Administração FGV

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    A importância da governança na melhoria da qualidade dos dados e na tomada de decisão de marketing
    (2023-06-30) Rossi, Eduardo Dallagnol
    Governança de dados é uma prática essencial em um mundo guiado por dados, com o objetivo de garantir a disponibilidade, integridade e a segurança dos dados da organização. Dentro do contexto de marketing a governança dos dados desempenha um papel crucial na qualidade e na eficácia das decisões tomadas. Em um mercado altamente competitivo as decisões de marketing podem ser determinantes para o sucesso de uma empresa, ou seu fracasso, por este motivo, não somente tomar decisões baseadas em dados, mas ter como prioridade também a qualidade dos dados em que estas são baseadas leva as organizações a buscarem soluções de governança. As decisões de marketing abrangem vários aspectos da organização, como desenvolvimento de produto, preço, praça e promoção, além de desenvolver estratégias para influenciar a percepção dos clientes, posicionamento de mercado e geração de receita. Este estudo, de caráter qualitativo e exploratório, tem como objetivo investigar se, e como a governança de dados pode impactar positivamente na melhoria da qualidade dos dados e na tomada de decisão de marketing.
  • Monografia Acesso aberto
    Avaliação de treinamento: uma revisão da literatura sobre a importância da avaliação no programa de treinamento e desenvolvimento nas organizações brasileiras do setor público
    (2023-06-30) Erthal, Luiz Felipe
    A competição global e a velocidade das mudanças reforçam a importância do capital humano dentro das organizações, sejam elas privadas ou públicas. A criação de programas de conformidade que englobe não somente clientes e fornecedores, mas principalmente, os colaboradores da empresa, é essencial para o crescimento e desenvolvimento de uma organização, além de ser considerado um diferencial competitivo. As organizações, de forma geral, têm focado suas atenções somente no funcionamento operacional, atendimento das demandas dos clientes e melhoria de seus resultados, permanecendo alheias à gestão de pessoas e todos os benefícios daí decorrentes. Diante deste cenário, esta pesquisa objetivou demonstrar a importância da avaliação para a validação dos programas de treinamento e desenvolvimento, a relação entre aprendizagem, treinamento e transferência do treinamento para o trabalho, e ainda, verificar a extensão da transferência do aprendizado e sua vinculação aos objetivos organizacionais. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória e de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa. Concluiu-se que investir em treinamentos constantes é essencial, os quais beneficiam não só a organização, mas para o clima organizacional como um todo, com melhorias nas condições de trabalho e na relação jurídica existente entre o empregado e empregador, sendo, atualmente, um diferencial adaptar-se a essa nova realidade de gestão.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Proposta de implantação da cultura lean nos setores de estoque e expedição: um estudo de caso na empresa 8 Elos.
    (2023-06-27) Cadore, Isadora Soares
    A busca pela eficiência operacional e aprimoramento contínuo têm se tornado objetivos cruciais para as organizações em um cenário empresarial cada vez mais exigente, competitivo e dinâmico. Nesse contexto, a cultura Lean se mostra como uma abordagem para impulsionar a excelência organizacional ao enfatizar a eliminação de desperdícios, direcionar o foco no aumento na qualidade do serviço prestado e na busca do fortalecimento da satisfação dos clientes, além da aplicação de ferramentas e técnicas específicas, englobando uma mudança cultural na empresa, na qual todos os membros da organização são incentivados a participar ativamente da identificação e solução de problemas. Neste sentido, o presente estudo, de caráter descritivo e exploratório, tem como objetivo realizar uma pesquisa experimental, desenvolver e propor recursos para uma implantação de cultura Lean e de melhoria contínua nos setores de estoque e expedição em uma distribuidora de produtos higiênicos em Tijucas, Santa Catarina.