Engenharia de Produção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Aplicação de ferramentas de qualidade: estudo de caso em indústria de reciclagem de embalagens rígidas (PET)
    (2022-06-22) Arruda, Wesley Lucena; Lucena, Jefferson Nascimento de; Moura, José Vitor
    Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a aplicação de ferramentas de qualidade em uma indústria de reciclagem de embalagens rígidas (PET). O objetivo do estudo é analisar como a utilização dessas ferramentas contribui para a melhoria dos processos e a qualidade do produto reciclado nessa indústria. Para tanto, foram aplicadas ferramentas de qualidade reconhecidas, como o Diagrama de Ishikawa, 5S e o 5W2H.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Proposta de Soluções Logísticas: Um Estudo a Partir das Reclamações de Atraso na Entrega em Marketplaces
    (2023-06) Silva, Adriano; Silva, Iana; Silva, Lúcia
    A inclusão da internet no dia-a-dia da população brasileira, proporcionou novos hábitos de consumo e a rápida expansão do e-commerce (comércio eletrônico). Com isso, possuir um planejamento logístico eficaz, capaz de cumprir com os prazos das entregas, tornou-se um dos principais desafios para as empresas que desejam sucesso no mercado online e a satisfação de seus clientes. Com foco na logística dos Marketplaces, esse artigo foi produzido a partir do estudo de múltiplos casos de reclamações sobre atraso na entrega registradas no site Reclame Aqui. Tendo como objetivo, propor soluções para os problemas nas entrega desses Marketplaces a partir da revisão de literatura.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Relações de complementariedade entre indústria 4.0 e o sistema de produção contínua
    (2023-06-20) Leiros, Had Pedroza de
    Esse artigo tem como o objetivo mostrar como o processo de produção contínua pode estar relacionado a indústria 4.0 e como eles podem se complementar de forma eficiente, aplicados de forma associada. A indústria 4.0 tem como característica a condição de prover no setor industrial uma revolução, efetivamente, a quarta, porque possibilitou a correção de diversos gargalos produtivos, reduziu os custos de produção, aumentou a eficiência produtiva e deu outra dimensão a atuação das indústrias, em termos de expansão nos mercados. O sistema de produção contínua apresentava, apesar de todos os fatores produtivos e contributivos uma versão que ainda tinha lacunas, algumas supridas com a indústria 4.0, tornando o processo muito mais eficiente. Em meio ao despertar do interesse de como haveria a integração do sistema produção contínua e da indústria 4.0, trazemos as reflexões sobre o tema, aguardando que também desperte o interesse de quem o lê e aprecia.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Melhoria Contínua no Processo de Recebimento e Expedição: Um Estudo de Caso em uma Transportadora de Medicamentos
    (2023-06-19) Araújo, Elmir; Mendes, Vívian
    O processo de recebimento e expedição em uma transportadora com centro de distribuição e triagem é de grande importância para o seu negócio. Alinhado ao ciclo de melhoria contínua, os erros operacionais são eliminados, a operação é otimizada, o custo reduzido e a competitividade ampliada. Este estudo de caso debruça-se sobre a análise dos processos em uma transportadora de medicamentos e produtos hospitalares que realiza coletas e distribuições em todo o Brasil, localizada em Recife-PE, por meio da identificação, execução e controle das etapas de recebimento e expedição. Utilizando-se dos métodos de mapeamento das ocorrências; identificação do problema (Causa e Efeito); e classificação das ocorrências (Pareto); BPM - Gerenciamento de processos de negócio; 5W2H e Brainstorming. Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de recebimento e expedição mediante as reclamações dos clientes devido aos erros operacionais, compreender os fenômenos desses fatos e criar ações para mitigar os erros com o uso de abordagem qualitativa e quantitativa ajustada ao estudo de caso. Os resultados mostram que há a necessidade da utilização de ferramentas da qualidade e criação de um plano de ação que aponte soluções ágeis e de fácil aplicação para a área, fruto da análise deste artigo.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Levantamento e análise dos custos operacionais logísticos no modal rodoviário em uma transportadora no município do Cabo de Santo Agostinho
    (2022-06-21) Silva Gonçalves, Mirella Rudmila; da Silva Araujo, Maria Clara
    Este estudo objetivou realizar um levantamento de dados, acerca dos custos logísticos envolvidos na operação do transporte de cargas através do modal rodoviário com a finalidade de realizar propostas de melhorias com o objetivo principal a redução destes custos. Objetiva-se especificamente, apontar os custos com a frota e com manutenção dos veículos da filial em Pernambuco, onde serão elaboradas planilhas de controle e levantamento desses custos no período de 3 meses. Serão levantados os custos fixos e variáveis relacionados a frota e manutenção.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A indústria 4.0 e a sua perspectiva para o futuro
    (2022-07-21) Thiago Virginio Silva Dias, Gildo Thamensson De Souza; Lucas Themoteo Santos
    Indústria 4.0 é o termo para tecnologia e produção modernas na era da revolução digital. Isso não apenas descreve o desenvolvimento industrial de novas tecnologias, como aconteceu nos últimos dois séculos, mas também o mundo mudado da produção e do trabalho na era global. No entanto, esse fenômeno ainda não está bem definido. Há uma confusão para entender o que é a Indústria 4.0. Consequentemente, este estudo tem como objetivo discutir sobre as principais definições existentes nessa revolução. Contribuindo com um entendimento abrangente sobre este conceito. Para revisão de literatura foram utilizadas as metodologias de pesquisa que consiste em realizar uma abordagem qualitativa a partir da perspectiva da análise de conteúdo de Bardin (2011, p.15), a análise do conteúdo é um conjunto de instrumentos de cunho metodológico em constante aperfeiçoamento, que se aplicam a discursos; conteúdos e continentes, extremamente diversificados. Segundo Bardin (2011), a utilização da análise de conteúdo prevê três fases fundamentais: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Processo de implantação de ISO 9001 Em indústria de Cimento
    (2022-06-24) MARIA GILDELIA PINHEIRO BORGES, MARIA
    As industrias de cimentos buscam estratégias que garantam sua sustentabilidade no mercado, para isso, precisam ter uma gestão da qualidade eficiente para manter a competitividade, buscando-se a melhoria continua dos processos em geral. Objetiva-se neste trabalho, diagnosticar e avaliar os elementos de um sistema de gestão da qualidade, que será implementado com base nos requisitos da ISO 9001:2008, de modo que esses elementos sejam capazes de alavancar e melhorar os resultados operacionais e estratégicos em uma industria de cimento. Este artigo, decorre de um trabalho de mais de dois anos, no qual é apresentado um estudo qualitativo, com avaliações baseadas em dados e fatos, orientado pela estratégia de estudo de caso que busca apresentar os benefícios que a implementação da um norma NBR ISO 9001:2008 pode promover e melhorar uma indústria cimento multinacional como uma estratégia de melhoria dos resultados em niveis operacionias, tático e estratégico. O objeto da pesquisa é uma fábrica de cimentos, seu principal produto é o cimento e abastece toda a região Norte e Nordeste, a fábrica fica no Estado do Ceará. Com base na pesquisa de dados fornecidos pela empresa estudada, inicialmente, fez se diagnóstico de todos os processos, demonstrando a situação atual, observação direta, acompanhou-se todo o processo de implementação da ISO 9001, com o intuito de garantir o sucesso da implementação e os principais fatores decisivos para o êxito do projeto. Posteriormente, por meio de pesquisa de dados da empresa, foram analisados os resultados obtidos quanto a indicadores de desempenho de todo o processo. Em seguida, com o diagnóstico pós implantado, foi realizado uma análise dos avanços reais e potencias obtido com a implementação.