Administração
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 93
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Marketing de relacionamento na empresa LR Comércio de Veículos LTDA(2017) Silva, Renato SilvérioEste trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta de Marketing de Relacionamento para a empresa L.R Comércio de Veículos LTDA. (Geração Hyundai), dessa forma o trabalho desenvolvido discorre, sobre o tema de marketing de relacionamento, uma área importante para que a empresa cresça com boa comunicação com o cliente e que tenha um excelente trabalho de atendimento ao público. Metodologicamente, a pesquisa é classificada como descritiva, estudo de caso, também foi utilizado a pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário e observação participante. O estudo descreve sobre a administração com suas áreas principalmente sobre o marketing, informações sobre a gestão de marketing com foco no cliente, a importância do marketing de relacionamento e a aplicação da ferramenta utilizada, além do histórico da empresa em questão. Além disso, os resultados foram analisados e classificados como pontos fortes e pontos fracos. Por meio dos pontos com necessidade de melhoria identificada no estudo desenvolvido, foi sugerido um plano de ação para melhor aproveitamento do trabalho realizado na empresa, desta forma, a ideia é fortalecer o marketing de relacionamento dentro da organização, com isso foram indicadas algumas ações com a aplicação da ferramenta de relacionamento CRM (Customer Relationship Management). As principais ações sugeridas foram reuniões com os diretores para mostrar os problemas, capacitar e fazer a conscientização dos vendedores que é necessário alimentar corretamente o sistema, e ficar por um determinado tempo cobrando e fazendo tornar rotina, otimizar o uso das ações do CRM (Customer Relationship Management), configurar o CRM para relatórios mais precisos e assertivos, otimizar campanhas e continuar a trabalhar com as promoções da matriz de formas diferentes, premiar vendedores e fazer palestras com reuniões de incentivo, além de divulgação e premiação dos vendedores que melhor operarem e alimentarem o sistema de CRM.Monografia Acesso aberto Planejamento estratégico na empresa de treinamento e desenvolvimento humano (NEURHOTEC)(2017) Wagner, Karina RamosO presente estudo propõe criar e apontar um conjunto de estratégias que pode tornar a organização NeuRHotec mais competitiva no mercado de atuação. A NeuRHotec é uma micro e pequena empresa, atuante no ramo de treinamento e desenvolvimento humano, que, até então, não possuía processos bem definidos, fundamentos estratégicos, entre outros. Para que a empresa em questão consiga aproveitar as oportunidades e prevenir-se das ameaças do ambiente externo, assim como, potencializar suas forças e administrar suas fraquezas, o planejamento estratégico torna-se uma ferramenta indispensável. Nesse âmbito o objetivo geral dessa pesquisa, foi criar um planejamento estratégico coerente com as necessidades da NeuRHotec. Através da aplicação de análises do macroambiente, da concorrência, interna e SWOT foi possível propor à empresa os planos de ações dos anos de 2018, 2019 e 2020, de acordo com a estratégia genérica de competição adotada pela mesma.Relatório de Estágio Acesso aberto O BSC como ferramenta de controle para pequenas empresas: pesquisa aplicada numa empresa de informática(2017) Grah, Clara CeciThe computer company, X, has been in the market for more than 15 years, always emphasizing the quality and reliability of the products and services offered. However, even today, this small organization doesn’t have a formal control of the activities it plans and implements. The qualitative research, involving bibliographical review and the development of an applied research, intends to identify the viability of the implementation of the Balanced Scorecard (BSC) as a control tool in the company. BSC – created by Kaplan and Norton – it proposes the development of a series of measures of outcome and trend, in order to balance the implementation of the organizational strategy in four perspectives (financial, customer, internal process and learning & growth). All this summarized in a simple and easy-to-read representation: The strategic map. This map, after the development of the work, seems to be the key to the BSC’s contribution to the control of the X company. Its visual character of quick reading and high power of synthesis, together with its unfolding in indicators, targets, and initiatives, is ideal for the monitoring and implementation of activities.Estudo de caso Acesso aberto Implantação do programa 5S no setor de pintura eletrostática na empresa Starcolor(2017) Rodrigues, Fagner ÁvilaEste trabalho apresenta a implantação do Programa 5S no setor da Pintura Eletrostática na empresa Starcolor, situada na cidade de São José, no estado de Santa Catarina. Tangente a necessidade da realização do estágio e a oportunidade de melhorias no ambiente de trabalho com potencial de aumento de produtividade, à direção da Starcolor aceitou como projeto de melhoria continua à implantação do Programa 5S na área de pintura, como caráter experimental e de análise dos resultados para multiplicar, se viável, a metodologia de forma abrangente na organização. Para o alcance dos objetivos e sucesso do programa, foi fomentado a integração e trabalho em equipe entre todos os colaboradores do setor de pintura, assim como a utilização de ferramentas da qualidade (Branstorming, Diagrama de Ishikawa e o Ciclo PDCA) para análise de causa raiz, determinação e implantação de ações para devida gestão e manutenção do Programa 5S. O 5S foi implantado em etapas, sem interrupção da produção, seguindo um cronograma de gestão previamente elaborado e revisado periodicamente. A primeira fase foi o treinamento de apresentação, divulgação e conscientização para todos os colaboradores do setor da pintura, posteriormente foram treinados e habilitados multiplicadores e auditores do Programa 5S para avaliação e disseminação de atendimento aos 5 Sensos, posteriormente foi realizado a implantação no setor, promovendo mudanças positivas desde o início da atividade. Também foram superadas dificuldades e situações imprevistas, porém estas permitiram adquirir experiência prática da ferramenta 5S e desenvolveu habilidade para tratar conflitos organizacionais. Na visão geral e análise crítica do projeto implantado, foi consensado entre o autor do trabalho e a direção da empresa Starcolor como positivo e plenamente satisfatório os resultados alcançados na implantação do Programa 5S no setor da Pintura Eletrostática, devendo este ser estendido a todos os setores da empresa em 2018.Relatório de Estágio Acesso aberto Gestão do disponível: um estudo de caso em uma empresa de comércio varejista de calçados da Grande Florianópolis(2017) Souza, Eduardo KozoroskiDiante da dificuldade em que as micro e pequenas empresas possuem em definir um valor para se manter em caixa, este trabalho tem como objetivo aplicar e analisar três modelos de administração de caixa em uma empresa de comércio varejista de calçados, sendo eles, o modelo do caixa mínimo operacional, modelo de Baumol e o modelo de Miller e Orr. Com os resultados, foi possível verificar que nenhum dos modelos propostos se encaixaram com as realidades da organização.Monografia Acesso aberto Modelagem de canvas na Pizzaria Germano Haertel(2017) Haertel, Leonardo GermanoEste trabalho, irá retratar sobre a Modelagem de Negócio de Canvas dentro de uma pequena empresa, dentro de um contexto de uma administração estratégica, e, por sua vez, administração recente e moderna, onde prepara as organizações para defrontar os desafios e a constante mudança do mercado mundial. Dentro desse âmbito, o trabalho procurou esclarecer na sua fundamentação teórica pontos de importância sobre a Modelagem de Negócios de Canvas, Planejamento Estratégico, Administração Estratégica e a Administração em si, distinguindo a administração atual nas organizações, método administrativo organizacional e a conexão entre Administração Estratégica, Planejamento Estratégico e Modelagem de Negócio de Canvas. Além disso, o autor irá buscar o máximo de informações para que possa ter êxito nas interpretações e agir com propriedade no planejamento que está em visão. Assim, fazendo um amplo levantamento de dados sobre a empresa e seu modo de trabalho, com isso tendo dados específicos para fazer um trabalho no qual possa trazer bons resultados e frutos assim que colocados em prática na organização.Monografia Acesso fechado Estudo de viabilidade de EPP: viabilidade econômica de implantação de um empreendimento no ramo de Pet Shop na Pavuna – RJ(2018) Lemos, Anderson VitorPortuguêsMonografia Plano de saúde com franquia hospitalar: uma forma inteligente para benefício saúde(2018) Boaventura, Júlio César SampaioNeste trabalho foram coletados dados de três modelos de plano de saúde para comprovar a eficácia da modalidade de franquia hospitalar. Este estudo relata essas práticas e pretende orientar os leitores dentro de um assunto tão importante para a sociedade e empresários.Monografia Acesso fechado Gestão de pessoas: estudo das necessidades de treinamento e desenvolvimento dos funcionários do restaurante e pizzaria Barriga Cheia LTDA - ME(2018) Mendes, Bianca ThaliaAs empresas buscam no mercado de trabalho profissionais qualificados e mesmo contratando pessoas com experiência e qualificação, é preciso investir na área de Gestão de Pessoas para que consigam manter seus funcionários sempre treinados prontos para enfrentar os desafios do dia-a-dia da organização. Por esse motivo este trabalho tem como principal objetivo verificar as necessidades de treinamento e desenvolvimento do Restaurante Barriga Cheia, para que assim o setor de recursos humanos da empresa possa se desenvolver e treinar os colaboradores de maneira mais adequada. Os dados foram tratados de maneira qualitativa e quantitativa, para que assim os colaboradores consigam descrever como funciona o treinamento atualmente na organização e suas necessidades de treinamento respondendo ao questionário aplicado.Relatório de Estágio Acesso embargado Modelagem do processo de expedição de escrituras públicas na empresa RL Administração e Gestão de Empreendimentos Imobiliários Ltda(2018) Passig, PamellaEste relatório utiliza o Business Process Management and Notation (BPMN) no mapeamento e modelagem do processo de expedição das escrituras públicas de compra e venda de imóveis na empresa RL Administração e Gestão de Empreendimentos Imobiliários Ltda., localizada em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. O objetivo é propor ações de boas práticas, com os clientes, cartório e os setores da empresa, padronizando o processo e tornando o mesmo mais eficiente e eficaz. A metodologia consiste em uma pesquisa aplicada, qualitativa e descritiva, além de um estudo de caso. Para coleta de dados, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, complementadas por entrevistas com os profissionais da empresa em estudo e observação participante. Para construção do embasamento teórico se utilizou a administração e a atuação administrador nas organizações, os processos administrativos, a visão sistêmica das organizações, a diferença entre a gestão de processos e gestão por processos, a construção de fluxogramas, o Business Process Management (BPM) e o Business Process Management and Notation (BPMN). A modelagem apresenta o atual processo de escrituração e indica seus pontos críticos (demora no recebimento de valores, data de imissão e liberação do Setor Financeiro para escriturar os conjuntos; falta de clareza do Setor de Escrituras para com o cliente sobre o funcionamento do processo; demora em tirar o cliente da lista de espera iniciar o processo de escrituração do seu conjunto, sobrecarregamento do Setor de Escrituras com uma alta demanda de correção de minutas simultaneamente, gerando uma perda de prazos dos documentos e reemissão das guias com novos prazos de vencimento; demora na solicitação dos documentos da Construtora/Vendedora e do Imóvel; demora do Setor de Escrituras em receber as minutas por parte do Cartório; solicitação das minutas das guias de ITBI, FRJ e ITCMD em tempos distintos, gerando atraso ao processo; demora do Setor de Escrituras em receber a validação das minutas por parte do Setor Jurídico; demora do Setor de Escrituras em receber os comprovantes de pagamentos de ITBI, FRJ e ITCMD por parte do cliente; demora da ida dos procuradores ao Cartório para assinatura as escrituras) e a adequação através do BPMN, implantando ações e boas práticas.Monografia Acesso fechado Clima organizacional e satisfação: estudo de caso na empresa Personal Evolution(2018) Machado, Luciane AparecidaUm bom ambiente de trabalho com colaboradores engajados e satisfeitos é um fator que fortalece a atuação da empresa no mercado. A falta de investimentos e cuidados com fatores humanos por parte da instituição e a atmosfera psicológica que caracteriza o clima organizacional se negativo e desfavorável afeta a motivação e o comportamento dos funcionários, logo, o rendimento fica comprometido. Para avaliar este quesito as empresas tem à disposição a pesquisa de clima organizacional sendo uma ferramenta dentro da gestão de pessoas de suma importância. Desta forma, este estudo propõe um comparativo entre a pesquisa de análise de clima aplicada no ano de 2015 na empresa Personal Evolution com a nova pesquisa aplicada em 2018. O objetivo foi de identificar o grau de satisfação dos colaboradores, incrementar as capacidades de força laboral e melhorar a motivação propiciando também a gestão da empresa uma maior e melhor possibilidade de gerenciamento da organização. Com isto pretende-se estabelecer e executar um plano de ação para melhorar o clima organizacional da empresa em estudo. A metodologia de pesquisa compreende a pesquisa de campo em todos os setores da empresa e pesquisa bibliográfica. A pesquisa caracteriza-se como sendo do tipo de estudo de caso de natureza quantitativa descritiva através de uso de questionários na empresa em análise com 100% dos colaboradores. Através da pesquisa, pode-se observar que os resultados foram muito satisfatórios no ano de 2018, mostrando que as estratégias adotadas pela empresa estudo após pesquisa de 2015, estão surtindo efeito e aumentado a satisfação dos colaboradores.Artigo Científico Acesso aberto A satisfação dos clientes da Acervo(2018) Laurindo, Karoline SouzaThis article refers to the satisfaction of the customers of a document management company. This study had focused on evaluating the perception that customers have of the company, from the assessment of the provision of its services. To identify this information was used in the descriptive research, with the withdrawal method, through the use of the survey tool, applied in a representative sample of these customers. The results obtained showed that the Organization, despite not having held previous searches, has a good assessment of the needs of their customers, since it was observed a high positive index in your answers. The different elements of the marketing services compound have been assessed with good approval ratings, however, issues that seemed satisfactory-or even resolved-were surprisingly problematic, as the relationship with the clients. However, these same customers were attentive and constant improvements, friendly and willing to cooperate for that purpose, in order to remain linked to Acervo Comércio e Serviços Eireli.Monografia Acesso fechado Gestão estratégica: planejamento estratégico na empresa MG Corretora de Seguros LTDA(2018) Natal, IsabelleO tema do presente estudo é a administração estratégica, que de maneira genérica a literatura a conceitua como um processo contínuo, que inicia fora da organização e desdobra-se dentro dela, e interativo, por consistir em uma série de etapas que são repetidas ciclicamente, que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente. A administração estratégica permite conhecer o macro e microambiente nos quais a organização está inserida e, conhecendo esses ambientes é possível descobrir suas ameaças e oportunidades, como também identificar, a partir da análise do ambiente interno, seus pontos fortes e fracos. Considerando a importância do planejamento estratégico e sua validade para toda e qualquer tipo de organização, o problema desse estudo consiste na elaboração do planejamento estratégico para empresa MG Corretora de Seguros, localizada no município de Palhoça/SC, através de pesquisa exploratória, na qual realizou-se um levantamento bibliográfico sobre o tema, seguida de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, sobre os ambientes externos (macroambiente, setor e concorrentes) e interno da empresa em questão. O estudo proporcionou, a partir das análises realizadas, elaborar um conjunto de estratégias que deve permitir a empresa intensificar sua competitividade.Relatório de Estágio Acesso fechado Gestao de pessoas: treinamento e desenvolvimento na ong lar Nossa Senhora do Carmo(2018) Correia, Marli TerezinhaTrabalho de conclusão de curso em administração: gestão de pessoas: treinamento e desenvolvimento na ong lar Nossa Senhora do Carmo.Artigo Científico Acesso aberto Gestão do conhecimento no transporte de passageiros: capacitadores e desafios(2018) Santos, Anderson Schlemper dosEsta pesquisa investigou aspectos condicionantes à adoção da gestão do conhecimento em uma empresa de transporte rodoviário de passageiros, considerando a percepção de seus gestores. Metodologicamente, a pesquisa caracterizou-se como qualitativa, do tipo estudo de caso. Entrevistas, observação participante e análise documental foram utilizadas para a coleta de dados.Monografia Acesso aberto Pesquisa de clima organizacional na filial da Beira Mar empresa Droga Raia(2018) Santos, EdinaA presente pesquisa teve como objetivo geral analisar o nível de satisfação dos colaboradores de uma filial da empresa Droga Raia através de uma pesquisa de Clima Organizacional. O estudo é classificado como estudo de caso descritivo, exploratório e aplicado. Através da aplicação de um questionário aplicado para 16 (dezesseis) funcionários da filial estudada. Sobre o clima organizacional da filial da empresa Droga Raia, baseado em Luz (2003), conclui-se que os funcionários estão satisfeitos em relação as variáveis questionadas, pois apresenta respostas positivas sobre: a experiência na empresa e o relacionamento da mesma com os funcionários; sobre o plano de carreira oferecido pela empresa; sobre treinamento e desenvolvimento; sobre relacionamento com colegas de trabalho; e sobre o relacionamento com o gestor da filial, por outro lado nota-se que há oportunidade de melhoria em outros indicadores como: remuneração e benefícios; plano de carreira; e escala e jornadas de trabalho. Sendo assim pode-se concluir que o clima organizacional da filial da Droga Raia é bom, com oportunidade de melhorias segundo os funcionários participantes.Artigo Científico Acesso aberto Aplicação de um modelo de planejamento e controle de produção em uma pequena empresa de esquadrias de alumínio(2018) Cruz, Mateus StainbachAo inserir uma estratégia de PCP em uma pequena empresa, basicamente, a administração da produção envolve o mesmo conjunto de atividades para qualquer tamanho de organização. Dentro deste contexto, o presente estudo visa fazer a implantação de um sistema de PCP em uma pequena empresa de esquadrias de alumínio, buscando melhorar os processos e sistemas produtivos, que vão desde a conscientização dos funcionários até o uso do softwares de gerenciamento da empresa e do estoque. A partir disso, a proposta desse estudo foi adotado o sistema baseado no estudo de Corrêa, Gianesi e Caon e, readaptado por Barros Filho e Tubino para pequenas empresas que não possuem nenhum sistema produtivo característico. Esse modelo consiste na abordagem de 10 etapas de implantação em uma empresa, partindo dos pontos iniciais mais básicos até a implementação do sistema de software de gerenciamento da empresa e do estoque. Notou-se que houve melhora quanto a organização e conscientização dos colaboradores sobre a importância de um PCP adequado, onde a empresa operou com maior capacidade produtiva, maior espaço físico disponível, melhorias no sistema e no processo. Além disso, foi possível observar melhora em todos os âmbitos, o processo de planejamento e controle de produção na prática, dentro desse conceito o processo de melhoria dos processos produtivos da empresa foi executado com sucesso.Monografia Acesso aberto Melhoria e gestão de processos: estudo de caso em um operador logístico(2018) Lima, Christine DiasEste trabalho apresenta propostas de melhorias através da utilização do ciclo PDCA no setor de picking da empresa X, situada na cidade da Palhoça, no estado de Santa Catarina, no ramo de operador logístico a empresa é referência na região. Almejando sempre pelo melhor resultado e atendimento ao cliente, após alguns anos no mercado e diante a imensa disputa entre os concorrentes, a empresa em estudo busca incessantemente práticas para a redução de custos e a melhoria das ferramentas internas que auxiliem a qualidade da operação. Através disto, viu-se a importância em apontar os pontos fracos da operação e quais os fatores que mais impactavam na produtividade do setor. Pensando nisto, primeiramente foram executadas algumas técnicas da ferramenta da qualidade, como Branstorming, Diagrama de Ishikawa, Gráfico de Pareto, como forma de iniciar o ciclo PDCA para planejamento da ação a ser tomada diante os problemas apresentados durante a pesquisa.Monografia Acesso fechado Implantação dos produtos orgânicos nos mercados Dona Bella(2018) Lofi, João PauloO objetivo principal deste trabalho é apresentar um plano de marketing necessário para a comercialização de produtos orgânicos no setor de Hortifrúti dos mercados Dona Bella. Como objetivos específicos tem-se: pesquisar aporte bibliográfico acerca de marketing e gestão dos elementos do mix de marketing; apresentar diagnóstico, análise SWOT e prognóstico organizacional; e, propor um plano de marketing necessário para a comercialização de produtos orgânicos. Metodologicamente utilizou-se de pesquisa básica, qualitativa, descritiva e estudo de caso. Conclusivamente apresentam-se um diagnóstico, análise SWOT e prognóstico organizacional da/para o mercado Dona Bella. Também, apresenta-se um plano de ação necessário para a comercialização de produtos orgânicos no setor de Hortifrúti dos mercados Dona Bella. E, por último, apresentam-se sugestões como estratégias de marketing para otimizar os resultados do mercado Dona Bella.Plano de Negócio Acesso embargado Plano de negócio para o restaurante temático Joozz(2018) Joaquim, LeonardoThis study has the theme of entrepreneurship and its problem is the identification of the feasibility of the opening of the Joozz themed restaurant, for which a business plan has been developed. The general objective of the study is to develop the business plan for the company mentioned above and the methodology used to conduct the exploratory research, followed by a descriptive, qualitative approach, using primary and secondary data. To accomplish this, research was done on three types of economic scenarios as well as information on consumer trends and information from the entrepreneurial area through conversations with professionals and entrepreneurs in the gastronomic area, with which it was possible to develop the four present plans of the plan of business. Thus, the viability of the business was projected in three scenarios: the pessimistic, the realistic and the optimistic, in which it was found that the viability of the business only occurs in two of the three scenarios presented, the normal and optimistic scenario.