunidade, quais os fatores de risco que fazem com que idealizem e/ou tentem suicídio, assim como entender também fatores de proteção que podem prevenir o suicídio. Foram coletadas 39 respostas e as questões foram analisadas uma a uma. Apresentada a sua leitura por meio de gráficos, discorreu-se sobre vivência enquanto LGBTQIA+ e os fatores de risco relacionados à ideação suicida. O questionário traz discussões acerca de sexualidade, a importância da educação sexual, família e as relações sociais, buscando compreender por meio das crenças de pessoas da comunidade sobre o que é homofobia para os mesmos e o quanto isso pode interferir em sua forma de ser e de se sentir nos cenários sociais (festas, bares, reuniões familiares e entre amigos), para assim entender quais são os principais fatores que podem influenciar na ideação e/ou tentativa de suicídio para pessoas desta comunidade.Monografia Acesso aberto A representação do corpo idoso no processo de envelhecer(2021) Santos, Diana Paulo dos; Brito, Josineide Santana; Santos, Maria Isabela Teles dosO presente estudo faz uma análise sobre o envelhecer em uma perspectiva multifatorial, articulando a experiência social com a dimensão subjetiva dos sujeitos, para explicar possíveis interferências em comportamentos, na obediência de discursos vigentes, que idealizam uma imagem de corpo sem as marcas do tempo. Utiliza-se de uma revisão bibliográfica, por meio do acesso a material já escrito e publicado que trata do processo de envelhecimento e suas representações sociais, dando destaque a discussões acerca das transformações provocadas pelo processo de transição demográfica que desencadearam em transformações na pirâmide etária mundial a partir do aumento da expectativa de vida da população, bem como suas implicações para as experiências da pessoa idosa no atravessar do tempo, chegando ao contexto atual. Procura-se, ainda, investigar conteúdos históricos sobre o tema, demarcando percepções sociais montadas e remontadas ao longo da história e que ainda pesam sobre o assunto, dificultando compreensões mais abrangentes sobre o fenômeno do envelhecer na atualidade. Além disso, apresentam-se estudos desenvolvidos pela Psicologia do Envelhecimento que fornecem subsídios para melhor compreensão da vida adulta tardia, o que torna possível perceber estigmas que perpassam os limites individuais de cada pessoa, sob o controle do capitalismo que se utiliza da mídia, para criar entraves à aceitação do envelhecer, considerado como principal fator desencadeador, produtor e reprodutor de posturas que podem gerar conflitos emocionais que, atenuados, causam adoecimento. Busca-se, também, inserir a proposta da prática psicológica em contribuição a compreensões sobre o fenômeno do envelhecer, em referência à imagem corporal, em uma perspectiva de autoimagem, atravessada por ditos sociais que padronizam visões e entendimentos, recaindo na dimensão conflituosa em alcançar um ideal de corpo quase inatingível. O debate psicológico a ser adotado segue uma linha de raciocínio, sugerindo ações que auxiliem indivíduos a se perceberem nessa dinâmica entre a condição biológica, as interferências sociais sobre o comportamento, e a capacidade de adaptação e ajustamento à sua condição, destacando a Psicologia como fonte de estratégias para a aceitação do envelhecimento.Monografia Acesso aberto A disfunção sexual em mulheres sob o olhar das psicologias clínicas(2021) Jesus, Clarice; Oliveira, PriscilaTendo em vista que a disfunção sexual em mulher é um tema em discussão academicamente e socialmente, além de não ser reconhecido por parte da grande maioria das mulheres, que ainda a vivenciam como um tabu, a presente pesquisa questiona qual seria o papel da intervenção Psicológica Clínica nesse contexto. Buscou-se responder como as Psicologias Clínicas podem contribuir no tratamento psicológico das mulheres diagnosticadas com disfunção sexual. Apresentou- se o conceito de disfunção sexual feminina, identificando os principais fatores que comprometem o equilíbrio e saúde sexual da mulher e evidenciando as discussões atuais das psicologias clínicas sobre disfunção sexual feminina e a sexualidade. Realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico, utilizando artigos, livros e obras de revistas, dos sites: Scielo, Google Acadêmico e Academia Edu. Visando trazer uma relação dos impactos subjetivos da patologia com a intervenção psicológica clínica, a pesquisa se dá a partir de uma revisão narrativa. Para isso, foi utilizado um método comparativo. Diante das leituras realizadas, verificou-se que as disfunções sexuais são de caráter multifatorial, o que implica em uma intervenção psicoterapêutica voltada a abranger os diversos aspectos que são impactados pela disfunção sexual. As diferentes abordagens das Psicologias Clínicas têm papel fundamental no tratamento das disfunções sexuais em mulheres. Cada abordagem possui uma visão de homem, a qual norteia sua prática. As técnicas desenvolvidas em cada abordagem contribuem para contemplar essa visão e possibilitar a ressignificação do sofrimento psicológico.Monografia Acesso aberto A saúde mental dos adotantes durante o processo de adoção.(2021) Santos, Gisla Marquise Jesus; Vital, Jannykelle Silva OliveiraA presente pesquisa intitulada “a saúde mental dos adotantes durante o processo de adoção”, busca compreender como pode se apresentar a saúde mental dos adotantes frente ao processo da adoção. Parte do pressuposto da importância da saúde mental dos adotantes como elemento primordial para que os mesmos possam sentir-se confiantes, determinados e satisfeitos diante do seu próprio desejo de adotar. A problemática da pesquisa surge da observação de adotantes próximos à vivência pessoal das pesquisadoras, os quais em sua maioria mostraram-se tensos, inseguros e recusa em buscar um profissional para suprir a necessidade de ter um acompanhamento psicológico durante e após o processo. Diante da pesquisa, apontou-se dificuldades da parte do adotante em lidar com o processo. O objetivo desse trabalho buscará confirmar ou rejeitar essa hipótese a partir de uma pesquisa bibliográfica narrativa, com o fim de analisar como é sentido o processo de adoção e como a literatura lê a questão da saúde mental das famílias adotantes. Os objetivos específicos consistem em investigar o comportamento dos adotantes frente ao processo de adoção; especificar como funciona o processo de adoção e as dificuldades do trâmite. Nas conclusões do estudo, resultou que existem no decorrer do processo da adoção a insegurança, os receios, estresse e ansiedade, que é sentida por quem adotaMonografia Acesso fechado A família de jovens infratores: Responsabilizações e participação nas medidas socioeducativas(2021) Santana, Ana Aparecida; Andrade, Douglas AraújoA presente pesquisa tem por objetivo discutir a participação das famílias dos adolescentes em conflito com a lei no processo de ressocialização através das medidas socioeducativas. Este trabalho, de alguns pressupostos teóricos e legais: o primeiro diz respeito ao lugar ocupado pelas crianças e adolescentes ao longo do tempo, ao compreender que estes tiveram seus papeis reinventados, apenas muito recentemente tornando-se reconhecidos como sujeitos em desenvolvimento, que, por sua vez, necessitam de proteção integral. O segundo diz respeito a concepção de família, tal qual pode ser lida no trabalho que é e que pode ser feito com os adolescentes em conflito com a lei; parte-se então da ideia de que a família é um agente importante para a proteção dos jovens, fornecendo condições básicas de sobrevivência e afeto. Ao falar desses adolescentes e de suas famílias, precisa-se ainda tratar do Estado, a quem cabe a intervenção junto aos primeiros, de forma a garantir os seus direitos e de toda a sociedade. A despeito disso, falar de Estado implica em debater um modelo punitivo de intervenção que aparece como problemático quando se discute a relação entre eles, os jovens em questão e suas famílias. Assim, desponta o objetivo da presente pesquisa, qual seja o de discutir a participação das famílias dos adolescentes em conflito com a lei no processo ressocialização através das medidas socioeducativas. Para fundamentar tal discussão, apresenta-se a história social das crianças e adolescentes, expõem-se questões jurídicas referentes ao tratamento das medidas socioeducativas e sua perspectiva histórica no Brasil, e por fim, discute-se a atuação do psicólogo na aplicação das medidas socioeducativas. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa, buscando traçar uma análise sobre os conhecimentos já produzidos a respeito do lugar da família no processo de medidas socioeducativas, desta forma foi realizada a seleção de dados bibliográficos, na qual obteve-se um total de 19 (dezenove) artigos após o processo de triagem. Os resultados foram classificados nos eixos de análise “Família nas Medidas Socioeducativas” e “Vulnerabilidade Social”, que permite discutir sobre os fatores de risco relacionados à infração à lei, entendidos sempre diante da observação e da análise do contexto no qual se está inserido e em relação à instituição familiar, a partir dos seus papeis de orientação e de proteção, tornando imprescindível o debate acerca de suas possibilidades de inclusão no acompanhamento de medidas socioeducativas, visando assim o seu sucesso e a consequente redução da reincidência.Monografia Acesso aberto Os impactos do bullying na infância e as possibilidades de escuta clínica na perspectiva da psicanálise(2021) Lobo, Bruno Gonçalves Ribeiro; Cavalcante, Maria Simone Andrade MoraesEste trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa e está divido em três capítulos fundamentados por teóricos que respaldam o tema proposto, dentre diversos psicanalistas que abordam essa temática, destacam-se aqui quatro, por serem os pioneiros no atendimento clínico infantil, os quais são: Anna Freud, Melanie Klein, Winnicott e Françoise Dolto. O objetivo deste trabalho é compreender os efeitos provocados pelo bullying e as possibilidades de escuta clínica na infância. Busca-se uma possível resposta para a pergunta norteadora: “como pode funcionar a clínica psicanalítica com crianças em situação de bullying”? O bullying se caracteriza por sucessivas agressões intencionais, verbais e/ou físicas, realizadas por um indivíduo ou por um grupo e acontece em qualquer contexto social, principalmente, nas escolas, onde, muitas vezes, as agressões são entendidas como simples brincadeiras; começa com apelidos ofensivos, mas, com o tempo, acarretará graves consequências às vítimas, a exemplo de queda no rendimento escolar e isolamento social. À medida que as ofensas e as humilhações aumentam, as vítimas podem desenvolver doenças psicossomáticas ou sofrem algum tipo de trauma psíquico. Nesse sentido, é importante que as crianças envolvidas nesse tipo de agressão tenham um acompanhamento ou um tratamento psicológico. A psicanálise infantil, por exemplo, promove às crianças um espaço de escuta. Trata-se de um lugar criado para elas se sentirem à vontade e, assim, serem capazes de externar suas dores, sua angústia e seus temores, por meio do brincar. Verifica-se que o lúdico é uma ferramenta indispensável estabelecida no meio psicanalítico na clínica infantil. Conclui-se, portanto, que a clínica psicanalítica com crianças que sofreram bullying se dá de igual modo em qualquer outra demanda, ou seja, o foco da análise é na criança e no seu sofrimento psíquico. Assim, é possível inferir que no atendimento com crianças o brincar é uma das técnicas mais eficazes e mais utilizadas pelos psicanalistas.Monografia Acesso aberto As consequências de uma sociedade perfeccionista em um mundo tecnológico(2021-12-06) Silva, Ediene Sousa da; Mendonça, Estefani Correia de Oliveira; Santana, Millena BarrosO presente trabalho tem como intuito discutir a importância de compreender as consequências e particularidades apresentadas pelo sujeito no cenário atual, dando ênfase ao universo midiático, apresentando os padrões de beleza e comportamento pregados por esses veículos de informações. Levando em consideração as problemáticas concebidas por uma sociedade capitalista, fez-se necessário abordar a contribuição das redes sociais para o crescimento de uma idealização de sentimentos e realidades liquidas vivenciadas pelo ser humano, sendo proporcionadas pelo consumo exacerbado de cosméticos, realização de cirurgias plásticas e dietas para o alcance de sucesso e aceitação tanto pessoal quanto social. Para enriquecer a pesquisa em questão, os dados de experiências utilizados para demonstrar as influências dessa ruptura de significados em torno dos novos arquétipos de beleza e bom desempenho corporal, foram apanhados diretamente das fontes midiáticas, em sites confiáveis voltados para conhecimento cotidiano, e transformados em estudos de caso com a finalidade de trazer a tona problemáticas latentes que são ofuscadas pela naturalização do sofrimento em benefício de uma suposta qualidade de vida saudável.Monografia Acesso aberto Transtornos neurocognitivos: uma revisão de literatura narrativa das contribuições da neuropsicologia com ênfase na Doença de Alzheimer(2021-12-09) Almeida, André Luís Matos; Silva, Erilson Oliveira da; Silva, Lara Morais ConceiçãoOs Transtornos Neurocognitivos (TNCs), em sua ampla etiologia, apresentam-se em grande parte com declínios cognitivos e funcionais, bem como com alterações anatomofisiológicas. Assim, a Neuropsicologia abrange uma teoria multidisciplinar e contribui em avaliar sinais, sintomas e níveis do TNC, além de em seu diagnóstico, nas pesquisas e nas estratégias de intervenção. Nesse viés, esta monografia é uma revisão de literatura integrativa e tem como objetivo discutir acerca dos TNCs, com ênfase na Doença de Alzheimer (DA), considerando suas características de neurodegeneração e impactos na memória e outros domínios cognitivos e funcionais. Ao discorrer sobre tais aspectos, propõe-se discutir as possíveis intervenções do neuropsicólogo neste eixo, como se avalia os processos para o diagnóstico e a reabilitação, os impactos emocionais provocados no sujeito e em seus cuidadores, considerando os multifatores envolvidos nos TNCs. Desse modo, a compreensão do desenvolvimento dos TNCs pelo neuropsicólogo é essencial, portanto, este estudo discute acerca de aspectos anatômicos, biológicos, químicos, sociais e psicológicos.Monografia Acesso aberto As dificuldades do portador de dislexia e o comprometimento com a aprendizagem(2021-12-10) Gama, Mariana Andrade; Santana, Elinalva Jesus deO tema desenvolvido nesse trabalho foi sobre as dificuldades que o portador de dislexia encontra no decorrer do processo de aprendizagem e desenvolvimento da linguagem. O presente trabalho é construído a partir de uma revisão bibliográfica que visa a resolução e discussão do seguinte objetivo geral: compreender sobre a dislexia, levando em conta os principais fatores envolvidos, assim como de que forma ela se apresenta em cada portador desse transtorno. A partir do objetivo geral são construídos três capítulos, que discutem: I – a aproximação entre a psicologia e pedagogia (histórico da psicologia escolar); II – o transtorno específico da dislexia; III – as diferentes abordagens entre a psicologia escolar e a psicologia clínica diante da criança-aluno com dislexia. Como hipótese central para esse trabalho, discute-se a importância do diagnóstico desse transtorno de aprendizagem ainda nas primeiras fases do processo de ensino-aprendizagem, de modo que a criança-aluno possa ter um melhor acompanhamento a fim de amenizar as dificuldades socioeducacionais que essa eventualmente venha a se deparar durante a aquisição e desenvolvimento da linguagem. Assim, este trabalho encontra a sua síntese de discussão na atuação do psicólogo escolar e do psicólogo clínico diante do portador de dislexia.Monografia Acesso aberto Violência Sexual infantil e os impactos á saúde mental(2021-12-17) Santos, Tamires Maria Oliveira Oliveira; Miranda, Stefanny OliveiraO referente estudo buscou analisar a produção científica acerca da violência sexual infantil e os impactos na saúde mental. A violência é um fenômeno considerado um problema de saúde pública que está presente no dia a dia de milhares de crianças, visto que as que sofrem de violência sexual se encontram vulneráveis, principalmente, no ambiente familiar. Dentro dessa perspectiva, buscou-se entender como são desencadeadas as consequências na vida da criança e quais são os impactos da violência em curto e longo prazo. As crianças vítimas de abuso sexual podem apresentar baixa autoestima, comportamentos agressivos, ansiedade, ideações suicidas, fugas de casa e ausência de interesse nos estudos. Quando as consequências se tornam praticamente irreversíveis, a saúde física, psíquica e social é inteiramente afetada, os sujeitos apresentam sinais de psicopatia e tornam-se os abusadores. Dentre os principais danos, é possível retratar, também, o desenvolvimento de transtornos mentais, bem como ansiedade, depressão e transtorno do estresse pós-traumático. Utilizou-se da revisão de literatura através do acesso de material escrito e publicado em plataformas científicas. Desta maneira, foram apresentadas conceituações sobre violência e retratou-se como ela pode impactar na vida da criança, além disso, buscou-se compreender a infância, seu contexto histórico, o desenvolvimento infantil e as bases teóricas que o fundamentam. Portando, foi abordado sobre a violência sexual infantil durante a pandemia da Covid-19, que, com as suas regas, bem como com o isolamento social e o afastamento das crianças da escola, notou-se o aumento da violência sexual infantil intrafamiliar. Por fim, apresenta-se a contribuição da psicologia como intervenção para as vítimas de violência sexual, mostrando como a psicologia pode desenvolver estratégias de combate e acolhimento às crianças que sofreram violência sexual infantil.Monografia Acesso aberto Dificuldades da escola em lidar com alunos com transtornos específicos da aprendizagem(2021-12-17) Santos, Maria Luiza Freire; Barros, Vitor GraçaOs Transtornos da Aprendizagem pertencem à categoria de transtornos do neurodesenvolvimento, cujas especificidades comuns de aprendizado do ser humano são alteradas desde os primeiros estágios do desenvolvimento. Na maior parte dos casos, os primeiros sinais de Transtornos da Aprendizagem são apresentados no ambiente escolar, quando, geralmente, não está preparado para acolher alunos que se afastam do padrão considerado “normal”. À vista disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar a vivência das dificuldades enfrentadas pelos alunos com Transtornos da Aprendizagem diante do despreparo da escola para recebê-los, assim como os possíveis impactos psicológicos sofridos diariamente dentro da instituição escolar. O método utilizado se refere a uma revisão de literatura fundamentada em artigos circunscritos dentro do período de dez anos e de determinados livros. Durante o desdobramento do trabalho, foi possível reconhecer que o despreparo das escolas para o acolhimento de alunos com Transtornos da Aprendizagem é real, de forma que está presente não só nos educadores, como nos demais membros profissionais deste espaço, elemento que tem capacidade de influenciar como preditor para possíveis impactos psicológicos nos educandos. Sendo assim, em virtude desta lacuna, são apresentadas algumas possibilidades de atuação do psicólogo escolar associada à Psicologia Escolar Inclusiva, as quais objetivam colaborar para uma inclusão escolar palpável e efetiva desses alunos. A respeito das limitações do vigente trabalho, tem-se a pandemia da COVID-19 para a concretização de trabalhos práticos, bem como a falta de artigos/trabalhos que discutam sobre a realidade vivenciada por alunos com esse tipo de transtorno.Monografia Acesso aberto Impactos Psíquicos em Mulheres Vítimas de Violência Doméstica no Contexto do Isolamento Social pela Covid-19(2021-12-17) Silva, Maria; Macedo, TalithaA violência doméstica contra a mulher é um problema estrutural, perpassado por questões culturais, de gênero, dominação e subalternização da figura feminina, o qual se perpetua na sociedade há muito tempo, gerando consequências para a saúde física e psicológica, sendo algumas dessas irreversíveis. Essa situação afeta todas as mulheres, todavia de maneiras diferentes, tendo em vista que determinadas vítimas estão sob condições de maior vulnerabilidade. Percebeu-se que em crises sanitárias, como a pandemia da COVID-19, a qual necessitou de isolamento social para contenção do vírus, as mulheres foram as mais atingidas, crescendo, por exemplo, os casos de violência nesse período. Consequentemente, afetando sua qualidade de vida e saúde mental. Diante disso, buscou-se investigar os possíveis impactos psíquicos decorrentes desse cenário, os quais evidenciaram o despreparo na efetivação das políticas públicas e a necessidade urgente do desenvolvimento de estratégias direcionadas a educação social.Monografia Acesso aberto Crenças em Saúde e o processo de vacinação da COVID-19: uma reflexão frente à literatura.(2021-12-17) Oliveira, Alicia Silva; Santos, Idamares Oliveira dosNo começo da pandemia da COVID-19, causada pela contaminação global do novo coronavírus (Sars CoV-2), as organizações e as principais entidades em saúde definiram que as medidas sanitárias não farmacológicas eram as únicas para evitar a proliferação do coronavírus. Posteriormente, com a criação de vacinas, o processo de vacinação tornou-se uma saída possível para lidar com o vírus através da proteção imunológica da população. Entretanto, mesmo com a existência de ações preventivas e vacinas, notou-se que alguns preferiram não se vacinar e evitar as medidas sanitárias. Ademais, entre as décadas de 50 e 60, psicólogos sociais se debruçaram sobre uma questão semelhante, o motivo da população não tomar vacinas já existentes para evitar o adoecimento, desenvolvendo pesquisas que seriam fundamentais para a criação do primeiro Modelo de Crenças em Saúde (MCS). Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo investigar a relação da tomada de decisão e crenças em saúde da COVID-19, bem como sobre o processo de vacinação frente à literatura. Para isso, a presente pesquisa utilizou do método de pesquisa bibliográfica de revisão de literatura. Com isso, os principais resultados demonstraram que o modelo de crenças em saúde passou por 3 fases de adaptação desde de sua criação, com a inclusão de variáveis que abarcam questões socioeconômicas e comunitárias. Notou-se que o modelo de crenças é uma escala importante para investigar as variáveis que influenciam na tomada de decisão dos comportamentos preventivos. Por fim, concluiu-se que a forma que o sujeito percebe sua saúde e a forma que se comporta estão associados. Ainda, tornou-se notório que as crenças em saúde são influenciadas por aspectos socioeconômicos, culturais, políticos e individuais, e, que as fake News (notícias falsas) podem interferir nas crenças e, consequentemente, na tomada de decisão e adesão de comportamentos preventivos.Monografia Acesso aberto Atuação do psicólogo da saúde no enfrentamento da esclerose lateral amiotrófica(2021-12-17) Neri, Leandro Santos; Artiga, Mismária CardosoO objetivo do presente trabalho foi compreender como o psicólogo pode contribuir no enfrentamento da esclerose lateral amiotrófica. Para isso buscou-se fazer uma revisão sistematizada no intuito de explorar o que já foi escrito sobre a temática. Como resultados tem-se que o profissional da psicologia trabalha com o paciente, família e a equipe, pois o vivenciar da doença impacta não só o paciente, mas a todos que compartilha dos cuidados. Sendo necessário incluir esses personagens, pois a doença mostra a todos o reconhecimento do processo da finitude humana. Como a doença ocasiona sucessivas perdas o psicólogo deve trabalhar de forma precoce o luto acolhendo as queixas, medos e os aspectos subjetivos dos pacientes e familiares. Inserindo também a equipe no trabalho com o luto. A esclerose lateral amiotrófica-ELA é uma doença neura degenerativa que afeta os neurônios motores superiores e inferiores. Causando paralisia muscular com repercussões significativas para o sujeito acometido e a família. O portador da ELA tem uma baixa expectativa de vida, que gira em torno de 3 a 5 anos pós-diagnóstico. Um diagnóstico como esse traz consigo mudanças para o paciente e a família em virtude da debilidade suscitada pela doença que acaba gerando a necessidade de um cuidador, que na maioria dos casos um dos familiares se disponibiliza para exercer tal tarefa. Diante do exposto, a psicologia da saúde entra nesse contexto com o intento de melhor amparar esse sujeito adoecido e seus familiares. Apesar de ser uma área relativamente nova, ela vem conquistando cada vez mais espaços, principalmente em virtude dos aspectos subjetivos que permeia a vivência de um sujeito em sofrimento. O tratamento da ELA envolve vários profissionais numa perspectiva multidisciplinar de saúde, como parte dessa equipe o psicólogo atua desde o momento da comunicação do diagnóstico e torna-se presente no decurso da evolução da doença auxiliando o sujeito em seu sofrimento psíquico, família e a equipe. Trabalhando desde aspectos subjetivos do paciente quanto as consequências do desenvolvimento característico da patologia. Que pelas especificidades da doença necessitará de criatividades para manter a participação do paciente, visto que sua autonomia física é diretamente afetada pelo progresso da doença. Assim, a adoção de estratégias de comunicação é de suma importância para a conquista de tal objetivo, proporcionando ao sujeito o sentimento de respeito pela sua dignidade humana que em nenhum momento pode ser esquecido.Monografia Acesso aberto O cuidador familiar de pessoas com esquizofrenia e sua saúde mental(2021-12-22) Oliveira, Lais Nascimento de; Silva, Amanda NascimentoO presente trabalho possui o objetivo de entender o funcionamento da dinâmica familiar, para, assim, procurar formas de melhoria da qualidade de vida destas pessoas. O trabalho foi desenvolvido de forma ampla, trazendo definições da esquizofrenia, seu funcionamento e como é feito o diagnóstico, além disso, trabalhou-se, também, com as formas de tratamento para a pessoa diagnosticada. Contudo, nos aprofundamos a pensar nos vínculos da família com o familiar adoecido e como os cuidadores de pessoas com esquizofrenia se sentem com o processo diário de oferta de cuidados e atenção ao outro, percebendo que a rotina é, em diversos casos, sobrecarregada e estressante. Deste modo, percebeu-se que o estresse e a sobrecarga de trabalho causam, em inúmeras vezes, o desenvolvimento de ansiedade e depressão nessas pessoas que precisam dedicar muito do seu tempo para o cuidado com o seu familiar. Portanto, para um melhor envolvimento com o familiar diagnosticado e uma melhor qualidade de vida das pessoas envolvidas, foram sugeridas formas de tratamentos psicoterápicos, tanto para o cuidador informal, como para toda a família próxima à pessoa com esquizofrenia, pois estas estratégias podem melhorar a dinâmica familiar e o entendimento da doença, além de dar voz e espaço de fala para os cuidadores que, por vezes, se sentem sobrecarregados.Monografia Acesso aberto Transtornos neurocognitivos: uma revisão de literatura narrativa das contribuições da neuropsicologia com ênfase na Doença de Alzheimer(2021-12-22) Almeida, André Luís Matos; Silva, Erilson Oliveira da; Silva, Lara Morais ConceiçãoOs Transtornos Neurocognitivos (TNCs), em sua ampla etiologia, apresentam-se em grande parte com declínios cognitivos e funcionais, bem como com alterações anatomofisiológicas. Assim, a Neuropsicologia abrange uma teoria multidisciplinar e contribui em avaliar sinais, sintomas e níveis do TNC, além de em seu diagnóstico, nas pesquisas e nas estratégias de intervenção. Nesse viés, esta monografia é uma revisão de literatura integrativa e tem como objetivo discutir acerca dos TNCs, com ênfase na Doença de Alzheimer (DA), considerando suas características de neurodegeneração e impactos na memória e outros domínios cognitivos e funcionais. Ao discorrer sobre tais aspectos, propõe-se discutir as possíveis intervenções do neuropsicólogo neste eixo, como se avalia os processos para o diagnóstico e a reabilitação, os impactos emocionais provocados no sujeito e em seus cuidadores, considerando os multifatores envolvidos nos TNCs. Desse modo, a compreensão do desenvolvimento dos TNCs pelo neuropsicólogo é essencial, portanto, este estudo discute acerca de aspectos anatômicos, biológicos, químicos, sociais e psicológicos.Monografia Acesso aberto Pandemia da COVID-19 e saúde mental: uma revisão bibliográfica sobre isolamento social e transtornos psicológicos associados(2021-12-22) Silva, Victória Macêdo; Pereira, Maria Suely NascimentoO presente ensaio faz uma explanação acerca das produções do isolamento social sobre a saúde mental das pessoas, analisando o isolamento como fator predisponente para o surgimento de transtornos mentais ou mesmo servindo para emersão de pré-existentes. Trata-se de revisão bibliográfica, de caráter qualitativo, pela qual buscou-se, através das produções já construídas acerca do tema, compreender como a pandemia da COVID-19 e sua principal medida de controle contra disseminação da doença exerceram influência psicológica sobre os indivíduos que, submetidos a um nível elevado de estresse, experimentaram sintomas de ansiedade e depressão ou mesmo abriram precedentes para o surgimento do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). A partir dos capítulos, abordou-se alguns determinantes subjetivos e sociais, que funcionaram como facilitadores para a instalação das psicopatologias citadas, demarcando uma dinâmica entre as experiências compartilhadas com aquelas vivenciadas particularmente, evidenciando um contexto conflituoso que estava muito além das produções do surto pandêmico e isolamento social sobre a rotina das pessoas. Através do referencial teórico e discussões subsequentes, percebeu-se a prevalência de adoecimentos psicológicos em determinados perfis, demonstrando que embora a pandemia e isolamento social trouxeram implicações para a vida de todas pessoas, a sobrecarga emocional oriunda da experiência recaiu com mais força sobre grupos específicos, associando vulnerabilidades a predisposições ao adoecimento mental. Debates acerca de gênero, faixa etária, posição social, condição socioeconômica e perfil profissional, em menção aos trabalhadores da saúde, foram utilizados como modelos explicativos, demonstrando que fatores associados foram responsáveis pelo aumento dos casos de transtornos mentais na população durante o isolamento social, demarcando o Brasil e sua instabilidade política, o que também veio a contribuir para o problema. Recomendações de órgãos e instituições de saúde brasileiras foram elencadas em referência aos cuidados com a saúde mental da população em tempos de pandemia, mais uma vez considerando perfis e vulnerabilidades, em conformidade com a necessidade de um serviço psicológico disponível e de fácil acesso que, mesmo indicado como essencial, não foi capaz de alcançar um grande número de pessoas, principalmente aquelas que parecem ser invisíveis ao poder público.Monografia Acesso aberto Arquétipos, inconsciente coletivo e mídias audiovisuais: um caminho para a individuação.(2022) Santos, Raul Dantas dosEste trabalho de conclusão de curso consiste em uma pesquisa sobre como os aspectos do mitológico e do sagrado se manifestam em uma das formas contemporâneas de se contar histórias, as mídias audiovisuais, como filmes, séries, desenhos animados, etc. O trabalho tem como objetivo e se dá através da análise conceito de arquétipo de Jung e a forma como esse conceito também se apresenta nessas novas formas de se contar histórias e como a análise dessa relação entre o arquétipo, a mídia audiovisual e o sujeito pode ser benéfica para o processo de individuação, fornecendo ferramentas de autoconhecimento e autorrealização. O trabalho também tem como objetivo analisar e definir os conceitos de Arquétipo, Inconsciente Coletivo, Individuação e Mito Moderno, exemplificando esses conceitos em determinados personagens das mídias audiovisuais. Os principais teóricos abordados neste trabalho são: Jung (2014), Silva (2019) e Neumann (1995), para os assuntos relacionados à psicologia junguiana, e Higuet (2005), Campbell (2015), Knowles (2008) e Cazelli (2020), sobre os assuntos relacionados à mitologia e o conceito de mito moderno. A problemática que dá à luz norteadora deste trabalho é a consideração de que as mídias audiovisuais, como uma forma contemporânea de se contar histórias, também pode carregar de uma forma intrínseca, a habilidade de transmitir um sentido simbólico. transcendental e universal, se comunicando com a subjetividade do ser humano, proporcionando reflexões e novas formas de se observar o mundo ou determinado assunto, algo que era bastante presente na forma como povos antigos se relacionavam com seus mitos e em sua religiosidade. E essa habilidade pode ser acessada através de uma análise arquetípica dos personagens dessas histórias.