Biomedicina

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 30
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Uso terapêutico com ácido tranexâmico para o melasma Revisão bibliográfica
    (2023-10-08) ALMEIDA, Beatriz Dionisio de; SOARES, Luana Bastos; BENEDITO, Valéria Munis dos Santos
    Melasma, palavra grega para "melas" que significa negro, é uma condição de hiperpigmentação facilmente diagnosticada causada por fatores como a exposição à luz ultravioleta. Para o tratamento do melasma são utilizadas terapias combinadas, porém, existem opções de tratamento do melasma específicas para cada tipo de pele. AT é um composto inibidor da plasmina hidrofílica usado como agente antifibrinolítico. Objetivo: Descrever a eficácia do ácido tranexâmico no tratamento do melasma segundo o artigo. Métodos: A pesquisa direcionada de bancos de dados em inglês e português e sites de pesquisa como PubMed, BVS, Google Scholar etc., encontrou 6 artigos correspondentes ao nosso tópico, 3 relacionados ao microagulhamento e 1 relacionado ao uso de ácido tranexâmico e esfoliação, 2 com o uso tópico oral. Como critérios deinclusão, foram utilizadas palavras-chave como melasma, ácido tranexâmico, microagulhamento, peeling, tratamento. Os critérios de exclusão utilizados estudos que não estivessem de acordo com tema em discussão, artigos em idiomas que não fossem os que foram listados anteriormente. Resultados: Nos artigos utilizados, pode-se demonstrar que o ácido tranexâmico sozinho ou em combinação com outros tratamentos combinados é seguro e eficaz, com poucos ou leves efeitos colaterais. O uso de vitaminas e cosméticos administrados por via intradérmica produzirá resultados mais eficazes. Conclusões: Resultados gerais desses estudos indicam que o ácido tranexâmico pode ser eficaz no tratamento do melasma, independentemente da via de administração escolhida. Palavras-chave: Melasma. Tratamentos. Ácido Tranexâmico.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Toxina botulínica tipo a: aplicação de toxina botulínica no rejuvenescimento facial e suas indicações
    (2023-11-01) GÖPFERT, Marília; CAMPOS, Eliana; SILVA, Regina; DONATELLI, Marília
    A toxina botulínica é uma toxina de alta potência e especificidade, que teve seu uso iniciado em 1981, para fins terapêuticos. Possui o mecanismo de ação baseado na interrupção da contração muscular, onde inibe a liberação de acetilcolina na fenda sináptica do complexo proteico SNARE, especificamente a proteína SNAP25 (Synaptosomal-Associate Protein, 25KDa). Para o sucesso dos tratamentos estéticos, é evidente a relação direta com o domínio intelectual do aplicador, em relação à anatomia facial e do pescoço, além de seu conhecimento sobre os estágios de envelhecimento cutâneo, deslocamento dos coxins de gordura e reabsorção óssea. De acordo com os artigos estudados, comprovou-se que o envelhecimento gera, na maior parte das pessoas, uma baixa autoestima, e a toxina resgata sua autoestima através da amenização dos sinais do envelhecimento. Concluímos que, embora a TB tenha muitos benefícios, pesquisas contínuas são necessárias para compreender completamente seus efeitos a longo prazo, bem como para identificar possíveis inovações na aplicação dessa substância e melhorias em seu uso estético.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Terapia regenerativa com células-tronco em pacientes pós infarto agudo do miocárdio: breve revisão bibliográfica
    (2023-10-27) NOGUEIRA, Isabelle Christine da Silva Nogueira; SILVA, Ana Carolina Souza da; FREITAS, Gabriela Santos de Freitas
    As isquemias são causadas por tromboses e/ou vaso espasmo, que em casos prolongados podem resultar na morte de cardiomiócitos, também chamada de infarto agudo do miocárdio (IAM). O IAM inicia-se com distúrbios eletrolíticos, seguidos por alterações morfológicas reversíveis e então danos definitivos. Os fatores de riscos estão relacionados desde de causas naturais como hipertensão arterial á causas artificiais como tabagismo. Sobretudo, o diagnóstico de IAM ainda não é instantâneo, o que leva os pacientes afetados a desenvolverem uma série de consequências no organismo. Os estudos progrediram e foi descoberto a Terapia Regenerativa com células-tronco, que são células com grande capacidade de crescimento, renovação e diferenciação. Estas possuem o potencial de desenvolvimento para qualquer tipo de célula e em qualquer uma das três camadas germinativas, recompõem componentes ausentes, danificados e suportam o congelamento por anos. A Medicina Regenerativa é um dos campos da Medicina que têm como objetivo os processos de reparo e substituição de tecidos debilitados, e através dela os pacientes possuem uma qualidade de vida melhor, além do aumento de sobrevida. Após cientistas e pesquisadores notarem o potencial deste tratamento, esforços estão sendo feitos a fim de aprimorar os estudos das células- tronco como opção terapêutica, já que quando estimuladas é possível a renovação de qualquer tecido e desenvolvimento de qualquer célula encontrada no corpo. A nova abordagem terapêutica promete a regeneração cardíaca através das células- tronco por meio da diferenciação ou aumento do crescimento de cardiomiócitos dos pacientes infartados. A presente monografia pretende abordar informações acerca dessa temática, por meio de levantamento bibliográfico e análise crítico-comparativa sobre os estudos realizados sobre a terapia regenerativa com células-tronco e as consequências do infarto agudo do miocárdio.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Terapia com uso de células tronco para insuficiência renal crônica
    (2023-10) PEREIRA, Bruna; WARAGAYA, Thais; PINTO, Gabriel; MUSCALU, Mariana; SILVA, Giovanna
    Este estudo objetivou descrever a eficácia de uma terapia alternativa para pacientes portadores de Insuficiência Renal Crônica (IRC) com o uso de células tronco (CT). Para a realização dessa revisão de literatura do tipo integrativa, foi realizado o levantamento dos artigos nas bases de dados: PubMed, Scientific Electronic Library Online (Scielo), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). O levantamento ocorreu entre os meses de Fevereiro e Setembro de 2023. A insuficiência renal crônica é o resultado de uma lesão progressiva e irreversível dos néfrons, indivíduos acometidos por IRC necessitam de adaptação em seus hábitos de vida, como seguir uma dieta restritiva, fazer uso contínuo de medicamentos e são dependentes de equipamentos. As Terapias Renais Substitutivas (TRS) são os tratamentos comumente usados para IRC, sendo elas, hemólise ou diálise peritoneal. Outra maneira de TRS atualmente é o transplante de rins, apesar de muito eficaz, estes tratamentos interferem na qualidade de vida, do bem estar físico e mental dos pacientes. A eficácia do tratamento para IRC utilizando as CT, tem o grande potencial de reparações nas lesões dos rins, reduzindo o desenvolvimento e a progressão da doença, atuando na melhoria das funções enais. Concluímos que as células tronco são grandes potenciais como agentes terapêuticos para os portadores de IRC, em estudos com animais e pré-clínicos, porém diante disso, é visto a necessidade de mais estudos em humanos, para provar a viabilidade, segurança e eficácia das CT. Palavras-chave: Insuficiência Renal Crônica; Terapia de Substituição Renal; Células-Tronco Mesenquimais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Os riscos do uso da Cannabis sativa durante a gestação e as consequências ao feto
    (2023-10-24) BELLINI, Ana Rosa; ALVES, Gabriela; CINTRA, Jeciane
    Cannabis sativa L. é uma planta de consumo e plantio considerado ilegal em muitos países. Desde que foi classificada como uma droga, a sua criminalização limitou significativamente as pesquisas científicas em torno de seus benefícios medicinais. No entanto, há países em que o seu uso medicinal ou recreacional é permitido, como Holanda e Canadá. Este estudo reúne informações sobre o consumo desta planta e os efeitos adversos em quem a consome, abordando, principalmente, os efeitos físicos e neurológicos que pode causar em fetos quando consumida por mulheres grávidas. Além disso, este trabalho aborda algumas das principais espécies de Cannabis, e quais de suas variações ou compostos químicos podem gerar sequelas pelo seu uso indiscriminado. A revisão a seguir também descreve os efeitos benéficos do canabidiol, que atualmente tem despertado o interesse e colaborado para a liberação de seu uso em diversos países para tratamentos de várias doenças crônicas, para as quais hoje, ainda não há outra forma conhecida de tratamento efetivo, e também para cuidados paliativos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O uso do chá verde, spirulina e garcinia cambogia como fitoterápicos associados ao tratamento de gordura localizada
    (2023-11) PEREIRA, Wesley Renan Machado Pereira; SILVA, Beatriz Antunes da; SANTANA, Isabelle Fernanda Costa Santana
    A Organização Mundial da Saúde (OMS) regula a obesidade como um problema global de crescimento, afetando homens e mulheres de diversas idades. O tratamento da obesidade e da gordura localizada requer uma abordagem multidisciplinar, envolvendo mudanças nos hábitos alimentares e na atividade física, devido aos efeitos colaterais associados aos tratamentos farmacológicos. Isso tem levado ao aumento do interesse por terapias alternativas, como os fitoterápicos, que são produtos naturais derivados de plantas medicinais. Dentre os fitoterápicos conhecidos para reduzir a gordura localizada, destacam-se o chá verde, a espirulina e a garcinia cambogia. O chá verde oferece diversos benefícios, incluindo a queima de gordura e a diminuição do estresse, devido às catequinas e à cafeína em sua composição. A espirulina é usada para combater radicais livres, tratar a osteoporose, suprimir o apetite e prevenir o envelhecimento precoce, sendo um ótimo complemento alimentar. A garcinia cambogia é eficaz no tratamento de distúrbios gastrointestinais e na redução da produção de insulina, sendo benéfica para diabéticos. No entanto, seu uso em excesso pode causar lesões hepáticas e outros efeitos adversos, como dores de cabeça e náuseas. Uma análise comparativa dos fitoterápicos, levando em consideração a dosagem, contra-indicações e disponibilidade no mercado, sugere que a espirulina é a opção mais indicada para consumo a longo prazo, devido à sua menor restrição e ao custo-benefício. No entanto, é importante observar as contra-indicações específicas para cada fitoterápico, garantindo que sejam seguros para o indivíduo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O exercício físico no combate à ansiedade e seu efeito no regulador fisiológico bdnf
    (2023-10) RIBEIRO, Luiza; SOBRINHO, Marco; SILVA, Gabrielle; SOUZA, Fabiane
    Introdução: Considera-se que o exercício físico tem grande importância na promoção de uma vida saudável, sendo responsável por atuar na regulação de aspectos neurológicos e endócrinos, além de ajudar na melhora do condicionamento físico, bem-estar, auxílio na saúde mental e transtornos de ansiedade. O biomarcador envolvido é o fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), marcador atuante em ações antidepressivas. Metodologia: O presente trabalho é uma revisão integrativa, onde o material utilizado para o levantamento das informações foi obtido através de artigos, livros e revistas, desta maneira, os textos tornaram-se fontes para sua realização. Resultados: Houve a seleção de seis artigos para a exposição dos resultados comparativos com o levantamento das informações sobre indivíduos sedentários e indivíduos que tiveram a transição do estado sedentário para o estado ativo em atividades físicas, onde foram divididos em dois grupos: Alterações fisiológicas significativas (AFS) e Sem alterações fisiológicas significativas (SAF). Discussão: Houve alterações e considerações diferentes entre os autores, como os quatro estudos que obtiveram uma alteração fisiológica significativa frente aos dois a qual identificaram alterações mas não consideraram como significativas, entretanto, todos apontam o exercício físico como um apoio e uma ação secundária no combate a ansiedade, na melhora do bem-estar e qualidade de vida. Conclusão: Concluímos que mesmo com a melhora dos níveis do BDNF e das respostas inflamatórias obtidas após as atividades físicas, o exercício físico não é considerado uma via principal para o tratamento dos transtornos psicológicos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Incidência de Streptococcus Agalactiae em gestantes e neonatal uma revisão bibliográfica
    (2023-11-01) FARIA, Caroline Alves Pequeno de; ALVES, Caroline Santos; SILVA, Rafaela de Oliveira da; CONCEIÇÃO, Sheila Cristina Faria da
    A bactéria Streptococcus do Grupo B (EGB), também conhecida como Streptococcus agalaciae é responsável por infecções em mulheres gestantes. São consideradas de alto risco de transmissão para o neonato no momento do parto, podendo levar ao óbito quando acompanhada de outras complicações. O objetivo do trabalho consistiu em apresentar uma revisão bibliográfica sobre Streptococcus do Grupo B (Streptococcus agalactiae) em gestantes e neonato. As publicações científicas foram selecionadas em bases de dados acessadas por meio das Bibliotecas Virtuais na área de Ciência da Saúde (destacando PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde, BVS) e também Scielo e Google Acadêmico, empregando os seguintes descritores em português/inglês: Streptococcus do Grupo B; Streptococcus agalactiae; gestantes.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Fase pré-analitica, desafio continuo no laboratório clínico: Uma revisão descritiva qualitativa
    (2023-10-27) SOUZA, Gustavo; MAGNO, Nicolas; AVELAR, Tainara; SANTOS, Nathália; SANTOS, Nicolas
    Para garantir toda sua qualidade no laboratório, o setor de Análises Clinicas e suas boas práticas, baseia -se na RDC 302/2005 da Anvisa, que orienta toda a formação, paramentação e boas praticas nas etapas do laboratório clinico. A fase pré-analítica corresponde a 70% dos erros que ocorrem em um laboratório clinico devido a toda sua complexidade e também por depender de profissionais de outras especialidades, a seguinte fase inicia -se em; pedido dos exames, preparo do paciente, colheita, identificação, transporte da amostra, armazenamento e preparação. Os erros culminam em perdas de amostras biológicas, conflito entre diferentes áreas do processo e prejuízo financeiro. O presente trabalho será uma revisão descritiva, qualitativa tendo o intuito de comparar diversas literaturas, revendo dados dos erros e suas melhorias com o passar do tempo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estresse: Fator chave no desenvolvimento dos sintomas da psoríase-Uma Revisão Bibliográfica.
    (2023-10-06) MOTA, Rita de Cassia
    Introdução: Psoríase é caracterizado como uma doença autoimune sistêmica inflamatória e crônica, relacionado ao comportamento e fatores genéticos. Pode ser classificado em diferentes fenótipos, como psoríase ungueal, psoríase palmar; psoríase reversa; psoríase gutata; psoríase sistémica; psoríase pustulosa; psoríase articular. No tratamento das lesões cutâneas são utilizados diversa técnicas terapêuticas que controlam os danos superficiais, reduzem a inflamação, promovem a cicatrização e aliviam a dor, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Segundo o Censo Dermatológico pertencente a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) estima-se que cerca de 54.519 pessoas tenham sido diagnosticadas com psoríase brasileira 2,5% da amostra. Afetam diretamente a qualidade de vida dessas pessoas, afetando todos os aspectos da saúde mental, atividades diárias e trabalho. Como o tema apresentado, as pesquisas decorrentes da busca estão correlacionadas aos métodos e técnicas da fisioterapia e fornecem evidências científicas para uma análise confiável da doença, seus comprometimentos e tratamentos especificamente operando de forma atualizada e diversificada contribuindo para a melhoria geral nas habilidades físicas de paciente com diagnostico de psoríase.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Enfermidades Dermatológicas e os distúrbios Psicológicos- A relação entre ansiedade estresse e as doenças de pele
    (2023-10-25) RIBEIRO, Larissa Bianca; LISBOA, Isabela; DANIELLE, Corga
    A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo visível a olho nú, e devido a isto, pode ser referido como nossa “capa”, a forma de nos apresentarmos ao mundo. Quando é afetada por lesões ou doenças, pode gerar diversos problemas, entre eles, emocionais e sociais, uma vez que atrapalha diretamente nas relações interpessoais e sociais do indivíduo. Cada vez mais é sabido que o estresse pode agravar dermatites pré-existentes, ou até mesmo, originá-las, o que, por consequência, acarreta na piora da relação do portador consigo mesmo e com o mundo externo, podendo levar a outras complicações, como depressão, ansiedade, fobias ou isolamento social. Devido a isto, torna-se ainda mais recomendado que os tratamentos dermatológicos passem a ser associados com tratamentos cognitivos comportamentais, para que não somente a saúde física do paciente receba cuidados, mas também sua saúde mental, levando a uma maior adesão e finalização do tratamento dermatológico, bem como uma maior disposição ao realizá-lo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Endermoterapia e ultrason terapêutico associado á massagem modeladora na redução de medidas abdominal
    (2023-11) MAIA, Danielle Mattar; MACIEL, Fernanda Santos Fernandes; LOPES, Sandra Ptricia Faria; FERREIRA , Laura Cristina Vidal
    A sociedade sempre foi regida por padrões de beleza, com um aumento notório nas indústrias de estética, dispondo de tratamentos satisfatórios para tratamentos corporais. Um grande descontentamento é a gordura localizada, que se apresenta como um desenvolvimento irregular do tecido conjuntivo subcutâneo afetando o contorno corporal.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Efeitos epigenéticos dos anticoncepcionais orais na trombose: uma análise dos mecanismos moleculares na busca por novas estratégias de prevenção e tratamento
    (2023-10-30) TORRES, Manuela; OLIVEIRA, Gabrielle Christine Lopes de; SÁ, Beatriz Lima Rodrigues de
    Os anticoncepcionais orais são comuns como contraceptivos, mas estão ligados a um aumento no risco de trombose venosa. Este estudo revisa a influência dos anticoncepcionais orais na trombose por meio de alterações epigenéticas. A pesquisa abrangeu várias fontes, como Scielo, PubMed e Lilacs. Descobriu-se que esses medicamentos afetam a expressão gênica e a metilação do DNA, desequilibrando a coagulação sanguínea e aumentando o risco de trombose. Diante disso, novas estratégias de prevenção e tratamento são necessárias, com foco na modulação dos mecanismos epigenéticos da coagulação sanguínea. A individualização do tratamento, considerando fatores genéticos e epigenéticos, pode reduzir o risco em usuárias de anticoncepcionais orais. Essa revisão destaca a importância de investigar esses efeitos e desenvolver abordagens terapêuticas personalizadas para garantir a segurança das mulheres que usam esses contraceptivos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Cryptococcus neoformans e Cryptococcus gattii como causadores de criptococose em pacientes imunossuprimidos: uma revisão integrativa
    (2023-08-15) SILVA, Beatriz; GONZAGA, Rafaela; VENCKUNAS, Luciana; SIQUEIRA, Ana Beatriz; NUNES, Ana Vitória
    Este estudo objetivou descrever o Cryptococcus neoformans e o Cryptococcus gattii como causadores de criptococose em pacientes imunossuprimidos. Para a realização dessa revisão de literatura do tipo integrativa, foi realizado o levantamento dos artigos na literatura nas bases de dados: LILACS, BVS (biblioteca virtual em saúde), PubMed e Scielo. O levantamento ocorreu entre os meses de outubro a dezembro de 2022. A criptococose é considerada uma micose sistêmica que comumente é observada em pacientes imunossuprimidos. A infecção fúngica invasiva é suscitada pelos fungos Cryptococcus neoformans e Cryptococcus gattii que são encontrados nas excretas de aves, principalmente em fezes de pombos. Em humanos, a infecção criptocócica comumente acontece após o fungo ser inalado e traz consigo desde colonização pulmonar até implicações nas meninges. A maior parte dos pacientes diagnosticados com criptococose, possui uma predisposição identificada relacionada com imunossupressão celular. A propensão mais comum é a infecção pelo HIV, mas também podemos citar situações que abrangem o tratamento prolongado com corticosteróides, receptores de órgãos sólidos, linfocitopenia CD4 idiopática, malignidade avançada, sarcoidose e estados severos de imunossupressão celular. Pacientes imunossuprimidos com criptococose possuem dimensões relatadas de complicações, incluindo meningite criptocócica, taxas de letalidade ou outras variáveis associadas a essas complicações. Dentre os desdobramentos da criptococose nesses pacientes, foram encontrados estudos de caso de criptococose pulmonar, osteomielite criptocócica, criptococose mamária, infecção do sistema nervoso central, criptococose extrameníngea, criptococose disseminada, meningoencefalite e meningite criptocócica. Concluímos que a criptococose causada por Cryptococcus neoformans e Cryptococcus gattii é relatada com regularidade em pacientes imunossuprimidos, o que influencia significativamente a gravidade e taxas de mortalidade por criptococose.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Biomarcadores tumorais de Câncer Colorretal: breve revisão bibliográfica
    (2023-11) ROSA, Nathália Ritter; REIS, Julia Ferreira dos; OLIVEIRA, Luiz Fernando Ferreira de; NASCIMENTO, Gabriela Oliveira do
    O câncer colorretal é o terceiro tipo de câncer mais incidente no Brasil e no mundo, e é uma das causas de morte em pessoas com menos de 70 anos. A incidência de casos em pacientes com idade menor que 50 anos aumentou, e com isso, a necessidade de fazer o rastreamento ainda mais precoce dessa doença, a fim de obter melhor prognóstico. As alterações genéticas, histológicas e morfológicas somadas tornam possível a detecção de pólipos pré-cancerosos, corroborando diagnóstico e tratamento precoces. O presente estudo é uma revisão de literatura qualitativa com finalidade de identificar biomarcadores promissores do câncer colorretal. Os tumores malignos se diferenciam dos tumores benignos pela presença de fator cancerígeno nesses. O tipo mais comum de câncer colorretal é o adenocarcinoma, desenvolvido a partir de células epiteliais. O sarcoma é outro tipo de câncer colorretal que se desenvolve a partir de tecido conjuntivo. Os biomarcadores MMP9, EFGR e PLAU são os mais específicos para o câncer colorretal. Os indicadores biológicos são importantes na educação, conscientização populacional, diagnóstico, tratamento e prevenção da doença. Uma abordagem individualizada, com base em biomarcadores, pode reduzir morbimortalidade e avançar no sentido de melhores prognósticos aos pacientes acometidos por essa doença.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Bioestimuladores de colágeno: aplicações em estética
    (2023-11) ESPINHA, Milena Neves; CARVALHO, Sandra Paula Aparecida de
    O envelhecimento facial é um processo natural que ocorre ao longo do tempo e está associado a várias mudanças na pele e nos tecidos subjacentes. Neste trabalho, serão realizadas pesquisas em bases de dados científicas, como SciELO, BIREME e PubMed, com o objetivo de revisar e discutir a utilização dos bioestimuladores de colágeno na harmonização orofacial para o rejuvenescimento facial. Foram considerados artigos publicados até 2019, em inglês e português. Os bioestimuladores de colágeno são preenchedores cutâneos que possuem a capacidade de estimular a produção de novo colágeno na pele. Esses produtos atuam estimulando uma resposta inflamatória subclínica localizada no corpo do paciente, o que leva à formação de novo colágeno. Cada bioestimulador de colágeno tem suas particularidades em relação à composição, ao tempo de início do efeito e à durabilidade. Portanto, é fundamental que o profissional tenha o conhecimento adequado para selecionar o produto ideal para o tratamento de cada paciente, levando em consideração fatores como a idade, o estado da pele e as expectativas individuais. Os bioestimuladores de colágeno são materiais excelentes para prevenir ou reverter os efeitos do envelhecimento facial.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise estatística da concentração de lactato sérico pré e pós competição em atletas de judô
    (2023-10-25) SOUZA, Jessica Sthefanny Carvalho; SANTOS, Isabelle Costa; NEVES, Lilian Yuki Kenemoto
    O judô é uma arte marcial de categoria de peso muito praticada no mundo, criada pelo professor Jigoro Kano no Japão no ano de 1882, é um método de educação física espiritual baseado no combate corpo a corpo. É um esporte que demanda uma alta intensidade e exige do atleta um maior gasto energético. Para a preparação de competições oficiais, os atletas de alto rendimento se sujeitam a treinos e processos de dietas restritas, o que pode provocar alterações metabólicas anaeróbicas, como aumento do lactato. O lactato, ácido 2-hidroxipropanoico, é um composto orgânico produzido pelo músculo durante a contração muscular intensa ou em situações de baixo suprimento de oxigênio, é um indicador que permite avaliar a capacidade do exercício e monitorar a intensidade de treinamento dos atletas.Esse estudo tem o objetivo de fazer uma revisão sistemática sobre a concentração de lactato sérico,através de uma comparação estatística, visando eventuais alterações fisiológicas dos atletas de Alto Rendimento, durante a preparação para competição e pós o campeonato
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A interferência dos níveis elevados de cortisol no desenvolvimento de diabetes mellitus gestacional
    (2023-11) SANTOS, Larissa de Paiva Santos; CARDOSO, Thalita do Nascimento; CARMO, Nayara Ferreira do
    A hiperglicemia é uma condição definida como níveis elevados de glicose sérica. É considerado um estado fisiológico após um período pós-prandial ou mesmo durante o jejum com o objetivo de atender às necessidades sistêmicas. A captação ou liberação dessa molécula para a corrente sanguínea é feita pelas células pancreáticas beta e alfa, responsáveis pela síntese de insulina e glucagon, respectivamente. Quando o equilíbrio dessa molécula é interrompido e a hiperglicemia se torna crônica, podem ocorrer disfunções da insulina, causando uma condição conhecida como Diabetes Mellitus. Um subtipo de diabetes é o Diabetes Mellitus Gestacional (DMG), que é um problema de saúde pública, representando 90% de todos os casos de diabetes durante a gravidez. Essa alta porcentagem é causada por múltiplos fatores, como obesidade, histórico familiar, idade avançada na gravidez e estresse. A perturbação da homeostase, muitas vezes causada por situações cotidianas, é considerada como estresse. Para reverter esse quadro, o sistema nervoso desencadeia uma série de reações cujo principal hormônio liberado é o cortisol, considerado hiperglicemiante, causando aumento dos níveis séricos de glicose. Em situações não estressantes, o equilíbrio da homeostase é alcançado, porém, quando essa condição se torna crônica, a resposta fisiológica é exacerbada, causando uma disfunção do estado hiperglicêmico. Este trabalho correlaciona a presença de altos níveis de cortisol ligados ao desenvolvimento de DMG.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A influência do stress na psoríase
    (2023-10-19) CASTELANI, Denise
    A psoríase é uma patologia caracterizada por inflamação crônica, sendo marcada por hiperproliferação com queratinócitos secundário pela ativação do sistema imunológico. O estresse estimula os eixos que liberam hormônio corticotrófico (CRH), que sinaliza aumento da produção de cortisol nas células das glândulas adrenais. Esses hormônios, quando estão em desequilíbrio, influenciam no funcionamento do sistema imunológico e a pele é um órgão sensível a essas mudanças, favorecendo o aparecimento de lesões eritematosas descamativas ou placas bem definidas, afetando principalmente os cotovelos, joelhos, couro cabeludo e tronco. O estresse psicológico pode ser causa desse desequilíbrio, assim é considerado um dos principais focos do tratamento da psoríase. Intervenções propõem o alívio dos sintomas, e em conjunto com terapias convencionais, podem acelerar a remissão da patologia por diminuir os níveis séricos de cortisol. Sendo assim, o estudo sobre a associação do estresse com a psoríase pode auxiliar o tratamento mais eficiente.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância do profissional biomédico para diagnósticos de papiloma vírus humano agente etiológico do câncer cervical
    (2023-10-18) ORTEGA, Marcella Jebaili; SANTOS, Mariane Cristina da Silva; PINTO, Giselle Eliane da Silva Chambarelli; SILVA, Amanda Flavia Ribeiro da; PINTO, Claudia Bugarelli da Silva
    A Biomedicina é o estudo que diagnostica e possibilita o tratamento das mais diversas patologias, contribuindo para o controle de fatores que interferem no ecossistema, descobrindo causas, prevenção e realizando diagnósticos. Dentre as áreas de atuação da biomedicina temos a área de citologia oncótica, onde se realiza análises microscópicas das características celulares, utilizada na detecção de lesões tumorais, como o exame de Papanicolau. O exame de Papanicolau pode detectar o câncer de colo de útero em estágio inicial ou detectar características anormais nas células que podem estar relacionadas ao desenvolvimento desse tipo de neoplasia, podendo também localizar condições não cancerígenas, como infecções causadas por vírus no colo do útero principalmente resultantes da infecção por Papilomavirus Humano (HPV). O HPV é conhecido como a infecção sexualmente transmissível (IST) de maior ocorrência no mundo. Sua transmissão viral acontece por meio do contato sexual pele a pele ou pele-mucosa, o vírus adentra no epitélio por meio de microfissuras ou no colo uterino pelas células metaplásicas atingindo as células das camadas profundas e em seguida infectando-as. O biomédico é capacitado para realizar o exame de Papanicolau e interpretar os resultados, identificando possíveis alterações nas células do colo do útero que indiquem a presença do HPV ou outras condições que exijam acompanhamento médico. Além disso, o profissional pode atuar na área de pesquisa e desenvolvimento para novas técnicas de diagnóstico do HPV, contribuindo para a melhoria da detecção precoce e tratamento dessa infecção viral que pode levar ao câncer do colo de útero. O biomédico executa um papel fundamental no diagnóstico do HPV executando testes laboratoriais precisos e interpretando os resultados. A interpretação dos resultados laboratoriais realizado pelo biomédico é essencial para orientar o tratamento adequado e monitorar o avanço da infecção. Sua competência é importante para garantir um diagnóstico preciso e auxiliar na prevenção e controle do HPV.