Estudo da percepção dos colaboradores de uma empresa de comércio exterior em relação às ações de endomarketing
Carregando...
Data
2023-12
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
DEPINÉ, Ana Carolina Mafra
Orientador
GORNI, Patricia Monteiro
Coorientador
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a percepção dos colaboradores de uma empresa de comércio exterior do município de Itajaí/SC em relação às ações de endomarketing. Para tanto, procurou-se levantar as ações de endomarketing empreendidas pela empresa e avaliar a satisfação dos colaboradores em relação a essas ações, e sugerir melhorias. A pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, quanto aos fins, e pesquisa de campo, quanto aos meios. O método de coleta de dados utilizado foi um questionário composto por 21 questões fechadas, e enviado via Google Forms para os colaboradores da empresa. Os dados coletados apontam para a necessidade de mais estudos nesta área, pois percebeu-se uma deficiência no uso dos treinamentos como ferramentas do endomarketing, sendo necessário uma melhor aplicabilidade das ferramentas voltadas para ações de treinamento. Entretanto pode-se perceber que as ações promovidas pela empresa possuem uma boa aceitação por parte dos colaboradores e melhora na motivação e engajamento, sendo a comunicação interna a principal ferramenta utilizada em conjunto com as demais ações para um ambiente saudável para os colaboradores, pois quando se tem uma boa comunicação interna a formalização e compartilhamento de informações ocorre de forma correta, evitando rumores e mal-entendidos.
Palavras-chave
endomarketing, gestão de pessoas, comunicação interna