Enfermagem

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 90
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Papel do enfermeiro no parto normal.
    (2023-02-04) LIMA, Ana Ariane Rodrigues de; FERNANDES, Ana Heloisa; ANDRADE, Maria Kalienne Ribeiro
    Realizar uma revisão da literatura com base em artigos científicos sobre o tema e discorrer sobre a atuação do enfermeiro na vivencia prática do parto normal, uma vez que esse profissional é de suma importância para o bom desenvolvimento neste tipo de procedimento. O enfermeiro possui um papel importante no cenário obstétrico principalmente como potencializado de práticas saudáveis para o parto e o nascimento.METODOLOGIA: A presente revisão da literatura foramapenas artigos do período de 2010 a 2022, totalizando um quantitativo de 15 trabalhos que dão respaldo científico a esta pesquisa. As pesquisasforam realizadas na Biblioteca Virtual em Saúde nas bases de dados: BVS, LILACS, MEDLINE e SCIELO.Usando os critérios de inclusão e exclusão, tais como: tema diretamente ligado a linha de pesquisa; temas atuais que possam ser observados por uma ótica contemporânea. RESULTADO E DISCUSSAO: O enfermeiro possui grande importância no que tange ao parto normal de mulheres, uma vez que é ele quem acompanha todo o processo gestacional e sabe quais os meios corretos devem ser utilizados com a paciente. Critério de inclusão Foi utilizado Produções que estão diretamente relacionadas ao tema proposto, bem como, trabalhos atualizados, linguagem clara e objetivo, artigos com publicação de no máximo 5 anos, trazendo uma idéia atualizada daquilo que se propõe. A exclusão Artigos sobre temas que não abordam com afinco a temática proposta, almeja, resumos expandidos.CONCLUSÃO: Diante do exposto, pode-se observar queo enfermeiro obstetra contribui para o parto natural humanizado, possuindo uma importante função no parto, pois ele é que acompanha a grávida no período da parição; orienta as parturientes no que diz respeito aos métodos a serem realizados e proporciona cuidados que produzem vínculo afetuoso de toda a família, respeitando às necessidades tanto físicas quanto sentimentais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O papel do enfermeiro frente a assistência às crianças com cardiopatia congênita
    (2022-12-08) Mendes, Gabriel Henrique Regis; Freire, Rianne Batista; Lima, Karolynne Kethylyn de Medeiros
    As cardiopatias congênitas definem-se por malformação anatômica do coração e dependendo da gravidade pode ocasionar morte em criança portadora. Esta pesquisa tem por objetivo analisar estudos que abordam as condutas de enfermagem no diagnóstico a criança com cardiopatia congênita bem como cuidados nas realizações da assistência por profissional de enfermagem. Trata-se de uma revisão de literatura onde foram utilizados artigos de bases de dados Brazil Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados de Enfermagem e U. S. National Library of Medicine com descritores: cardiopatias congênitas; diagnóstico de enfermagem; cuidados de enfermagem. As informações foram analisadas e apontam que o diagnóstico é realizado durante a gestação e através da triagem neonatal com sinais vitais. A assistência de enfermagem no cuidado e a importância da família a criança portadora de cardiopatia congênita, sendo necessário atenção sistematizada ao cuidado. Conclui-se que as ações sistematizadas de enfermagem são através do processo de enfermagem que contribuem para diagnóstico precoce de cardiopatia congênita e proporcionam um prognóstico com excelência.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Sífilis Congênita: Fatores predeterminantes para o aumento dos casos nos últimos anos e os impactos gerados pela covid-19 na detecção tardia nos serviços de saúde
    (2022-12-07) Silva, Débora Oliveira da; Souza, Maria Beatriz Barateiro de
    Introdução: este estudo objetivou compreender mais sobre a sífilis congênita e seu acometimento as gestantes, clareou o entendimento do público que se encontra em vulnerabilidade e os motivos, como a pandemia afetou o aumento de casos. Metodologia: Utilizado o método de pesquisa descritiva qualitativa, analisados artigos em bases de dados cientificos, foram utilizados boletins epidemiológicos para conseguirmos avaliar e comparar com anos anteriores as demandas dos casos de sífilis. Resultados: foi exposto o contexto da pandemia, o que ela pode ter afetado para o aumento desses casos e como foi levado em consideração as gestantes nessetempo pandêmico que foi vivenciado. Conclusão: após entender melhor qual o ponto em que está acometendo o aumento de casos, recomendamos com clareza formas para combater esses aumentos e tentar uma possibilidade de estabilização, mesmo diante de uma futura pandemia.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Diagnósticos de enfermagem em gestantes com trombofilia
    (2022-12-13) Gomes, Andréa Albuquerque; Coutinho, Maria Aíres de Oliveira; Brito, Vecia Maria Avelino
    A trombofilia é considerada um problema de saúde publica, por suas repercussões na saúde materna e neonatal. Esta situação tem sua pré-disposição potencialmente aumentada durante o estado gravídico pelas próprias características pró-coagulantes que o organismo feminino desenvolve. Nesse contexto, sendo o profissional enfermeiro aquele que lida com respostas humanas frente às vulnerabilidades, o pré-natal de gestantes com trombofilia, repercute na assistência à saúde materna. O objetivo deste trabalho é o diagnóstico precoce de trambofilia gestacional, abordando a estratificação de risco como meio de profilaxia, tendo em vista a atuação do profissional de enfermagem no manejo das mulheres acometidas com distúrbios de hipercoagulabilidade.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A enfermagem como porta de entrada ao uso de métodos contraceptivos na assistência ao pós-abortamento: uma reflexão sobre promoção humanizada da educação em saúde voltada à mulher
    (2022-12-06) Silva, Bruno Ribeiro da; Silva, Daniel Pinheiro da; Cordeiro Henrique, Ewellyn Vitória
    O presente trabalho tem como objetivo promover uma discussão no domínio da assistência de enfermagem prestada às mulheres no processo de pós-abortamento, quanto a promoção da apresentação das opções existentes voltadas à saúde reprodutiva feminina diante da garantia dos direitos que lhes assistem, a exemplo do planejamento reprodutivo, objetivando a reflexão dos profissionais enfermeiros quanto a sua função de norteador na redução dos índices de gravidezes indesejadas e, por consequência, abortos induzidos ou espontâneos que podem ser evitados por meio de acompanhamento profissional e educativo. Como método de pesquisa, realizou-se estudo pautado em coleta de base de dados de periódicos com a utilização de palavras-chaves que norteiam os objetivos da presente revisão literária. Os dados foram coletados no período de outubro de 2022 a novembro de 2022. Os resultados indicam a prevalência de uma assistência tecnicista, baseada nas necessidades físicas apresentadas pelas mulheres, seguida de uma assistência discriminatória, moralista e burocrática. À guisa de conclusão, identificou-se uma forte carência de profissionais preparados para a situação de abortamento, fruto da falta de investimentos e prioridades nos nossos centros universitários.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Intervenções de enfermagem na violência sexual contra a mulher
    (2022-12-08) Lima, Idinês Dias de; Silva, Maria Alycia Pereira da; Gomes, Andressa Amaro
    Este artigo trata sobre o papel da enfermagem na violência sexual contra a mulher. Tendo como objetivo mostrar as fragilidades dessa mulher após diversas agressões físicas e psicológicas. O julgamento da sociedade acaba também sendo um dos fatores que contribui para o sentimento de culpa que ela leva consigo. Foi realizado uma análise dos dados fornecido pelos artigos encontrados no Google acadêmico, Scientific eletronic library online (sCielo) e ministério da saúde, além de sites que falam sobre o tema. Após a análise dos resultados, foi possível identificar o despreparo psicológico do enfermeiro no acolhimento e abordagem dessa mulher, dificultando a assistência e a não utilização de protocolos específicos de acolhimento. Destaca-se que é preciso reforçar os protocolos já existentes, bem com reformular novos protocolos e aplicá-los para uma melhor assistência às vítimas.
  • Monografia Acesso fechado
    Efeitos positivos do papel do enfermeiro no diagnóstico, no tratamento e prognóstico das mulheres com câncer de mama
    (2022-12-12) Silva, Roberta Fernanda Ribeiro; Almeida, Nadja Larissa Matias de; Pereira, Rayssa Rayanne de Azevedo; Moura, Erlânia Maria Silva de
    O câncer é uma complexa problemática que engloba mais de cem tipos diferentes de neoplasias. Ele surge a partir do crescimento desordenado de células, que foge parcial ou totalmente à capacidade de reparo do organismo, tendendo à autonomia e perpetuação, gerando danos ao hospedeiro. Objetivo geral da presente pesquisa é avaliar os efeitos positivos da presença do enfermeiro no diagnóstico, no tratamento e prognóstico das mulheres com câncer de mama. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada, no mês de Outubro de 2022, através da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram utilizados os seguintes descritores indexados nos Descritores em ciências da saúde (DeCS): “Neoplasias da Mama” “Diagnóstico Precoce” “Enfermagem”. Foram selecionados como amostra final 14 estudos. Foi percebido que atualmente, o câncer de mama é o principal problema de saúde pública no mundo e configura importante causa de mortalidade precoce. Conclui-se com o estudo dos artigos que a formação de profissionais de enfermagem é essencial para que as necessidades dos pacientes oncológicos sejam atendidas.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A humanização como suporte para pensar a violência obstétrica
    (2022-12-07) Silva, Ana Beatriz Medeiros da; Feliciano, Beatriz Vieira Damásio; Souza, Marilha Silva de
    O trabalho em questão desenvolve o tema do combate a violência obstétrica, que é um problema de saúde pública, presente na sociedade brasileira. A metodologia utilizada foi revisão integrativa de literatura, que a partir de pesquisas, seja elas de livros, revistas, artigos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, dentre outros. Assim, diante das leituras realizadas observamos que um grupo significativo de profissionais de saúde, utilizam práticas violentas no momento do parto, que deveria ser marcante em função da representação de plenitude no ato de ser mãe, e no protagonismo da gestante e do recém-nascido. No entanto, percebemos que os estigmas e preconceitos que pairam sobre as mulheres, faz com que uma parte considerável dessas mulheres experienciem situações de desrespeito, negligências, violação dos direitos humanos, do parto ao nascimento. Através da observação dos relatos de vivências observamos ainda que tal situação de violência obstétrica vai na contramão das políticas de humanização. A pesquisa bibliográfica demonstrou a presença, bem como reincidência da violência obstétrica, claramente uma prática sem bases científicas, e ausente de ética, por parte de alguns profissionais da área da saúde, solidamente ancorada nas relações desiguais de gênero, na perspectiva religiosa e patriarcal, que redunda em dominação masculina e em práticas machistas e sexistas – que não são apenas praticadas por homens, tendo em vista que a socialização, na forma como se afigura na sociedade é a mesma para ambos os gêneros – se reproduz através da violência institucional e cultural que por fim legitimam a violência simbólica perpetrada contra as mulheres.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Prevenção de lesão por pressão em idosos no centro de terapia intensiva
    (2022-12) Barbosa, Andreia da Silva; Silva, Juliane Maria Correia da; Santos, Karina Teixeira Santos
    A lesão por pressão (LPP ou LP) é um dano evitável que pode evoluir para uma possível complicação no paciente em situação crítica e principalmente em idoso com restrição de mobilidade. Esse tema é visto sempre com muita cautela por profissionais da saúde em especial pela enfermagem que é responsável direto pelos cuidados necessários para evitar e prevenir ocorrências e complicações decorrentes da LPP. Os possíveis danos gerados pela LPP vão da dor a deformidade e pode gerar um tratamento prolongado (Mendonça et al., 2018; Pacháet al., 2018). A pessoa idosa já tem um fator que predisponibiliza ao desenvolvimento de LPP, que é a pele fragilizada decorrente ao processo natural de envelhecimento. E dentro de uma UTI os fatores intrínsecos e extrínsecos corroboram para o aparecimento dessas lesões, sendo necessário um planejamento de ações voltadas na prevenção, tratamento, reabilitação e recuperação desse idoso que é o público alvo desse assunto (Gama et al., 2019; Assis et al., 2022).
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Importância do conhecimento sobre cuidados paliativos pela enfermagem como profissional componente da equipe multiprofissional
    (2022-12-16) Santos, Daniel Marcos Dantas dos; Santos, Samuel Vitor Dantas dos; Ribeiro, Jasmine Micheline Morais
    O presente trabalho objetivou mostrar a atuação do enfermeiro dentro da equipe multidisciplinar, é um dos profissionais que tem maior contato e lida diariamente com o paciente e seus familiares, e, percebendo quanto suas ações interferem na assistência paliativa, surgiu o interesse de pesquisar na literatura a importância da enfermagem em cuidados paliativos, tendo em vista que suas intervenções podem auxiliar ou até determinar o sucesso dessa medida terapêutica.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Assistência de enfermagem para pacientes oncológicos em cuidados paliativos
    (2022-12-12) Silva, José Roberto Lima da; Moura, Josefa Leiliane de Freitas; Silvestre, Vitória Maria Soares
    Os cuidados paliativos (CP) consistem na assistência que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, que enfrentam doenças graves que ameaçam a continuidade da vida. Assim, este estudo teve como objetivo analisar a assistência de enfermagem em cuidados paliativos oncológicos e de forma específica apresentar evidências científicas sobre: a definição dos cuidados paliativos; princípios e caracterização dos cuidados paliativos na oncologia e finalmente apresentar os desafios e possibilidades da enfermagem nos cuidados paliativos oncológicos. Refere-se a um estudo do tipo revisão integrativa de literatura em que se configura pela investigação sistemática e abrangente de estudos técnicos, tendo em vista proporcionar uma produção referente ao conhecimento sobre a temática tratada. Destarte, obteve-se junto com os artigos científicos, a relevância dos CP na promoção da qualidade de vida de pessoas com câncer e nos obstáculos a serem superados, para que ocorra sua aplicabilidade na realidade. Deste modo, os dados apontam que, para efetuar o cuidado, que ainda vem acontecendo de forma deficiente, os métodos básicos que necessitam ser concretizados nos serviços de saúde por enfermeiros são: controle dos sinais e sintomas, suporte à família, trabalho em equipe e oferecer capacitação para os profissionais. À face do exposto, espera-se que esta revisão possa contribuir para novas pesquisas, no intuito de que seja viável entender melhor o campo de estudo do cuidado paliativo na oncologia.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    As consequências psicológicas sofridas por mulheres vítimas de violência sexual no Brasil
    (2022-12-08) Ramos, Anna Isabelle Moreira de Mesquita; Duarte, Jussara Silva; Nunes, Mariana de Medeiros
    A violência sexual tem assolado a vida de diversas mulheres no Brasil. Além das marcas físicas deixadas pelas agressões, as cicatrizes psicológicas parecem não ter fim, tornando um fardo pesado para as vítimas. Contudo, as políticas públicas existentes parecem ainda desconhecer as sequelas psicológicas deixadas pelas agressões, pois as medidas protetivas de hoje só visam a garantia da integridade física e não a psicológica. Portanto, o objetivo desse trabalho foi pontuar as consequências psicológicas causadas à mulher vítima de violência sexual, evidenciando as circunstâncias e os impactos que o abuso sexual pode causar ao longo de suas vidas. Após as análises, foi observado que grande parte dos casos de violência sexual é causada pela existência das diferenças de gênero, pelo poder do homem sobre o corpo da mulher e as relações entre o feminino e masculino. O abuso é recorrentemente e muitas vezes cometido por agressores próximos às vítimas, desde pessoas com menos vínculo ou o próprio companheiro. O abusador faz com que ela se reprima através de insultos, fazendo com que desenvolva problemas psicológicos como a baixa autoestima, depressão, ansiedade, isolamento social e problemas relacionados à sexualidade. Muitas mulheres que passam por esse tipo de violência não tem o apoio da família, ou não procuram ajuda por medo ou até mesmo culpa. Diante disso, torna-se importante medidas que visem o acompanhamento psicológico por tempo indeterminado dessas mulheres, pois, por mais impactantes que as agressões físicas sejam, o impacto psicológico é quem aprisiona e destroem as vidas das mulheres.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A Enfermagem na prevenção da infecção urinária na inserção e manutenção de cateter vesical na pessoa idosa, em UTI: uma revisão de literatura
    (2022-12-12) Sobrinho, Maria Elisa Dias; Castro, Renata Carla Dantas de; Lima, Rislla Ritchelle Lopes de
    Objetivo: Entender como minimizar as infecções urinárias, pela enfermagem, em idosos associada ao uso de cateter vesical na UTI. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, do tipo revisão integrativa com abordagem qualitativa, do qual foram analisados 9 artigos publicados entre os anos de 2017 a 2022, nas bases de dados SciELO, BVS, LILACS e Diversitas Journal, utilizando os Descritores de Ciências da Saúde (DeCS): “idoso, UTI, enfermagem, prevenção, infecção hospitalar, incidência, unidades de terapia intensiva, saúde do idoso, infecções e gerontologia.” Resultados: O resultado deste estudo possibilitou encontrar 2.349 artigos, sendo que apenas 9 foram escolhidos por atenderem aos critérios. A partir dos artigos coletados foi possível abordar diversas formas de prevenção para responder à questão norteadora. Conclusão: O trabalho considerou ser importante a execução de ensino continuado com toda equipe, com o objetivo de aprimorar os procedimentos, habilidades, estratégias e métodos para posteriormente serem utilizados no controle da infecção urinária associada à inserção e manutenção de cateter vesical, na UTI, especificamente no atendimento de pacientes idosos. Descritores: Prevenção; Idoso; Unidade de Terapia Intensiva.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Saúde da mulher e os cuidados de enfermagem no período do puerpério
    (2022-12-07) Pereira, Francisca Josilene Barbosa; Santos, Jaciara de Lima Souza
    A expectativa em ser mãe e a maternidade é vista como algo inato pela mulher, faz com que ela se sinta insegura e frágil. A enfermagem vem a desenvolver um papel importante que é vivenciar e acompanhar essa etapa e fazê-la compreender a integralidade do cuidado do pré-natal ao puerpério. Identificar se as gestantes e puérperas com doenças crônicas mais suscetíveis, informar acerca da dimensão do cuidado de enfermagem às puérperas. E com um olhar clínico de enfermagem, analisar as gestantes e puérperas visando a teoria do conforto, e uma atenção prénatal e puerperal de qualidade e humanizada. Trata-se de uma revisão de literatura, com abordagem qualitativa, utilizou-se a teoria das representações sociais como referencial teórico. Foram selecionados 20 artigos para a construção do trabalho, a partir da análise deles, evidenciou-se a carência de práticas educativas do autocuidado, com ênfase na amamentação e alimentação da nutriz. Sobretudo que a carência dessas ações acarreta dor e sofrimento. Observa-se que o cuidado de enfermagem fundamentado no conforto traz segurança e alívio da dor para as puérperas. Onde permitiu-se identificar fatores de risco no pré-natal ex.: mulheres com doenças crônicas prévias à gestação aquelas que identificaram no curso da gravidez alguma condição que irá trazer risco para ela e o bebê. Já no puerpério problemas associados ao parto, como: dor, sofrimento psíquico (tristeza puerperal, disforia, depressão pós-parto) cuidados ao recém-nascido e orientações sobre o ato de amamentar são fundamentais, o que reforça a importância de um planejamento na perspectiva de promoção da saúde da qualidade de vida da mulher mãe
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Práticas integrativas: o suporte da enfermagem ao recém-nascido na UTI Neonatal
    (2022-12-06) Nascimento, Danielly Oliveira; Ribeiro, Gabriela Geovana de Carvalho; Machado, Juliana Matos
    Introdução: Este estudo visa a colaborar com a ampliação do conhecimento sobre as práticas integrativas e complementares (PICS) e a importância do mesmo para o desenvolvimento do neonato prematuro durante o internamento e ao longo de sua vida, visto que a exposição às PICS de maneira correta favorece o desenvolvimento do cérebro infantil, além de amenizar sentimentos de medo e ansiedade, principalmente no desenvolvimento do neonato prematuro. Metodologia: Trata-se de um estudo realizado através do levantamento de dados literários constantes a respeito dos métodos alternativos e PICS no melhorar do recém nascido na UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal). Fundamentação teórica: Com base no estudo feito pelo grupo, observa-se as metodologias alternativas e práticas integrativas mais eficazes e usuais, como também às políticas públicas no Brasil. Considerações finais: Segundo a revisão realizada, essas PICS parecem contribuir de forma efetiva para o crescimento dos RNPT (Recém-nascido pré-termo) internados em UTIN. As PICS e os método alternativos são uma intervenção de baixo custo e quando assegurado os princípios de qualidade de aplicação dessas técnicas, pode-se melhorar a assistência ao RNPT.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Pé diabético: um desafio para assistência de enfermagem
    (2022-12-12) Silva, Ianca Carolaine Borges da; Ribeiro, Maria Fernanda Medeiros; Araújo, Yasmim de Souza
    Objetivo: Analisar as ações de prevenção, promoção e reabilitação dos portadores do pé diabético durante a consulta de enfermagem no contexto da atenção primária a saúde. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nos meses de setembro e novembro de 2022, em diferentes bases de dados: SCIELO, LILACS e BDENF, com os seguintes descritores: "enfermagem", "pé diabético" e "atenção primária à saúde". Resultados: Entre vinte e três artigos, foram selecionados dezesseis. Sendo evidenciado a importância do autocuidado como instrumento para prevenção do pé diabético. Conclusão: Conclui-se que a consulta de rotina, com enfoque nas orientações voltadas para o autocuidado, bem como exame completo dos pés; cuidados com o corte correto das unhas e a não retirada de cutículas; uso de meias e sapatos adequados; higienização, seguida da secagem cuidadosa e hidratação dos pés, mantendo a região interdigital sem umidades; adesão à dieta saudável e ao tratamento medicamentoso.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    O protagonismo do enfermeiro na avaliação de lesão por pressão nos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva: uma revisão da literatura.
    (2022-12-13) Matos, Mariane da Costa; Barbosa, Islana Luisa Ramos; Silva, Cláudia Yorrana da
    A lesão por pressão é um problema comum e debilitante, que ocorre principalmente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Neste sentido, o estudo tem por objetivo analisar a importância da atuação do Enfermeiro frente aos pacientes internados na UTI, visando a assistência de enfermagem na avaliação, classificação e prevenção das lesões por pressão. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa da literatura, sendo realizada uma busca cruzando os descritores: unidades de terapia intensiva; lesão por pressão; enfermeiros; e dados epidemiológicos. Foram utilizados dezenove artigos originais na elaboração do presente trabalho, cujas publicações se deram nos últimos cinco anos, disponíveis nas bases de dados: Lilacs; Medline; Scielo e Bdenf. Foram excluídos os artigos fora do recorte temporal de cinco anos, com duplicação de dados, incompletos, e que não abordavam a temática prosposta. Como resultado, foi possível comprovar o déficit de conhecimento do profissional enfermeiro para a prevenção da lesão por pressão. Isto posto, é possível identificar que através de uma educação continuada, o enfermeiro pode prestar um serviço de qualidade e minimizar riscos futuros.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Neuroplasticidade como ferramenta de cuidado do enfermeiro à população idosa: uma breve abordagem da neuroplasticidade para uma enfermagem moderna.
    (2022-12-12) Marques, Vanessa De Lima; Barbosa Junior, Albani Freire; Santos, Anna Luiza Bilro dos
    O cérebro humano, permanece ativo até a idade mais avançada em constante estado de adaptação. Descobertas da neurociência, comprovaram a eficácia da neuroplasticidade positiva na prevenção e reabilitação do declínio cognitivo, motor, e de várias patologias atribuídas ao envelhecimento, como, por exemplo, os vários tipos de demências, entre as quais o Alzheimer, que equivale a cerca de 60% dos casos. Portanto, o presente estudo pretende identificar como as descobertas da neuroplasticidade podem contribuir como ferramenta de cuidado do enfermeiro à população, com foco na comunidade idosa. Assim, mediante esta revisão sistemática de textos científicos, foi elaborada uma breve exposição referente a dados importantes relacionados as descobertas na área de neurociência, e como estes conhecimentos essenciais, podem ser incorporados nas práticas e pesquisas da enfermagem, em prol de melhorar a qualidade de vida da população idosa.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Humanização da assistência de enfermagem para prevenção da violência obstétrica
    (2022-12-16) Silva, Ester Cavalcanti da; Ferreira, Nathalia Diva Costa; Santos, Vitoria Karolayne Dantas dos
    RESUMO: Realizar uma revisão da literatura com base em artigos científicos sobre o tema e discorrer sobre a capacitação da equipe de enfermagem frente aos casos de violência obstétrica. METODOLOGIA: A presente revisão da literatura foi desenvolvida em outubro de 2022, entretanto o recorte temporal comtempla o período de 2017 a 2022. Essa revisão foi feita através da base de dados da Biblioteca Regional de Saúde (BVS), Scielo, Lilacs e Pubmed, utilizando as seguintes pesquisas livres para busca: enfermagem, violência obstétrica, capacitação. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram selecionados 11 artigos que discutem o papel da equipe de enfermagem frente a violência obstétrica e a sua capacitação para tal situação, planejamento de políticas públicas eficazes para combate da problemática, e o fator psicológico enfrentado pelas gestantes. Foram excluídos os artigos dos quais tem seu ano de publicação inferior à 2017, artigos escritos em outro idioma, e artigos que não referência para a construção da temática do trabalho em questão. CONCLUSÃO: O estudo possibilitou a visão ampliada da problemática e conclui-se que a violência obstétrica é um grande indicador nas instituições de saúde pública.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Doença de Kawasaki e suas manifestações cardiológicas: uma revisão integrativa
    (2022-12-07) Silva, Amanda Laleska Costa da; Costa, Rosilaine Soares da Silva; Paulino, Wesley Santos
    A doença de Kawasaki (DK) é uma vasculite aguda considerada sistêmica, que afeta vasos de pequeno e médio calibre. A patologia atinge principalmente crianças de 6 meses a 4 anos de idade, sendo a maioria dos casos pacientes do sexo masculino que residem na Ásia. O aparecimento é mais comum durante estações mais frias, e é dividida em três formas distintas: clássica, incompleta e atípica, no qual os pacientes se diferem através dos sinais clínicos presentes no decorrer da patologia. A DK é considerada a principal causa de cardiopatia adquirida devido ao grande comprometimento cardíaco idiopático, especialmente durante a fase aguda. A etiologia é desconhecida, mas há hipóteses sugerindo que o aparecimento da patologia ocorre devido à gatilhos infecciosos, fatores genéticos, ambientais, inflamatórios, além da imaturidade do sistema imunológico em razão da alta prevalência em crianças. Acredita-se que a porta de entrada seja a via respiratória, pela alta presença de IGA no trato respiratório, e o surgimento pode estar associado ao aparecimento de vírus como adenovírus, rinovírus, vírus sincicial respiratório, EpsteinBarr, metapneumovirus, influenza B e coronavírus. Geralmente, o diagnóstico é realizado tardiamente devido aos sinais e sintomas serem facilmente confundidos com outras patologias que se apresentam durante a infância, como infecções virais, doenças de caráter exantemático, adenovírus, enterovirose, mononucleose, patologias estreptocócicas e reações alérgicas, acarretando o retardo do tratamento e aumentando a probabilidade de complicações clínicas.