Nutrição

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Fatores psicológicos na obesidade infantil: influências e fases de desenvolvimento
    (2022-12-08) Oliveira, Francisca Glicya Fernandes; Oliveira, Luiza Beatriz Santos
    A obesidade, é definida pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, que acarreta prejuízos à saúde dos indivíduos, ela é considerada uma doença integrante do grupo de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT). A obesidade pode iniciar-se em qualquer idade, desencadeada por fatores como o desmame precoce, a introdução inadequada de alimentos, distúrbio de comportamento alimentar e da relação familiar, especialmente nos períodos de aceleração do crescimento. A obesidade infantil tem aumentado dramaticamente em todos os países industrializados, incluindo o Brasil. O âmbito familiar e social é um fator de grande influência na condição de obesidade nas crianças. Com isto este trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa sobre os fatores psicológicos e metabólicos que influenciam no desenvolvimento da obesidade nas primeiras fases de vida de um indivíduo. Concluindo assim que a porcentagem das crianças no ambiente nacional sofre de obesidade acarretando problemas psicológicos, metabólicos e sociais onde também existe falta de colaboração no ambiente escolar e familiar.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Repercussão da depressão no comportamento e estado nutricional do indivíduo
    (2022-12) Sousa, Alicia Gabriela Morais de; Maia, Fernanda Moreira
    A depressão é definida como uma doença psiquiátrica crônica caracterizada por tristeza forte e perseverante, capaz de induzir a falta de prazer nas atividades sociais do indivíduo. Os fatores etiológicos da depressão podem ser biológicos e psicossociais como: o sentimento de culpa, falta de sono, conflitos sociais, familiares, falta de confiança e sedentarismo. O procedimento mais comum para o tratamento é a combinação de psicoterapia e medicamentos antidepressivos. Já o tratamento nutricional serve como uma opção alternativa ou complementar já que alguns nutrientes têm um papel importante na geração e tratamento da depressão. Os transtornos mentais de acordo com a literatura são constantemente associados, por diversos fatores, ao aumento de peso e obesidade por isso diversos estudos buscam analisar a relação entre a alimentação e a depressão, concluindo ser uma relação bidirecional. De modo que, alguns nutrientes como as vitaminas do complexo B, vitamina D, triptofano, o magnésio, ômega 3 e 6 e os ácidos graxos, e certos padrões alimentares podem estar envolvidos no desenvolvimento e prevenção da depressão como também mostram a influência que os sintomas depressivos têm nos hábitos alimentares e em outros comportamentos referentes ao estilo de vida. Diante disso foi observado que o estado emocional é capaz de influenciar diretamente o comportamento alimentar, podendo ser tanto pelo aumento como pela diminuição da ingesta alimentar.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Efeitos da dieta low carb no tratamento do diabetes mellitus tipo 2
    (2022-12-17) Oliveira, Maria Clara Coringa; Oliveira, Ludmila Biato
    O Diabetes Mellitus Tipo 2 vem crescendo rapidamente, predomina 95% dos casos afetando principalmente os adultos. É considerada uma doença silenciosa e atinge principalmente as pessoas com obesidade. Em busca de solução para o tratamento e prevenção da diabetes, destaca-se a dieta low carb (baixo carboidrato). Por essa razão, o objetivo deste trabalho é apresentar os efeitos da dieta low carb no tratamento do diabetes tipo 2 através de uma revisão de literatura. Foram selecionados artigos de pesquisa e revisão de língua portuguesa e inglesa, publicados entre o período de 2011 a 2022. A coleta foi realizada nas bases de dados Scientific Electronic Libray Oline (Scielo), Google Acadêmico e livros. Conclui-se que a dieta low carb para o tratamento da DM2 é significativa e que a curto prazo é bastante eficiente para o controle da glicemia, aumento do HDL, perda de peso, melhora a resistência à insulina e HDL e outros parâmetros, mas é válido ressaltar que se precisam de mais estudos que verifiquem seus benefícios a longo prazo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Percepção de mães atípicas em relação á seletividade alimentar de crianças e do adolescente do espectro autista de Mossoró-RN
    (2022-12-09) Ribeiro, Ana Micheli Silva; Silva, Iana Melo Oliveira
    A necessidade da inclusão social em todas as áreas se faz cada vez mais evidente em nossos dias. Com a saúde da nutrição não é diferente, tendo em vista que a presença do profissional nutricionista para compor o time de cuidadores no que diz respeito às pessoas autistas é de suma importância para o desenvolvimento de uma sociedade adequada. A presente revisão de literatura visa facilitar o entendimento de pais e/ou responsáveis quanto ao espectro autista e mostrar que a seletividade alimentar é totalmente possível de ser tratada de maneira efetiva e afetiva. Por isso, além da revisão bibliográfica de conteúdos recentes e do histórico total do autismo, foi realizada uma pesquisa de dados com mães atípicas sobre suas maiores dificuldades e desafios encontrados no dia a dia da pessoa autista com seletividade alimentar e sem acompanhamento nutricional. A nutrição visa a alimentação inclusiva e, através de entendimento, adequação, constância e paciência, a alimentação adequada e um estilo de vida saudável, são a base para solucionar ou evitar vários problemas na saúde das crianças e adolescente com espectro autista. Por essas razões que o profissional nutricionista pode exercer seu papel tão importante para a minimização dos desafios relacionados à saúde nutricional e tratamento da seletividade alimentar, visando assim uma longevidade saudável com qualidade de vida.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Doenças crônicas não transmissíveis com maiores prevalências no Brasil: influência da dietoterapia e a atividade física
    (2022-12-09) Silva, Carol Rosa da; Carias, Joicy Rebeca de Almeida
    As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como as doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas se pormenorizam de múltipla forma etiológica sem causas definidas, caracterizam-se por diversos fatores de risco, longa duração, aparecimento não infeccioso e relação com irregularidades funcionais. Representam um dos principais desafios de saúde pública, tanto pela alta prevalência como pela rapidez com que adquiriram destaque como principais causas de morte no Brasil e no mundo. Nota-se a importância dos alimentos e da atividade física no tratamento e prevenção dessas DCNT, os nutricionistas são responsáveis por contribuir através de fatores nutricionais por meio da dietoterapia, já os profissionais da educação física ficam responsáveis pela melhoria do condicionamento físico e em sua maior parte auxiliar esses pacientes a mudar hábitos sedentários. Devido à alta taxa de mortalidade por causa dessas patologias e suas chances de prevenção, está revisão bibliográfica tem como objetivo aprofundar esse conhecimento com foco em fatores preventivos dietéticos e hábitos de vida gerais. As DCNT representam 72% da mortalidade no Brasil com maior índice entre as pessoas de baixa renda, por estarem mais expostas aos fatores de risco. O método utilizado foi uma pesquisa bibliográfica para buscar essas informações, foram validos conteúdos recentes sobre a relação dessas patologias com a dietoterapia e a atividade física. De acordo com as informações encontradas conclui-se que a dietoterapia e a prática física tem um beneficio no tratamento e na prevenção dessas doenças.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Deficiências nutricionais e potenciais riscos à saúde decorrentes de dietas restritivas
    (2022-12-02) Martins, Anderson Mateus; Amaral, Jisele Dayane Cavalcante; Batista, Robson Mateus Paiva
    As dietas restritivas são caracterizadas pela diminuição ou restrição de nutrientes da alimentação, desconsiderando praticas alimentares saudáveis, ofertando resultados rápidos e de baixa eficácia a longo prazo. Porém, a delimitação excessiva de calorias pode resultar na oferta inadequada de nutrientes e no comprometimento do estado nutricional. Este trabalho objetivou identificar as deficiências nutricionais e potencias riscos à saúde decorrentes da adesão de dietas generalizadas de revistas não cientificas. O presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica de natureza exploratória realizada nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo) e em artigos no Google Acadêmico publicados entre o período de 2012 a 2022. Dietas para fins de emagrecimento com baixo valor calórico devem ser prescritas e acompanhadas por um nutricionista, evitando erros alimentares e riscos à saúde. Além disso, é necessário a prática regular de exercícios físicos para a perda de peso saudável.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Utilização de fitoterápicos como propósito ansiolítico
    (2022-12-16) Leitão, Nara Kallyne Melo de Sá; Alves, Maria Vitória de Jesus
    A Ansiedade é uma palavra que define um estado do ser humano onde o sentimento de desconforto, angustia, medo e dor entre outros tomam conta do indivíduo, o mesmo fica acometido a diversas situações que impossibilitam o ser de viver de forma consciente e de realizar até mesmo atividades que eram rotineiras em sua vida. Se trata de uma disfunção emocional e passa a ser reconhecida como patológica quando seus sintomas se apresentam de forma exagerada. Observa-se que ao longo dos anos a ansiedade foi se tornando mais comum entre as pessoas de todo o mundo, como também seus sintomas ao passar dos anos foram se agravando quando comparados aos sintomas de quando a doença surgiu. Sendo assim alternativas começaram a ser estudadas por diversos estudiosos de todo mundo, com o intuito de procurar controle e tratamento para essa enfermidade. Entre elas aparecem os fitoterápicos com resultados, acesso e custo benefício promissor, sendo ele uma opção que se apresenta com resultados satisfatório que entrega grandes benefícios para o ser que está acometido a esse estado. Este trabalho acadêmico aborda de forma mais intensa; conceito, sintomas, diagnóstico e tratamento, tendo em foco o uso de fitoterápicos como alternativa na prevenção e controle da doença. Os fitoterápicos são expostos em sua; compreensão, identificação, legalização, comercialização e uso. Este tem por objetivos: revisar trabalhos científicos e expor comprovações relacionadas ao uso de fitoterápicos no tratamento da ansiedade. Usando a metodologia de: revisão integrativa e levantamento de dados. Ao fim conclui-se que: estudos comprovam que uso dos fitoterápicos no tratamento da ansiedade tem resultados favoráveis, e os mesmos podem ser opção substituindo os benzodiazepínicos.A Ansiedade é uma palavra que define um estado do ser humano onde o sentimento de desconforto, angustia, medo e dor entre outros tomam conta do indivíduo, o mesmo fica acometido a diversas situações que impossibilitam o ser de viver de forma consciente e de realizar até mesmo atividades que eram rotineiras em sua vida. Se trata de uma disfunção emocional e passa a ser reconhecida como patológica quando seus sintomas se apresentam de forma exagerada. Observa-se que ao longo dos anos a ansiedade foi se tornando mais comum entre as pessoas de todo o mundo, como também seus sintomas ao passar dos anos foram se agravando quando comparados aos sintomas de quando a doença surgiu. Sendo assim alternativas começaram a ser estudadas por diversos estudiosos de todo mundo, com o intuito de procurar controle e tratamento para essa enfermidade. Entre elas aparecem os fitoterápicos com resultados, acesso e custo benefício promissor, sendo ele uma opção que se apresenta com resultados satisfatório que entrega grandes benefícios para o ser que está acometido a esse estado. Este trabalho acadêmico aborda de forma mais intensa; conceito, sintomas, diagnóstico e tratamento, tendo em foco o uso de fitoterápicos como alternativa na prevenção e controle da doença. Os fitoterápicos são expostos em sua; compreensão, identificação, legalização, comercialização e uso. Este tem por objetivos: revisar trabalhos científicos e expor comprovações relacionadas ao uso de fitoterápicos no tratamento da ansiedade. Usando a metodologia de: revisão integrativa e levantamento de dados. Ao fim conclui-se que: estudos comprovam que uso dos fitoterápicos no tratamento da ansiedade tem resultados favoráveis, e os mesmos podem ser opção substituindo os benzodiazepínicos.