Administração
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 93
Resultados por página
Opções de Ordenação
Plano de Negócio Acesso aberto Ampliação de um negócio já existente por meio de um setor de Trade de Marketing na empresa Ideias Publicidade(2019) Silveira, Camila da CunhaAmpliação de um negócio já existente, por meio de um setor de Trade Marketing que visa aumentar a lucratividade da empresa e fazer contratações temporárias de pessoas. A empresa Ideias Publicidade está há quase 10 anos atuando na área de Eventos Corporativos e Eventos Proprietário em três Estados, SC, RS e SP. Atende empresas que atuam no mercado nacional de energia renovável, em software de gestão financeira, em organizações apoiadoras de empresas e no mercado de bebida. Hoje a departamentalização se dá pelo comercial, por produtores de eventos, gestão de projetos, planejamento criativo e a área financeira. Em 2018, seu crescimento foi de 50% relacionado ao ano anterior. Diante disso, e de uma oportunidade que um dos clientes ofereceu, a empresa estuda a possibilidade de expansão no mercado de Trade, atendendo aos pontos de vendas e aos pontos promocionais.Artigo Científico Acesso aberto Análise da qualidade do serviço em um restaurante da Grande Florianópolis: uma aplicação do modelo SERVQUAL(2019) Kaminari, Victor KoudiO mercado consumidor tem-se tornado cada vez mais exigente, um dos itens primordiais para que o estabelecimento continue no mercado é o nível de satisfação. A satisfação do cliente está na melhora da qualidade dos serviços prestados e de superar as expectativas do consumidor. Este estudo tem como objetivo analisar o nível de satisfação referente a qualidade do serviço do restaurante situado na região da Grande Florianópolis – SC. Foi aplicado um questionário e através das 5 dimensões (Tangibilidade, Confiabilidade, Receptividade, Segurança, Empatia) do modelo SERVQUAL os dados foram tratados e analisados. Os resultados obtidos neste estudo foram mais positivos do que negativos, dando destaque a dimensão tangibilidade apresentando todos os GAPs positivos. De um modo geral foi satisfatório onde a diferença entre os dados da percepção e da expectativa foram muito pequenos, implicando em um grau de satisfação dos clientes positivo.Relatório de Estágio Acesso aberto Análise das operações logísticas no processo de comercialização de uma empresa de pequeno porte(2019) Bruggemann, Bruno TurnesBuscando alcançar uma prevenção contra os desperdícios, o setor logístico de uma empresa precisa ter um eficiente controle de estoques, acompanhar a entrada e saída de produtos comercializados e saber calcular o tempo certo de reabastecimento de mercadorias para que não falte ou atrase na hora de fornecer aos consumidores. Tendo como objetivo central mapear o processo atual das operações logísticas da Comercial de Frutas Brüggemann, visando diagnosticar os principais problemas no setor de comercialização, para propor soluções às possíveis falhas encontradas. Aplicou-se a metodologia de caráter descritiva, em um estudo de caso, com levantamento de dados bibliográficos extraídos de livros e artigos e coleta a campo nas dependências da empresa. A empresa que é do ramo alimentício fornece produtos como maçã, pera, caqui, pêssego, morango e ameixa para os supermercados e feirantes da região, procurando atender aos seus clientes de forma rápida e com pedidos completos. Observou-se a necessidade de melhorias no fluxo do processo para controlar desde a aquisição dos produtos até o controle e armazenagem dos estoques e sua venda, a fim de melhorar as condições de fluxo e controle dos produtos para atender a necessidade dos clientes.Relatório de estágio Acesso aberto Análise de clima organizacional na empresa Alfa Delivery(2021-12-15) da Silva, Ana CarolineO clima organizacional é a percepção coletiva que os colaboradores possuem sobre a empresa, sendo então, o termômetro de satisfação de seus colaboradores. Neste relatório de estágio foi desenvolvido uma Pesquisa de Clima Organizacional para identificar e analisar o clima na empresa Alfa Delivery. Para esse estudo foram abordados alguns temas, como administração, gestão de pessoas, clima organizacional e pesquisa de clima organizacional. A pesquisa, quanto ao objeto, foi classificada como exploratória e descritiva, tendo a classificação da coleta de dados por tipo bibliográfico e por levantamento, utilizado de dados primários e secundários para a coleta de dados e realizando a análise e interpretação dos dados de forma qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi elaborada com 30 questões e foi aplicada por meio de formulário on-line de forma anônima e disponibilizado para todos os colaboradores da empresa via plataforma Feedz. Com os resultados levantados, foram analisados os dados obtidos a fim de identificar os pontos fortes, que deverãoserincentivados e continuados, e os pontos fracos onde será apresentado um plano de ação para melhorias. A empresa possui como pontos fortes o sentimento de orgulho e pertencimento pela equipe do qual faz parte, relacionamento saudável entre os colaboradores, oferta de bons benefícios e materiais de escritórios necessários, liberdade para expor ideias e opiniões e confiança nos líderes e especialistas imediatos e para os pontos fracos foi identificado a falta de um plano de carreira, sentimento de não haver transparência na tomada de decisão e sentimento de desvalorização. Com os pontos fracos definidos, foi elaborado um plano de ações para melhorias, utilizando a ferramenta 5W2H. Com o 5W2H, foram definidas 3 ações para cada ponto fraco, sendo a criação de um plano de carreira, reuniões mensais para alinhamentos e feedbacks e comunicação direta de seus objetivos e decisões tomadas.Relatório de Estágio Acesso embargado Análise estratégica aplicada à empresa DUGRAF Com. e Ep. Materiais gráficos Ltda.(2020) Medeiros, BiancaA realização deste trabalho teve como foco uma análise estratégica na empresa Dugraf Comércio e Representação de Matériais Gráficos Ltda, a qual vem se destacando devido a sua alta tecnologia e crescimento em seu mercado de atuação. Para coleta de dados, iniciou-se a captação de um questionário ao gestor financeiro da empresa, que foi peça chave para a formação da matriz SWOT, fundamental para identificação dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, diante do ambiente interno e externo. A metodologia utilizada no trabalho é de caráter descritiva e aplicada, além de estudo de caso, sendo que também se adotou a pesquisa bibliográfica e documental. Buscou-se conhecer todos os setores da empresa de forma detalhada, verificando as carências e também os destaques de forma estratégica. Seu principal foco foi a formação da matriz SWOT, (sendo que o principal ponto forte foi, a qualidade do produto, o principal ponto fraco foi, ausência de liderança na equipe de produção, a principal oportunidade foi, o crescimento do mercado de latas de alumínio e embalagens e a principal ameaça foi, câmbio desfavorável para importação) enfatizado pela importância da análise e do planejamento estratégico. Após o processo de análise, realizou-se um plano de ação (5W2H), para sugerir melhoras aos processos que apresentaram alguma carência. As ações sugeridas foram modificação dos processos sem estruturação, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, treinamento e implantação de liderança no setor de produção e adoção de módulos de sistema para os setores de RH e logística.Artigo Científico Acesso aberto Aplicabilidade do inbound marketing para geração de leads em uma empresa de presentes criativos(2019) Santos, Thaine MesquitaThis article aims to observe the use of inbound marketing strategy in generating new B2B business in a creative gift company. At first, through the bibliographic review will be presented the importance of the content in each step of the inbound marketing strategy and the consumer behavior inserted in the digital medium. Then it will be described how the company adopts the strategy and what are the tools used in each step, correlating with what was presented in the theoretical framework.Artigo Científico Acesso aberto Aplicação de um modelo de planejamento e controle de produção em uma pequena empresa de esquadrias de alumínio(2018) Cruz, Mateus StainbachAo inserir uma estratégia de PCP em uma pequena empresa, basicamente, a administração da produção envolve o mesmo conjunto de atividades para qualquer tamanho de organização. Dentro deste contexto, o presente estudo visa fazer a implantação de um sistema de PCP em uma pequena empresa de esquadrias de alumínio, buscando melhorar os processos e sistemas produtivos, que vão desde a conscientização dos funcionários até o uso do softwares de gerenciamento da empresa e do estoque. A partir disso, a proposta desse estudo foi adotado o sistema baseado no estudo de Corrêa, Gianesi e Caon e, readaptado por Barros Filho e Tubino para pequenas empresas que não possuem nenhum sistema produtivo característico. Esse modelo consiste na abordagem de 10 etapas de implantação em uma empresa, partindo dos pontos iniciais mais básicos até a implementação do sistema de software de gerenciamento da empresa e do estoque. Notou-se que houve melhora quanto a organização e conscientização dos colaboradores sobre a importância de um PCP adequado, onde a empresa operou com maior capacidade produtiva, maior espaço físico disponível, melhorias no sistema e no processo. Além disso, foi possível observar melhora em todos os âmbitos, o processo de planejamento e controle de produção na prática, dentro desse conceito o processo de melhoria dos processos produtivos da empresa foi executado com sucesso.Artigo Científico Acesso aberto Avaliação da satisfação de clientes no negócio food trucks(2019) Machado, RauesleyO estudo buscou mensurar a satisfação de clientes no serviço de alimentação fora do lar, especificamente no contexto de um negócio de food truck. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, com uso de levantamento de campo (survey). Os dados foram coletados por meio de questionário auto administrado, e aplicado no ambiente do negócio. A população-alvo do estudo compreende os clientes que frequentaram o estabelecimento no mês de outubro de 2019, e que aceitaram voluntariamente participar do estudo, caracterizando um processo de amostragem por conveniência. Os resultados indicam que o atributo limpeza é o que apresenta maior satisfação dos respondentes, merecendo também destaque positivo os atributos segurança do local, qualidade da comida e cortesia no atendimento. Já os atributos que apresentam menor nível de satisfação dos respondentes são: ambiente familiar, estacionamento e aparência dos funcionários. Estudo contribuiu para ampliar o entendimento sobre o nível de satisfação dos clientes no negócio food truck e para identificação de dimensões e atributos utilizados na mensuração da satisfação no contexto de alimentação fora do lar.Relatório de estágio Acesso fechado Avaliação de desempenho de equipe por indicadores de performance na empresa Exact Sales(2021-06-25) Veiga, KaioVendas complexas são caracterizadas por requererem múltiplas etapas em processos comerciais para converter um lead em cliente. Neste contexto, o tempo elevado em negociações por alto valor agregado dos produtos é comum e aumenta o custo para aquisição dos clientes. Na intenção de resolver esse desafio, surge a Exact Sales, empresa que desenvolveu metodologia e software voltados a otimizar e dar eficiência às vendas complexas. Este relatório de estágio, buscou apresentar os processos de geração de oportunidades através da experiência vivenciada na empresa. Neste período foi possível contextualizar e exemplificar processos comerciais. Por meio da literatura analisada buscou-se chegar ao seguinte objetivo: classificar a performance da equipe de LDRs em uma empresa de vendas complexas por meio de indicadores, utilizando a regra 20 - 70 - 10. Nesse sentido, utilizou-se a metodologia de pesquisa descritiva e explicativa e a coleta de dados primários, bem como os instrumentos aplicados para a elaboração deste relatório de estágio. Também fez-se uso de uma análise qualitativa e quantitativa caracterizada pelo método misto. As considerações obtidas neste relatório foram uma forma de avaliação proposta e implementada na empresa, além da categorização da equipe de LDRs de acordo com a performance de indicadores de qualidade na produção de leads. A partir deste trabalho a equipe pode ser avaliada e reconhecida de acordo com a performance de resultados apontada pela regra 20 - 70 - 10.Artigo Científico Acesso aberto Avaliação de empresa de tecnologia pelo método de fluxo de caixa descontado(2019) Demarco, Jair JuniorDetermining company value is essential for negotiating or tracking your value generation. Faced with high levels of competitiveness, more and more tools are being sought for economic analysis and results generation by companies and investors around the world. Of the many valuation methods in the financial literature, the discounted cash flow (DCF) method stands out, which evaluates the value of a business by its ability to generate wealth over time. Given this context, the general objective of this research is to estimate the value of the company analyzed by the discounted cash flow method over a period of 5 years. The company chosen for the study is a privately held company in the technology and software manufacturing industry. This analysis applied the DCF method and reached the following conclusions: The total intrinsic value of the analyzed company obtained through the weighting of the studied scenarios is R$5,437,581.15 for the analysis period.Relatório de Estágio Acesso aberto O BSC como ferramenta de controle para pequenas empresas: pesquisa aplicada numa empresa de informática(2017) Grah, Clara CeciThe computer company, X, has been in the market for more than 15 years, always emphasizing the quality and reliability of the products and services offered. However, even today, this small organization doesn’t have a formal control of the activities it plans and implements. The qualitative research, involving bibliographical review and the development of an applied research, intends to identify the viability of the implementation of the Balanced Scorecard (BSC) as a control tool in the company. BSC – created by Kaplan and Norton – it proposes the development of a series of measures of outcome and trend, in order to balance the implementation of the organizational strategy in four perspectives (financial, customer, internal process and learning & growth). All this summarized in a simple and easy-to-read representation: The strategic map. This map, after the development of the work, seems to be the key to the BSC’s contribution to the control of the X company. Its visual character of quick reading and high power of synthesis, together with its unfolding in indicators, targets, and initiatives, is ideal for the monitoring and implementation of activities.Monografia Acesso fechado Clima organizacional e satisfação: estudo de caso na empresa Personal Evolution(2018) Machado, Luciane AparecidaUm bom ambiente de trabalho com colaboradores engajados e satisfeitos é um fator que fortalece a atuação da empresa no mercado. A falta de investimentos e cuidados com fatores humanos por parte da instituição e a atmosfera psicológica que caracteriza o clima organizacional se negativo e desfavorável afeta a motivação e o comportamento dos funcionários, logo, o rendimento fica comprometido. Para avaliar este quesito as empresas tem à disposição a pesquisa de clima organizacional sendo uma ferramenta dentro da gestão de pessoas de suma importância. Desta forma, este estudo propõe um comparativo entre a pesquisa de análise de clima aplicada no ano de 2015 na empresa Personal Evolution com a nova pesquisa aplicada em 2018. O objetivo foi de identificar o grau de satisfação dos colaboradores, incrementar as capacidades de força laboral e melhorar a motivação propiciando também a gestão da empresa uma maior e melhor possibilidade de gerenciamento da organização. Com isto pretende-se estabelecer e executar um plano de ação para melhorar o clima organizacional da empresa em estudo. A metodologia de pesquisa compreende a pesquisa de campo em todos os setores da empresa e pesquisa bibliográfica. A pesquisa caracteriza-se como sendo do tipo de estudo de caso de natureza quantitativa descritiva através de uso de questionários na empresa em análise com 100% dos colaboradores. Através da pesquisa, pode-se observar que os resultados foram muito satisfatórios no ano de 2018, mostrando que as estratégias adotadas pela empresa estudo após pesquisa de 2015, estão surtindo efeito e aumentado a satisfação dos colaboradores.Relatório de Estágio Acesso aberto Clima organizacional: aprofundamento de pesquisa em um setor da empresa Intel Brás(2020) Martins, Ingryd AlessandraEste presente trabalho tem como objetivo analisar a pesquisa de clima realizada na Industria de Telecomunicação Brasileira – (Intelbras S.A), na qual atua no ramo de telecomunicações com suas 4 filiais somando 3.500 funcionários. Com o intuito de trazer melhorias nos pontos destacados como negativos na pesquisa, foram abordados temas da gestão de pessoas como a qualidade de vida no trabalho, motivação, Teoria de dois fatores, Teoria X e Y, Teoria das necessidades de Maslow, clima organizacional e pesquisa de clima organizacional. Para elaboração do trabalho, foram aplicadas a pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, onde os dados coletados foram através de questionários aplicados com colaboradores de diversas áreas. Por meio da análise da pesquisa, foi possível verificar três pontos negativos: remuneração, perfil das lideranças e ambiente de trabalho e clima interno. Para compreender os fatores que levaram a este resultado, realizamos um questionário voltado aos três pontos negativos levantados, e como resultado obtivemos que os mais críticos seriam a falta de reconhecimento, incentivos e motivação e oportunidade de evolução. A partir dos resultados da pesquisa de satisfação, foi realizado um plano de ação através do 5W2H para a implantação de treinamento aos líderes voltada ao clima organizacional, melhorar a comunicação entre líderes e subordinados e palestras motivacionais e de desenvolvimento pessoal visando a minimização dos resultados negativos levantados e uma melhora no clima organizacional em equipe.Monografia Acesso aberto Estruturação de treinamento e desenvolvimento na empresa "X"(2020) Santos, Suellen Josiane TrancosoAnálise e sugestão de treinamento para desenvolvimento dos funcionários.Estudo de Caso Acesso aberto Estudo de caso no processo de expedição em uma empresa prestadora de serviços logísticos para um grande varejista(2019) Silva, GabrielABSTRACT Seeking improvements in the logistics process, in a company providing logistics services to a large retailer, the present work has as finalized the analysis of logistics flow within the company MC Transportes and Logistica. Aiming to map the current process, making diagnosis of logistics in the sector, raising the needs of the process, and finally proposing suggestions for improvements. An exploratory research methodology was applied in a case study with the exploration of daily life and the company's processes. The company operates in the transport and logistics sector, developing transportation and final logistics solutions, focusing on palletizing and distribution services with the main distribution centers of the coast of Santa Catarina, serving its customers with agility, transparency and security. There was a need for improvements in the process of separation and dispatch of goods in the company MC Transportes and Logistica, to supply a company that serves the retail domestic utilities market, in order to obtain greater accuracy in its services.Relatório de Estágio Acesso fechado Um estudo de plano de marketing para a empresa Luana Melo Studio de Beleza(2020) Hottersbach, Amanda CarvalhoO objetivo deste trabalho foi verificar a aplicabilidade e sugerir o modelo de planejamento de McDonald (2006) em uma empresa do setor de beleza e estética. Foi realizada a pesquisa referente à definição do planejamento de marketing, o processo de planejamento de marketing, e o serviço do ramo da beleza e estética. Além de, descrever sobre a empresa Luana Melo Studio de Beleza e apresentar um diagnostico dos ambientes internos e externos da mesma. Foi observado as ameaças e oportunidades, os pontos fortes e os pontos fracos, utilizando a matriz de SWOT, e foi proposto algumas ações. Metodologicamente para a realização deste estudo utilizou-se a pesquisa descritiva, qualitativa, na forma de estudo de caso, com dados coletados por meio de observação direta, e entrevista pessoal com questionários semiestruturados, e pesquisas bibliográficas. Os resultados deste estudo revelam que o plano é aplicável no ramo da beleza e estética sem maiores dificuldades. Observou-se que o modelo utilizado possui uma estrutura de fácil compreensão, mesmo que não há profissionais específicos da área. O modelo proposto é completo e possui todas as etapas do planejamento de marketing. O estudo auxiliou para ampliar o conhecimento sobre como o plano de marketing acontece na empresa de beleza e para confirmar a aplicabilidade do referido modelo de McDonald (2006) no seu contexto. Concluiu-se que o desenvolvimento deste plano de marketing possui grande valor para o segmento da empresa Luana Melo Studio de Beleza.Monografia Acesso fechado Estudo de viabilidade de EPP: viabilidade econômica de implantação de um empreendimento no ramo de Pet Shop na Pavuna – RJ(2018) Lemos, Anderson VitorPortuguêsPlano de Negócios Acesso aberto Um estudo para abertura de uma construtora de pequeno porte(2022-06-25) Chiavenato, IdalbertoO presente trabalho apresenta como objetivo um plano de negócios para reestruturar administrativamente a empresa L&G Construções. Na fundamentação teórica foram usados os temas: Empreendedorismo; empreendedor; plano de negócios. Metodologicamente, a pesquisa é classificada como aplicada, qualitativa, descritiva e estudo de caso. Para coleta de dados foram usados pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, questionários com os clientes e observação participante. A análise é qualitativa categorial (seguindo as etapas do plano de negócios). Como resultados, pode-se desenvolver as definições estratégicas da L&G Construções (Missão, Visão e Valores). Além disso, identificou-se como pontos fortes: Mão de obra qualificada, agilidade na execução de obras e localização da empresa. Os principais pontos fracos: Marca pouco conhecida no mercado, dificuldade em captar clientes e dificuldade em contratar profissionais. As principais ameaças são concorrentes com maior capital, impostos e crise nos combustíveis. As principais oportunidades destacadas são aumento da procura para construir, parcerias com materiais de construção e conteúdo digital nas redes sociais. Por fim foram traçadas as seguintes ações estratégicas para a L&G Construções: Promoção da marca, negociação com fornecedores, minimizar a tributação e benefícios contratuais.Artigo Científico Acesso aberto O financiamento das micro e pequenas empresas e as dificuldades de acesso ao crédito: um levantamento na região metropolitana de Florianópolis- SC(2019) Salm, JaquelineAs Micro e Pequenas Empresas tem relevante participação na economia e na geração de novos empregos no Brasil, porém ainda enfrentam muitas dificuldades para o seu crescimento e financiamento. O objetivo desse estudo é apresentar as principais características das MPES no Brasil, suas dificuldades no acesso ao crédito e como elas se financiam. Realizou-se uma pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa, e de campo, onde utilizou-se de uma amostra não probabilística de 32 empresas, a fim de obter maior conhecimento sobre o tema. Os resultados destacaram que a principal finalidade para obter crédito foi para capital de giro, que as principais dificuldades das MPES são as altas taxas de juros e as exigências de garantias, e que a principal razão dada pelos bancos para não conceder o financiamento é que as empresas eram muito novas. Conclui-se que o crédito é um dos principais fomentadores das MPES, porém elas ainda enfrentam muitas barreiras para o seu financiamento.Monografia Acesso embargado Fluxo de caixa e sua aplicação no apoio da gestão financeira de uma empresa de comércio de combustíveis(2019) Silva, Hallison GonçalvesThe purpose of this work was to understand how to perform the short-term financial management of a fuel trading company through the cash flow method. The main topics covered were: administration, financial planning, working capital and cash flow. The methodology used was the descriptive research and case study, having its data collection through bibliographical research, finally the analysis and interpretation of the data were given in a qualitative way. This work resulted in the creation of a specific model in order to meet the company's main financial needs, since, since the main items in which there are constant sources of revenues and expenses, it is important to point out that a good flow of box brings many benefits to the organization, because with it is possible a better understanding of its inputs and outputs and this also enables better planning for the company. Due to the case study, we can suggest that the company analyzes its internal logistics, in order to find the problem evidenced by the author.