Arquitetura e Urbanismo

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 30
  • Monografia Acesso aberto
    Centro terapêutico para saúde mental
    (2023-12) MELO, Maria Eduarda de
    O presente trabalho trata sobre a aplicação de conceitos de humanização em um anteprojeto de Centro Terapêutico destinado a saúde mental e como a arquitetura interfere no processo de cura das pessoas que sofrem com transtornos mentais, localizado no bairro Enseada de Brito, no município de Palhoça, Santa Catarina. Para embasamento do tema, aborda-se o histórico da loucura assim como o histórico dos manicômios, sendo imprescindível entender os transtornos mentais e suas limitações espaciais para o melhor desenvolvimento do anteprojeto. Também foi realizada um breve estudo sobre conceitos de humanização nos ambientes hospitalares, como conforto ambiental, neuroarquitetura, biofilia e psicologia ambiental. O conceito para o desenvolvimento da proposta tem a cobertura de palha como protagonista e coloca o usuário como centro do programa de necessidades, de forma com que o paciente se sinta tranquilo e desenvolva atividades em que ele sinta prazer em praticar, através das terapias integrativas.
  • Monografia Acesso aberto
    Casa amar: centro de acolhimento para mulheres em situação de violência em Florianópolis
    (2023-12) ESPINDOLA, Isabela Olivo
    Casa amar - centro de acolhimento para mulheres em situação de violência em Florianópolis A violência contra a mulher permeia décadas e é um assunto a ser tratado diariamente. Em Florianópolis o aumento dos casos destacou-se após a pandemia do Covid19, sendo extremamente necessário a criação de novos equipamentos públicos voltados para o acolhimento e recuperação das vítimas nessa condição. A casa amar trata de um anteprojeto de arquitetura, com a proposta de um centro de acolhimento para mulheres e seus filhos, de média e longa duração, com o objetivo de proporcionar a recuperação saudável e completa das vítimas, através da neuroarquitetura.
  • Monografia Acesso aberto
    Clube de música eletrônica: o salão de festa das bruxas de Itaguaçu
    (2023-12) ROSA , Sabrina Medeiros da
    O presente trabalho tem como proposta estudar referenciais, a fim de apresentar o anteprojeto de um clube de música eletrônica, baseado na cultura local da cidade de Florianópolis, Santa Catarina, o conto “O salão de festa das bruxas” com objetivo de aprofundar e entender o tema, para trazer uma proposta autêntica, a fim de acabar com a monotonia. Com base nas análises feitas sobre a área de estudo, foi possível entender suas necessidades, traçar diretrizes para elaboração do partido geral, e lançar o planejamento de um ambiente funcional. O principal objetivo deste trabalho é trazer um ambiente onde a música possa ser a principal conexão entre as pessoas e o ambiente, valorizando a cultura local e sua natureza, trazendo em sua materialidade elementos que remetem ao conceito.
  • Monografia Acesso aberto
    Pousada Vale do Cubatão: sossego e tranquilidade no berço da imigração
    (2023-12) ARAÚJO, Geovani Martins de
    Este trabalho de pesquisa tem como finalidade o desenvolvimento de um anteprojeto arquitetônico para uma pousada, com o objetivo de proporcionar um local de refúgio e de descanso em meio a natureza e que promova, por meio da sua arquitetura, conectividade histórica com a colonização germânica ocorrida no século XIX no município de Águas Mornas, SC. A partir de uma metodologia de pesquisa qualitativa de caráter exploratório, são explanados os principais assuntos que envolvem o tema, como a imigração alemã em Santa Catarina, a técnica construtiva enxaimel e o turismo rural, com a finalidade de adquirir o embasamento teórico necessário para a compreensão do mesmo como um todo. Através da análise de estudos de caso e referenciais projetuais, busca-se uma melhor compreensão e entendimento do funcionamento de uma pousada e da utilização de referências históricas e culturais na concepção do conceito e partido arquitetônicos. Localizado no bairro Vargem Grande em Águas Mornas, às margens da BR-282, o projeto visa a conexão entre a cultura histórica e a natureza presente no entorno de um terreno de aproximadamente 20 hectares com vista privilegiada para o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
  • Monografia Acesso aberto
    Loteamento e unidades residenciais unifamiliares de baixo custo no município de Palhoça - SC
    (2023-10-04) Souza, Valquiria Borin de
    Este Trabalho de Conclusão de Curso, propõe o desenvolvimento de um anteprojeto para um conjunto habitacional de moradias unifamiliares de pequeno porte localizado no município de Palhoça / SC, na grande Florianópolis, onde a falta de moradia vem crescendo, juntamente com a falta de propostas advindas do governo. No estudo será tratado como fundamentos os princípios básicos de arquitetura como ergonomia, e funcionalidades, as quais devem partir de um orçamento reduzido. É apresentado uma visão geral sobre o surgimento das ocupações irregulares, o histórico das políticas habitacionais no Brasil, tipologias de sistemas construtivos, além de algumas referências projetuais. Palavras-chave: Arquitetura; Habitação Social; Baixo Custo.
  • Monografia Acesso aberto
    Passeio Campo D'una: shopping a céu aberto e parque linear
    (2023-06) Barros, Eva Giseli
    O Passeio Campo D’Una, localizado em Garopaba, Santa Catarina, no bairro Campo D’una, se caracteriza como um espaço multifuncional com formato de um Open Mall não convencional, pois ele é mais que isso, é um corpo complexo com características de um parque linear com feiras livres, comércio de rua, lazer em espaço público e áreas verdes. Este projeto visa valorizar setores distantes ao centro atraindo a população para uma nova área de convivência onde reuni num mesmo lugar tecnologia, cultura, conforto, diversão, espaços de contemplação, gastronomia e oportunidades de negócios. Com isso, pode-se criar um dinamismo constante, instituindo um ambiente público com identidade e vida ativa, tornando o lugar um ponto de referência no acesso da cidade, o que contribui com a questão urbanística e promove a interação urbana, trazendo vida às ruas, menor deslocamento, incentivo à economia da cidade e gerando mais empregos. Desta forma, o projeto contribui para uma maior qualidade de vida e segurança para os cidadãos.
  • Monografia Acesso fechado
    Fórum do Norte da Ilha: a humanização da arquitetura judiciária
    (2023-06-21) Rosso, Gabriel Costa Serafim
    Este trabalho possui como objetivo o embasamento técnico e teórico para o desenvolvimento, a nível de estudo preliminar, da nova sede do Fórum do Norte da Ilha, da Comarca da Capital. Quando foi promulgada a Constituição de 1988 e reestabelecido o regime democrático no Brasil, o Poder Judiciário Estadual reassumiu seu papel como porta de entrada a um dos três poderes da República e se consolidou como um garantidor de acesso aos direitos básicos de um cidadão: saúde, educação, dignidade, liberdade e justiça. São nos Fóruns em que o cidadão recorre à Justiça para ter garantido, por exemplo, o acesso a vagas em creches e o acesso a medicamentos de alto custo quando o Poder Executivo não cumpre seu papel. Na capital do estado de Santa Catarina, devido à grande densidade populacional e concentração de empresas, a estrutura da Justiça de Primeiro Grau foi dividida e distribuída em regiões. Dentre as sedes da Comarca da Capital, a que possui maior urgência de um novo edifício é o Fórum do Norte da Ilha, o qual atualmente divide suas funções em uma estrutura na Universidade Federal de Santa Catarina e em um pavimento comercial locado na SC-401. Pela pesquisa histórica é possível observar que as edificações judiciárias tiveram sua origem na Roma Antiga e com o declínio do Império Romano praticamente desapareceram. Foi somente com o surgimento das monarquias constitucionais e com a formação de regimes democráticos em que elas reapareceram e ganharam protagonismo.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro de acolhimento de animais em situação de abandono, no município de Palhoça/SC - Formiguinhas de Luz
    (2023-06-21) Felisbino, Jeane dos Santos
    O objetivo deste trabalho é a elaboração de um anteprojeto para arquitetura de um centro de acolhimento de animais em situação de abandono, localizado no município de Palhoça/SC, que busque possibilitar, por meio de sua arquitetura, o acolhimento, a dignidade e o bem-estar animal, promovendo a sua (re)inserção em novos lares. O abandono de animais sempre existiu, mas ultimamente o tema vem ganhando um espaço significativo entre as pessoas contra a crueldade animal. Situações como essas vem sendo combatidas por protetores de animais dia após dia para alcançar um objetivo único, a extinção dos maus-tratos aos animais, mas esse é um “trabalho de formiguinha”, árduo e lento, e ainda há muito que evoluir em relação a conscientização da população sobre os maus-tratos a animais, pois esta temática especificamente não possui tanto amparo no que diz respeito a políticas públicas, mesmo que hoje em dia tenha a Lei de proteção animal nº 9.605 de 1998. Além do abandono de animais, também pode-se citar a exploração e comercialização de animais de raça, que devido à grande procura, acaba fomentando o mercado pet e gerando a criação de canis clandestinos onde mantem inúmeros animais em condições insalubres, com único e exclusivo proposito de lucrar em cima da vida desses seres indefesos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Ópera House Florianópolis
    (2023-06-28) Boldrini, Leonardo Dinon
    Este projeto trata de uma pesquisa e análise de um anteprojeto arquitetônico cultural para uma casa de espetáculos; localizada no bairro centro, mais precisamente sob o leito da ponte Hercílio Luz, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. O principal objetivo da edificação é potencializar as atividades turísticas, econômica, culturais e sociais do entorno. Diante disso, utilizou-se um método de pesquisa qualitativo e exploratório, obtido de fontes secundárias. Com base na pesquisa e análise realizadas, estuda-se a configuração, características e comportamento de algumas casas de espetáculos e centros multiuso, traçando diretrizes e acumulando conhecimento para então ter uma solução propícia para a proposta e a problemáticas propostos.
  • Monografia Acesso aberto
    Templo protestante pescadores de homens
    (2023-02-17) Gonzalez, Isabela Braga Marques
    Boa parte dos templos protestantes no Brasil são galpões ou salas comerciais alugadas e adaptadas pra as suas necessidades litúrgicas. Como consequência, boa partes desses templos sofrem com problemas de acessibilidade, conforto ambiental e acústico. Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo criar um projeto de templo e praça no bairro do Campeche em Florianópolis. Nesta proposta acadêmica apresentada em nível de anteprojeto, enfatizas-se o conforto térmico e acústico, bem como a acessibilidade e a segurança, em sintonia com as leis voltadas a edificações para reunião de público.
  • Monografia Acesso aberto
    Refúgio natural: arquitetura e ecoturismo
    (2022-12-06) Martins, Jéssyca da Silva
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar o estudo necessário para elaboração de um Resort com foco no ecoturismo. O projeto será desenvolvido em Florianópolis no bairro de Santo Antônio de Lisboa e tem como motivo desenvolver o ecoturismo e preservação do meio ambiente na região. Por estar localizado em uma ilha, Florianópolis possui diversas praias onde se concentra o turismo da cidade, portanto a ilha dispõe de uma área de vegetação da mata atlântica extensa que pode contribuir para o ecoturismo, esses levantamentos justificam a escolha da cidade para o anteprojeto arquitetônico. A história e evolução da arquitetura hoteleira se desenvolve a partir da necessidade de acomodação dos viajantes, principalmente após a segunda guerra mundial e a expansão da econômica, que ampliou o setor turístico, o que passou a ser um grande promotor das redes hoteleiras. Ao longo das expansões da hotelaria, criou-se classificação e categorias dos hotéis. O equipamento turístico de refúgio proposto nesse caderno de pesquisa está classificado como Eco Resort e apresenta atributos como: beleza natural, legislação de proteção ao meio ambiente, tratamento paisagístico, piscinas, conforto nas acomodações, foco em atividades de lazer no meio da natureza impactando o mínimo possível o meio ambiente, entre vários outros atrativos e comodidades.
  • Monografia Acesso aberto
    Casa de repouso Novo Horizonte: um novo conceito de envelhecer em São Bonifácio, Santa Catarina.
    (2022-12-12) Roesner, Marcelo John Heinzen
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso I tem como objetivo principal a elaboração de uma Casa de Repouso em São Bonifácio/SC. A terceira idade chega para a maioria das pessoas, entretanto nem todos se preparam para recebê-la. Estrutura apropriada, ambientes planejados para indivíduos com a idade avançada, espaços acolhedores e saudáveis são algumas das necessidades que muitas vezes não são supridas de forma adequada. O propósito do presente trabalho é a elaboração de um partido arquitetônico, com base nas dificuldades particulares de cada indivíduo e nas dificuldades que vão surgindo ao longo dos anos, mostrando que a arquitetura não envelhece, se transforma e, é uma importante ferramenta de cooperação para o bem-estar humano. Foram realizadas pesquisas, constatando-se que não há no município de São Bonifácio, um local que acolha o idoso em sua necessidade, fazendo com que o mesmo necessite mudar-se para uma outra cidade afim de encontrar uma instituição de longa permanência. Finalizando com uma proposta de implantação de uma Instituição de longa permanência para Idosos em São Bonifácio/SC
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Bem viver indígena: espaços de passagem ou permanência?
    (2022-12-12) Bem, Sabrina Gonçalves de
    O crescimento das migrações indígenas para as cidades, decorre de diversos fatores, como a expulsão de suas terras, desmatamentos, avanço das cidades sobre seus territórios, escassez de alimentos, comercialização de seus artesanatos para complementação de renda, entre outros casos. Esta necessidade de migração para as zonas urbanas, resulta, muitas vezes, em cenários degradantes, como a falta de moradia. As famílias indígenas que migram para a cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, além do preconceito, se deparam com a inexistência de um espaço adequado para abrigá-los. Com base nestas demandas, o presente caderno aborda fundamentação teórica e estudo preliminar, relacionado aos povos indígenas, com foco em suas habitações originárias e atuais, que servirão como base para elaboração de um anteprojeto arquitetônico sobre o tema Casa de Passagem Indígena em Florianópolis - SC, com a finalidade de abrigar os indígenas, em sua maioria de etnia Kaingang, que migram para a capital.
  • Monografia Acesso fechado
    Casa de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica
    (2022-12) Menezes, Gustavo Gonçalves de
    Estudo sobre a violência doméstica existente na cidade de Santa Maria RS, suas causas, diferença de gênero e incidências.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Templo ecumênico junto ao Hospital Universitário
    (2022-12-12) Back, Katharine
    O presente trabalho trata do tema arquitetura religiosa focada em um espaço de múltiplas – fés em Florianópolis. Com o intuito de unificar todas as religiões, sem julgamentos, para atender as diferentes formas de manifestações religiosas presentes hoje. Tendo como objetivo principal a proposta de um local de refúgio, acolhimento e interiorização para quem está frequentando o Hospital Universitário da UFSC. Diante disso, tem-se como método para o trabalho documentos científicos, estudos de caso, estudos na área de proposta de projeto e estudos para compreensão de fluxos e setorização de serviços, traz um panorama das principais religiões cultuadas hoje, no Brasil e em Florianópolis, com o intuito de absorver suas necessidades fundamentais nesta proposta. Levando em conta que o local proposto para o projeto, abrange uma diversidade cultural e religiosa muito grande, possui potencial para o proposta de um templo de múltiplas - fés. Com a elaboração de tal projeto concluiu-se a possibilidade do diálogo inter-religioso, sediado por uma arquitetura cheia de simbolismo que dá abrigo para diversas crenças já existentes na cidade.
  • Monografia Acesso aberto
    Escola Montessori: um espaço de apoio para estudantes com transtornos de aprendizagem
    (2022-12-12) Passos, Valéria Ramos dos
    Em nossa sociedade a falta de inclusão para pessoas com deficiência é uma questão que merece reflexão, novos questionamentos e pesquisas que abordem o tema. Essa problemática decorre não somente na falta de cumprimento de leis, como também na parte de infraestrutura física de acessibilidade, na inclusão social, no acesso à cultura, entre outras questões. Portanto, o presente caderno de embasamento teórico apresenta a elaboração de um projeto de partido arquitetônico, sendo o objeto de estudo uma escola Montessori com um espaço de apoio para estudantes com transtornos de aprendizagem, a qual deve ficar localizada no bairro Campeche, cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, na região Sul do Brasil. Esse trabalho tem como objetivo geral desenvolver um caderno de embasamento teórico, apresentando a elaboração de um estudo preliminar sobre o tema Escola Montessori como um espaço de apoio para estudantes com transtornos de aprendizagem, no bairro Campeche em Florianópolis. Para isso, são expostos a justificativa do tema e os objetivos para elaboração do projeto. Após isso, se apresenta o referencial teórico sobre as temáticas que orientam este trabalho, o diagnóstico da área de implantação do projeto, o estudo de referenciais projetuais e os estudos de caso de edificações como referências para organização das diretrizes norteadoras. Com base nas análises efetuadas, serão traçados diretrizes e conceitos de projeto para o desenvolvimento da proposta de arquitetura. De acordo com o censo do IBGE de 2010, em Florianópolis existem cerca de 100 mil pessoas com deficiência e, levando em consideração a população total da cidade de aproximadamente 420 mil pessoas, ou seja, 25% da população possui algum tipo de deficiência. A Dislexia é um transtorno neurobiológico do desenvolvimento que envolve dificuldades de aprendizado da leitura e soletração de palavras, apesar da instrução adequada e da inteligência dentro da média. Já o TDAH, transtorno do Déficit de atenção e hiperatividade, de origem genética, é causado pela pouca produção de neurotransmissores, responsáveis pela atenção, comportamento motor e a motivação. Refere-se a um déficit no desenvolvimento cognitivo, sendo bastante prejudicial no desenvolvimento escolar. Como características principais destacam-se a dificuldade em ter atenção a detalhes e na prática de atividades, a dificuldade de organização, de brincar calmamente, de gostar de correr e subir nas coisas e ser facilmente distraído por estímulos espaciais externos. Os transtornos citados acima, fizeram parte da vida da autora desta pesquisa, onde em sua experiência educacional em uma escola particular, apresentou significativas dificuldades em relação à inclusão, ao apoio e compreensão dos professores. Deste modo, esse trabalho é motivado pelo desejo de pesquisar sobre o tema, onde se vislumbra uma escola pública inclusiva com uma rede de apoio qualificada aos usuários.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro Oncológico Maria Zenair - COMZ
    (2022-12-09) Nascimento, Juliana da Silva do
    O conceito de arquitetura hospitalar que se tinha antigamente foi se dissipando com o passar do tempo, por conta dos inúmeras estudos e análises sobre como melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de quem se vê obrigado a fazer algum tipo de tratamento nesses ambientes destinados a área da saúde bem como seus acompanhantes; onde pacientes e seus parentes vivem a angústia, tristeza, melancolia e a incerteza da enfermidade. Por meio do acolhimento e a humanização, bem trabalhada, os ambientes hospitalares podem ser um bálsamo diante da doença, pode ser considerado um oásis no meio da dor, dentro deste universo há inúmeras possibilidades, desde se trabalhar com o paisagismo, uso das cores, iluminação natural dentro outros. Gerando assim a possibilidade de se construir um projeto que seja capaz de aliviar as tensões e gerar o bem-estar físico e emocional para todos os seus usuários. O presente trabalho final de graduação tem como objetivo abordar a arquitetura hospitalar e suas medidas apropriadas para que possa gerar qualidade de vida, segurança, diminuição do nível de estresse no organismo e bem-estar diante da enfermidade. Além de apresentar o resultado e análise de um formulário destinado a pessoas que tiveram ou têm câncer, bem como seus acompanhantes, como forma de se personalizar o projeto que está em desenvolvimento pela graduanda. Deste modo pode-se compreender, mais a fundo, os desejos e anseios com relação ao que se espera desses ambientes destinados ao diagnóstico e tratamento dessa doença que amedronta tanto quem é acometido com a enfermidade. Por fim apresenta os referenciais de projetos que serão usados como forma de inspiração para a elaboração do projeto do Centro Oncológico Maria Zenair - COMZ juntamente com o estudo da legislação específica, RDC- Nº50 juntamente com CNEN - NE 3.06 de 03/90, no que se refere a unidade hospitalar além do plano diretor bem como código de obras que irão servir como diretrizes para o projeto, que é objeto final deste trabalho de graduação. Palavras-chave: Arquitetura Hospitalar. Humanização. Acolhimento. Acessibilidade. Uso das cores.
  • Monografia Acesso aberto
    Bioconstrução aplicada na arquitetura comercial e de serviço
    (2022) Gonçalves, Nádia Lopes
    O trabalho de pesquisa desenvolvido traz o tema de um centro comercial de tipologia open mall pautada nos métodos construtivos da bioconstrução, localizado em Ibiraquera, bairro pertencente ao município de Imbituba. Para compreensão dos assuntos pertinentes a pesquisa, foram postulados alguns subtemas relacionados com um breve histórico dos centros comerciais elencado com a tipologia open mall, também são abordados aspectos da arquitetura regenerativa em conjunto com termos relacionados a sustentabilidade. A pesquisa de cunho exploratória, discorre sobre diferentes técnicas e materiais utilizados na metodologia construtiva da bioconstrução, dentro de um viés permacultural, fornecendo assim, conhecimento básico para aplicabilidade na proposta do anteprojeto. O trabalho apresenta ainda questões relacionadas a identidade regional de Ibiraquera, espaços coletivos presentes no entorno imediato, dados urbanísticos e dados bioclimáticos, vistos como fatores condicionantes para compreensão do sítio de implantação. Por fim, elabora-se uma proposta conceitual de partido geral, traçando diretrizes norteadoras empregadas ao anteprojeto para obtenção de uma volumetria almejada, portanto, servindo de base para ser desenvolvida mais afinco na etapa posterior desta pesquisa.
  • Monografia Acesso aberto
    Integrar - clínica de psicologia para crianças autistas
    (2022-12-12) Passos, Leticia Santos dos
    O presente trabalho tem como premissa a proposta de um Anteprojeto de uma Clínica psicológica para crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Seu propósito é a criação de espaços onde os autistas sejam atendidos de forma personalizada, pois cada caso de autismo precisa de uma análise comportamental diferente, com uma equipe multidisciplinar capacitada para tal atividade. A criação de um local que ocasione bem estar para as crianças e suas famílias é muito importante, trazendo propostas para soluções projetuais como a humanização hospitalar, excluindo ruídos, e inserindo o lúdico na proposta. Com embasamento em estudos de casos e visita técnica foi possível verificar quais ambientes são mais favoráveis para a criação de uma clínica e quais atividades são realizadas nesses espaços, também analisando pontos críticos em projetos já existentes que poderiam ser melhor elaborados e pensados, como acessibilidade por exemplo. Sendo assim, com base no embasamento teórico e em todos os tópicos e pontos importantes para a criação deste espaço, foi selecionado um terreno que se adequasse dentro das normas e exigências estabelecidas na cidade de Palhoça, para implantação de um anteprojeto que abrigue, traga aconchego e bem estar para as crianças com TEA.
  • Monografia Acesso aberto
    Cine Rua: Cinema de rua em Palhoça
    (2022-12-12) Toledo, Angela de Moraes
    A implantação cada vez mais evidente dos cinemas em shoppings centers, e a diminuição deles nas ruas, demonstra o quanto esta atividade tem se tornado lentamente comercial, deixando de representar as culturas e costumes de cada sociedade. Afastando das salas de cinema as produções locais, e consequentemente, sua originalidade local, além de alienar as populações mais pobres, passando a priorizar as grandes indústrias cinematográficas e os valores de ingresso em níveis financeiros maiores. Partindo deste princípio, este trabalho de pesquisa, tem como tema, um cinema de rua, localizado na área central da cidade de Palhoça. Foram elencados alguns subtemas para melhor compreensão dos fatores principais de desenvolvimento do cinema. A pesquisa discute questões relacionadas à importância do cinema de rua, com o objetivo de fornecer embasamento teórico para a concepção da proposta de projeto. Os aspectos citados acima foram analisados mediante estudos de casos realizados na pesquisa. Além disso, foi desenvolvido estudo relativo ao local de intervenção escolhido, abrangendo levantamentos topográficos, econômicos, sociais e condicionantes legais. Por fim, foi elaborada uma proposta conceitual do cinema a ser desenvolvido na etapa posterior desta pesquisa.