Engenharia de Computação

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 12 de 12
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Mecanismo automatizado de descarte de lixo eletrônico com base em reconhecimento de imagens.
    (2023-12) PASCHOAL, Gabriel Guilherme Alves; ARAUJO, Alessandro Janicki; CIPRIANO, Matheus Araujo
    O aumento constante no descarte de lixo, principalmente eletrônico, impulsionado pelo progresso da sociedade, é um desafio ambiental de proporções críticas. O descarte inadequado desses materiais causa um impacto catastrófico no meio ambiente, com décadas necessárias para sua decomposição. Problemas como aquecimento global e poluição persistem como desafios recorrentes, mas a transformação começa com pequenos gestos. Este projeto representa uma semente de mudança cultural, reconhecendo a necessidade de incentivos para promover ações positivas. Propondo um sistema de descarte de lixo eletrônico, especificamente pilhas, utilizando um algoritmo de reconhecimento de imagem com a linguagem de programação Python, as bibliotecas OpenCV, YOLO e PyTorch foram utilizadas no processo de machine learning, onde o algoritmo foi treinado para reconhecer pilhas. PySerial foi responsável por estabelecer a comunicação com o Arduino e a compreensão do código. Onde o usuário que o utilizar o totem navegará por telas desenvolvidas com Next.js, com uma navegação simples e objetiva. A flexibilidade do totem possibilita a aplicação em diversos ambientes, como escritórios, condomínios, shoppings, entre outros. Ao inspirar ações individuais através de recompensas, este projeto não apenas aborda questões ambientais cruciais, mas também visa cultivar uma mudança cultural profunda. Ao plantar essa semente de transformação, busca-se impulsionar um movimento mais amplo em direção a práticas sustentáveis, contribuindo para a preservação do meio ambiente compartilhado por todos. Através deste projeto, espera-se que as pessoas sejam incentivadas a fazer o descarte correto de lixo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Sistema integrado em domótica para gerenciamento de inventários do lar via aprendizado de máquina
    (2023-12) CAETANO, Camila dos Anjos; MENESES, Filipe Anestidis; STEFFEN, Gabriel Ruffino de Barros; TIMM, Mateus Reinhold; CONVERSO, Paulo Daniell Affonso
    A domótica proporciona conectividade, segurança, economia e conforto, porém, a falta de soluções para o gerenciamento de inventários do lar pode desencadear compras em excesso, falta de produtos, e o desperdício financeiro e material. Combinando um dispositivo capaz de reconhecimento de objetos através de aprendizado de máquina e o treinamento de redes neurais, sensores, uma câmera e um aplicativo de gerenciamento de itens domésticos em forma de inventários virtuais, esta solução tem como premissa facilitar a organização domiciliar, oferecendo um sistema de auxilio de decisão para evitar desperdício de alimentos e de outros produtos do lar.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Plataforma digital para a capacitação de iniciantes na indústria 4.0
    (2023-12) DOMINGUES, Jean Aparecido Pinto; NORI, Gabriel Augusto; BARRETO, Miguel Andrade
    Cada vez mais vem ficando evidente que a digitalização dos serviços tem se tornado obrigatória para qualquer empreendedor que queira aumentar seu pú-blico-alvo, e expandir seu negócio. Porém esse processo ainda exige certo inves-timento e conhecimento no assunto, e isso resulta na dificuldade da população mais carente em ingressar no mundo digital, e consequentemente diminuindo o poder de competitividade com grandes empresas. Paralelo a isso, um outro ce-nário que vem sendo observado é que muitos profissionais iniciantes na indústria 4.0 sentem dificuldades para ingressar no mercado em um primeiro emprego, e um dos fatores principais é a falta de experiência na área, pois grande parte das empresas exigem comprovações de que o candidato está apto a aquela função. Pensando nisso, este projeto tem como principal objetivo criar uma forma de re-alizar o casamento entre as duas necessidades por meio de uma plataforma digi-tal web. Entregar a demanda do empreendedor que não tenha condições ou co-nhecimento para realizar a digitalização de seu negócio, para o sujeito que esteja ingressando na área e precisa de oportunidades para comprovar a experiência profissional. Fazendo assim com que ambos sejam beneficiados, aumentando a captação de clientes e margem de lucro para o empresário, e promovendo a ex-periência da resolução de um problema real para o ingressante da área, sendo as-sim uma forma de comprovação profissional.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Sistema de monitoramento de riscos ou catástrofes por ranking de usuários
    (2023-12) KLIEMKE, Cecília Chinaglia; BARROSO, Gustavo Grilla
    Considerando os riscos eminentes que as grandes cidades apresentam, tais como violência, trânsito, acidentes, entre outros, percebeu-se a necessidade de uma rede de apoio, onde os próprios cidadãos possam se ajudar. O projeto tem como objetivo a criação de um aplicativo para reports que serão feitos pelos usuários que testemunharem um ocorrido e o considerarem impactante para o bom funcionamento da cidade, assim alertando outros usuários próximos e, caso seja necessário, enviando um alerta para as autoridades responsáveis. O aplicativo contará com recurso para avaliação dos usuários, garantindo a veracidade do acontecimento reportado. A partir deste recurso, será criado um ranking entre os usuários.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Desenvolvimento de um módulo de Internet das Coisas para a realização de micromedição por sensor de vazão
    (2023-12) GOMES, João Victor Ferreira; ANJOS, João Victor Bandeira dos; RIBEIRO, Luiz Fernando Ferreira Messias; SANTOS, Macgyver Cseh dos; SILVA, Wellington Gomes da
    Este trabalho tem como objetivo desenvolver um módulo de Internet das Coisas para realizar a micromedição. Este dispositivo utilizará um sensor de vazão para realizar a medição dos dados dispostos nos medidores de água, comumente utilizados pelas empresas nacionais de saneamento, após a leitura do microcontrolador os dados serão enviados para uma aplicação web. Para isso, foram consultados outros trabalhos acadêmicos e fontes relacionadas ao assunto e percebeu-se que a medição utilizando recursos humanos é feita em nível nacional e este trabalho propõe um aumento de eficiência neste processo. Para coleta de dados no medidor, será utilizado um microcontrolador de hardware aberto, bastante difundido no mercado, o ESP32 com 30 pinos e um sensor de vazão de efeito hall YF-S201. Acoplado ao controlador será conectado um hidrogerador de energia, o F-50, e para o gerenciamento e regulação da tensão um módulo será utilizado, comumente empregado para carregamento solar que será adaptado para geração hidrelétrica, o CN-3065 com três entradas (uma serial, uma para o hidrogerador e outra para bateria que servirá como nobreak). Com isso, espera-se um aumento na eficiência das leituras, evitando medições menores ou maiores, causadas por erros humanos e, além disso, um aumento no controle de consumo por parte dos clientes das Concessionárias de saneamento, uma vez que terão acesso ao seu uso com maior frequência e, portanto, serão identificados os desperdícios desnecessários motivados por vazamentos internos, que hoje são detectados tardiamente.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Sistema de otimização de consultas laboratoriais via reconhecimento facial
    (2023-12) ROPERO JÚNIOR, Alexandre Freire; FREITAS, Guilherme dos Reis; FRANCISCO, Pedro Trindade
    A pandemia de COVID-19, que começou em 2020, revelou a vulnerabilidade do mundo diante de crises de saúde e a importância de repensar a maneira como lidamos com questões médicas. Hospitais e laboratórios, tradicionalmente lotados e propícios à formação de filas, representavam um risco significativo durante a pandemia, aumentando a exposição e a disseminação do vírus. Como resposta a essa necessidade premente, este projeto visa utilizar a tecnologia para otimizar o atendimento em laboratórios. O propósito central deste projeto é implementar um sistema inovador que emprega um totem equipado com uma câmera que realiza o reconhecimento facial dos pacientes. Esse processo permite a coleta de dados dos agendamentos do paciente, que são, então, encaminhados para um sistema de gerenciamento de agendamentos baseado em uma aplicação web. Através dessa aplicação, os pacientes podem validar suas informações e agendar consultas de forma ágil e eficiente, sem a necessidade de enfrentar longas filas para realização de exames.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Sistema de controle de braço robótico para reprodução de movimentos via reconhecimento de voz e imagem
    (2022-12-14) Lopes, Douglas Fidelis; Silva, Leonardo Cassiolato; Santana, Fabricio do Carmo; Graças, Rafael Alexandre das; Nascimento, Daniel Pereira; Harabura, Nicolau Freitas
    A Robótica é uma ferramenta que está ligada grandemente à revolução da nossa sociedade e nos meios de produção. Ao usá-la da maneira correta podemos melhorar a eficiência de trabalhos realizados, assim como preservar a saúde dos trabalhadores. Neste projeto de TCC foi desenvolvido um braço robótico que replica os movimentos de uma mão humana, utilizando o reconhecimento de imagem com uma câmera para captar o movimento e servo motores programáveis instalados no braço que replicam os movimentos captados. O braço foi impresso em 3D, baseado no braço InMoov, com o objetivo de encontrar maneiras alternativas de realizar atividades manuais que possam apresentar risco ao serem executadas diretamente por um humano.
  • Monografia Acesso aberto
    Carteira de identidade digital auto soberana
    (2022-12-12) Sousa, Lucas Aparecido Candido; Oliveira, Gabriel Custodio; Klebes, Victor Dias; Valcarce, Gabriel Fuli
    SSI ou identidade auto soberana surgiu junto a ideia de descentralizar a informação pessoal das corporações, com a conclusão de que todo tipo de dado que pode ser considerado sensível deve ser alocado em um único lugar pelo proprietário dele, conseguindo um maior controle de informações pessoais dentro do tráfego de informações no ciberespaço. A expertise do contexto de SSI, leva uma solução prática e segura para o usuário, utilizando novas tecnologias de ponta, com o propósito de entregar somente o necessário para o consumo. Neste trabalho propõe-se uma carteira de identidade digital para elevar o nível de segurança no compartilhamento de informações pessoais do usuário. Com base no projeto implementado obtivemos como resultado uma carteira que irá armazenar credenciais para validação se uma pessoa está apta para comprar cerveja em uma máquina de vendas automática.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Automação da gestão de semáforos
    (2022-12-14) Borges, Luiz Felipe Cruz; Souza, Arthur Enrique Teixeira de; Santana, Elias Victor Silva; Ferreira, Guilherme Anacleto; Neves, Nicollas Yan Canuto; Sousa, Thiago Torres de
    Devido ao problema recorrente da má sincronização dos semáforos e falta de tempestividade na manutenção deles, o objetivo do projeto é elaborar um software capaz de criar cronogramas para os semáforos seguirem de forma automatizada através de técnicas de programação, inteligência artificial e também um motor de decisão para flexibilizações pontuais de acordo com o fluxo de veículos em tempo real. Com base nos resultados é possível notar que o intuito do projeto foi alcançado, visto que a integração e o encadeamento dos semáforos juntamente com o reconhecimento de veículos obtiveram êxito no que foi proposto, entregando de forma rápida alterações dos tempos nas vias mais necessitadas com base na análise de fluxo viário, a interface de reconhecimento de veículo pode verificar e responder todos os testes feitos com vídeos em tempo real identificando até 98% dos veículos, ficando somente com dificuldade em visualizar carros atrás de veículos maiores como caminhões e ônibus. O Arduíno alterou e validou todas as entradas impostas pelo gerenciador de tráfego, modificando os tempos das luzes e disponibilizando um método de verificação de funcionamento dele.
  • Monografia Acesso aberto
    Vulnerabilidade do sistema operacional Windows com inserção de Malware por HIDV2
    (2022-12-14) Azevedo, Nicolas de Freitas; Pereira, Ricardo Araújo; Semente, Vinicius Galasse
    Ao conectar um HID (Human Interface Device), o computador vincula o dispositivo sem grandes validações, dessa forma, pode-se usar um hardware contendo um microcontrolador que após ser conectado ao computador, demonstra uma vulnerabilidade pouco conhecida, através da porta USB conectada, a qual é lida pelo sistema operacional, reconhecendo a placa como um teclado, demonstrando a falha do sistema em reconhecer a placa como um teclado de acesso, podendo afetar o próprio computador, bem como caixas eletrônicos, urnas eletrônicas entre outros.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Aplicação de Naive Bayes para Detecção de Notícias Falsas em Português-BR
    (2022-06-07) Crestani, Vagner; Henrique, Julio; Piovani, Matheus; Melo, Pedro; Pereira, Rafael
    Surgiu nos últimos tempos a necessidade de melhorar a verificação de informações na internet, pois com o crescimento do uso das redes sociais para busca e compartilhamento de informações, houve um evidente aumento da disseminação de notícias falsas, com ênfase em assuntos de grande valor e sensibilidade, como epidemias, política, entre outros. Considerando que esse tipo de notícia pode ocasionar consequências desastrosas à sociedade, esse projeto se propõe a verificar a probabilidade de uma informação analisada ser falsa através de aplicações em Inteligência Artificial com o uso do método de Naive Bayes, além da validação do modelo utilizando-se de dados pré-classificados para verificar seu comportamento em situações reais. Por meio de alguns testes, variando a divisão do dataset em diferentes proporções, atingiu-se com o classificador uma acurácia de 84.53%.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Modelo preditivo para identificar pessoas infectadas com Sars-Cov-2 através de exames de sangue
    (2022-06-28) Silva do Rosário, Eduardo; Ribeiro dos Santos, Diego; Leandro, Jonathan; Nascimento Sergio, Matheus; Minoru Kobashikawa, Marcelo
    Um dos maiores problemas da idade contemporânea é a velocidade de transmissão de vírus e doenças, como foi possível observar em 2019 com a pandemia da Sars-Cov-2 ou Covid-19. Por se tratar de um novo vírus, um dos principais desafios é o de identificar pessoas infectadas de uma forma ágil utilizando recursos acessíveis de modo a frear a transmissão da doença inicialmente desconhecida. O exame de sangue além de ser facilmente acessível, é uma das formas de descobrir enfermidades no organismo mesmo que não manifestem sintomas. Esses pontos motivam a criação do projeto através das informações obtidas nesse exame, com o propósito de acelerar o diagnóstico de qualquer novo vírus ou doença que surgir e conter o rápido avanço dela entre a população. Utilizando como referência os dados coletados durante a Covid-19, por se tratar do vírus mais atual descoberto, o objetivo desse trabalho baseando-se em outra pesquisa é treinar modelos de algoritmos preditivos capazes de predizer se o paciente pode estar infectado com base nas amostras sanguíneas. Utilizando a base de dados de instituições públicas e privadas, os algoritmos combinados com diferentes técnicas de balanceamento realizaram uma série de treinos e testes, gerando taxas de acerto com uma variação de até 13,7%.