Fisioterapia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Monografia Acesso aberto
    Condicionamento cardiorrespiratório em pacientes neurológicos acometidos por acidente vascular cerebral (AVC) revisão de literatura.
    (2023-12) ROSENDO, Lavinia Maria de Oliveira; SILVA, Wanderson Santana da
    O AVC apresenta características em cada indivíduo, podendo apresentar comprometimento social e de sua vida diária, dificuldades apresentadas com sequelas cognitivas e motoras, como a hemiparesia. Além disso, causa ineficiência do mecanismo orofaríngeo na deglutição e respiração, assim tendo a diminuição da capacidade pulmonar total e vital. As terapias usuais (ATS) denota ser uma intervenção de conhecimento fisioterapêutico e promissora, com bom potencial terapêutico, sendo de fácil aplicabilidade e de bom prognóstico no paciente, estimulando (excitando ou inibindo) as complicações cardiorrespiratórias, amenizando seus sintomas intermediado pelo acometimento AVC no sistema nervoso central. Foi realizada uma revisão bibliográfica integrativa para investigar a influência, benefícios, ganhos neurofuncionais e cardiorrespiratórios da ATS em adultos e adolescentes com acidente vascular cerebral. Foram utilizados 8 estudos relevantes, os quais mostram que as terapias usuais trazem melhoras nos sintomas, motores e respiratórios. Embora a literatura mostre toda a efetividade da ATS especificamente com o teste de caminhada de 6 minutos e o treino com equipamento threshold, devido à escassez na literatura faz-se necessário produção de novas pesquisas, com mais rigor nos protocolos de intervenções seja a curto e a longo prazo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Impactos das internações hospitalares decorrentes das malformações congênitas no Brasil e suas regiões: série histórica de 2008 à 2022.
    (2023-12) SILVA, Pamela Roberta de Lima; GONZAGA, Thays Alessandra Tavares
    As malformações congênitas (MC), ou também conhecidas como anomalias congênitas (AC) são alterações que ocorrem durante o desenvolvimento embrionário/ fetal e que afetam a estrutura ou a função do corpo, podendo ser detectadas ao nascimento ou não. Muitas causam deficiências e podem comprometer o desenvolvimento integral do indivíduo. OBJETIVO: O presente estudo tem por objetivo analisar os números de internações hospitalares decorrentes das Malformações congênitas no Brasil e suas regiões dentro do período de 2008 à 2022. METODOLOGIA: A pesquisa trata-se de um estudo ecológico de prevalência com caráter descritivo quantitativo de corte retrospectivo, visando à comparação do número de internações decorrente das malformações congênitas, deformidades e anomalias cromossômicas no Brasil e suas regiões – Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste – no período de 2008 à 2022. RESULTADOS: Os dados encontrados, na base de dados do DATASUS entre os anos de 2008-2022, proporcionaram observar que as internações hospitalares no SUS decorrentes das malformações congênitas tiveram aumento nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, já o centro-oeste manteve-se constante. CONCLUSÃO: Assim podemos finalizar nossos resultados o associando a: baixa escolaridade, população e a pandemia do COVID-19.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Efeitos do treino locomotor com suporte parcial de peso em pacientes em fase subaguda pós AVC: uma revisão da literatura
    (2023-12) DAMASCENO, Bárbara Fernandes; NASCIMENTO, Jasmine Leandra Lopes do
    O treinamento em esteira com suporte de peso corporal (BWSTT) ganhou maior visibilidade na reabilitação do AVC. Objetivo: O objetivo deste estudo é descrever da literatura os efeitos do treino locomotor com suporte parcial de peso em pacientes em fase subaguda pós AVC. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo integrativa da literatura, realizada através dos seguintes descritores em Ciências da Saúde (DeCS) utilizados foram: "AVC", "Reabilitação " e "Marcha" e utilizando os operadores booleano "AND" e "OR". Resultados e discussões: Após adotados os critérios de inclusão foram encontrados 326 artigos nas bases de dados, foram excluídas as revisões de literatura, artigos duplicados, totalizando 321 artigos excluídos. E após aplicar os critérios de exclusão foram selecionados cinco estudos sendo todos eles ensaios clínicos randomizado para compor a revisão. Conclusão: Diante dos resultados obtidos, é possível concluir que o treino de marcha com suporte parcial de peso corporal promove maior sensação de segurança, e o treinamento precoce é de suma importância para facilitar a recuperação da neuroplasticidade.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Avaliação da eficácia na realidade virtual em reabilitação neuromotora infantil
    (2023-12) SANTOS, Ilara Silva Santana dos
    A realidade virtual (RV) proporciona uma interface imersiva que envolve múltiplos sentidos e faz com que o participante se sinta presente no ambiente virtual (Aran et al, 2019). Essa ferramenta terapêutica é usada em adultos e crianças devido possibilitar experiências similares às atividades de vida diária (AVD) (Nascimento et al, 2018). É fundamental buscar evidências sobre o uso da RV na reabilitação de crianças com limitações neuromotoras por diversas causas e sintomas, o que torna o tratamento desafiador, mas com amplas possibilidades (Bortone et al, 2020). Metodologia: O estudo trata-se de uma revisão de literatura integrativa. O critério de exclusão foi: textos incompletos, revisões de literatura e metanálises, estudos fora do contexto do tema. Já os critérios de inclusão foram: estudos publicados entre 2018 e 2023, estudos do tipo ensaio clínico randomizado e controlado, estudos observacionais ou transversais. Resultados: Após identificados, foram selecionados 23 artigos relacionados ao tema, foram excluídos 3 pela leitura do tema, ficando 20 artigos para leitura do resumo, onde foi excluído mais 4 que não condizia com os critérios de avaliação, ficando apenas 16 artigos para leitura na integra, onde foi realizado uma nova busca que adicionou mais 4 artigos, ficando um total de 20 artigos que atenderam os requisitos e objetivos apresentados. Após análise para a síntese integrativa, foram selecionados 8 artigos dos 20 estudos que atenderam os critérios de avaliação, sendo todos os 7 artigos sobre o efeito da RV na reabilitação neuromotora infantil. Discussão: Dos 7 artigos selecionados para a análise, todos obtiveram resultados positivos em relação ao uso da RV associado a fisioterapia para crianças com problema neuromotor, trazendo para os pacientes um estímulo a cada sessão, porém ainda tem alguns estudos que não reconhece a RV como uma abordagem muito eficiente para o tratamento de crianças com atraso no desenvolvimento neuromotor, principalmente quando usadas em domicílio sem o acompanhamento de um fisioterapeuta. Conclusão: Concluindo, a incorporação da RV na prática clínica é uma estratégia promissora para melhorar a qualidade de vida e função em crianças com paralisia cerebral. As diversas abordagens e técnicas apresentadas nesta revisão proporcionam aos profissionais de saúde um amplo leque de opções e permitem adaptar o tratamento às necessidades específicas de cada paciente.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Avaliação da capacidade funcional e qualidade de vida dos pacientes com insuficiência renal crônica em hemodiálise
    (2023-12) SOARES, Luana Adelino; MEDEIROS, Adrielly Araújo de
    A Doença Renal Crônica (DRC) é conceituada como uma síndrome irreversível e progressiva das funções glomerular, tubular e endócrina dos rins. Seu tratamento se dá pela substituição da função renal através do transplante, diálise peritoneal ou o mais utilizado, a hemodiálise (HD). A HD afeta a capacidade funcional e qualidade de vida, acarretando diversos prejuízos psicológicos e sociais na vida dos doentes renais. Objetivo: Deste modo, a pesquisa objetivou avaliar a capacidade funcional e qualidade de vida dos pacientes com doença renal crônica em hemodiálise através do Índice de Barthel e o SF-36. Métodos: Trata-se de um estudo de análise descritiva de série de casos, realizado com 4 pacientes renais crônicos hemodialíticos assistidos pelo Centro Integrado de Saúde (CIS) da Universidade Potiguar, no mês de setembro a outubro do ano de 2023. Foram aplicados dois questionários padrões, utilizados para avaliar a capacidade funcional (Índice de Barthel) e a qualidade de vida (SF-36). Resultados: Do quantitativo total, 50% eram do sexo feminino e 50% do sexo masculino, com idade média de 36,3 anos ± 13,2. Todos os pacientes apresentaram a etiologia base a Hipertensão Arterial Sistêmica. O menor escore de qualidade de vida foi identificado na dimensão limitação por aspectos emocionais, enquanto que os maiores valores foram obtidos nas dimensões aspectos sociais e saúde mental. As medidas do Índice de Barthel mostraram que todos os indivíduos avaliados são totalmente independentes. Conclusão: Diante do exposto, os pacientes renais crônicos submetidos à hemodiálise apresentaram independência funcional e no que tange a qualidade de vida, apresentaram valores reduzidos os domínios de aspectos emocionais, físicos e vitalidade do SF-36. Já o de maior valor foi o de aspectos sociais.