Nutrição

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 9 de 9
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Relação entre emoções e alimentação: Análise do filme "A Baleia"
    (2024-06) LOPES, Gabriella Campos; MACEDO, Yasmin Alves Araujo; LIMA, Adriana Machado Saldiba
    Este estudo documental foi baseado no filme “A Baleia”, lançado em 2022 e premiado ao Oscar 2023, que narra a vida de Charlie, um homem de meia-idade que enfrenta uma obesidade mórbida e outras inúmeras questões profundas de sua vida pessoal como o luto, homofobia, abandono e culpa. O filme também aborda os transtornos alimentares de Charlie, caracterizado pelo consumo excessivo de comida, sendo em sua grande maioria por questões emocionais e sociais. Diante de todo o contexto e análise em relação aos transtornos alimentares, abordamos a importância e influência do nutricionista nas causas de saúde e social, evitando assim uma piora em relação ao bem-estar do indivíduo.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Benefícios de uma alimentação rica em fibras na prevenção do câncer.
    (2024-06) MIOTTI, Thaynara Aparecida Pires; BELINI, Aline Silva
    A nutrição pode ter um papel significativo na prevenção, promovendo maior qualidade de vida e recuperação, auxiliando no tratamento dos indivíduos. Este trabalho tem como objetivo analisar pesquisas científicas que evidenciam a importância da alimentação rica em fibras na prevenção do câncer. Para isso foi realizada uma revisão narrativa contendo os seguintes capítulos: câncer, fatores de risco para o câncer, fibras alimentares e prevenção do câncer. O câncer é um grande problema de saúde pública em todo o mundo, uma das principais causas de morte e um grande obstáculo ao aumento da esperança de vida a nível mundial. A fibra desempenha vários papéis benéficos para saúde que vai desde a manutenção de um microbioma intestinal saudável até a prevenção de doenças crônicas como o câncer.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Estratégias nutricionais para manejo da inflamação e redução da obesidade.
    (2024-06) LIMA, Viviane Sousa; LOPES, Anne Catherine Gonçalves; LIMA, Adriana Machado Saldiba
    O Atlas Mundial da Obesidade atualizado em 2024, evidencia que 32,60% das mulheres e 25,50% dos homens brasileiros são obesos. No passar dos anos a obesidade se tornou pauta de preocupação a nível mundial. O presente artigo foi conduzido usando os bancos de dados Pubmed e Scielo com as palavras-chave compatíveis com Modulação Intestinal; Inflamação e Obesidade a fim de analisar o impacto das intervenções intestinais no controle da inflamação e obesidade. Foi realizada uma revisão integrativa, selecionando sete estudos que envolveram testes randomizados cujos resultados proporcionaram controle inflamatório e melhoria de marcadores inflamatórios. Um estudo específico mostrou que a intervenção dietética mediterrânea isocalórica diminuiu o colesterol total plasmático e os ácidos biliares fecais. Outro ensaio com 81 mulheres, usando uma dieta anti-inflamatória, resultou em significativa perda de peso e redução do tecido adiposo visceral após 4 semanas. A intervenção dietética também causou aumento da diversidade microbiana e otimização dos níveis de Faecalibacterium prausnitzii, microorganismo que têm efeitos anti-inflamatórios. Um ensaio com 23 mulheres em dieta mediterrânea hipocalórica revelou um aumento de Bacteroidetes e redução de Firmicutes, associando um maior volume de Firmicutes à obesidade e Bacteroides à eutrofia. Para tais resultados foram utilizadas intervenções de dieta mediterrânea, suplementação de cepas probióticas, filos reconstrutores de epitélio intestinal como Akkermansia Muciniphila, que atua na produção de muco, gerando equilíbrio e autorrenovação intestinal. Ao avaliarmos a evolução e composição da microbiota intestinal durante o processo de emagrecimento e em pacientes obesos versus pacientes eutróficos, este estudo obteve interessantes resultados relacionados à alteração da composição da microbiota, gerando aumento de microorganismos associados a efeitos anti-obesogênicos durante a perda de peso. Apesar de períodos diferentes de intervenção, houveram respostas similares em relação a redução de marcadores metabólicos como insulina, glicemia, HOMA-IR. Desta forma a presente revisão apresenta resultados importantes quanto as intervenções nutricionais, mostrando efetividade no tratamento para obesidade.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    O papel da fibra dietética no diabetes gestacional: uma revisão integrativa.
    (2024-06) PAULA, Fernanda Messias da Silva de; SANTOS, Maria Avani Queiroz de Oliveira
    Introdução: O Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) é caracterizado pela diminuição da tolerância à glicose, que se inicia ou é identificada pela primeira vez durante a gestação, podendo ou não persistir após o parto. O estado nutricional adequado, resultante de uma alimentação de baixo índice glicêmico e rica em fibras, pode contribuir para a prevenção e tratamento do DMG. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa com artigos publicados nos últimos dez anos. Objetivo: Revisar estudos que tinham como objetivo a suplementação de fibras em mulheres com DMG. Resultados: As fibras alimentares têm o poder de contribuir tanto no tratamento como na prevenção de DMG, demonstrando ser de suma importância para melhorias metabólicas e no controle de peso, além disso, corrobora para a melhora do perfil lipídico. Conclusão: Uma alimentação rica em fibras está associada ao controle dos níveis de glicose durante a gravidez e melhoria das condições clínicas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Metilfolato para mulheres grávidas e em idade fértil com polimorfismo mthfr como alternativa à suplementação de ácido fólico: uma revisão de literatura
    (2023-06-21) Brito, Bruna Gonsalves de; Freitas, Luiz Alexandre de
    Introdução: O Ministério da Saúde recomenda a suplementação de ácido fólico durante a gestação, com dosagens específicas, para prevenir problemas como malformação do tubo neural. Indivíduos com polimorfismo no gene MTHFR não conseguem converter o ácido fólico em metilfolato adequadamente, o que pode levar a níveis elevados de homocisteína e complicações de saúde. É importante considerar o polimorfismo do gene ao recomendar a suplementação. Metodologia: Essa revisão literária analisou a substituição do ácido fólico por metilfolato em mulheres grávidas ou em idade fértil com polimorfismo MTHFR, utilizando publicações científicas do PUBMED e BVS. Foram aplicados critérios de inclusão específicos e as diretrizes do PRISMA foram seguidas na metodologia. Resultados: A busca eletrônica identificou 26 estudos relevantes, dos quais 6 foram sintetizados após seleção. A suplementação de metilfolato (5-MTHF) demonstrou melhorar a fertilidade em mulheres com polimorfismo, comparado ao ácido fólico. Os estudos revisados apontaram que o metilfolato resultou em níveis mais elevados de folato plasmático em comparação ao ácido fólico. No entanto, não há clareza sobre a eficácia do metilfolato em comparação com o ácido fólico durante a gravidez e sua capacidade de prevenir complicações adversas. Mais pesquisas são necessárias para entender melhor essa relação e seu impacto na saúde materna e fetal. Conclusão: O metilfolato parece ser mais eficaz do que o ácido fólico para suplementação em mulheres com o polimorfismo MTHFR para aumento dos níveis de folato ativo na corrente sanguínea, além disso, estudos sugerem que o metilfolato pode ser mais eficaz do que o ácido fólico na redução dos níveis de homocisteína. No entanto, mais pesquisas são necessárias para avaliar os efeitos em longo prazo da suplementação, principalmente em mulheres gestantes, considerando desfechos gestacionais indesejáveis como malformação no tubo neural e aborto.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Crianças com seletividade alimentar no transtorno do espectro autista
    (2022-12-14) Vieira, Bruna; Oliveira, Mariana; Santana, Thainara
    Este estudo tem como objetivo compreender a seletividade alimentar em crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista). O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão integrativa sobre a seletividade alimentar em crianças com autismo, proporcionar maior compreensão sobre um dos diagnósticos do TEA através da alimentação e identificar os principais comportamentos alimentares inadequados no autismo. Para a seleção da amostra, foram definidos critérios para artigos indexados entre 2018 e 2022, publicados em periódicos nacionais e internacionais, disponíveis nos idiomas português e inglês. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados Biblioteca Virtual, Scielo, PubMed e Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores “Seletividade alimentar”; “Transtorno do Espectro Autista” e “Autismo e nutrição” em português e "Food Selectivity", "Autistic Spectrum Disorder" and "Autism and Nutrition" em inglês. A busca resultou em 74.331 artigos, sendo 10 para a utilização dos critérios de inclusão para análise, interpretação e discussão. Os resultados mostraram que, embora haja necessidade de mais estudos, muitos autores destacam a importância da terapia de intervenção sensorial, pois os portadores de TEA requerem uma abordagem multidisciplinar para um desenvolvimento nutricional individualizado.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Alterações na microbiota intestinal associadas a perda de peso
    (2022-12-14) Costa, Roberta Macedo Bandeira de Melo; Silva, Luana Gomes; Gargano, Giovana Fernandes
    A obesidade é uma doença de causa multifatorial e pandêmica, se tornando um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. O envolvimento com o desequilíbrio da microbiota intestinal está ligado ao desenvolvimento dessa doença, sendo assim, a modulação da microbiota intestinal tem um papel importante no processo de perda de peso de indivíduos com excesso de peso. Tivemos como objetivo desta revisão entender como a composição da microbiota intestinal interfere na perda de peso em indivíduos obesos/sobrepeso após a intervenção dietética. Foi selecionado 8 artigos artigos publicados entre 2018 e 2022 realizados nos continentes da Europa, América do Norte, Oceania e Ásia, com intervalos de tempo de intervenção de 27 dias até 120 meses. Nos artigos selecionados foram realizadas diversas intervenções dietéticas entre indivíduos de 18 a 70 anos sendo elas: jejum intermitente, hipocalórica (rica de proteínas), restrição calórica (baixa densidade energética), baixo consumo de carboidratos e gorduras, com e sem suplementação de probióticos em voluntários. Entretanto, os autores entraram em discordância em seus resultados, como a associação da microbiota e perda de peso e se a microbiota é um preditor da perda de peso. Concluindo que os dados coletados nos trabalhos não oferecem evidências concretas sobre o tema, pois mostram resultados diferentes em relação a fatores geográficos, culturais, áreas urbanas, rurais e padrão alimentar.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Suplementação nutricional e fitoterápicos no tratamento da síndrome do ovário policístico: uma compilação
    (2022-12-13) Ignácio, Rodrigo de Aquino; Silva, Sara Gonçalves
    Introdução: A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma doença caracterizada por disfunção endócrina, resultando em níveis aumentados de androgênio, estrogênio e hormônio luteinizante/hormônio estimulante folicular (LH/FSH) no sangue que acomete de 6 a 10% das mulheres a partir da puberdade, suas principais manifestações são distúrbio menstrual, pilosidade, acne, obesidade, acantose nigricans, infertilidade, resistência à insulina (IR) e estado inflamatório crônico de baixo grau. Objetivo: Analisar o papel da suplementação alimentar e da fitoterapia no tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos. Metodologia: Este estudo descritivo apresenta uma revisão de literatura integrativa através da análise de artigos de revisão, meta-análises e estudos de caso. Resultados: A suplementação nutricional de vitamina D, Inositol e Ômega-3 teve resultados positivos no desenvolvimento folicular e melhora da função ovariana, concentrações de colesterol total e triglicerídeos, melhora da resistência a insulina, redução da testosterona total, frequência menstrual, entre outros, já a suplementação de probióticos e simbióticos juntamente com modificações dietéticas e de estilo de vida, regularizaram significativamente o ciclo menstrual, melhoraram os níveis de testosterona total, promoveram redução de peso, além de ter um efeito parcialmente benéfico nos índices de resistência à insulina e insulina sérica. Já fitoterápicos como curcumina, canela e resveratrol demonstraram melhorar o estado hormonal, parâmetros bioquímicos e clínicos da SOP. Conclusão: Há variabilidade de tratamentos possíveis e nos efeitos da suplementação alimentar e utilização da fitoterapia associados à doença SOP. Sendo assim, mais estudos pré-clínicos, clínicos e experimentais são necessários para mostrar os efeitos desses componentes no tratamento desta síndrome.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Material orientador de promoção de alimentação adequada e saudável destinado aos professores de ensino fundamental de escolas do município de Francisco Morato
    (2022-12-13) Pinheiro; Silva, Jacquelline; Jiang, Julia; Cunha, Leticia
    Objetivo: Diante do avanço da obesidade infantil no Brasil e sabendo da importância da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nos espaços escolares para a formação de hábitos alimentares saudáveis, o presente trabalho objetivou a construção de um material orientador para educadores do ensino fundamental I do Município de Francisco Morato articularem ações de EAN. Métodos: O desenvolvimento foi realizado com base em documentos legais que norteiam a educação, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Marco de EAN, Nota Técnica do FNDE 2022, Currículo Paulista e demais. Considerou-se formato digital (e-book) e sugestões de atividades para orientar a promoção de alimentação adequada e saudável, de forma lúdica e contínua. O desenvolvimento e diagramação do material foram realizados pelos autores e revisado a partir de pesquisa de opinião de servidores da Secretaria de Educação do município de Francisco Morato. Resultados: O material foi considerado relevante, claro e de fácil aplicabilidade por 100% dos participantes. Portanto, o material desenvolvido pressupõe como ferramenta pedagógica expressiva aos agentes responsáveis pela inserção de EAN nas escolas, construindo uma ponte entre nutrição e pedagogia, enaltecendo a acessibilidade derivada de uma ferramenta educativa em formato e-book, e mostrando a possibilidade de alcançar um processo de ensino-aprendizagem contínuo, transversal e interdisciplinar.