Educação Física

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  • Monografia Acesso fechado
    Emprego do treinamento hiit na prevenção de doenças cardiovasculares
    (2022-12-14) Barboza, Pedro de Almeida
    As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Corresponde a cerca de 18 milhões de mortes todos os anos segundo dados da OMS. O método de treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) é apresentado como uma das possíveis medidas preventivas para as doenças cardiovasculares. O objetivo deste trabalho é apresentar as causas das doenças cardiovasculares, os efeitos do treinamento intervalado de alta intensidade no organismo e seu papel no combate às doenças cardiovasculares na sociedade. Método: Uma revisão narrativa. Revisão da literatura de artigos científicos e artigos publicados por órgãos e revistas renomadas na área da saúde a partir do ano 1990. A pesquisa foi feita utilizando as bases de dados SciELO e PubMed. Conclusão: A prática regular de atividade física é uma das principais medidas preventivas contra doenças cardiovasculares. Apesar do método HIIT exigir maior pesquisa quanto aos seus efeitos no organismo, sua aplicação é recomendada caso bem orientada e supervisionada. O HIIT apresenta uma atividade física acessível, segura e efetiva para o tratamento preventivo das doenças cardiovasculares.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Lesões musculoesqueléticas em bailarinos e bailarinas
    (2022-12-26) Suhogusoff, Ana Luisa Machado
    A vida dos bailarinos é cheia de desafios onde seu corpo é sujeito a situações extremamente estressantes devido à rotina sobrecarregada de treinos e ensaios, o que os torna suscetíveis a lesões. Essa intensa sobrecarregada é demanda da constante cobrança para chegar à perfeição técnica e artísticas exigindo esforços físicos semelhantes às de um atleta de alta performance. Os bailarinos costumam iniciar sua carreira muito cedo, oque com uma escassa consciência corporal influencia no desenvolvimento de suas estruturas corporais, que podem ser prejudicadas levando a lesões crônicas ou futuras. Esse estudo teve delineamento bibliográfico com o objetivo de investigar a ocorrência de lesões musculoesqueléticas em bailarinos e bailarinas e suas principais lesões que ocorrem nesta modalidade artística e suas prováveis causas. As lesões que mais acometem bailarinos são localizadas nos membros inferiores, sendo as inflamações e torsões as mais comuns. O tratamento das lesões muitas vezes é prorrogado ou ignorado em virtude dos compromissos profissionais e do medo do afastamento. A literatura sobre esse tema é escassa e recente, se fazendo necessária uma maior pesquisa nesta área.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Sociabilização e idosos na hidroginástica: como motiva-los ao exercicio
    (2022-12-16) Mian, Marcus Vinicius
    A água é um meio muito utilizado para diversas finalidades desde os primórdios da sociedade, durante tempo corrido foram descobertas por meio de pesquisas e testes, propriedades regenerativas e relaxantes em diversas temperaturas, profundidades e localidades; dentre esses atributos foi desenvolvido um meio de fortalecimento e exercícios físicos, que com o passar dos anos teve como nome: hidroginástica. Ela era usada primordialmente para guerreiros de exércitos para fortalecimento e recuperação, muito tempo depois foi aberto a todos os públicos com a finalidade de oferecer exercícios físicos. Hoje em dia ela é uma pratica esportiva muito recomendada para pessoas com dificuldade de locomoção e esforços, onde a adesão de alunos é mais voltada para o público idoso, este artigo traz como foco de pesquisa qual o motivo de os alunos idosos começarem atividades de hidroginástica e não permanecerem por muito tempo nelas. Eles acabam por muitas vezes desistindo das atividades físicas no geral, portanto o objetivo deste estudo foi uma revisão de literatura em artigos científicos, teses de doutorado e mestrado, em bases de dado como: google acadêmico, biblioteca virtual da saúde, e o site da câmara municipal de São Paulo, site do IBGE, site do repositório institucional da UNESP, para debater por meio desta pesquisa quais seriam os motivos das desistências das atividades, e quais seriam as possíveis soluções para que este número diminua, foi encontrado estudos identificando que aspectos como: ambiente das aulas e capacitação dos profissionais que regem as aulas são fatores determinantes para que estes alunos escolham permanecer nas aulas, ou busquem outras atividades e locais.
  • Monografia Acesso fechado
    Relação das Pessoas com Deficiência no Esporte.
    (2022-12-15) Silveira, Camila Cristina de Almeida
    Desde seu surgimento o esporte adaptado vem sofrendo mudanças junto com a evolução dos valores que são construídos com a sociedade. O objetivo deste trabalho é correlacionar a evolução das relações e da sociedade baseada na inclusão de pessoas com deficiência no esporte. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, analisando as perspectivas, reflexões e expressões de pesquisadores sociais e da área de Educação Física, que buscam entender a evolução e quais mecanismos o homem utiliza e como ele se adapta às necessidades frente a inclusão das pessoas com deficiência. Esta realidade foi estudada por diversos autores, principalmente nas últimas duas décadas. Como a demanda pode gerar novas maneiras de praticar o mesmo esporte, como novas ações abraçam as mais distintas diversidades. Essa transformação valoriza aspectos da humanização e equipara as capacidades e as pessoas dentro da sociedade, transformando o olhar diferente a empatia e quebra de paradigmas fisicamente conceituais, popularizando ainda mais o esporte e trazendo mais oportunidades e qualidade de vida para os cidadãos. O método utilizado neste trabalho foi de pesquisa qualitativa básica bibliográfica e documental, tendo como fonte diversos artigos e matérias relacionadas à evolução dos esportes para incluir pessoas, ante aos desafios de uma sociedade pouco inclusiva, buscando entender propostas no âmbito do ambiente escolar, como: adaptar a aula de Educação Física já presente na grade curricular, valorizar as características dos alunos, conhecendo um a um; transmitir um aprendizado global, não fragmentado; Interagir de forma consciente e ativa; transmitir valores que levem à sociabilização e à cooperação; utilizar a ludicidade, levando o aluno a vivenciar o prazer, a inclusão, a criatividade com liberdade e expressividade; promover aulas mistas com brincadeiras, jogos e danças.
  • Monografia Acesso aberto
    Comparação das respostas cardiometabólicas e motivacionais em diferentes protocolos de treinamento aeróbico
    (2022) Silva, Carlos
    RESUMO A autosseleção da carga do exercício aeróbico é uma perspectiva de treinamento que possibilita ao praticante a percepção de autonomia (escolha do ritmo), melhora da aptidão física e emagrecimento. Objetivo: Comparar o efeito de quatro protocolos de treinamento aeróbicos nas respostas cardiometabólicas e psicológicas em indivíduos de ambos os sexos. Procedimentos metodológicos: Em experimento cruzado e randomizado, a amostra foi composta por 11 indivíduos com idade entre 56 ±10 anos, massa corporal 76,1 ± 9 kg, estatura 1,61 ± 4,5 cm, IMC 29,2 ± 2,4 kg/m2 e percentual de gordura corporal 34,5 ± 8,8% não praticantes de exercícios físicos supervisionados por pelo menos 6 meses. Realizaram quatro diferentes protocolos de treinamento aeróbico em esteira ergométrica sendo (I) individual intensidade autosselecionada (IA), (II) individual intensidade prescrita (IP) (64-76% da FC max), (III) small group intensidade autosselecionada (AS) e (IV) small group intensidade prescrita (SP) (64-76% da FCmax) com duração de 30 minutos e intervalo de pelo menos 72 horas entre cada sessão. Foram analisados frequência cardíaca (FC), lactato, percepção subjetiva de esforço (PSE), resposta afetiva (FS), escala de ativação (FAS), divertimento, intenção de repetir a sessão e estados de humor (BRUMS). A análise estatística usada foi ANOVA com post-hoc de Tukey (p<0,05). Resultados: As análises da FC, lactato e PSE não apresentaram diferença significativa entre os protocolos de treinamento. A resposta afetiva apresentou menor declínio no protocolo IA com significância (p<0,05) e a intenção de repetir a sessão de exercícios foi maior no protocolo IA com diferença estatística (p<0,05). Conclusão: Os dados permitem concluir que o protocolo de treinamento I.A. apresentou maiores resultados para resposta afetiva, divertimento e para intenção de repetir a sessão de exercícios, variáveis que podem vir a contribuir no processo de aderência a prática regular de exercício.