Nutrição

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A influência das midias sociais na alteração de hábitos alimentares nas mulheres: uma revisão de literatura
    (2023-12) TRUPPEL, Fernanda Carolina; CARDOSO, Gabriela Novacoski; LAZZARIS, Hemilly Maria; PICCININI, Nicoli
    O comportamento alimentar da população não está relacionado somente com escolhas individuais, mas com todo o meio ao qual estão inseridos. Atualmente o mundo gira através das mídias sociais, sendo difícil encontrar alguém que não faça o uso de redes sociais, e é através dela que as pessoas são influenciadas, por blogs, aplicativos, e demais meios que impõe um padrão de corpo perfeito, comportamentos ideais para se obtê-lo e práticas ditas como saudáveis, que geralmente são inalcançáveis, onde, através dessas influências o público feminino acaba sendo o mais vulnerável. Logo, o presente estudo tem como objetivo analisar a real influência que as mídias sociais têm no comportamento alimentar das mulheres. Trata-se de um estudo de revisão utilizando como base de pesquisa os termos: dieta da moda, fitness e mídias sociais, sendo selecionados artigos que demonstram relação com esses temas. Através dos resultados encontrados é notório que nas mídias sociais se encontram vários profissionais não capacitados que disseminam dietas ou até mesmo produtos milagrosos, assim como práticas e hábitos não saudáveis, e acabam influenciando milhares de pessoas através da cultura do padrão de corpo magro e perfeito, dietas da moda, que enaltecem blogueiras e desvalorizam o profissional nutricionista.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O papel do nutricionista na melhoria de qualidade de vida dos pacientes em cuidados paliativos
    (2023-12) DIAS, Gabriela Schultz Beiger; FELICIDADE, Rafaela Cassia da
    Os cuidados paliativos consistem numa abordagem que visa a melhora da qualidade de vida de pacientes com prognóstico reservado. O presente trabalho visa explicar o papel do nutricionista na melhora de vida de pacientes em cuidados paliativos. Para a elaboração do trabalho foi realizado levantamento bibliográfico nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Google Acadêmico e Scientific Eletronic Library Online (Scielo). O nutricionista faz parte da equipe multidisciplinar, que busca a promoção do bem estar dos pacientes, inclusive quando em fase paliativa. Para definição da conduta a ser adotada, cada caso deve ser analisado individualmente, considerando os desejos da família e do enfermo, visto que a condição de saúde dele afeta também quem está à sua volta. Caso este indivíduo apresente sintomas que dificultam a ingestão alimentar, pode ser aderida a nutrição artificial (suplementação via oral, enteral ou parenteral), contanto que estas medidas visem o conforto e que garantam que a fase em que o paciente se encontra seja o mais indolor possível. Portanto, o nutricionista exerce papel fundamental na promoção do conforto e qualidade de vida em indivíduos com prognóstico reservado, sendo a nutrição algo que vai muito além do nutrir.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A influência dos alimentos hiperpalatáveis no sistema dopaminérgico e suas implicações na obesidade: uma revisão de literatura
    (2023-12) BRUDNA, Alessandra Sabrine; BARBOSA, Larissa; SILVA, Laura Monik Godoi da
    INTRODUÇÃO: A crescente disponibilidade de alimentos saborosos afeta o comportamento alimentar e o sistema de recompensa do cérebro, especialmente na regulação da dopamina em adultos com obesidade. O sistema dopaminérgico desempenha um papel crucial nessa relação, contribuindo para desequilíbrios energéticos e ganho de peso. OBJETIVO: Compilar informações que possam contribuir para uma compreensão aprofundada da ligação entre o sistema dopaminérgico e os padrões alimentares, oferecendo insights para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas no tratamento da obesidade. MÉTODO: Foi realizada pesquisa em quatro bases de dados para compreender Scielo (Scientific Eletronic Library Online), PubMed (National Library of Medicine e National Institutes of Health), Google Acadêmico, Portal Regional da BVS e livros a respeito do tema, com descritores relacionados ao assunto, no período de 2013 a 2023. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados sugerem que a obesidade pode estar associada a alterações na sensibilidade do sistema dopaminérgico, o que pode afetar a motivação para buscar alimentos e a capacidade de controlar a ingestão alimentar. CONCLUSÃO: A exposição contínua a esses alimentos podem resultar na diminuição da sensibilidade dos receptores de dopamina, levando a um aumento na ingestão alimentar em busca do mesmo prazer sensorial.
  • Monografia Acesso aberto
    Perfil nutricional de pacientes atendidos em uma clínica escola em Jaraguá do Sul - SC
    (2023-06-23) Gielow, Andressa; Sabel, Bianca; Aldrovandi, Fabiane; Santos, Fernanda; Fernandes, Italo; Steinmacher, Janaina; Sizs, Letícia; Müller, Poliana; Almeida, Silmara; Pereira, Stefany; Goudard, Thiago
    Este trabalho teve como objetivo descrever o perfil nutricional dos pacientes atendidos na Clínica Escola da Unisociesc, no Campus Jaraguá Park Shopping. Utilizando uma abordagem quantitativa, descritiva e transversal, foram coletados dados por meio de consultas individuais gratuitas na clínica, em conformidade com a LGPD. Foram avaliados os métodos de avaliação antropométrica, consumo alimentar e atividade física. Os resultados irão fornecer informações valiosas sobre o estado nutricional dos pacientes, contribuindo para o planejamento de intervenções adequadas e a promoção de uma abordagem efetiva à saúde nutricional. Esse estudo é uma importante contribuição para a área de Nutrição, oferecendo um entendimento abrangente e baseado em evidências sobre o perfil nutricional dos pacientes atendidos na Clínica Escola, ampliando o conhecimento e fornecendo subsídios para melhorar a saúde e qualidade de vida desses indivíduos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Relação do sono com a obesidade
    (2021-12-17) Arruda, Isabela; Beleti, Felipe; Both, Mateus; Cardoso, Queline; Pedri, Juliana
    A redução da qualidade e quantidade de sono é um problema atual frequente, devido às exigências do mundo moderno. O impacto negativo trazido por essa diminuição sobre a saúde da população, incluindo sua relação com o desbalanço hormonal que implica no aumento do apetite e o desenvolvimento da obesidade, vem sendo amplamente discutido e apontado em estudos recentes. Estas associações demonstram a importância de uma atenção maior por parte dos profissionais de saúde ao sono do paciente, a fim de investigar as possíveis causas do elevado índice de massa corporal (IMC). O presente trabalho trata-se de uma Estudo de revisão acerca da relação entre os hábitos de sono com a obesidade. Foram selecionados 20 estudos que atendiam aos seguintes critérios de inclusão: Ano de publicação (Últimos 5 anos), Se eram artigos de intervenção, Se abordavam o fator da obesidade poder estar ligada com a qualidade do sono de um indivíduo e a idade dos participantes (de 18 a 40 anos). A base de dados utilizada para a realização da seguinte pesquisa foi a Scielo (Brasil Scientific Electronic Library) e revelou-se uma associação positiva em 13 (65%) dos estudos avaliados, enquanto 7 (35%) não obtiveram correlações positivas em seus resultados.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Influência dos discursos proferidos na mídia sobre alimentação saudável e sua repercussão na saúde dos indivíduos: uma revisão integrativa
    (2021-12-08) Rodrigues, Emanuely; Forlin, Gabriela; Breithaupt, Marina
    Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica, com base na literatura científica, a fim de identificar a influência dos discursos proferidos nas mídias sobre alimentação, sua influência na construção do conceito de alimentação saudável e repercussão na saúde dos indivíduos. Método: Foram desenvolvidas seis etapas para a elaboração dessa revisão: identificação do tema e elaboração da pergunta norteadora, busca ou amostragem na literatura respeitando critérios de inclusão e exclusão pré-definidos, coleta de dados, análise crítica de estudos e literatura, discussão dos resultados e apresentação da revisão integrativa. Realizou-se pesquisa científica nas bases Pubmed e Scielo. A escolha dos artigos se deu a partir dos critérios de inclusão, que preconizou artigos publicados em língua inglesa e portuguesa, entre os anos de 2011 e 2021. Os dados das pesquisas foram dispostos em tabela e, seguiu-se a análise. Resultados: foram identificados 18 artigos durante a pesquisa. Destes, 14 atenderam aos critérios de inclusão. Predominantemente as pesquisas demonstraram que as mídias podem ser meios de comunicação prejudiciais no que diz respeito à transmissão de informações sem base científica, contribuindo para divulgação de mitos e conceitos nutricionais errôneos. Contudo, houve estudos que descreveram a importância desses meios e seus benefícios quando gerenciados por profissionais capacitados. Conclusão: a mídia pode exercer influência direta nos hábitos de vida e alimentação de seus espectadores, tanto de maneira positiva quanto negativa, a depender da qualidade do conteúdo difundido, da forma com que o mesmo é divulgado, bem como do embasamento científico utilizado para a construção do mesmo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Ingestão alimentar associada à crononutrição e seus efeitos no peso - uma revisão bibliográfica
    (2021-12) Aparecida Marin, Franciele; Klein, Jéssica; Fridemann, Júlio; Eing, Tatiane
    Objetivo: Revisar na literatura científica efeitos da crononutrição na alteração de peso em adultos. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura integrativa utilizando 15 artigos selecionados, sendo utilizados os bancos de dados: PUBMED, Scielo e o Google Acadêmico. Os artigos incluídos foram os estudos clínicos com humanos adultos publicados entre 2017 e 2021. Resultados: Encontrou-se relação positiva entre a ingestão alimentar em horários noturnos e o excesso de peso, IMC elevado e problemas relacionados à qualidade de vida. Também observa-se que os trabalhadores noturnos, devido ao excesso de exposição à troca do dia pela noite, são os mais afetados. Por fim, ressalta-se que o café da manhã tem relação com as demais refeições ao longo do dia, podendo ser utilizado como estratégia nutricional para controle de peso. Conclusão: Observa-se que a crononutrição é um importante fator a ser estudado e que pode ser utilizado para auxiliar no controle e perda de peso de indivíduos com sobrepeso e obesidade, e ainda está associada a uma menor suscetibilidade a doenças e problemas cardiovasculares.