Arquitetura e Urbanismo

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 121
  • Monografia Acesso aberto
    Senac Villa União: Centro de formação e experimentação gatronômica
    (2023-12) CÂNDIDO, Bárbara Kelly Torres
    As atuais pranchas carregam o conteúdo de um empreendimento na cidade de Belo Horizonte, que combina uma escola gastronômica e um restaurante com foco principal nos alimentos orgânicos. O projeto tem como objetivo principal, criar um espaço coletivo com intuito de aprendizado e experimentação. O centro de formação oferece cursos gastronômicos, proporcionando educação culinária de qualidade e o restaurante complementa essa missão ao servir refeições preparadas com ingredientes orgânicos, muitos deles preparados pelos próprios alunos, incentivando práticas alimentares mais conscientes. Sua localização em Belo Horizonte destaca também a importância de iniciativas locais para promover a gastronomia sustentável regional.
  • Monografia Acesso aberto
    Senac Villa União - Centro de Formação e Experimentação Gastronômico
    (2023-12) CÂNDIDO, Bárbara Kelly Torres
    Nessa documentação contém a junção de: pranchas técnicas de projeto, monografia e apresentação gráfica.
  • Monografia Acesso aberto
    Museu da imigração italiana
    (2023-12) FARIA, Maria Carolina Santos de
    Belo Horizonte foi uma cidade construída basicamente por imigrantes. Tal força de trabalho veio ao Brasil para substituir o trabalho escravo que havia sido findado em meados de 1888. A imigração influenciou grandemente a cultura da cidade em questão, pois, com a vinda dos imigrantes, também vieram seus manejos de terra, festas, dialetos, comidas típicas, costumes, dança, música, tradições. A comunidade italiana em Belo Horizonte é bastante ativa, inclusive economicamente, através da Câmara de Comércio Italiano e do Consulado Italiano, entidades que promovem diversos eventos, cursos e seminários para toda a população. São vários os motivos para celebrarmos a cultura italiana em Belo Horizonte, por isso a necessidade de se ter um museu da Imigração Italiana para que a população consiga entender de onde vieram diversas famílias, costumes e culturas, hoje intrínsecas em nosso cotidiano.
  • Monografia Acesso fechado
    Cais do velho chico
    (2023-12) SANTOS, Talles Iury França Dos, SANTOS, Talles Iury França Dos
    Trabalho final de graduação apresentado ao Centro Universitário - UNA
  • Monografia Acesso aberto
    Acabando o inacabado | Edificio de Uso Misto no Buritis
    (2023-12) FAINBLAT, Giovanna Braga
    A cidade de Belo Horizonte possui incontáveis construções particulares inacabadas. Essas obras são projetos promissores que viraram "esqueletos" estruturais que, não somente enfeiam a capital mineira, como também se tornam atrativos para animais peçonhentos, viram abrigos de andarilhos e pessoas em situação de rua, gerando riscos e desconforto para a população. O bairro Buritis, localizado na região oeste de Belo Horizonte, teve crescimento recorde entre todos os bairros da América do Sul há poucos anos, e crescimento médio populacional de mais de 27% ao ano, segundo a ABB - Associação do Bairro Buritis. Uma das características mais marcantes é o grande número de empreendimentos comerciais, especialmente bares e restaurantes, além dos grandes edifícios residenciais. O presente estudo tem como objetivo a finalização de uma obra inacabada, devido à falência de uma construtora, criando uma edificação de uso misto e um espaço de convívio em uma rua residencial do bairro. A ideia é carregada de benefícios ao meio ambiente e à sociedade, gerando mais moradia, melhoria da qualidade de vida no bairro, geração de pequenos negócios e a criação de uma praça de lazer para a população.
  • Monografia Acesso aberto
    Lumi: moradia estudantil
    (2023-12) OLIVEIRA, Iagor Santos
    Através de pesquisas de plataformas de locação e jornais, foi notado uma dificuldade entre os estudantes para alugar um espaço de moradia durante o período de estudos em uma universidade. Além disso, também foi encontrado o problema de qualidade e segurança nas moradias disponíveis no mercado, o que implica diretamente na vida e rendimento estudantil dos novos ingressantes universitários. O projeto consiste em criar moradias temporárias exclusivamente para estudantes que estão se mudando de outras cidades para a capital mineira. O edifício contará com uma infraestrutura completa de lazer e um espaço de auxílio em parte dos estudos, além de um ambiente confortável e agradável para que se obtenha uma redução no estresse da vida acadêmica. Em conjunto da estrutura principal da edificação, será utilizado a biofilia no projeto, o que possibilita um melhor rendimento nos estudos, uma melhora na ambientação dos espaços e uma projeção de área verde na região.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Restauração do Cine Candelária
    (2023-12) PEREIRA, Julia Bersan
    O presente trabalho apresenta um entendimento para o projeto de restauração do Cine Candelária, localizado no bairro Barro Preto, visando promover uma transformação significativa nessa importante edificação histórica. A restauração de patrimônios tombados é um processo complexo que exige cautela, pesquisa e respeito à autenticidade histórica. Sua relevância reside no fato de que esses locais são verdadeiros tesouros da memória coletiva. Ao restaurar e preservar esses bens culturais, estamos resgatando e mantendo vivas as narrativas e os valores que moldaram uma determinada sociedade ao longo do tempo. A restauração possibilita que as gerações presentes e futuras tenham acesso a esses espaços, compreendam sua importância histórica e apreciem sua beleza e valor estético. Ao realizar a restauração de um patrimônio tombado, busca-se não apenas conservar sua estrutura física, mas também recuperar seu significado cultural e social. É um esforço para garantir que esses locais sejam testemunhas tangíveis do passado, conectando-nos às nossas raízes e enriquecendo nossa identidade coletiva. Na região Centro-Sul de Belo Horizonte encontra-se o Cine Candelária, um patrimônio tombado que testemunha a rica história cinematográfica da cidade. No entanto, é lamentável constatar que, apesar de sua significância cultural e arquitetônica, o Cine Candelária tem permanecido em um estado de abandono e deterioração ao longo dos anos. Essa triste realidade reflete o desafio que enfrentamos na preservação do patrimônio histórico e cultural das edificações abandonadas no centro da cidade. O Cine Candelária, que em tempos passados representou uma verdadeira joia da sétima arte, hoje aguarda ansiosamente por uma intervenção restauradora que possa resgatar sua antiga glória e revitalizar seu papel como um espaço cultural icônico na região. A preservação e restauração desse espaço tornam-se cada vez mais urgentes, ressaltando a necessidade de ações concretas para resgatar e valorizar esses tesouros esquecidos que compõem o centro histórico de Belo Horizonte. É essencial que a sociedade e as autoridades reconheçam a importância de preservar o Cine Candelária como um símbolo vivo da história cinematográfica local. Além de sua relevância histórica, a restauração desse patrimônio contribuirá para o renascimento cultural da região, estimulando o turismo, gerando empregos e criando oportunidades para a comunidade. O resgate do Cine Candelária é mais do que uma simples reconstrução física; é um ato de valorização da identidade e da herança cultural de Belo Horizonte, reafirmando nosso compromisso com a preservação de nossa história e com o enriquecimento da vida cultural da cidade.
  • Monografia Acesso embargado
    Centro de reciclagem têxtil
    (2023-12) DINIZ, Mariana Carvalho Lages
    Este trabalho conta com toda a pesquisa desenvolvida, plantas técnicas, apresentação e pranchas síntese do projeto: Centro de Reciclagem têxtil, desenvolvido para o TFG da faculdade UNA. O Centro, implantado para produzir uma arquitetura circular e integrativa, tem como tema combater um dos principais problemas do período atual que é a reciclagem de resíduos sólidos têxteis. Essa indústria é a segunda mais poluidora do mundo e, no Brasil, apenas 20% do resíduo de roupas tem destinação correta para reciclar. São 170 mil toneladas de lixo têxtil ao ano.
  • Monografia Acesso aberto
    Palimpsestos Urbanos: proposta de um SESC no bairro São Gabriel
    (2023-12) NETO, Benonino Antonio de Oliveira
    O presente trabalho tem como objetivo o estudo da paisagem urbana, dos espaços públicos (praça, parque, rua) e dos Palimpsestos Urbanos, seus conceitos e nuances na concepção de espaços físicos nas cidades, corroborando com a proposta de um SESC com um Complexo Cultural, Comunitário e Esportivo no Bairro São Gabriel, regional Nordeste de Belo Horizonte. A intenção deste trabalho é mostrar como um espaço pode ter sua história recontada, reescrita, atribuindo um novo valor ao mesmo e acolhendo o entorno estudado. Durante todo o trabalho, desde o estudo do referencial teórico, obras análogas e diagnóstico, foi buscado a análise das informações sobre a região, o público alvo e as suas necessidades, usando como analogia a reescritura urbana de Corboz.
  • Monografia Acesso aberto
    abrigo para pessoas em situação de rua em bh
    (2023-12) UBIRATAN, lucas
    O objetivo principal deste trabalho é embasar a necessidade que a cidade Belo Horizonte-MG tem de ter mais abrigos para pessoas em situação de rua, tendo em vista que o número de pessoas nessas condições aumenta anualmente na cidade. A falta de espaços que gerem acolhimento, amparo, que ofereça qualidades básicas de saneamento, alimentação e lazer acabam intensificando o caráter de descuido da sociedade com a população vulnerabilizada. Com o mapeamento de onde estão as maiores demandas dentro da cidade, será possível construir um abrigo que seja eficaz e que faça a diferença na vida dos usuários que irão passar por ele diariamente.
  • Monografia Acesso fechado
    Centro de Acolhimento para Refugiados
    (2023-12) VALE, Mariana Pacífico Marques
    No projeto a seguir será apresentado o estudo feito para a criação de um Centro de Acolhimento para Refugiados. Será apresentada a questão dos refugiados no mundo e no Brasil, os motivos que obrigam estas pessoas a deixarem suas casas e irem para outro país em busca de condições dignas de vida. A realidade enfrentada por essas pessoas, desde o momento de saída dos seus países até a chegada e adaptação no país que elas irão se dirigir é muito difícil. Precisam deixar seus trabalhos, amigos, pertencentes, casas, tudo para trás, para começar uma nova vida em um lugar com uma cultura, idiomas e costumes diferentes. Muitas dessas pessoas são exploradas ao chegarem aqui, são vítimas de xenofobia e outras discriminações, tem dificuldade para conseguirem empregos, muitos vivem em situação de rua, ou se instalam em casas que estão em situações de risco. Diante de tantos momentos difíceis que os refugiados passam, é necessário pensar em como acolhe-los, de forma funcional, prática e humanizada. E, a partir das pesquisas com referenciais teóricos, análises de obras análogas, além da análise do terreno onde o projeto será implantado, será criado um espaço de acolhimento para refugiados, que irá oferecer serviços importantes neste momento de chegada no país, como a regularização das documentações, além de oferecer um local seguro e com estrutura para eles possam morar durante um período. Mas, para além disso, o local também irá prezar por ser um ambiente que os acolha para além das necessidades práticas. É importante pensar também em como ajudar estas pessoas a se familiarizarem e conhecerem a cultura brasileira, mas tomando o cuidado para que eles não deixem de lado suas próprias culturas e costumes.
  • Monografia Acesso embargado
    Complexo Publico de Lazer Carlos Prates
    (2023-12) JORGE, Vinícius Roberto
    O presente projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um complexo publico de lazer no terreno do antigo aeroporto Carlos Prates, de modo a requalificar, ressignificar e agregar valor para um espaço que durante muito tempo trouxe grandes problemas para a regionalidade. As ideais projetuais desenvolvidas buscaram se pautar nas demandas descritas pela população do local além de inspirações dentro dos referenciais teóricos selecionados.
  • Monografia Acesso embargado
    The Hostel: hospedagem barata e de qualidade
    (2023-12) COSTA, Marina Alves de Oliveira
    O presente projeto propõe a criação de um hostel com coworking e lanchonete na região central da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. Sua intenção é mudar a visão que muitos têm sobre hostels e albergues, desenvolvendo um projeto bem localizado, que atenda todas as necessidades dos seus hóspedes e visitantes com conforto, bem-estar e uma estética agradável e convidativa. Tornar algo mal visto por muitos, uma referência de hospitalidade no brasil. Escolhido em uma região com foco no crescimento em atividades turísticas, próximo de atrações diurnas, noturnas, naturais, religiosas e arquitetônicas. Hospedando desde um viajante sozinho, um casal, ou até um grupo de amigos, além de possibilitar o day use dos residentes da capital.
  • Monografia Acesso embargado
    Casa da Loba Cultura | Gastronomia
    (2023-12) COTTA, Clara Teixeira Cordeiro
    Transformações em cidades são necessárias e acontecem mais do que nós podemos acompanhar, mas essas transformações não podem passar por cima da história do local e das pessoas que ali vivem. O bairro Lagoinha passa por um processo de esquecimento e abandono na cidade de Belo Horizonte, sendo assim, o processo de restauração arquitetônica desempenha um papel crucial para evitar esse processo em locais tão importantes quanto o “berço” da cidade de Belo Horizonte. O objetivo do trabalho é buscar a renovação histórica e cultural do bairro Lagoinha através da transformação e reutilização de um dos imóveis mais antigos da região, a Casa da Loba. Atendendo e atraindo não apenas a comunidade local, mas também toda a população belorizontina, pois a restauração não é apenas sobre a recuperação física do local, mas também sobre valorizar a história e a cultura deste local. Este projeto foi desenvolvido através da análise de variados mapas do entorno do bairro Lagoinha e de um levantamento de documentos históricos a respeito da região, baseando-se em referências de grandes autores e projetos arquitetônicos no Brasil. Por fim, é possível entender o projeto com a disposição do espaço, o projeto, as imagens, o programa de necessidades e fluxograma proposto com base nas análises destes.
  • Monografia Acesso fechado
    Centro Dia; destinado a pessoas com deficiência intelectual e múltipla para a APAE de Belo Horizonte
    (2023-12) CASTILHO, Luisa Moura
    A pesquisa a seguir consiste em um estudo para o desenvolvimento do projeto de um Centro Dia para a Apae de Belo Horizonte. O centro dia é um serviço de proteção social especial destinada ao atendimento e acompanhamento de pessoas com deficiência intelectual e múltipla bem como um apoio aos seus responsáveis. É um local onde esses deficientes aprimoram o desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades, com o objetivo de promover autonomia e inclusão social. Atualmente, a Apae de Belo Horizonte conta com um Centro Dia no bairro Santa Tereza, porém a demanda é crescente e ele divide espaço com a escola da Apae. É necessário portanto a criação de um novo espaço para dividir esses públicos, que são diferentes, e atender a demanda atual de forma confortável, sem ultrapassar a capacidade do espaço. Foi escolhido um terreno próximo à Apae existente, no bairro Santa Teresa - Belo Horizonte e o projeto foi desenvolvido com o conceito de proporcionar aos usuários do centro dia um espaço de inclusão e acolhimento, de forma que as setorizações e soluções projetuais sejam uma ferramenta para o desenvolvimento da autonomia, comunicação e participação social. Primeiramente, foi realizada uma abordagem sobre as ambiências da Apae, que precisam nortear o projeto. Em seguida foram utilizados três referenciais teóricos para embasar a pesquisa: Deficiência Mental: Da Superstição à Ciência, de Isaias Pessoti; Envelhecimento e deficiência intelectual - uma emergência silenciosa, publicado em 2014 pela Apae São Paulo, da autora Laura Maria Guilhoto, e por último o livro Neuroarquitetura: A neurociência no ambiente construído, da autora Vilma Vilarouco. Com a análise dos livros, foi feito um estudo de obras análogas que contribuíram de forma essencial para o projeto final. São eles: Centro de atenção diurno para idosos, do esritório Side FX Arquitectura; Centro diurno para tratamento de Alzheimer, projetado por GCA Architects, e a Comunidade "Sweetwater Spectrum", de LMS arquitetos. Após todo o estudo teórico e do território, foi desenvolvido o projeto para o Centro Dia. A edificação apresentou uma baixa verticalização, consistindo apenas de 3 pavimentos (incluindo um subsolo). O nível de implantação do pavimento térreo foi baseado no nível da rua, para que os pedestres tenham um acesso fácil, simples e com o mínimo de desnível, e essa decisão resultou em uma clara setorização dos espaços, simplificando o percurso dos usuários e a supervisão de suas atividades. O estudo das ambiências nortearam o projeto a todo momento, foram criados espaços de apoio aos responsáveis e aos usuários e sempre pensando na autonomia e potencialidades dos mesmos. Esse projeto é mais um passo para a valorização do potencial e da dependência dos deficientes intelectuais, a partir de uma visão inclusiva.
  • Monografia Acesso embargado
    Acuracura - Centro de Terapias Holísticas
    (2023-12) OLIVEIRA, Yago Santana
    A saúde mental vem ganhando cada vez mais destaque no campo científico e também no cotidiano da população, parte disso se deve ao fato de que cada vez mais pessoas são diagnosticadas com algum tipo de distúrbio mental, com destaque para a depressão que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pode se tornar a doença mais comum do mundo até 2030. É importante ressaltar que o acesso aos tratamentos mentais no Brasil apresenta desafios, como a demanda crescente, a falta de profissionais especializados e a necessidade de uma ampliação dos recursos disponíveis. Além disso, por conta do grande preconceito e esteriótipo que doenças como depressão e ansiedade ainda carregam, o número de pessoas que procuram por algum tipo de auxílio ou tratamento ainda é muito pequeno se comparado ao número de diagnósticos. Diversos estudos apontam que as terapias holísticas têm se mostrado cada vez mais relevantes no tratamento de doenças mentais, como ansiedade e depressão. Essas abordagens terapêuticas buscam tratar a pessoa de forma integral, considerando os aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais do indivíduo. Elas reconhecem que o bem-estar não se limita apenas ao aspecto físico, mas também envolve equilíbrio emocional e mental. Partindo dessa realidade, a proposta de criar um centro de terapias holísticas com atendimento publico-privado em Belo Horizonte nasce, primeiramente, da necessidade de ampliar o acesso da população a essas formas de terapias que, juntamente dos tratamentos convencionais, vão auxiliar na prevenção e cura de diversos diagnóstico. Em segundo plano, um centro de terapias holísticas associado a uma boa arquitetura, que priorize o conforto e a interação social, acasionará na criação de ambientes que promovam a saúde, a felicidade e a qualidade de vida.
  • Monografia Acesso aberto
    ACM Barreiro: Centro Comunitário de Apoio Familiar e Treinamento Esportivo Através do "Formgiving"
    (2023-12) ALOCHIO, Pedro Thiago de Mendonça, de Freitas
    O objetivo do trabalho é implantar uma Associação Cristã de Moços (ACM) no bairro do Barreiro, conectando-a a uma reserva ambiental existente e expandindo a área de preservação. O Barreiro é uma região negligenciada, com falta de infraestrutura, e a participação da empresa Vallourec no projeto seria uma medida compensatória pelos impactos ambientais causados pela empresa. O projeto adota o conceito de construções autossuficientes e sustentáveis, integrando-se aos ecossistemas e promovendo a coexistência de diferentes biomas. A pesquisa mostra a necessidade de preservar as áreas naturais no Barreiro e o desejo da população local por espaços públicos eficientes. A implantação da ACM pode trazer benefícios que superam as fragilidades do bairro.
  • Monografia Acesso embargado
    Centro Cultural Barreiro
    (2023-06-19) Pereira, Ana Carolina
    Este trabalho apresenta um estudo detalhado que tem como objetivo culminar em um projeto de Arquitetura que é um Complexo Cultural no Centro da Regional Barreiro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Primeiramente é descrito um breve histórico do bairro, desde a sua origem como a "Fazenda Barreiro" em 1855 até o seu desenvolvimento urbano ao longo dos anos. São levantado eventos importantes instalação Mannesmann, hoje Vallourec, que desempenhou um papel fundamental na consolidação do bairro. O projeto tem como objetivo principal suprir parte da falta de espaços culturais de qualidade na região e proporcionar à população um local para participar de atividades educacionais e culturais, contribuindo para sua formação como cidadãos. Também é apresentado além do objetivo principal os objetivos específicos que levaram a pertinência do tema. A pesquisa realizada revelou um déficit de espaços culturais na Regional Barreiro, onde se compara a quantidade da população do Barreiro com o número de pessoas que são atendidas pelos centros culturais. O estudo destaca a necessidade de um espaço adequado para eventos, exposições de arte e uma biblioteca pública que atenda a toda a população da região. A localização do terreno escolhido, em uma das principais avenidas do Barreiro de Baixo, próximo ao acesso ao Via Shopping e Estação Barreiro, justifica a escolha para do local para abrigar um complexo cultural. Além disso, a região central do Barreiro é um polo de comércio e serviços, que atrai pessoas de outras áreas, o que reforça a importância de um espaço cultural nessa localidade pois já é uma centralidade. O estudo também tem referências importantes de conceitos de urbanismo e arquitetura, destacando a importância da diversificação de usos e da integração entre espaços públicos e privados. Além de também contar com análises detalhadas de três obras análogas que foram estudas a fim de compreender como é o uso e a integração com a população. Em termos de metodologia, o trabalho propõe uma análise detalhada das necessidades e demandas culturais da população. Foi utilizado o PDDR (Plano Diretor Regional), vivência e estudos no local a fim de identificar os usos pertinentes para o complexo cultural. A partir disso, serão selecionadas outras atividades complementares, visando atrair as pessoas em diferentes horários e dias da semana, evitando o abandono e a sensação de insegurança na área. Neste caderno também estão as análises feitas no terreno onde são apontadas as suas condicionantes físicas, fluxos a fim de elaborar a implantação do projeto arquitetônico e fazer o estudo de massas e fachadas. Em síntese, o trabalho discute a importância do complexo cultural regional do Barreiro. O objetivo é suprir a carência de equipamentos culturais na região e oferecer aos moradores a oportunidade de participar de atividades educativas e culturais. O estudo propõe objetivos e estratégias claras para a implantação do complexo, considerando a diversidade de usos, inclusão social e integração no meio urbano.
  • Monografia Acesso embargado
    Incorporação de um edifício junto a um imóvel tombado: Estudo de caso
    (2023-06-23) Atheniense Vaz de Mello, Ana Carolina
    Resultado do crescimento da cidade e consequente reorganização do espaço urbano, a urbanização de Belo Horizonte resulta em duas grandes consequências, difíceis de serem equilibradas: Por um lado, imóveis tradicionais e de imenso valor histórico e cultural desaparecem para dar lugar a novos empreendimentos. Por outro lado, a busca por imóveis tem aumentado: Segundo os institutos Data Secovi, Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI/SecoviWMG), os mercados imobiliários de Belo Horizonte e Contagem apresentaram no primeiro semestre de 2022 o segundo melhor resultado desde o ano de 2014. Ainda segundo os institutos, a categoria de imóveis responsável pelo resultado positivo foi o dos imóveis residenciais, especificamente os apartamentos. Foram vendidas 9.255 unidades no primeiro semestre de 2022, com crescimento médio dos preços de 11,45%, em comparação com os dados de 2021. Buscando equilibrar o atendimento a alta demanda por novos edifícios residenciais e a preservação histórica e cultural de forma harmônica em Belo Horizonte, este estudo tem como objetivo apresentar o ante projeto arquitetônico de um edifício de uso misto junto a um imóvel tombado na capital mineira, dando um novo uso à casa, como restaurante.
  • Monografia Acesso embargado
    Centro de Valorização do Café
    (2023-06-23) Matheus Peres Xavier
    Obra do Centro de Valorização do Café da cidade de Patrocínio, situada em Minas Gerais, onde possui a finalidade de elevar o conhecimento e enriquecer a experiência com o café dos moradores da cidade e turistas que buscam atividades de lazer na área do café.