Engenharia Ambiental e Sanitária

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Avaliação dos métodos utilizados para amostragem em águas subterrâneas e sua eficácia no gerenciamento de áreas contaminadas utilizando bomba bexiga e bomba peristáltica
    (2023-12) ATHAYDE, Gustavo Cardamone
    A amostragem de águas subterrâneas é uma prática fundamental para entender a qualidade e a quantidade desses recursos, trazendo várias implicações e importâncias. Dentre tais razões pode-se citar a avaliação da qualidade da água, existência de contaminação, o que influencia na proteção da saúde pública, monitoramento de recursos hídricos, bem como maior entendimento de processos geológicos, entre outras, sendo sua realização feita sempre em concordância com as regulamentações e leis ambientais. Para a realização das amostragens, diferentes métodos podem ser aplicados, como amostragem a baixo fluxo, método Bailer e amostragem por difusão, sendo objeto deste trabalho a comparação e avaliação, com base em dois estudos de caso, da eficácia desses métodos, com enfoque na utilização de bombas peristálticas e bombas bexiga para baixo fluxo, no contexto do gerenciamento de áreas contaminadas. Além disso, para estruturação das informações foi realizada uma revisão bibliográfica abrangente, incorporando estudos científicos e técnicos relacionados ao tema e extraídas as informações mais relevantes ao escopo deste estudo. No primeiro estudo foi analisada a amostragem de BTEX em água subterrânea e sua eficácia no gerenciamento de áreas contaminadas a partir de dois poços, com altas e baixas concentrações de diferentes compostos. No caso do poço com concentrações elevadas, constatou-se que, independentemente do método escolhido, os resultados apresentam a mesma representatividade, não interferindo nas concentrações e revelando valores de correlação próximos de 1. Já para o poço com baixas concentrações, o método convencional Bailer revelou falta de correlação com as metodologias por difusão e baixa vazão tanto por bomba bexiga quanto bomba peristáltica. Quanto ao segundo estudo de caso, o mesmo visava investigar a viabilidade de utilizar a purga e amostragem a baixo fluxo em um monitoramento de um corpo d’água, e chegou-se à conclusão de que tal método pode ser considerado viável para monitoramentos de alto custo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Utilização do extrato de semente de Moringa Oleífera como coagulante natural no tratamento de água
    (2022-12-07) Collato, Victória Ribeiro
    Este trabalho experimental foi desenvolvido para avaliar a substituição do Sulfato de Alumínio (Al2(SO4)3) como coagulante pela semente de Moringa Oleífera no tratamento de água convencional. Para isso, utilizou-se como efeito comparativo os parâmetros: cor aparente, turbidez, condutividade e pH. Na amostra a ser testada, a bentonita serviu para aumentar o índice de turbidez e demais padrões para determinação de remoção e alterações. A solução mãe de Moringa Oleífera foi preparada e volumes medidos para que obtivessem respectivamente concentrações de 600 mg/L, 700 mg/L e 800 mg/L. Após adicionadas a água bruta no Jar-Test e período de sedimentação de 1 hora, notou-se que os resultados aferidos estão compatíveis com o Ministério da Saúde nos quesitos de cor aparente, turbidez e condutividade. Ao comparar os resultados com Sulfato de Alumínio, foi possível observar que a substituição é válida e apresenta alta eficiência para coagulante.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Inteligência Artificial aplicada na concepção de projetos de estações de tratamento de esgoto: estudo comparativo com dados reais
    (2022-12-07) Amorim, Caique
    Para atingimento das metas estipuladas pelo marco legal do saneamento, Lei Federal nº 14.026, é necessário oaumento efetivo das 3.368 (2019) Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) existentes no país. A elaboração de projetos convencionais de ETEs envolvem áreas interdisciplinares e tempo considerável para elaboração. Entretanto, há ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no mercado que podem produzir projetos completos de ETEs em intervalos menores, contemplando áreas de quantitativos civis, detalhamento técnico do processo, consumo de químicos/energia e geração de lodo, além de plantas baixas em Revit e AutoCAD. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi realizar um estudo comparativo, analisando a aplicação de um projeto de ETE desenvolvido no software Transcend Design Generator à um projeto real – ETE CEMEX, da SABESP.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Filtros Lentos Domiciliares (FLDs) aplicado ao tratamento de água em comunidades isoladas: uma breve revisão crítica
    (2022-12-07) Souza, Giulia Scatolin de; Teixeira, Grazielle Leão; Conde, Isabella Alves
    A falta de acesso à água potável é um grande desafio enfrentado pelas comunidades isoladas no Brasil, que utilizam fontes de água inadequadas para o consumo, ocasionando graves problemas a saúde. Portanto, a busca por métodos alternativos de tratamento de água é fundamental para viabilizar o acesso à água de qualidade. Os Filtros Lentos Domiciliares (FLDs) são uma opção comumente empregada para essa finalidade, devido a sua facilidade de construção e operação. Sua estrutura consiste em camadas de areia e pedregulhos, ou materiais de granulometrias semelhantes, que auxiliam na remoção de materiais suspensos na superfície. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar e comparar diferentes publicações sobre os FLDs, seus parâmetros operacionais, mecanismos, e eficiência de remoção de poluentes biológicos. Durante as análises, foi possível perceber variáveis que interferem diretamente na eficiência do filtro, como, a formação da camada biológica no meio filtrante, também conhecida como schmutzdecke, que auxilia na degradação da matéria orgânica e na remoção de patógenos, apresentando resultados que variam de 80% a 100% de remoção de Coliformes Totais e Escherichia Coli. Os resultados obtidos também variavam de acordo com as características da água bruta no pré-tratamento, materiais usados e a espessura da camada filtrante. Por fim, constatou-se que os FLDs possuem custo acessível, e demonstraram-se eficientes na remoção de poluentes biológicos, desde que avaliado as condições da água bruta.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estratégias de redução de carbono e mercado financeiro: estudo de caso no mercado brasileiro
    (2022-12-07) Pádua, Larissa Figueiredo
    As consequências climáticas sobre o mercado financeiro têm sido amplamente investigadas nos últimos tempos. Além dos impactos negativos sobre o próprio meio ambiente, as mudanças climáticas repercutem ainda nas operações financeiras das organizações, o que pode representar uma ameaça e também, por outro lado, diversas oportunidades. Dentro deste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o reflexo de investimentos em economia de baixo carbono de organizações listadas no Índice Carbono Eficiente (ICO2) da Bolsa de Valores Brasileira (B3), seus comportamentos no mercado de carbono e em seus resultados financeiros. Foram estabelecidas métricas importantes contendo principalmente a medição de suas emissões e seus planos para mitigar esse problema internamente e conseguir compensá-las. Além disso uma análise financeira foi feita das mesmas, para fins de comparação. A partir dos resultados encontrados, foi possível compreender o funcionamento da cadeia de emissões e perceber a relação entre a preocupação das empresas com o meio ambiente e o seu capital financeiro, já que o assunto meio ambiente e lucro estão interligados, e quando caminhando juntos tem um poder ainda maior de transformação.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Plano de gerenciamento de resíduos sólidos: empresa varejista no Município de São Paulo
    (2022-06-29) Liboni, Vinicius Andrade
    A problemática dos resíduos sólidos gerados no Brasil tomou atualmente grande repercussão e tornou-se um dos grandes desafios da sociedade. A disposição inadequada desses materiais pode acarretar em problemas ambientais e de saúde pública, e com isso, após o estabelecimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em 2010, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) passou a ser um instrumento obrigatório para órgãos públicos e privados, que gerassem determinadas tipologias de resíduos. Atendendo esse requisito legal, tornou-se imprescindível propor metodologias a fim de identificar, controlar e/ou minimizar a geração de resíduos nos estabelecimentos, para que assim, seja implantado a melhoria contínua nos processos. Por meio desse cenário, este trabalho, tem como objetivo analisar a importância do PGRS, com o intuito de disponibilizar ferramentas técnicas de gestão ambiental para implantação deste em três empreendimentos do mesmo grupo varejista no município de São Paulo. Após o diagnóstico da área objeto deste estudo, foram observados que o gerenciamento dos resíduos ainda é realizado de forma inadequada, levando à proposição de ações necessárias de gestão, visando a melhoria contínua e minimização dos impactos gerados. Palavras-Chave: Política Nacional de Resíduos Sólidos, resíduos sólidos, Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.