Relações Internacionais

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 8 de 8
  • Monografia Acesso aberto
    A diplomacia climática brasileira na arena internacional: uma análise das normas, identidades e desafios no período da COP23 até a COP24
    (2024-12) LUBRANO, Carlo dos Santos
    Este trabalho se propôs a analisar a atuação da diplomacia climática brasileira no período compreendido entre a COP23 e a COP24, explorando as dinâmicas das normas, identidades e desafios enfrentados. A pesquisa revelou que, embora o Brasil tenha demonstrado alinhamento retórico com acordos internacionais, a implementação efetiva das normas climáticas enfrentou desafios significativos, evidenciando a tensão entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade. A construção da identidade brasileira na arena climática global foi examinada, destacando o país como um protagonista ambivalente, navegando entre suas responsabilidades globais e as demandas locais por crescimento. A análise também revelou a necessidade de uma abordagem coordenada diante dos desafios geopolíticos e econômicos, sublinhando a importância de medidas práticas para traduzir compromissos em ações eficazes. As negociações internacionais entre a COP23 e a COP24 mostraram o Brasil desempenhando papéis diversos, destacando a importância da cooperação regional e internacional. A participação ativa em discussões sobre financiamento climático e transferência de tecnologia indicou uma compreensão crescente da necessidade de recursos e colaboração global. No entanto, a análise ressaltou a importância de uma estratégia diplomática coesa para garantir o alcance efetivo das metas ambientais. Além disso, a pesquisa enfatizou a necessidade de considerar não apenas relações bilaterais, mas também alianças multilaterais para fortalecer a posição do Brasil na diplomacia climática. A dinâmica evolutiva do tema exigirá uma vigilância contínua e ajustes estratégicos para enfrentar os desafios emergentes. Este estudo, ao fornecer uma visão de um momento específico, destaca áreas de avanço e aponta para a necessidade contínua de diálogo e ação efetiva no combate às mudanças climáticas.
  • Monografia Acesso aberto
    Refugiados no Mar Mediterrâneo: impactos e desafios para a União Europeia pós-2015 á luz da relação UE-Turquia.
    (2023-12) MONTEIRO, Gabriela Chaves
    Este artigo científico examina os desafios enfrentados pela UE no pós-2015, com foco na gestão dos fluxos migratórios marítimos no Mar Mediterrâneo, considerando as complexas relações da UE-Turquia e a proximidade geográfica do Mar Mediterrâneo, rota importante para migrantes que buscam refúgio. No entanto, divergências, controvérsias têm afetado está relação, seja na falta de cooperação entre os próprios Estados da UE, na distribuição não equitativa de responsabilidades, na recepção dos refugiados, na pressão que ocorre no sistema de refúgio da UE, ou na necessidade de cooperação dentro da UE são discutidas na ótica da interdependência complexa, pois a teoria oferece uma abordagem analítica para compreender as relações UE-Turquia e assim alcançar a cooperação, o compartilhamento de responsabilidades e no diálogo para os fluxos migratórios. Em suma, os fluxos migratórios no Mar Mediterrâneo apresentam desafios complexos, seja na análise dos desafios e na aplicação da teoria destacam a cooperação entre os Estados da UE, buscando soluções conjuntas para a pressão que ocorre no sistema de refúgio, garantindo os direitos humanos e dos refugiados.
  • Monografia Acesso aberto
    Investimento estrangeiro direto no Brasil: uma análise sobre o sobre o impacto do risco político na economia.
    (2023-12) CANDIDO, Keith de Sá
    O presente artigo explora a percepção do ingresso de Investimento Estrangeiro Direto (IED) na economia brasileira, considerando os fatores que impactam no recebimento de empresas e capital. Este trabalho visa argumentar que há uma relação direta entre a entrada do capital estrangeiro e o risco político no país. Como fundamento teórico, essa análise será baseada no conceito de Interdependência Complexa, de Robert Keohane e Joseph Nye, para explicar e compreender a dependência mútua entre países, atores e o poder que o governo tem a respeito do IED no Brasil. Serão consideradas informações e classificações definidas pelas agências de ratings sobre o grau de investimento. A pandemia de covid-19 será colocada neste trabalho como um estudo de caso, por ser um acontecimento histórico que atingiu todos os setores da economia e diversos atores do cenário internacional. Essa temática é relevante devido ao impacto e à colaboração no desenvolvimento da economia brasileira.
  • Monografia Acesso aberto
    A paradiplomacia carioca os grandes eventos da cidade do Rio de Janeiro de 2007 a 2016 como forma de projeção internacional
    (2023-12) PINHEIRO, Iuri Marotti
    O presente trabalho tem como foco principal abordar os acontecimentos na cidade do Rio de janeiro no período de 2012 a 2016 no que tange aos eventos sediados na cidade e seus desdobramentos. Este artigo não visa discorrer sobre qualquer evento ou acontecimento, mas sim sobre eventos específicos que se encaixam na categoria de “megaeventos” um tipo novo de evento que não é só apenas uma atração cultural, mas sim um movimento econômico que move a cidade a transformando em um verdadeiro organismo vivo. Sendo assim, examinar o papel do governo subnacional na reconstrução da imagem positiva da cidade do Rio em âmbito global, mostrando assim a importância dos entes subnacionais e sua relevância no cenário mundial, o global acontece no local. Tendo em vista o mundo cada vez mais globalizado interligado, se faz urgente a percepção do novo papel das cidades em diversos fatores da construção de uma nação desenvolvida.
  • Monografia Acesso aberto
    Paradigmas no comércio exterior: um olhar das Relações Internacionais
    (2023-12) AGUIAR, Letícia Karla de Souza
    As relações internacionais desempenham um papel crucial no cenário global, especialmente quando se trata do comércio internacional, logística e práticas sustentáveis. Em um mundo cada vez mais interconectado, onde bens e serviços fluem entre nações de maneira constante, a diplomacia, os acordos comerciais e a colaboração internacional desempenham um papel fundamental na conformação dessas dinâmicas. A relação entre comércio internacional, logística e práticas sustentáveis no contexto das relações internacionais possui raízes profundas na história das interações entre nações. Ao longo dos séculos, o comércio internacional tem sido um dos principais motores das relações internacionais, impulsionando a conectividade e a interdependência entre diferentes países e regiões. A Revolução Industrial, por exemplo, marcou uma virada na história das relações internacionais, com o comércio global impulsionando o crescimento econômico, mas também resultando em impactos ambientais significativos, como a poluição e o esgotamento de recursos naturais. A mudança climática, a degradação ambiental e as preocupações com os direitos humanos e as condições de trabalho estão moldando a agenda global. Os acordos internacionais, como o Acordo de Paris sobre o clima e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, destacam a importância de considerar o impacto ambiental e social do comércio internacional e das práticas logísticas. A interação entre as relações internacionais pode discutir com as praticas de comercio internacional, e nas praticas mais sustentáveis seja no relacionamento institucional ou governamental, impactando no ambiente logístico, social e ambiental.
  • Monografia Acesso aberto
    Uma análise da cooperação sino-brasileira no desenvolvimento tecnológico aeroespacial
    (2023-12) LOPES, Jhullya Santos da Encarnação
    O presente estudo se dedica a uma análise da política externa da República Popular da China durante a vigência do 14º Plano Quinquenal, que engloba o período de 2021 a 2025, e seu subsequente reflexo sobre a dinâmica da cooperação bilateral sino-brasileira no setor de tecnologia aeroespacial. Esta investigação é fundamentada nos memorandos de entendimento consignados no ano de 2023, se inscreve no âmbito da teoria da interdependência complexa de Keohane e Nye. Nesse escopo, intenta-se aprofundar a compreensão das estratégias chinesas voltadas à colaboração com o Brasil nesse setor de elevada especialização, considerando os matizes estratégicos e pragmáticos. Adicionalmente, o estudo promove uma minuciosa retrospectiva das relações sino-brasileiras no domínio aeroespacial, salientando conquistas notáveis, a exemplo do programa de satélites CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite), que se dirige como um ícone de sucesso na parceria. Ressalta-se, por conseguinte, a importância dessa relação simbiótica para ambas as nações, ao passo que se sublinha a complexidade de seus desafios e as promissoras oportunidades emergentes, moldadas pela disparidade de desenvolvimento e assimetrias no cenário global.
  • Monografia Acesso fechado
    Entre a crise e a comoção: uma análise das contradições europeias nas políticas e respostas às crises de refugiados no século XXI.
    (2023-12) CARVALHO, Amanda Lopes
    No âmbito da legislação internacional para refugiados, representada pela Convenção relativa ao Estatuto dos Refugiados de 1951 e seu subsequente protocolo de 1967 – que se configuram enquanto base jurídica para a definição e proteção de refugiados – é uma obrigação legal aos Estados a não distinção, de qualquer natureza, entre indivíduos para o acesso aos seus direitos de refugiados. Após o continente europeu criar medidas sem precedentes para o acolhimento e resguardo daqueles que fugiam da Ucrânia após a invasão russa, houve o surgimento de comparações com a postura tomada em relação a outras crises de refugiados no século XXI. Isso levou a observações de um duplo padrão no tratamento e formulação de leis direcionada a diferentes grupos de refugiados. Levando em consideração o aprofundamento da crise humanitária no Mediterrâneo e a intensificação do sentimento anti-imigração na Europa, o objetivo deste estudo é investigar as causas e efeitos da seletividade europeia quanto a aplicação dos preceitos basilares do refúgio. A partir do emprego da teoria construtivista, este artigo propõe-se a responder como os atores sociais e a existência de normas, identidades e pensamentos conjuntos na Europa impactam a formulação das políticas e respostas humanitárias do continente, de modo a alimentar assimetrias em suas abordagens diante das crises de refugiados da Ucrânia e do Mediterrâneo; valendo-se de informações coletadas a partir de uma análise qualitativa de fontes primárias e secundárias.
  • Monografia Acesso fechado
    A colonização japonesa na Coreia: uma análise do genocídio cultural e suas consequências
    (2023-12) FONSECA, Bárbara de Almeida
    Operando como uma zona de protetorado japonês desde 1905, a Península Coreana foi oficialmente anexada ao território do Japão Imperial no ano de 1910, por meio do Tratado de Anexação Japão-Coreia. À luz da Teoria Construtivista das Relações Internacionais, esta pesquisa propõe-se a analisar como ocorreu o processo de colonização na Coreia e como a existência de uma identidade pré-colonial frustrou os planos japoneses de assimilação cultural e subordinação da população coreana à figura do Imperador. Esse cenário, aliado à importância militar estratégica da península, culminou na adoção de medidas cada vez mais repressivas e violentas pelos oficiais japoneses na Coreia, classificadas atualmente pelo Direito Internacional como crimes de genocídio, mais especificamente genocídio cultural. Além disso, os eventos desse período contribuíram para a consolidação do nacionalismo moderno coreano, assim como a não cicatrização dessas feridas históricas continua a impactar diretamente nas relações diplomáticas entre os países envolvidos até os dias atuais.