Arquitetura e Urbanismo

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 133
  • Monografia Acesso aberto
    EDIFÍCIO OLEGÁRIO: Possibilidades de contribuição da iniciativa privada para a sociedade e valorização de espaço.
    (2024-06) RODRIGUES,, Pedro
    Em 2005, a Prefeitura de Belo Horizonte contratou a empresa Praxis para realizar uma pesquisa interdisciplinar e intersetorial. O objetivo era diagnosticar as necessidades e áreas a serem modificadas para melhorar o desenho urbano e paisagístico da cidade, resgatando o valor simbólico do patrimônio histórico. Esse estudo resultou no "Plano de Reabilitação do Hipercentro de Belo Horizonte", concluído em 2007. A pesquisa indicou áreas com potencial cultural, financeiro e qualitativo, mas com alto índice de degradação e infraestrutura precária. O projeto urbanístico visou melhorar as condições de acesso e circulação de pedestres, introduzindo dispositivos de traffic calming, travessias semaforizadas e fechamento de vias ao tráfego de veículos. Além disso, foram feitas melhorias na infraestrutura da região, incluindo drenagem pluvial, pavimentação, comunicação visual, sinalização, paisagismo e iluminação. As intervenções na Praça Raul Soares destacaram-se pela recuperação dos jardins e a reativação da fonte luminosa. A revitalização contribuiu significativamente para a melhoria dos espaços públicos e o bem-estar da cidade. No entanto, alguns lotes permanecem subutilizados. A proposta busca a ativação desses espaços e sua integração à cidade, através da participação da iniciativa privada. A nova configuração visa maior urbanidade, fortalecendo lugares de encontro e a multiplicidade de usos para a requalificação urbana. A proposta é relevante, pois a população de Belo Horizonte cresceu 6,14% desde 2017 (IBGE 2021), enquanto o número de terrenos disponíveis para construções residenciais diminuiu. A área da Praça Raul Soares, com várias empresas e estacionamentos, torna-se deserta à noite, aumentando a insegurança. O projeto arquitetônico e urbanístico propõe criar novos usos em diferentes horários, potencializando as intervenções públicas e trazendo fluxo constante de pessoas, solucionando a insegurança através da ocupação habitacional e transitória. A proposta inclui a entrega de grande parte do térreo para uso público 24 horas por dia, com mirante para a praça Raul Soares nos pavimentos.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    CAPS III :Centro de Atenção Psicossocial
    (2024-06) GUIMARAES, Helen Cristina Alves
    Nesse trabalho a neuroarquitetura atuará no CAPS III, um centro de atenção psicossocial que tem como objetivo promover uma melhor qualidade de vida a quem sofre com transtornos mentais e juntamente com o Design Biofílico promover mudanças a mudança de vida dos pacientes atualmente presentes na cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais local onde será implantado o presente trabalho. A neurociência aplicada a arquitetura conhecida como a neuroarquitetura é a ciência estudada em ambientes que causam impacto a vida das pessoas presentes naquele espaço; Através dos sentidos humanos podemos transformar sentimentos e sensações promovendo conforto e bem estar a quem ali vive.
  • Monografia Acesso fechado
    Parque Cultural Contagem
    (2024-06) SANTOS, Karolline Dias
    A cidade de Contagem está localizada na região metropolitana de Belo Horizonte e foi fundamental para a instalação da capital mineira na cidade de Belo Horizonte, assim como para o desenvolvimento do estado de Minas Gerais. Além de ter uma grande importância histórica e cultural, Contagem é considerada hoje, segundo dados do IBGE, uma das cidades economicamente mais relevantes do estado. A partir das pesquisas realizadas neste trabalho, observou-se que Contagem possui uma grande deficiência em relação aos espaços de lazer e cultura, fato também mencionado na Revisão do Plano Diretor no ano de 2021. A revisão ainda cita locais da cidade que estão abandonados, como a Pedreira do Riacho, abandonada há mais de 45 anos. Com isso, o presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo a proposta de um Parque Cultural, onde acontecerão apresentações, exposições e oficinas de artes plásticas, dança, música e teatro. Por fim, acredita-se também que sua construção possa oferecer à população um espaço de lazer de qualidade e fomentar a cultura na cidade. A proposta do Parque Cultural se baseia nas pontuações feitas na Revisão do Plano Diretor de Contagem. Esta menciona o abandono da Pedreira do Riacho e a falta de espaços de lazer de qualidade. Além do Plano Diretor que foi atualizado em 2023, o qual demarca o lote em estudo como uma área destinada ao lazer e a cultura. Para uma melhor compreensão da importância do lazer e da cultura, foram estudados assuntos referentes à importância dos parques nas cidades, do fomento à cultura e de pensar cidades para as pessoas. Ademais, em como estes aspectos podem influenciar positivamente na vida dos cidadãos e no reconhecimento dos espaços públicos de lazer como um direito da população. Para a elaboração da proposta, foram analisadas três obras análogas como referências projetuais para o Parque Cultural, o qual tem como conceito o contato consigo mesmo através do contato com a natureza e com as artes.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Revitalização do baixo viaduto Santa Tereza e rua Aarão Reis
    (2024-06) ROQUE, Silvino Teles Oliveira
    Neste estudo foi feita uma analise e entendimento da região do baixo viaduto Santa Tereza e rua Aarão Reis, localizados na capital mineira Belo Horizonte. A partir da compreensão da área foi feito um projeto que busca trazer maior vida e ocupação da população ao local, com focos em pertencimento e bem estar do usuário.
  • Monografia Acesso aberto
    ILPI : Residencial amor a idade
    (2023-06) SALLES,, Jessica Caroline Pereira
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) apresenta o projeto de análise de eficiência dos espaços planejados, como fundamento principal as necessidades dos idosos gerando qualidade de vida através da neuroarquitetura, integrada no bairro Glória, onde são abrigados aproximadamente 1.682 idosos e não a nenhum equipamento que atenda os mesmos. A ideia do projeto é proporcionar ao idoso diversas atividades ao longo do dia, sejam elas físicas ou mentais, sempre pensando no envelhecimento saudável e de qualidade.
  • Monografia Acesso fechado
    MISS: Museu da imagem e do som do Serro/MG
    (2024-06) PEREIRA,, Rogerio Mota
    A edificação do MISS - museu da imagem e do som de Serro em Minas Gerais é o ponto de partida para este estudo que discorre sobre o ensaio projetual para implantação de um equipamento cultural em área de pré-existência e o restauro urbano da cidade do Serro-MG, patrimônio nacional desde 1938 e cuja paisagem urbana tradicional reflete explicitamente o processo de urbanização das vilas mineiras tradicionais. Como metodologia analisamos as teorias de restauro a partir de pesquisas bibliográficas de alguns dos principais teóricos, as cartas patrimoniais e a problemática da reconstrução, versamos também sobra a investigação dos aspectos da morfologia urbana, da percepção espacial, do caráter estético e construtivo da arquitetura civil e religiosa da cidade do Serro que permitam o ensaio projetual e propositivo de nova relação fenomenológica.
  • Monografia Acesso fechado
    Requalificação do Mecado Municipal de Almenara-MG
    (2024-06) BARROS, Anna Cecília Magno
    A Requalificação do mercado será uma ressignificação, que buscará melhorar a disposição por setores adequando a estrutura existente a partir do renascimento da edificação do seu do seu interior (com uma praça de alimentação) expandindo para o externo mantendo os usos existentes. Aumentar quantidade de lojistas, gerando mais empregos aumentando o comércio local. Preservar a edificação mantendo seu valor histórico e importância que o mesmo tem para cidade.
  • Monografia Acesso embargado
    Casa Keron - Casa de acolhimento para mulheres trans e travestis
    (2024-06) LOPES, Laylisson Hagner Cutrim
    As mulheres trans enfrentam diversas formas de discriminação e violência, incluindo o acesso limitado a espaços seguros e acolhedores. A criação de uma casa de acolhimento projetada especificamente para atender às suas necessidades é fundamental para promover seus direitos humanos e proporcionar uma ambiente seguro e inclusivo. No Brasil, e em particular em Minas Gerais, mulheres trans enfrentam altos níveis de discriminação e violência. A falta de iscásseis de seguros e acolhedores para esse alvo em situação de vulnerabilidade, como aquelas que enfrentam violência doméstica, desabrigamento ou falta de apoio familiar, é uma realidade preocupante. A ausência de casa de acolhimento especificamente destinada a atender às demandas das mulheres trans profunda ainda mais essa vulnerabilidade.
  • Monografia Acesso embargado
    Base lunar: a próxima fase da arquitetura
    (2024-06) Bruna Jamile Custodio
    A Nasa tem o objetivo de levar o homem novamente à Lua no projeto Artemis, já existe uma lista com nome de 18 astronautas até o momento, que serão enviadas ao satélite em grupos de 4 astronautas. Por este motivo a Base será projetada para abrigar 4 pessoas por vez, as quais poderão ficar lá coletando dados, informações, fazendo estudos e pesquisas sobre o local. E tal projeto tem ainda por intenção fazer a primeira construção para além dos limites da Terra até 2030. E cada vez mais se faz necessário a exploração de novos corpos espaciais. A alimentação dos astronautas será em sua grande maioria de alimentos cultivados no satélite através de uma estufa. Estufa que seria a primeira etapa a ser construída, pois a Base seria construída a partir de uma mistura de basalto e um biopolímero de milho, que espera-se que seja cultivado lá para a produção deste material para a construção de toda a Base. Ou seja, apesar de ser necessário levar coisas daqui, quase tudo depois da Base pronta será obtido de lá mesmo. A impressão 3D será uma grande aliada, tanto na montagem da própria edificação como na manutenção do local, conseguimos fabricar com elas desde paredes a vigas, estruturas e esquadrias até peças para montagem e/ou reposição para outras máquinas. Um dos maiores problemas de qualquer tipo de construção fora do nosso planeta é o transporte de materiais até lá, o que acaba por tornar a construção obrigatoriamente vernacular, ou seja, utilizando-se de material lunar para a edificação. Além de todo o processo de construção precisar ser feito de forma automatizado através de robôs, pois toda a estrutura precisa estar pronta para quando a tripulação terrestre chegar, sendo assim, uma das opções para este modelo de construção é a inovadora impressão 3D, feitas a partir de impressoras de grande porte e que permitem que todo o controle seja feito de forma remota. O solo lunar é composto por regolito, que é uma combinação de elementos onde se encontra o basalto, um tipo de rocha amplamente utilizada aqui na Terra em construções e pavimentação. A empresa Icon, participante de um concurso da Nasa para construção de habitats em Marte, desenvolveu um material composto de basalto e biopolímero à base de milho para atender à tal necessidade e demanda, frente as adversidades de condições climáticas e atmosféricas encontradas no planeta vermelho. Esta combinação foi capaz de produzir um material capaz de resistir à um teste de força onde foi aplicado 90 toneladas em sua superfície antes de seu rompimento. Ou seja, um excelente resultado para as possíveis “chuvas” de corpos espaciais, como meteoros por exemplo, que comumente ocorrem na Lua, devido à sua falta de atmosfera, que é o que impede que isto ocorra no nosso planeta. Devido a isso, a Lua é constantemente “bombardeada” por meteoros, causando as marcas de crateras que conseguimos ver com auxílio de um telescópio. O objetivo do projeto é construir uma base que seja sustentável, automatizada e capaz de oferecer conforto além do básico para sobrevivência. O local de instalação, a posição em relação ao Sol, a luz, a topografia, tudo precisa ser pensado para dar a melhor condição de estudos e pesquisas durante a estadia. Sendo assim as condicionantes são importantes, mas os conceitos arquitetônicos talvez sejam ainda mais pois com o avanço da tecnologia podemos criar facilmente materiais que resistem as atmosferas da Lua e do espaço, mas a parte humanizada, para esta não temos inteligência artificial que ofereça o conforto e a sensação de estar em casa mesmo estando a milhões de quilômetros da Terra. Desta forma a Base Lunar contará com diversos ambientes a serem trabalhados, pois toda a cadeia de sobrevivência humana virá dela, desde alimentação até o lazer.
  • Monografia Acesso embargado
    CENTRP VILA MARIA - SEDE CRAS E CENTRO CULTURAL
    (2024-06) SANTOS , Geovanna Lucas dos
    Este Trabalho de Conclusão do Curso de Arquitetura e Urbanismo irá expor estudos e levantamentos realizados a fim de justificar e comprovar a necessidade do projeto arquitetônico referente ao Centro Vila Maria – Sede CRAS e Centro Cultural na região Nordeste de Belo Horizonte. O projeto irá reunir em um mesmo edifício, a sede do CRAS regional, salas destinadas a atividades artísticas, espaços para aulas esportivas, administração de cursos profissionalizantes, espaços para atividades voltadas ao público sênior, além de contar com serviços de assistência social voltados para os indivíduos em situação de vulnerabilidade; com o intuito proporcionar aos moradores oportunidades de crescimento profissional através do conhecimento, manter as crianças e adolescentes longe da criminalidade e das drogas que é muito presente no local e gerar uma melhor qualidade de vida para a população no geral, mudando a realidade atual da comunidade. Ao analisar os dados do Índice de Qualidade de Vida Urbana (IQVU-BH) fica totalmente evidente a desigualdade social presente entre regiões distintas da cidade de Belo Horizonte. Haja vista é explícito a necessidade de ações a fim de combater tal desigualdade.
  • Monografia Acesso aberto
    Abrigo Emergencial Temporário para Desastres Naturais
    (2024-06) DORES, Winicius Augusto Silva das
    O projeto é de um abrigo emergencial temporário para vitimas de desastres naturais, um lugar onde elas podem viver com dignidade, sentirem acolhidas, até se reestabelecerem.
  • Monografia Acesso aberto
    Edifício Corporativo Em Belo Horizonte
    (2024-06) OLIVEIRA, João Gabriel Dias
    A presente monografia demonstra o estudo de um projeto de edifício corporativo que através de diversas estratégias arquitetônicas promovem o bem-estar dos funcionários que nele trabalham e ao mesmo tempo como essa inovadora forma de se pensar arquitetura corporativa pode influenciar no rendimento do trabalho de cada colaborador resultando em um aumento significativo tanto em bem-estar quanto na produtividade.
  • Monografia Acesso aberto
    Senac Villa União: Centro de formação e experimentação gatronômica
    (2023-12) CÂNDIDO, Bárbara Kelly Torres
    As atuais pranchas carregam o conteúdo de um empreendimento na cidade de Belo Horizonte, que combina uma escola gastronômica e um restaurante com foco principal nos alimentos orgânicos. O projeto tem como objetivo principal, criar um espaço coletivo com intuito de aprendizado e experimentação. O centro de formação oferece cursos gastronômicos, proporcionando educação culinária de qualidade e o restaurante complementa essa missão ao servir refeições preparadas com ingredientes orgânicos, muitos deles preparados pelos próprios alunos, incentivando práticas alimentares mais conscientes. Sua localização em Belo Horizonte destaca também a importância de iniciativas locais para promover a gastronomia sustentável regional.
  • Monografia Acesso aberto
    Senac Villa União - Centro de Formação e Experimentação Gastronômico
    (2023-12) CÂNDIDO, Bárbara Kelly Torres
    Nessa documentação contém a junção de: pranchas técnicas de projeto, monografia e apresentação gráfica.
  • Monografia Acesso aberto
    Museu da imigração italiana
    (2023-12) FARIA, Maria Carolina Santos de
    Belo Horizonte foi uma cidade construída basicamente por imigrantes. Tal força de trabalho veio ao Brasil para substituir o trabalho escravo que havia sido findado em meados de 1888. A imigração influenciou grandemente a cultura da cidade em questão, pois, com a vinda dos imigrantes, também vieram seus manejos de terra, festas, dialetos, comidas típicas, costumes, dança, música, tradições. A comunidade italiana em Belo Horizonte é bastante ativa, inclusive economicamente, através da Câmara de Comércio Italiano e do Consulado Italiano, entidades que promovem diversos eventos, cursos e seminários para toda a população. São vários os motivos para celebrarmos a cultura italiana em Belo Horizonte, por isso a necessidade de se ter um museu da Imigração Italiana para que a população consiga entender de onde vieram diversas famílias, costumes e culturas, hoje intrínsecas em nosso cotidiano.
  • Monografia Acesso fechado
    Cais do velho chico
    (2023-12) SANTOS, Talles Iury França Dos, SANTOS, Talles Iury França Dos
    Trabalho final de graduação apresentado ao Centro Universitário - UNA
  • Monografia Acesso aberto
    Acabando o inacabado | Edificio de Uso Misto no Buritis
    (2023-12) FAINBLAT, Giovanna Braga
    A cidade de Belo Horizonte possui incontáveis construções particulares inacabadas. Essas obras são projetos promissores que viraram "esqueletos" estruturais que, não somente enfeiam a capital mineira, como também se tornam atrativos para animais peçonhentos, viram abrigos de andarilhos e pessoas em situação de rua, gerando riscos e desconforto para a população. O bairro Buritis, localizado na região oeste de Belo Horizonte, teve crescimento recorde entre todos os bairros da América do Sul há poucos anos, e crescimento médio populacional de mais de 27% ao ano, segundo a ABB - Associação do Bairro Buritis. Uma das características mais marcantes é o grande número de empreendimentos comerciais, especialmente bares e restaurantes, além dos grandes edifícios residenciais. O presente estudo tem como objetivo a finalização de uma obra inacabada, devido à falência de uma construtora, criando uma edificação de uso misto e um espaço de convívio em uma rua residencial do bairro. A ideia é carregada de benefícios ao meio ambiente e à sociedade, gerando mais moradia, melhoria da qualidade de vida no bairro, geração de pequenos negócios e a criação de uma praça de lazer para a população.
  • Monografia Acesso aberto
    Lumi: moradia estudantil
    (2023-12) OLIVEIRA, Iagor Santos
    Através de pesquisas de plataformas de locação e jornais, foi notado uma dificuldade entre os estudantes para alugar um espaço de moradia durante o período de estudos em uma universidade. Além disso, também foi encontrado o problema de qualidade e segurança nas moradias disponíveis no mercado, o que implica diretamente na vida e rendimento estudantil dos novos ingressantes universitários. O projeto consiste em criar moradias temporárias exclusivamente para estudantes que estão se mudando de outras cidades para a capital mineira. O edifício contará com uma infraestrutura completa de lazer e um espaço de auxílio em parte dos estudos, além de um ambiente confortável e agradável para que se obtenha uma redução no estresse da vida acadêmica. Em conjunto da estrutura principal da edificação, será utilizado a biofilia no projeto, o que possibilita um melhor rendimento nos estudos, uma melhora na ambientação dos espaços e uma projeção de área verde na região.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Restauração do Cine Candelária
    (2023-12) PEREIRA, Julia Bersan
    O presente trabalho apresenta um entendimento para o projeto de restauração do Cine Candelária, localizado no bairro Barro Preto, visando promover uma transformação significativa nessa importante edificação histórica. A restauração de patrimônios tombados é um processo complexo que exige cautela, pesquisa e respeito à autenticidade histórica. Sua relevância reside no fato de que esses locais são verdadeiros tesouros da memória coletiva. Ao restaurar e preservar esses bens culturais, estamos resgatando e mantendo vivas as narrativas e os valores que moldaram uma determinada sociedade ao longo do tempo. A restauração possibilita que as gerações presentes e futuras tenham acesso a esses espaços, compreendam sua importância histórica e apreciem sua beleza e valor estético. Ao realizar a restauração de um patrimônio tombado, busca-se não apenas conservar sua estrutura física, mas também recuperar seu significado cultural e social. É um esforço para garantir que esses locais sejam testemunhas tangíveis do passado, conectando-nos às nossas raízes e enriquecendo nossa identidade coletiva. Na região Centro-Sul de Belo Horizonte encontra-se o Cine Candelária, um patrimônio tombado que testemunha a rica história cinematográfica da cidade. No entanto, é lamentável constatar que, apesar de sua significância cultural e arquitetônica, o Cine Candelária tem permanecido em um estado de abandono e deterioração ao longo dos anos. Essa triste realidade reflete o desafio que enfrentamos na preservação do patrimônio histórico e cultural das edificações abandonadas no centro da cidade. O Cine Candelária, que em tempos passados representou uma verdadeira joia da sétima arte, hoje aguarda ansiosamente por uma intervenção restauradora que possa resgatar sua antiga glória e revitalizar seu papel como um espaço cultural icônico na região. A preservação e restauração desse espaço tornam-se cada vez mais urgentes, ressaltando a necessidade de ações concretas para resgatar e valorizar esses tesouros esquecidos que compõem o centro histórico de Belo Horizonte. É essencial que a sociedade e as autoridades reconheçam a importância de preservar o Cine Candelária como um símbolo vivo da história cinematográfica local. Além de sua relevância histórica, a restauração desse patrimônio contribuirá para o renascimento cultural da região, estimulando o turismo, gerando empregos e criando oportunidades para a comunidade. O resgate do Cine Candelária é mais do que uma simples reconstrução física; é um ato de valorização da identidade e da herança cultural de Belo Horizonte, reafirmando nosso compromisso com a preservação de nossa história e com o enriquecimento da vida cultural da cidade.
  • Monografia Acesso embargado
    Centro de reciclagem têxtil
    (2023-12) DINIZ, Mariana Carvalho Lages
    Este trabalho conta com toda a pesquisa desenvolvida, plantas técnicas, apresentação e pranchas síntese do projeto: Centro de Reciclagem têxtil, desenvolvido para o TFG da faculdade UNA. O Centro, implantado para produzir uma arquitetura circular e integrativa, tem como tema combater um dos principais problemas do período atual que é a reciclagem de resíduos sólidos têxteis. Essa indústria é a segunda mais poluidora do mundo e, no Brasil, apenas 20% do resíduo de roupas tem destinação correta para reciclar. São 170 mil toneladas de lixo têxtil ao ano.